domingo, 30 de setembro de 2018

175 - Apocalipse 10

APOCALIPSE 10

 

·        “E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo;” (Ap 10.1).

 

João agora estava posicionado sobre a terra.

Este anjo está em contraste com o anjo forte de (Ap 5.2 – inclusive, daí João dizer “outro” anjo forte) e o de (Ap 18.1). Muitos até confundem este anjo com Jesus em virtude da imensa semelhança:

 

1º-   descia do céu;

2º-   vestido de uma nuvem;

3º-   por cima da sua cabeça estava o arco celeste;

4º-   o seu rosto era como o sol;

5º-   os seus pés como colunas de fogo;

6º-   tinha na sua mão um livrinho aberto.

7º-   clamou com grande voz, como quando ruge um leão;

 

Ora, o anjo, como representante de Cristo, reflete Sua glória e suporta Suas insígnias (atribuídas em Ap 1.15,16; 4.3). Entretanto, embora tudo isto seja um sinal do divino favor sobre o anjo, todavia não é tão glorioso para uma criatura, já que a mulher de Apocalipse 12.1 é descrita de modo muito mais sublime.

Por que o anjo é forte? Será que existe anjo fraco?

 

·        “Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra.” (Sl 103.20).

·        “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” (Mateus 5.19)

 

Note que a grandeza e força no Reino dos Céus tem a ver com a ouvir a voz do Eterno e guardar Seus mandamentos, a saber, o mandamento de Jesus (João 13.34-35). Logo, o anjo é forte porque ele teve o privilégio de ouvir uma mensagem do Eterno a ser transmitida aos homens. Não é qualquer anjo que tem tal autoridade. Anjos nos ajudam, protegem, mas para revelar algo do Eterno tem que ter muita intimidade com Ele (ver Mt 18.10), pois não se trata só de entregar palavras, mas principalmente o conteúdo que se acha escondido nelas.

Ele descia do céu, ou seja, não é um simples mensageiro humano, mas alguém que vinha revelar algo até então inédito. O anjo deve ser forte a fim de que os fiéis tenham por certo as promessas feitas por Jesus, bem como o castigo eterno aos incrédulos.

Ele desceu vestido de uma nuvem (a qual era uma confirmação da sua alta dignidade, bem como um emblema ligando a mensagem do anjo à segunda vinda de Cristo). Veja a ligação entre nuvem e o Eterno:

 

·        “Depois disse Moisés a Arão: Dize a toda a congregação dos filhos de Israel: Chegai-vos à presença do SENHOR, porque ouviu as vossas murmurações. E aconteceu que, quando falou Arão a toda a congregação dos filhos de Israel, e eles se viraram para o deserto, eis que a glória do SENHOR apareceu na nuvem.” (Êx 16.9,10).

·        “E a glória do SENHOR repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem.” (Êx 24.16).

·        “E o SENHOR desceu numa nuvem e se pôs ali junto a ele; e ele proclamou o nome do SENHOR.” (Ex 34.5).

·        “Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.” (Nm 11.25).

·        “E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do SENHOR. E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do SENHOR enchera a casa do SENHOR.” (1Rs 8.10,11).

·        Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono.” (Sl 97.2).

No Testamento da Lei, a nuvem da glória do Eterno surgia quando Ele estava comunicando algo importante a Seu povo (seja sua palavra, direção, etc.). Nuvem é vista acompanhando a presença do Eterno e simboliza Sua justiça, a qual acontece quando Sua glória se manifesta.

Vê-se isto, por exemplo:

 

·        Ao falar no tabernáculo (Êx 40.34-38; Lv 16.13; Nm 9.15-22);

·        a ocasião em que o Eterno usou uma nuvem para conduzir o povo de Israel de dia, de modo a preservá-los do intenso calor do deserto (Êx 13.21);

·        a ocasião que o Eterno desceu no monte Sinai (Êx 19.9; 24.15,16);

·        Jesus vindo nas nuvens para manifestar Sua justiça (Mt 24.30; 26.64; Mc 13.26; 14.62; At 1.9-11);

·        a transfiguração de Cristo (uma nuvem cobriu Jesus e as duas testemunhas que virão no espírito de Moisés e Elias) quando o Pai quis mostrar que apenas Jesus é digno de ser ouvido (Mt 17.5);

·        quando Jesus subiu aos céus (At 1.9).

 

Pés como coluna de fogo lembra quando o Eterno conduziu o povo de Israel pelo deserto à noite, de modo que eles pudessem enxergar o caminho a percorrer e, ao mesmo tempo, aquecê-los. A coluna de fogo também lembra o juízo do Eterno, já que Jesus virá com os anjos do Seu poder em chamas de fogo (2Ts 1.7,8). Aos atribulados por amor a Jesus, o juízo do Eterno significa alívio, mas aos pecadores, significa perdição.

Os pés de Cristo, por exemplo, são como coluna de fogo a fim de conduzir à Igreja em meio a serpentes e escorpiões.

Logo, o anjo estar vestido de uma nuvem e os pés como colunas de fogo implica que ele está vindo em nome de Cristo para manifestar Sua justiça (nuvem) e juízo (fogo). Logo, o livrinho contém palavras de juízo que devem servir para guiar os israelitas verdadeiros à verdade (e, consequentemente, também a nós) e mantê-los:

 

·        Aquecidos da frieza deste mundo;

·        Iluminados em meio às trevas que cobrem a terra (Is 5.30; 8.22; 9.1,2; 60.1,2; Mt 4.15,16);

·        Protegido do calor das perseguições por amor a Jesus e Seu reino (Mt 13.21).

 

E para que os indivíduos possam enxergar bem tudo isto, note que o rosto do anjo é como o sol. É bem verdade que a glória do Eterno é refletida em Seus mensageiros, tal como se deu com Moisés (Êx 34:29,30). Contudo, não considere o fato da face brilhar como o sol como algo grande para uma criatura; todos os justos brilharão como o sol no Reino do Eterno (Mt 13.43).

É bom lembrar que a bênção do Eterno sobre Israel implicava em o Eterno fazendo Seu rosto resplandecer sobre eles:

 

·        “O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” (Números 6.25,26).

·        “DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós ( Selá. )(Salmos 67.1).

 

E não é para menos: afinal, nenhum homem poderia ver a face do Eterno e viver. Assim, a mensagem do anjo é, antes de tudo, uma mensagem de proteção para os fiéis que verdadeiramente creem. Como, infelizmente, a maioria dos homens ama mais as trevas do que a luz (Jo 3.19-21), eles matarão as duas testemunhas ao transmitirem a mensagem trazida por este anjo, a qual foi revelada por João.

O anjo também vem com o arco celeste sobre sua cabeça. Como o anjo vem vestido de nuvem (água) e o rosto resplandece como sol, a presença do arco-íris implica que estas nuvem eram nuvens escuras, de chuva. Estas nuvens, ao mesmo tempo que lembram tempestade, também lembram a bênção da chuva.

Considerando que os últimos dias serão como nos dias de Noé (Mt 24.37; Lc 17.26), logo isto confirma a imensidão do juízo que será trazido sobre este mundo: purificação total: remoção dos ímpios para permanecerem os justos. Inclusive, não em vão que o arco celeste estava ao redor do trono: promessa para quem recebe a justiça de Cristo em si e se aproxima do Eterno, juízo para quem permanece parado em si mesmo e contemplando Jesus de longe.

 

·        “E tinha na sua mão um livrinho aberto. E pôs o seu pé direito sobre o mar, e o esquerdo sobre a terra;” (Ap 10.2).

 

Ao contrário do livro de Apocalipse 5 que estava totalmente selado e que ninguém podia sequer olhar para ele (Ap 5.3,4) este está aberto nas mãos de um anjo, ou seja, está acessível a qualquer um, mas podendo ser entendido apenas por aqueles que participam do mistério do Eterno (ver Sl 25.14):

 

·        Por isso toda a visão vos é como as palavras de um livro selado que se dá ao que sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não posso, porque está selado. Ou dá-se o livro ao que não sabe ler, dizendo: Lê isto, peço-te; e ele dirá: Não sei ler.” (Is 29.11,12).

 

O termo “livrinho” implica em algo que pode ser facilmente lido, relido e facilmente transportado. Além disto, o livro é pequeno em comparação com o livro selado de Apocalipse 5. Não que o livrinho tenha menos conteúdo. Depende do tamanho da letra. Se as letras do livrinho forem pequenas e as do livro de Ap 5 forem bem grandes, pode ser que o livrinho contenha mais informações.

Os reis israelitas, na sua coroação deveriam ter em suas mãos um translado da lei do Eterno (2Rs 11.12; 2Cr 23.11), como uma forma de confirmar que eles, como servos do Eterno, iriam se empenhar para cumprir a lei, de modo que seu reinado pudesse ser caracterizado por inteligência, sabedoria e retidão.

