domingo, 18 de setembro de 2022

0222 - O que significa Mt 16:18-19?

 

O que significa Mt 16:18-19?

 

·       Mt 16:18 -> “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”. 

 

Primeiro, Jesus passa para chamar Simão, de Pedro (ou seja, uma pequena pedra) e sobre a afirmação de Pedro, Jesus prometeu construir Sua Igreja:

 

·       Mt 16:16 -> “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo..

 

A crença de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo, é o Rochedo sobre o qual a Igreja será construída e contra o qual os portões do inferno não prevalecerão. Isto é, os portões do inferno não poderiam manter Jesus lá porque Ele era completamente perfeito, puro, santo.

 

·       Ef 4:8-9 -> “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?”.

 

Embora Jesus tenha ido para o inferno por algum tempo por estar morrendo nossa morte (carregando nossos pecados), a morte e o inferno não poderiam retê-Lo.

 

Agora, se estabelecermos a nossa vida nesta Rocha (que Jesus é o Messias, o Filho do Deus vivo), passaremos da morte para a vida (João 5:24), sem experimentar qualquer condenação (Rom 8:1) (sem ir para o inferno).

 

Em seguida, Jesus disse:

 

·       Mt 16:19 -> “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus..

 

Em primeiro lugar, quais são as chaves do reino dos céus? Bem, considerando que Deus é amor (1João 4:8,16), Jesus é Deus (1João 5:20) e Jesus é a Palavra de Deus (João 1:1), portanto, a chave do reino do céu é Jesus Cristo:

 

·       1Jo 5:3 -> “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”.

 

É o seguimento dos mandamentos de Jesus Cristo a chave que abre o reino dos céus (que está sendo construída no coração de todos os crentes – 2Co 3:1-3; 1Pe 2:5-8). Em outras palavras: se anseiamos por ser parte do edifício que Jesus está construindo no coração de cada crente e nós ansiamos por vê-los sendo parte do edifício de Jesus Cristo em nossa vida, precisamos obedecer aos mandamentos de Jesus Cristo, porque esta é a expressão do amor de Deus (a saber, a capacidade de guardar Seus mandamentos).

 

No entanto, se lembre que a Rocha sobre a qual a Igreja é construída está considerar Jesus como Filho do Deus Vivo. Isto é, precisamos fazer isso, não pela nossa força, mas através de Sua presença e poder.

 

Quando usamos a palavra de Jesus Cristo para unir as pessoas a nós (para que elas também possam ter comunhão conosco em Jesus Cristo – 1João 1:3), cada link não é apenas aqui na Terra, mas também no céu.

 

Da mesma forma, se por causa da desobediência (a pessoa abandonou Jesus e Seus ensinamentos) nós desligarmos pessoas de nossa vida, cada ligação será quebrada no céu também.

 

Finalmente, o que significa "ser desligado" do céu.

 

·       Mt 18:18-20 -> “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”.

 

Note-se que, quando dois ou três se reúnem em nome de Jesus e concordam com o que Lhe pedem, este é um sinal de que Jesus está em meio a eles e, por isso, o Pai irá atender o pedido.

 

Assim, tenha um bom dia usando Jesus Palavra de Jesus para construir Sua Igreja dentro de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário