domingo, 28 de maio de 2017

143 - POR QUE SAIU ÁGUA E SANGUE DO CORPO DE JESUS?

POR QUE SAIU ÁGUA E SANGUE DO CORPO DE JESUS?

 

·        “E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação ( pois era grande o dia de sábado ), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados. Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado; mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.” (João 19.30-35).

 

Muito discussão há sobre o que de fato aconteceu neste episódio. Há aqueles que tentam explicar cientificamente, alegando que o soldado com a lança rompeu o pericárdio (membrana externa que envolve o coração).

Em primeiro lugar, a Escritura Sagrada não diz qual lado foi transpassado (e não podemos ir além do que está escrito – 1Co 4.6). Em segundo, a Escritura Sagrada é clara que o soldado transpassou o lado (e não a frente) de Jesus. Considerando que do lado fica a costela e que nenhum dos ossos de Jesus foi quebrado (João 19.36), não tinha como a lança perfurar o coração.

Logo, o ato de sair sangue do corpo morto de Jesus foi algo sobrenatural.

Quando alguém se fere, jorra sangue pela ferida porque o mesmo está a ser bombeado pelo coração. No morto, com o coração parado, não há força para forçar o sangue pelas aberturas dos vasos rompidos.

Além disto, considere que Pilatos já tinha voltado para o seu palácio após escrever a placa que foi colocada sobre a cruz. Como não havia meio de transporte ou comunicação avançado, gastou algum tempo para conseguir a autorização de Pilatos para quebrar as pernas dos condenados (João 19.31), o que dava tempo para o sangue começar a coagular (o sangue coagula em cerca de uma hora), dificultando ainda mais a saída de qualquer sangue.

Isto tudo, sem contar que não diz que saiu um líquido parecendo (ou semelhante) a água, mas água propriamente dita. Logo, este foi o primeiro milagre que Jesus fez em Seu corpo depois de morto, o que nos ensina que os milagres de Jesus não estavam restritos apenas enquanto Ele estava vivo em carne e sangue. Estes milagres são uma prova de que Jesus continua a operar Suas maravilhas.

Não é em vão que o evangelista faz questão de enfatizar que seu testemunho é verdadeiro (não é inventado – João 19.35).

Uma das razões para o milagre foi para que todos aprendessem que não precisaríamos fiar apoiados em testemunho de segunda mão. É bom lembrar que, com a morte de João, o último apóstolo vivo, não haveria mais ninguém vivo que fora testemunha ocular da vida e morte de Cristo. Em outras palavras, cada um teria que se contentar àquilo que fora escrito acerca de Jesus e Seus apóstolos, a uma revelação histórica e de segunda mão.

Todavia, ao jorrar água e sangue vivos, ficava manifesto que o testemunho de Jesus estaria disponível “ao vivo” para todos quantos Nele cressem, tal como se deu com os Gálatas:

 

·        “Ó insensatos gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?” (Gálatas 3.1).

 

O Testemunho dos homens acerca de Jesus em nada é comparado ao testemunho do próprio Eterno acerca Dele (Jo 5.34,35).

Há especulação acerca do motivo que levou o soldado a transpassar o lado de Jesus. Muitos afirmam que foi para verificar se Jesus estava realmente morto ou só fingindo para não ter as pernas quebradas. Contudo, mesmo sendo movido por maldade, o Eterno usou este gesto do soldado para acabar com qualquer dúvida que pudesse haver acerca verdadeira realidade da morte e ressurreição de Cristo (para ninguém tivesse motivo para alegar que Jesus foi sepultado vivo).

Sem contar que, ao fazer isto, o soldado foi usado para confirmar mais uma das profecias acerca da vinda do Messias (Salmos 34.20).

Mas, afinal, o que significa a água e o sangue que saíram de Jesus? Para entender isto, veja o que é dito em 1João 5:

 

·        “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este, que de seu Filho testificou. Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu. E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1João 5.6-12).

 

Tanto no céu, como na terra, há um testemunho triplo acerca de quem Jesus é.

No céu (é bom lembrar que, em Cristo, os fiéis estão assentados nos lugares celestiais – Ef 1.3; 2.6):

 

·        O Pai,  através de tudo que Ele manifestou a Israel no Antigo Testamento, é a referência para que todos possam reconhecer Jesus como sendo o Messias (Sua expressa imagem - João 5.19,30; 7.16,17; 8.26,28,38,40; 14.10; Hb 1.3).

·        A Palavra que o Criador pronunciou e ministrou na vida dos profetas e apóstolos testifica que a vida de Jesus é a confirmação de todo o projeto do Eterno.

