O que
realmente aconteceu em Êxodo 4:24-26?
Introdução
·
Êx
4:24-26
-> “E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o
quis matar. Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu
filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
E desviou-se dele. Então ela disse: Esposo sanguinário, por causa da
circuncisão.”.
Este
trecho tem trazido muitas dúvidas em virtude das poucas informações oferecidas
nestes três versos. Muitas teorias foram surgidas tentando resolver este
enigma.
A
fim de esclarecer isso, precisamos prestar atenção cuidadosamente em cada
palavra, mantendo sempre em mente que o Criador não desperdiça palavras e que,
as palavras e expressões que consideramos ser mais insignificante são os mais
importantes.
Em primeiro lugar, quem foi circuncidado?
Observe
que não é especificado a quem o Criador encontrou e procurou matar. No primeiro
momento, todo mundo pensa que isso está se referindo a Moisés. No entanto, note
a expressão que “o SENHOR o encontrou”. Se isso está se referindo a Moisés,
isso não faz sentido. Afinal, em Êxodo 4:22,23, o Criador estava falando com
ele (Ele já tinha encontrado Moisés).
Além
disso, quem encontra algo (ou alguém) está buscando. Por que o Criador
procuraria Moisés se, em todo o capítulo 4, Ele está mantendo contato com
Moisés?
Por
outro lado, dê uma olhada nos seguintes versículos:
· Jr
29:12-14
-> “Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E
buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E
serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e
congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos
lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.”.
· Is 65:1 -> “Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui
achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome
eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.”.
Assim,
quando alguém anseia por encontrá-Lo, Ele permite ser encontrado (em outras
palavras, Ele os encontra). E quem procurava o Criador? Certamente, não foi
Moisés, uma vez que ele veio falando com Ele durante o capítulo 4.
Então,
para entender isso, precisamos analisar os versículos anteriores:
·
Êx
4:22 ->
“Então dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito.”.
·
Êx
4:23 ->
“E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva; mas tu recusaste
deixá-lo ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito”.
Note
que o Criador está falando sobre “primogênito". Este trecho não foi
colocado aqui em vão. Assim, em virtude disso, acredito que quem procurava o
Criador era Gersom, primogênito de Moisés.
Ainda
sobre o trecho acima, note que Êxodo 4:22 mostra o Criador especificando a
Moisés o que dizer para faraó. No entanto, Êxodo 4:23, embora tenha algo a ver
com o que era para ser dito ao faraó, é uma repreensão direta para Moisés.
Então,
parafraseando Êxodo 4:23, nós temos isso: “E eu te tenho dito [a Moisés]: deixa
ir o meu filho [Gérson], para que me sirva; mas tu recusaste deixá-lo [Gérson]
ir; eis que eu matarei a teu filho, o teu primogênito [Gérson]”.
A
incircuncisão foi um obstáculo à aproximação do Criador, de Gersom, na medida
em que:
·
Gn 17:14 -> “E o homem incircunciso, cuja carne do
prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo;
quebrou a minha aliança.”.
Gersom
estava com sua aliança quebrada porque Moisés não cumpriu isto em sua vida. Se
o Criador se aproximasse de Gersom, ele devia ser posto à morte em virtude de
Seu mandamento (afinal, o Criador não pode negar-se a Si mesmo negligenciando Sua
palavra – 2Tim 2:13).
Mas,
há outra dúvida:
Por que Moisés não circuncidou Gersom?
Vamos
ver o que Estêvão disse sobre Moisés?
·
At 7:22 -> “E Moisés foi instruído em toda a ciência dos
egípcios; e era poderoso em suas palavras e obras.”.
Note-se
que Moisés foi instruído em toda a sabedoria dos EGÍPCIOS (e não na sabedoria
dos Hebreus). Todo o tempo de Moisés foi dedicado a saber sobre a sabedoria dos
Egípcios. Então, no começo, quando ele gerou Gersom, ele não sabia sobre
circuncisão.
Por
outro lado, depois que Eliezer nasceu, em algum momento, Moisés descobriu sobre
a circuncisão e circuncidou Eliezer (eu não sei por que Moisés pensou em
circuncidar Eliezer primeiro).
Após
Moisés circuncidar Eliezer, Zípora ficou muito horrorizada e não permitiu que
ele circuncidasse Gersom e, começou a ver Moisés como “um noivo de sangue”.
Agora que ela foi obrigada a circuncidar Gersom pessoalmente, ela viu que, com
Moisés, se ela tivesse mais filhos, ela teria que ver esta cena mais vezes
(talvez seja por isso que ela não teve mais filhos).
Seja
como for, o fato é que Zípora ficou tão zangada com a circuncisão de Eliezer
que Moisés não teve coragem de circuncidar Gersom, a fim de não desagradar sua
esposa (por isso ele não circuncidou Gersom aqui).
Você pode estar perguntando “como eu sei que Moisés circuncidou Eliezer”.
É
bom observar que Zípora circunciou apenas uma criança. Se Moisés não tivesse circuncidado
Eliézer, Zípora deveria ter circuncidado ambos.
Além
disso, observe o discurso de Zípora: “Certamente me és um esposo sanguinário.”.
Esta palavra, “certamente” mostra que esta ideia passara na mente de Zípora e
que, agora, ela confirmou isto.
Por fim, por que o Criador agiu tão severamente aqui?
Muitas
pessoas pensam que o principal problema aqui é a circuncisão. Se fosse assim,
por que não vemos o Criador, em nenhum momento, repreendendo Moisés por não
realizar a circuncisão (ou, pelo menos, cobrando os pais quanto a fazê-lo) nas
pessoas que saem do Egito:
·
Js 5:4-7
-> “E foi esta a causa por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha
saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, já haviam morrido no
deserto, pelo caminho, depois que saíram do Egito. Porque todos os do povo que
saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo
caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado. Porque quarenta
anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a nação, os
homens de guerra, que saíram do Egito, e não obedeceram à voz do SENHOR; aos
quais o SENHOR tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o
SENHOR jurara a seus pais dar-nos; terra que mana leite e mel. Porém em seu
lugar pôs a seus filhos; a estes Josué circuncidou, porquanto estavam
incircuncisos, porque os não circuncidaram no caminho.”.
Por
que o Criador ficaria irritado com a incircumcisão de Gersom e negligenciaria a
circuncisão de milhares e milhares de homens? Isso não faz sentido.
O
problema, aqui, é que Moisés estava sendo encarregado de ser líder de Israel
(como se fossem seu povo - seus filhos - ver Êxodo 32:7) e, assim, ele nunca
poderia tentar agradar alguém ao invés do Criador:
· Jo
5:44 ->
“Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra
que vem só de Deus?”.
· Gl
1:10 ->
“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se
estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.”.
É
bom lembrar que Adão caiu porque deu ouvidos à voz de sua esposa (Gen 3:17) e
os irmãos de Tiatira foram repreendidos porque eles deram ouvidos os
ensinamentos de Jezabel (Ap 2:20).
Assim,
Moisés devia ser guiado apenas pelo que o Criador disse, independentemente se
Seu mandamento desagradaria alguém (incluindo a si mesmo e sua esposa).
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