quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

82 - As três coisas que impedem o sucesso num relacionamento

NÃO SEJA DEMASIADAMENTE JUSTO, NEM EXAGERADAMENTE SÁBIO

(as três coisas que impedem o sucesso num relacionamento)

 

Muitas pessoas se queixam em virtude do fracasso nos seus relacionamentos. Muitos filósofos, gurus, sábios da Nova Era, teólogos, sociólogos, psicólogos, etc. tentam em vão descobrir respostas, mas a única coisa que conseguem é inchar este mundo de vã sabedoria e frustrações.

Ninguém vai ao ponto em questão. Ao invés disto, querem desviar daquilo que sabem ser verdade, mas teimam em não querer aceitar.

 

Primeiro: O Eterno não quer que sejamos perfeitos por nós mesmos.

 

            Você pode questionar: mas o Eterno não ordenou a Abraão que fosse perfeito (Gn 17.1) e Jesus não confirmou que isto é também para nós (Mt 5.48)?

A perfeição aí referida não é a de ser infalível, mas sim a de reconhecer e aceitar a própria fraqueza e falhas e, sobretudo, a necessidade, por isto, de se humilhar diante da potente mão do Eterno (1Pe 5.5-7), o que implica em nos sujeitarmos uns aos outros (Ef 5.21).

Em outras palavras, a grande virtude do ser humano não é a de acertar sempre, mas sim a de perdoar a si mesmo e aos outros a cada vez que uma falha é cometida. Se o Eterno quisesse que fôssemos perfeitos por nós mesmos, ele teria nos criado como os anjos. No entanto, nascemos sem habilidades, conhecimento e sabedoria e, quando finalmente, adquirimos uma pequena bagagem dos mesmos, vamos sendo privados delas pela velhice, até sermos obrigados a nos desfazermos de tudo.

Aliás, o objetivo de todas as coisas não é nos encher de boas obras, mas sim do Espírito do Eterno, de modo a sermos ricos para com Ele (Lc 12.21). Temos que ser o depósito do bom tesouro do Eterno para nós (2Co 4.7; Tm 1.14).

Repare como não é para ninguém viver a própria vida (Mt 10.39). Antes, nossa vida está escondida com Cristo no Eterno (Cl 3.3).

Quantos são os indivíduos que gostam de sonhar (daí o sucesso das novelas, filmes, jogos, etc.). Ora, o sonho nada mais é do que sair da própria realidade. Quando entregamos a vida a Jesus, passamos a viver a realidade Dele na vida daqueles que Ele traz a nós, e passamos a nos alimentar daquilo que é Dele (Jo 6.51-57). Somos livres do fardo pesado de termos que carregar sozinhos a nossa vida.

Passamos a viver em prol de uma causa: a causa de Cristo. E isto, não visando os direitos individuais de cada um, mas sim o amor, o prazer na companhia do Eterno. Não estamos mais sós para vivermos nossa morte, mas passamos a desfrutar de uma boa companhia para vivermos a vida de Jesus. O que não éramos capazes de fazer por nós mesmos sozinhos, nos tornamos capazes de fazer com a companhia dos outros quando os mesmos pensam e sentem como nós (daí a ordem de 1Co 1.10).

 

·         “Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros.” (Jo 13.14).

 

Pense: por que você acha que o Eterno, em Jesus, deu esta ordem? Note como não é para lavar os pés dos outros, mas sim “uns dos outros”. Ou seja, não é para lavarmos os pés dos outros, como se eles apenas é que tivessem defeitos.

Devemos também dar ocasião para que eles possam ser limpos prestando-nos o serviço de lavar nossos pés (ver Lc 11.41). Não quero dizer com isto que devemos falhar propositalmente, tampouco sermos negligentes em buscarmos sermos agradáveis ao Eterno.

Antes, a ideia é seguirmos o conselho de Salomão:

 

·         Não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que te destruirias a ti mesmo? Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco; por que morrerias fora de teu tempo? Bom é que retenhas isto, e também daquilo não retires a tua mão; porque quem teme a Deus escapa de tudo isso.” (Ec 7.16-18).

 

Note como todo aquele que tenta ser demasiadamente justo ou exageradamente sábio acaba se destruindo. Isto se dá por causa da contabilidade, ou seja, do senso de justiça própria que cada um insiste em ter, o qual consiste em obrigar-se a um elevado padrão de justiça e sabedoria a fim de se achar no direito de cobrar isto dos outros.

O indivíduo impõe sobre si um fardo muito pesado para ser carregado, só para não ser cobrado pelos outros, nem deles precisar. Todavia, mesmo que este nível de perfeição seja alcançado, não conseguirá fazer ninguém feliz.

O que a maioria não conseguiu até hoje enxergar é que nossa satisfação deve ser a poder ser usado pelo Eterno onde a falha se manifesta na vida dos que estão à sua volta (ver Lc 7.47). Ou seja, os problemas na vida dos indivíduos devem servir como expectativa de poder uma vez mais ajuntar tesouros (Mt 6.19-21) nos tabernáculos eternos (Lc 16.9).

Pense: no episódio do bom samaritano, quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores (Lc 10.36)? Não foi aquele que usou de misericórdia para com ele? Logo, o nosso próximo será aquele que o Eterno poderá usar para demonstrar Sua compaixão e misericórdia para conosco (Rm 9.15). Mas como, se insistirmos em uma pretensa perfeição, tal como as 99 “ovelhas” que, supostamente, não precisavam de arrependimento (Lc 15.4,7)?

 

·         “A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce.” (Provérbios 27.7).

 

Aquele indivíduo que se fartou de si mesmo, encontrou satisfação no sucesso dos seus dons, talentos e habilidades, fatalmente irá pisar em muitos favos de mel. Aliás, é por isto que muitos nos desprezam: não há lugar para nós na vida deles, visto estarem tão cheios. E, mesmo se houvesse, seríamos apenas mais um na vida deles.

Não é à toa que existem muitos doentes na Igreja:

 

·         “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.” (1Co 11.28-30).

 

Os religiosos cristãos, instigados pelo Sistema religioso, valorizam tanto o ato de comer o pão e beber o vinho, que esquecem da mais importante lição dada pelo Mestre na santa ceia: “lavar os pés uns dos outros” (Jo 13.14).

Ora, só tem sentido em lavar o pé de quem está sujo, o que comprova que o mais importante não ficar com os pés limpos, mas sim estar disposto a lavar e, principalmente, a se deixar lavar. Tanto que Jesus disse para Pedro que, se Ele não lhe lavasse os pés, não teria parte com Ele (Jo 13.8).

Veja o que disse João:

 

·         “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1Jo 1.8-10).

 

Muitos entendem mal esta passagem, achando que João estava dizendo para confessarmos nossos pecados ao Eterno. Eu te pergunto: para quê, já que Ele sabe de tudo? É bem verdade que Ele deseja que humildemente reconheçamos nossos erros e busquemos no Seu perdão a solução para os mesmos.

Contudo, o mais importante para nós é compartilharmos isto com as pessoas que o Eterno faz aproximar de nós:

 

·         “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5.14-16).

 

 

Isto pode parecer loucura. Talvez você pense: mas se todos ficarem sabendo das minhas falhas, ninguém vai gostar de mim. É claro que as almas fartas irão se afastar. Todavia, aqueles que realmente serão bênção na nossa vida irão nos amar deste modo.

Afinal, é para isto que o Eterno nos concede relacionamentos. Ao invés de firmarmos nossos relacionamentos nas qualidades dos indivíduos (buscando sugá-los), devemos nos firmar nos seus defeitos, entendendo que nosso papel diante do Eterno é sermos usados por Ele para tratar o coração dos indivíduos. Se assim procedêssemos, nunca seríamos desapontados pelos defeitos, já que tínhamos pré-conhecimentos dos mesmos, bem como ciência de que foi por causa deles que fomos colocados na vida de tais indivíduos.

