domingo, 18 de setembro de 2022

0220 - Moisés era gago?

Moisés era gago?

 

Quando o Criador o enviou para ir ao Egito, ele se desculpou dizendo:

 

·       Êx 4:10 -> “Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.”.

 

·       Êx 6:12 -> “Moisés, porém, falou perante o SENHOR, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido; como, pois, Faraó me ouvirá? Também eu sou incircunciso de lábios.”.

 

·       Êx 6:30 -> “Então disse Moisés perante o SENHOR: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?”.

 

O que Moisés quiz dizer? Muitas pessoas dizem que ele era gago. No entanto, dê uma olhada no que Estêvão disse:

 

·       At 7:22 -> “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.”.

 

Portanto, o problema de Moisés não era gagueira. O problema com Moisés é o mesmo que podemos ver na maioria dos líderes religiosos hoje. Eles são excelentes para pregar sermões, dar palestras. Mas, quando o assunto é debates, eles são terríveis:

 

·       Eles não são eloquentes porque a maioria deles conhece a Sagrada Escritura apenas superficialmente (a maioria de seu conhecimento vem de fontes extra-bíblicas) e, por isso, não podem convencer ninguém;

·       Eles são pesados de boca e língua (lábios não circuncidados), porque, quando eles não podem ganhar o confronto, eles usam de palavras afiadas para machucar seu adversário (em vez de cumprir o versículo abaixo):

o   Tt 1:9 -> “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.”.

 

Se você observar o contexto, você verá que o Criador estava enviando Moisés para enfrentar o faraó, rei do Egito.

 

É claro, é uma situação muito difícil, mas, como o Criador prometeu ser com sua boca, ele seria bem sucedido (como Ele foi com a boca de Ezekiel - Ez 3:26,27). Como ele não aceitou prontamente o chamado do Criador, Ele não foi capaz de refrear seus lábios em Meribá (Sl 106:32-33).

 

O Criador desejava fazer perfeito Seu poder na fraqueza de Moisés (ver 2Co 12:9,10), mas, devido à incerteza de Moisés, o Criador dividiu Sua unção entre Moisés e Arão. Como Arão falava bem, ele não precisava da operação do Criador tão desesperadamente (ele não era tão dependente Dele).

 

Por causa disto, Moisés não teve força espiritual suficiente para ficar calmo em Meribá e, por isso, ele foi proibido de entrar na terra prometida.

 

Assim, tenha um bom dia aceitando o que Jesus prometeu para você prontamente. Mesmo que você não entenda a vontade Dele ou não foi o que você, no início, planejou, ceda a Jesus Cristo e isso vai se cumprir em tua vida:

 

·       Ef 3:20 -> “Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário