domingo, 25 de junho de 2017

145 - Jesus levou cativo o cativeiro. O que isto significa?

Jesus levou cativo o cativeiro. O que isto significa?

 

·        “Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo. Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles.” (Sl 68.17,18).

·        “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens.” (Ef 4.7,8).

·        “Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles. Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu. E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.” (Hb 2.9-15).

 

É de acordo com a medida do dom de Cristo, o qual foi dado à Igreja quando Ele levou cativo o cativeiro da lei do pecado e da morte (estabelecida pelo sistema religioso), que cada um recebe o Favor do Eterno. E o objetivo do Eterno, com isto, é habitar entre os Seus.

A Graça nos foi dada para nos livrar do cativeiro da lei.

 

·        “Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.” (Romanos 7.6).

 

Nós fomos libertos da lei quando aceitamos morrer para a lei que nos retinha (quando renunciamos nosso ego). No que Jesus provou a morte por todos (abriu mão de sua vida aqui neste mundo e até mesmo no paraíso, já que Ele concordou em ser maldito do Eterno – Dt 21.23; Gl 3.13), Ele derrotou Ha-Satan que tinha o império da morte.

Como Ele fez isto? Ele concordou em descer até ao mais profundo do inferno. No entanto, o inferno não pode suportar tamanha bondade e justiça em seu interior e, assim, vomitou Jesus de lá (tal como se deu com Jesus ao ser expulso pelos habitantes de Decápolis – Mt 8.34).

O cativeiro da lei acabou (foi levado) quando Jesus ascendeu aos céus e concedeu Seus dons aos homens para, por meio deles, poder habitar entre eles.

Os indivíduos estavam condenados a servir à morte, a saber, ao império de Ha-Satan (à lei – 2Co 3.7,9), em virtude do medo que eles tinham dela. Eles serviam a este império, o fortaleciam e tornavam a muitos, vítimas dele, na esperança de que eles mesmos escapassem deste império. Serviam àquilo que temiam que lhes sobreviesse. Todavia, desde que eles não fossem a vítima, eles tinham prazer em servir a este império do qual eles tinham medo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário