A quem Noé amaldiçoou e por que?
Para entender esta passagem, precisamos analisar
cuidadosamente os detalhes.
Um dos erros que as pessoas fazem é afirmar que
foi Cam que deixou seu pai furioso. No entanto, veja o que diz a Sagrada
Escritura:
·
Gn 9:24 -> “E despertou Noé do seu vinho, e soube o que
*seu filho menor* lhe fizera.”.
Era o filho mais novo de Noé que cometeu um crime
contra ele. Vem a questão: quem é o filho mais novo de Noé?
Dê uma olhada nesses versículos:
·
Gn 5:32 -> “E era Noé da idade de quinhentos anos, e
gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.”.
·
Gn 6:10 -> “E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.”.
·
Gn 7:13 -> “E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus
filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos.”.
·
Gn 9:18 -> “E os filhos de Noé, que da arca saíram,
foram Sem, Cão e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.”.
·
Gn 10:1 -> “Estas, pois, são as gerações dos filhos de
Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio.”.
Note que, cada vez que a Sagrada Escritura cita os
filhos de Noé, é dito: “Sem, Cam e Jafé”. Logo, “Sem é o primogênito, Cam é o
filho do meio e Jafé, o mais jovem.
Portanto, o que incomodou Noé não foi a atitude de
Cam. Muito menos a atitude de Jafé, seu filho mais novo (como podemos ver no
final do Gênesis 9). Quem, então?
É bom lembrar que a palavra "filho" pode
se referir à descendência da pessoa. Veja como Jesus era chamado:
· Mt 20:30,31 -> “ E eis que dois cegos, assentados junto do caminho,
ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, *Filho de Davi*,
tem misericórdia de nós! E a multidão os repreendia, para que se calassem;
eles, porém, cada vez clamavam mais, dizendo: Senhor, *Filho de Davi*,
tem misericórdia de nós!”.
· Mt 21:9 -> “E a multidão que ia adiante, e a que seguia,
clamava, dizendo: Hosana ao *Filho de Davi*; bendito o que vem em nome
do Senhor. Hosana nas alturas!”.
· Mt 15:22 -> “E eis que uma mulher cananéia, que saíra
daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, *Filho de Davi*, tem
misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.”.
·
Mc 10:47 -> “E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou
a clamar, e a dizer: Jesus, *Filho de Davi*, tem misericórdia de mim.”.
Assim, “filho” aqui está se referindo a Canaã, o
neto mais jovem de Noé quando isso ocorreu. Note como Canaã é o filho mais novo
de Cam:
·
Gn 10:6 -> “E os filhos de Cão são: Cuxe, Mizraim, Pute
e Canaã.”.
Em outras palavras, o que Genesis 9:24 está
dizendo é que Canaã era o mais novo parente de Noé.
Vem a pergunta: o que Canaã fez contra Noé?
Para descobrir isso, precisamos entender quem é Noé.
Bem, ele foi quem viveu 600 anos antes do dilúvio:
·
Gn 7:6 -> “E era Noé da idade de seiscentos anos,
quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.”.
No entanto, apesar da maldade de seu tempo, ele
foi favorecido pelo Criador:
·
Gn 6:8 -> “Noé, porém, achou graça aos olhos do
SENHOR.”.
Ele era tão especial que Ele foi referido pelo
Criador como um homem proeminente, alguém muito amado por Ele:
·
Ez 14:14 -> “Ainda que estivessem no meio dela estes
três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas
almas, diz o Senhor DEUS.”.
·
Ez 14:20 -> “Ainda que Noé, Daniel e Jó estivessem no
meio dela, vivo eu, diz o Senhor DEUS, que nem um filho nem uma filha eles
livrariam, mas somente eles livrariam as suas próprias almas pela sua justiça.”.
Ou seja, Noé não era um “simples” servo do
Criador, mas alguém muito querido, íntimo do Criador.
E Noé, após 600 anos vivendo em meio a uma geração
completamente perversa (a Terra estava cheia de violência através deles – Gen
6:13), sabia, mais do que todos, quão desastroso é o consumo de bebidas
alcoólicas:
· Lc 17:26,27 -> “ E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será
também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em
casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os
consumiu a todos.”.
E Ele sabia como essa geração irritou o Criador
(não é em vão que Noé permaneceu dentro da arca 1 ano e 17 dias).
·
Gn 7:10,11 -> “E aconteceu que passados sete dias, vieram
sobre a terra as águas do dilúvio. No ano seiscentos da vida de Noé, no mês
segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as
fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,”.
Noé entrou na arca uma semana antes do dilúvio. E permaneceu
dentro 1 ano e 17 dias:
·
Gn 8:13-16 -> “E aconteceu que no ano seiscentos e um, no
mês primeiro, no primeiro dia do mês, as águas se secaram de sobre a terra.
Então Noé tirou a cobertura da arca, e olhou, e eis que a face da terra estava
enxuta. E no segundo mês, aos vinte e sete dias do mês, a terra estava seca.
Então falou Deus a Noé dizendo: Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e
as mulheres de teus filhos.”.
Você pensou por que o Criador agiu assim? Por que
Ele ordenou que Noé para construir uma arca (a qual gastou 100 anos para ficar
pronta - ver Gn 5:32 e Gn 7:6 ) para, então, enviar o dilúvio que durou 1 ano e
17 dias? Ele poderia matar toda a geração que ímpios em um instante, sem
necessidade de tudo isso.
Certamente, você vai dizer: “o Criador desejava
dar oportunidade para as pessoas se arrependerem, converterem e serem salvas”.
Sim! No entanto, há outra razão: Ele desejava que
o dilúvio impregnasse a mente e o coração de Noé e sua descendência de tal
forma que nunca se esquecessem de como essa geração era desagradável ao
Criador. E uma das coisas que, certamente, contribuiu com o aumento da
violência foi a bebida alcoólica (Prov 23:29,30; Ef 5:18).
·
Pv 23:29,30 -> “Para quem são os ais? Para quem os
pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem
causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho,
para os que andam buscando vinho misturado.”.
Em face de tudo isso, você pode imaginar Noé
bebendo vinho? Certamente não! Eu imagino Noé se comportando como Timóteo, que
não bebia nem mesmo suco de uva (como era na lei de Moisés em relação aos Nazireus
- 1Tm 5:23):
·
Nm 6:3,4 -> “De vinho e de bebida forte se apartará;
vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma
beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá. Todos os dias do seu
nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até
às cascas.”.
Afinal, todos nós precisamos fugir de toda a
aparência do mal (1Ts 5:22), e não apenas do mal em si. Assim, certamente Noé
nunca bebeu, nem mesmo suco de uva.
Vejo Noé, como Jó, fazendo tudo para se desviar do
mal (Jó 1:1), mesmo nos detalhes mínimos.
Se Noé tivesse feito vinho e ficado bêbado depois
de tudo o que ele viveu e, então, amaldiçoado Canaã por causa de seu pai que o
viu nu, ele teria cometido um erro tão estúpido, além de ser tremendamente
injusto, na medida em que:
•
2Rs 14:6 -> “Porém os filhos dos assassinos não matou,
como está escrito no livro da lei de Moisés, no qual o SENHOR deu ordem, dizendo:
Não matarão os pais por causa dos filhos, e os filhos não matarão por causa dos
pais; mas cada um será morto pelo seu pecado.”.
Neste caso, embora Noé pudesse ser salvo (se ele
se arrependesse e convertesse desses erros), ele não ocuparia tão proeminente
lugar diante do Criador.
Além disso, a Sagrada Escritura é clara:
•
Gn 9:20 -> “Noé começou a ser um homem do solo, e ele
plantou um vinhedo.”.
A agricultura era a especialidade do Noé. O máximo
que Noé poderia fazer é suco de uva (qualquer um pode fazer isso). No entanto,
fazer vinho é algo engenhoso, que exige alguém proficiente.
Canaã, de alguma forma, aprendeu a produzir vinho.
Certamente, Canaã ouviu falar sobre isso com seus pais e tios. Depois de
conhecer os costumes do povo anti-diluviano, Canaã decidiu fazer, talvez
secretamente (com o apoio de seus pais, tios e, quem sabe, primos), vinho, sem
compartilhar com eles o seu desejo de ver, ao vivo, quão estúpido e
ridicularizavel alguém pode se tornar depois de beber uma certa quantidade de
vinho.
E agora, após toda aquela geração perversa ter
morrido, Noé não viu nenhum problema em experimentar um pouco de suco de uva
(este comportamento, aparentemente, não incitaria ninguém ao vício).
O que Noé não sabia é que seus três filhos e noras
não eram tão justos e tementes ao Criador como ele.
Seu neto, aproveitando o desejo e ingenuidade de
Noé (Noé não sabia o gosto do suco de uva e nunca poderia imaginar a maldade
que estava abrigada no coração de Canaã), permitiu Canaã preparar para ele um
pouco de suco de uva.
Como Noé nunca bebera vinho ou suco de uva, ele
não poderia diferenciar entre eles, além de ser mais suscetível à embriaguez.
Assim, Canaã expôs Noé a se tornar um mau exemplo
a ser seguido por uma geração que estava começando a surgir após o maior
desastre de todos os tempos (até agora). Lembre-se: Noé tornou-se a semente de
uma nova geração; Canaã deu ocasião para que toda esta geração pudesse voltar aos
pecados passados de uma geração execrável, os quais foram incitados
principalmente pela bebida alcoólica, a qual faz alguém pobre espiritualmente:
•
Os 4:11 -> “A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o
coração.”.
•
Pv 21:17 -> “O que ama os prazeres padecerá
necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.”.
Daí a maldição de Noé ser confirmada por Habacuque:
·
Hc 2:15-17 -> “Ai daquele que dá de beber ao seu
companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para
ver a sua nudez! Serás farto de ignomínia em lugar de honra; bebe tu também, e
sê como um incircunciso; o cálice da mão direita do SENHOR voltará a ti, e
ignomínia cairá sobre a tua glória. Porque a violência cometida contra o Líbano
te cobrirá, e a destruição das feras te amedrontará, por causa do sangue dos
homens, e da violência feita à terra, à cidade, e a todos os que nela habitam.”.
Em suma: Noé amaldiçoou Canaã porque ele o
enganou, dando vinho em vez de suco de uva. Cam viu Noé nu, não
intencionalmente, mas por acaso (certamente ele foi à tenda de seu pai porque
ele precisava dele), e Cam só disse isso a seus irmãos, porque ele não sabia o que
fazer. Cam não queria ficar olhando para este pai neste estado, nem podia andar
para trás e cobrir seu pai sem vê-lo, sozinho.
Assim, tenha um bom dia não aceitando nenhum opróbrio
contra o teu próximo.
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