·        O Espírito Santo testifica internamente no coração dos eleitos quem é Jesus (João 10.2-5; 14.26; 16.13-15; At 5.32; Rm 2.14,15; 8.14,16; 1Jo 2.27), além de trabalhar no coração deles Seu fruto (Gálatas 5.22) que confirma, através da comunhão, tudo que Jesus é (João 13.34,35; 17.11,21-23).

 

Na terra:

 

·        O Espírito Santo testificou através do nascimento sobrenatural de Cristo, bem como manifestando na vida Dele sinais e prodígios (Marcos 16.20; João 10.26; Hebreus 2.5), além de uma vida pura (água) e de entrega ao Pai por amor à Sua Igreja (sangue).

O Espírito Santo foi dado por Cristo aos fiéis após Sua ascensão (João 16.7), sendo Ele quem faz com que tudo que Jesus viveu e fez por nós se torne vivo dentro de quem crê;

·        A água testifica a vida de Cristo. Ele viveu, desde o batismo até Sua morte, na total pureza e santidade da Sua Palavra. Foi a partir do batismo de Jesus que Ele começou a ser conhecido diante do mundo.  

O batismo representa nossa lavagem da regeneração e renovação promovida pelo Espírito Santo (João 4.13,14; 7.37-39; Tito 3.4-6) através da palavra do Eterno (João 15.3; Ef 5.26).

·        O sangue testifica a morte de Cristo: Sua entrega em prol da purificação dos nossos pecados.

Foi a partir daí que Sua real identidade e missão passou a ser conhecida.

Também aponta para os mártires que, enxergando a excelência de Cristo, consideram tudo como perda (incluindo a própria vida – Fp 3.7) para alcançar superior ressurreição (Hb 11.35).

 

Estes três estão em total acordo e testificam que Jesus é Deus que se fez carne (e não o homem que se tornou Deus, como muitos pensam que deve ser). Isto nos ensina que o homem, ao invés de tentar se justificar, deve aceitar a proposta de reconciliação oferecida pelo Criador (2Co 5.18-20).

 

 

 

 

 

27 comentários:

  1. Jesus é o Pai a Palavra o Sangue a Água e o Espirito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Jesus é a luz que nos leva ao criador ninguém vai o pai sem ele,ele é fonte de água e quem beber desta fonte jamais sentirá cede

    ResponderExcluir
  3. A água da vida e o sangue que nos purifica de todo o pecado!
    Glória Deus nas alturas.

    ResponderExcluir
  4. Deus e misericordioso em nossas vidas

    ResponderExcluir
  5. Bom... 1° "SANGUE" depois "ÁGUA", Ou seja... nos Purificou 1°,para depois nos gerar.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Jesus é o caminho a verdade e a vida este texto sobre Jesus é maravilhoso Gloria a Deus aleluia

    ResponderExcluir
  8. Amém muito edificante este comentário,
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  9. Agora entendi,o verdadeiro batismo de Jesus, aconteceu na cruz,e dali em diante todos que crê, também estão batizados para vida eterna com Cristo,e foi cessado,ali também o batismo nas águas,para remissão de pecados.Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela pesquisa, me ajudou bastante a entender mais sobre esse lindo amor. Que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  11. Eita Glória!!!
    Jesus era o próprio Deus na terra.

    ResponderExcluir
  12. o sangue é para o perdão dos pecados,sem derramamento de sangue,não há salvação,e a água é para a purificação moral.

    A água pros judeus é sinal da purificação e o sangue remissão dos pecados,o sangue do cordeiro vivo,logo além de redimir ele purifica o pecador

    ResponderExcluir
  13. Fiz a pergunta,sobre o que significava a água e sangue jorrando do corpo de Jesus e fui gratamente respondida.
    Obrigada pela explicação recebida com muito êxito.
    Glória a Deus por isto.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Jesus eu te amo e creio em ti. Glória, honra, louvor e adoração a ti.

    ResponderExcluir
  16. Mto obrigado pelas respostas maravilhosas eu sabia mas... tinha dúvidas infelizmente!... glórias a Deus pai criador a Deus filho Redentor e ao Espírito santo santificador!.... Amén Aleluia Aleluia Aleluia 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  17. muito boa a explicaçaooo, muito forte , o corpo de Jesus ficou vivo, mesmo estando morto

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela resposta, é sempre bom sabermos mais sobre Jesus o nosso Rei da glória. 🙌🏽❤✝️

    ResponderExcluir
  19. Glória a Deus ! Eu sou grata ao senhor por me tirar do lamaçal do pecado glória a Deus

    ResponderExcluir