 

Segundo: É justamente aqueles que possuem mais defeitos que serão mais bênção nas nossas vidas

 

Sonhei ontem, 30/12/2014, que tinha me dirigido à casa de alguém em busca de auxílio, já que minha bicicleta estava com o pneu vazio. A dona da casa abriu e eu pude encher o pneu da bicicleta. O marido não disse nada.

Hoje, 31/12/2014, sonhei que novamente o pneu da minha bicicleta estava vazio e fui na casa deste mesmo homem pedir ajuda. Ele não quis me ajudar. Fiquei durante vários minutos pleiteando com ele, mas tudo em vão.

Neste meio tempo, alguém o chamou (não me lembro se pessoalmente ou por telefone). Sei que ele escreveu um bilhete a meu respeito. Não deu para entender tudo que estava no bilhete. Sei que ele recomendava a alguém para não me ajudar porque eu buscava coisas altas e nocivas.

Só no final do sonho é que me veio à mente que eu não deveria me conformar com o descaso do homem, mas que, ao invés disto, eu deveria buscar, de todos os modos, entender o que ele tinha escrito e compreender o que quis dizer, fazendo força para que ele revelasse os demais motivos ocultos e, assim, buscar a restauração do relacionamento.

Isto me trouxe à memória este trecho:

 

·         “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.” (Mt 5.23-26).

 

Precisamos aceitar que todos têm falhas e buscarmos, no que depender de nós, termos paz com todos os homens (Rm 12.18). Mais ainda: buscar a paz com todos (Hb 12.14).

 

Terceira: Fomos chamados para padecermos com Cristo

 

·         “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;” (Fp 3.8-10);

·         “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,” (Fp 1.29);

·         “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja;” (Cl 1.24);

·       “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (1Pe 3.10-12).

 

Assim como são os doentes que precisam de médico (Mt 9.12,13), Jesus não veio chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento. É claro que, no início, só vamos receber o mal e a injúria, já que é isto que há no coração destas pessoas.

Contudo, se realmente queremos que a graça do Eterno superabunde na nossa vida, temos que aceitar que Ele traga a nós justamente aqueles que estão repletos de pecado (Rm 5.20). Considerando que a quem mais se perdoa mais ama (Jo 7.47), são estes indivíduos que serão bênção na nossa vida, justamente os que a sociedade rejeitou (ver Jo 9.35). São estes corações famintos que considerarão até mesmo nossa amargura como algo doce.

Não quero sugerir, com isto, que devemos nos conformar com nossas falhas ou a dos indivíduos que o Eterno faz aproximar de nós. Antes, devemos buscar no Eterno a plena concordância com eles:

 

·         “Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” (Mt 18.29).

 

Ora, mas se eles estão no erro, como pode ser isto? É justamente aí que entra a obra do Eterno na nossa vida. Quando alguém persevera na companhia daquele que o Eterno lhe dá, chegará um dado momento que, ao invés de cada um tentar conciliar sua vida com a do outro (como que “um lavando a mão do outro”), que ambos irão enxergar a necessidade de renunciarem suas vidas de modo que Cristo seja tudo na vida de ambos. Neste momento, ambos estarão vivendo a vida Eterna, a fim de que todos quantos desejarem, possam optar pela mesma, renunciando tudo que poderiam ser e ter neste mundo para poderem alcançarem superior ressurreição (Hb 11.35).

Enfim, o segredo do sucesso em um relacionamento está em conhecer a Escritura Sagrada, o poder e os dons do Eterno (Mc 12.24; Jo 4.10) e em buscar diretamente do Eterno onde e como os mesmos podem ser usados com eficácia na vida de cada um que o Eterno lhe dá. Relacionamento não é para ter os prazeres da carne satisfeitos, mas sim uma disposição firme de buscar no Eterno sair deste mundo virtual a fim de, junto com o outro indivíduo, ter acesso ao verdadeiro mundo do qual todos os que creem em Jesus são cidadãos (Fp 3.20,21).  

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