Este anjo tinha seu pé direito sobre o mar (de onde subiria o império gentílico comandado por um líder israelita – 1ª besta) e o esquerdo sobre a terra (de onde se levantaria o império israelita – 2ª besta). Não se esqueça que o dragão foi com seus anjos foi lançado para terra e mar (Ap 12.12),

Ou seja, a profecia do livrinho confrontava os dois impérios, manifestando que, apesar do monstruoso domínio das duas bestas (grandeza política, militar, tecnológica, econômica, midiática e de recursos naturais da primeira besta e da grandeza do engano religioso da segunda besta), no final, toda a terra pertence ao Eterno (Sl 24.1).

Ao colocar o pé sobre os territórios das duas bestas, o anjo estava mostrando que aquele livro diz respeito a ambos. Também demonstra a perfeita firmeza do Eterno contra a resistência dos Seus inimigos.

Afinal, o fato do anjo por a planta do pé implica que tal lugar pertence ao Eterno e está sob Seu controle (compare com Êx 3.5; Js 1.3; 5.15).

Fica ainda uma pergunta: por que o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra (e não o contrário)?

 

·        “E clamou com grande voz, como quando ruge um leão; e, havendo clamado, os sete trovões emitiram as suas vozes. E, quando os sete trovões acabaram de emitir as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete trovões emitiram, e não o escrevas.” (Ap 10.3,4).

 

É bem provável que os sete trovões tenham a ver com as sete características da voz do Eterno (mesmo porque a voz do Eterno é comparada a trovões – Jó 40.9):

 

·        “A voz do SENHOR ouve-se sobre as suas águas; o Deus da glória troveja; o SENHOR está sobre as muitas águas.

·        A voz do SENHOR é poderosa;

·        a voz do SENHOR é cheia de majestade.

·        A voz do SENHOR quebra os cedros; sim, o SENHOR quebra os cedros do Líbano.

·        A voz do SENHOR separa as labaredas do fogo.

·        A voz do SENHOR faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.

·        A voz do SENHOR faz parir as cervas, e descobre as brenhas; e no seu templo cada um fala da sua glória.” (Sl 29.3-5,7-9)

 

Não podemos nos esquecer que:

 

·        “Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são a base do seu trono.” (Salmos 97.2)

 

Ou seja, a base do trono do Eterno é constituída de justiça (amor) e juízo (disciplina, correção, punição). Nuvens e escuridão, ao mesmo tempo que escondem a face do Eterno para os ímpios e lhes anuncia tempestade, serve de descanso e chuva para o justo.

Vale lembrar também do nome dado aos dois irmãos, Tiago e João:

 

·        “E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;” (Marcos 3.17).

 

Este anjo clamou algo e os sete trovões responderam a este clamor. Vem a questão: os sete trovões falaram ao mesmo tempo a mesma coisa, ou cada um falou um após o outro?

O anjo clamará alto para que todos acordem e ouçam. Os sete trovões confirmam o clamor do anjo (seja lá o que for que ele clamou).

Vem a questão: por que foi ordenado ao João que não escrevesse o que os sete trovões disseram? Para tanto, vamos analisar outras passagens paralelas:

 

·        “E a visão da tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias muito distantes.” (Dn 8.26);

·        “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” (Dn 12.4)

·        “E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim.” (Dn 12.9) – aqui foi selado porque, tal informação não era relevante para a geração de Daniel.

·        “E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.” (At 1.7) – aqui Jesus mostrou aos discípulos que as coisas encobertas pertencem apenas ao Eterno (Dt 29.29) e que tal informação só iria lhes ensoberbecer o coração.

·        “Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” (2Co 12.4) – não é lícito tentar expressar aquilo que é excelso, bem acima do que as palavras podem dizer ou o sentimento expressar. Isto profanaria o sagrado e diminuiria a beleza, grandeza e excelência daquilo que está a ser expresso.

 

Embora não seja mencionado o que os sete trovões disseram, sempre que trovões aparecem no apocalipse é para anunciar algum juízo:

 

  • “E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.” (Ap 8.5) -> aqui as sete trombetas iriam soar;
  • “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” (Ap 11.19) -> aqui estava sendo anunciado a chegada do dia da ira do Eterno no qual as sete taças haveriam de ser derramadas;
  • “E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.” (Ap 16.18) -> aqui estava sendo anunciado a chegada de Jesus para a grande batalha do Armagedom (ver Ap 19.19,20);
  • “E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! pois já o Senhor Deus Todo-Poderoso reina.” (Ap 19.6); -> aqui não houve trovões, mas sim uma voz que soava como grandes trovões. E o que elas comemoravam? O juízo do Eterno sobre a Grande Babilônia, o que contribuiu para trazer o reinado do Eterno sobre a terra.

 

Trovões também são símbolo de juízo (Sl 29.3-9). Note como os sete selos (Ap 8.5), as sete trombetas (Ap 11.19) e as sete taças (Ap 16.18) são finalizadas, entre outras coisas, com trovões.

Vem a questão: por que “os” sete trovões? O artigo definido “os” indica que estes trovões eram conhecidos (já foram mencionados antes. E não é para menos: de onde vinham estes trovões? Não é do trono do Eterno (ver Êx 19.16; Ap 4.5; Jó 28.26)? O artigo “os” também indica o grau de proeminência e singularidade deles.

Logo, seja lá o que os trovões disseram (Ap 10.4), trata-se de uma mensagem que tem a ver com o juízo do Eterno. Ainda m7ais considerando que o leão lembra a qualidade de Jesus como Aquele que reina com justiça e juízo (lembre-se que a voz do anjo era como o rugido de um leão).

 

·        “E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a sua mão ao céu, e jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora; mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.” (Ap 10.5-7).

 

Se, no Novo Testamento, a ordem de Jesus era para que ninguém mais fizesse qualquer juramento (Mt 5.33-37; Tg 5.12), então por que o anjo estava utilizando este costume do Antigo Testamento (como se vê em Lc 1.73; Hb 3.11,18; 4.3; 6.13,16,17; 7.20,21,28; Dn 12.7)?

E o ato de levantar as mãos ao jurar era costumeiro entre os israelitas (Gn 14.22; Dt 32.40). E tinha por finalidade indicar a imutabilidade da Sua promessa:

 

  • “Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda. Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento; para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;” (Hb 6.16-18).

 

E por que esta negligência dos indivíduos de acharem que o cumprimento do mistério do Eterno (a vinda de Cristo) ainda iria demorar muito para se cumprir (2Pe 3.3,4)? São dois erros que os indivíduos cometem: um é o de usar a demora de Cristo em voltar para justificarem seu comportamento dissoluto; outro é o de quererem que Jesus venha rápido para se verem livre dos problemas e terem o “prazer” de verem os ímpios sofrerem eternamente:

 

  • “Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Será de trevas e não de luz. É como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se entrando numa casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz, e escuridão, sem que haja resplendor?” (Am 5.18-20).

 

É bem verdade que, em meio às imensas lutas, nossa tendência é desejarmos que o mistério do Eterno se cumpra, ou seja, que ocorra o arrebatamento e, com ele, nossa união definitiva com Jesus (1Ts 4.16,17; Rm 8.21-22; 2Co 5.1-4; Ap 19.7). Todavia, o sentimento correto é o de Paulo:

 

  • “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.” (Fp 1.21-24).

 

Vem a questão: a quem o anjo está respondendo ao dizer: “não haveria mais demora”? Com certeza aos mártires de Apocalipse 6.9-11 (pergunta que estará sendo feita também por todos os crentes da Grande Tribulação).

Contudo, há uma coisa curiosa nisto: como os mártires (Ap 6.9-11) ou quem quer que seja, no período da Grande Tribulação poderia estar tão ansioso, sabendo que todo o período durará sete anos? Ora, para que perguntar uma coisa que já se sabe? Afinal, seis trombetas já foram tocadas. Ainda mais sabendo que Jesus negou a demora do Eterno (Lc 18.7,8) e Paulo acrescentou que o Eterno irá completar Sua obra abreviando-a (Mt 24.22; Rm 9.28).

O que acontece é que, quando alguém está em meio a muito sofrimento (ou, como no caso dos mártires, vendo milhares chegarem ao Seio de Abraão em virtude dos maus tratos do anticristo), um segundo parece uma eternidade.

Em seguida o anjo levantou uma de suas mãos ao céu e fez um juramento. Jurou por Aquele:

 

·        que vive para todo o sempre -> Aquele que pessoalmente mantém firme Suas promessas (que não depende de outros para a concretização delas). Afinal, Sua vida não é interrompida pela morte. Este título contrasta com “não haverá demora).

·        que criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há -> Sendo o Eterno o Criador de tudo que existe, Ele jamais permitirá que Sua criação experimente, sofra ou seja destruída sem cumprir Seu propósito.

 

Note como Deus é destacado por ser eterno e criador. Aliás, o fato de Ele ser Criador é algo bem enfatizado no Apocalipse (também em Ap 14.7). Isto lembra a importância de descansarmos e esperarmos no Eterno (Sl 37.7), algo que devia estar sempre na lembrança de todos (Êx 20.8) não apenas no dia de sábado, mas todos os dias.

Mas por que estas características do Eterno foram salientadas? O que nos leva a desobedecer ao Eterno é justamente nossa incapacidade de crer Nele, certo? Assim, se crermos que Ele é Criador, não precisamos nos preocupar com o que temos agora. Mesmo que todas as portas do mundo estejam fechadas para nós, Ele pode criar algo novo. Ele não depende das limitações deste mundo para operar nos que Ele ama.

E qual era a mensagem do anjo? Que o mistério (segredo) do Eterno iria se cumprir sem demora, tão logo a 7ª trombeta fosse tocada. Considerando que os flagelos das seis primeiras trombetas são terríveis, mesmo a duração das trombetas sendo curta, vai parecer uma eternidade. Muitos irão questionar porque Jesus está demorando tanto para vir.

O anjo então afirma que o mistério do Eterno (a Igreja – Cl 1.26,27; 2.2) irá se cumprir logo, ou seja, ao tocar a 7ª trombeta a Igreja será arrebatada e terá seu corpo transformado (esta são as bodas do Cordeiro). É Jesus tomando posse do Seu reino (a Igreja).

Enquanto a Grande Babilônia trabalha o mistério da iniquidade (Ap 17.5), ou seja, a comunidade sagrada que visa cada um se relacionando com o outro com base nos próprios interesses, o Eterno trabalha o mistério da verdade e justiça, onde amamos uns aos outros como Jesus nos amou (Jo 13.34,35).

Na Escritura Sagrada podemos ver os seguintes mistérios:

 

·        mistério das sete estrelas (Ap 1.20);

·        mistério do reino dos céus (Mt 13.11; Mc 4.11; Lc 8.10);

·        mistério da ressurreição (1Co 15.51)

·        mistério do evangelho (1Co 2.7; Ef 6.19);

·        mistério da vontade do Eterno (Ef 1.9);

·        mistério da união de Cristo com Seu povo (Ef 3.3,4,9,10; 5.32; Cl 1.26,27);

·        mistério de Cristo (Cl 2.2; 4.3);

·        mistério da injustiça (2Ts 2.7);

·        mistério da fé (1Tm 3.9);

·        mistério da piedade (1Tm 3.16).

·        mistério da Grande Babilônia (Ap 17.5,7).

·        O sonho de Nabucodonosor também foi considerado um grande mistério (Dn 2.18,19,28-30,47).

 

  • “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus.” (I Coríntios 4.1).

 

Não podemos também ignorar que o segredo do Eterno foi anunciado pelos profetas (Isaías 60:3; 66:8; Daniel 2:44; 7:25; Zacarias 14:9) (não é algo inédito da chamada Nova Aliança – 1Pedro 1.10-12).

 

·        “E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo, e disse: Vai, e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra. E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.” (Ap 10.8-10).

 

A Escritura Sagrada não é a revelação, mas sim o registro da mesma. A revelação ocorre quando Jesus fala conosco.

Mas como é possível que algo seja ao mesmo tempo doce e amargo?

 

  • “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.” (Tiago 3.10-12).

 

A doçura tem a ver com a prontidão e prazer que sentimos quando entramos em contato com a perfeição, sabedoria e beleza que há na santidade do Eterno (Sl 29.2; 96.9), bem como na Sua salvação:

 

  • “O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do SENHOR são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.” (Sl 19.9,10).
  • “Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.” (Sl 119.103).

 

Mas quando isto passa a fazer parte de nós e percebemos a imensidão do juízo que terá que vir sobre o mundo por causa da teimosia dos ímpios, a tristeza e angústia toma conta de nós.

 

  • “A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mal e quão amargo é deixares ao SENHOR teu Deus, e não teres em ti o meu temor, diz o Senhor DEUS dos Exércitos.” (Jeremias 2.19)

 

Afinal, o que é comido é assimilado e passa a fazer parte do nosso organismo. E a razão de ele comer o livrinho é porque só deve profetizar aquele que recebeu a Palavra dentro de si, vindo isto a fazer parte de seus membros espirituais, a saber, do coração.

Isto lembra o que se deu com Ezequiel:

 

  • “Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro. E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais. Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.” (Ez 2.9-3.3).

 

Observe que o livro de Ezequiel estava repleto de lamentações, suspiros e ais. E o livrinho que João teve que comer não foi diferente. Note, porém, que em Ezequiel somente a doçura é mencionada imediatamente; a amargura é implicada apenas mais tarde em Ezequiel 3.14.

E a quem João deveria profetizar:

 

·        “É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.” (Ap 10.11 – ARA2).

 

Afinal, importa que profetizemos a muitos:

 

·        Povos (Raças) -> lembre-se que Jerusalém será pisada pelos pagãos por quarenta e dois meses.

    • “Eis que eu farei de Jerusalém um copo de tremor para todos os povos em redor, e também para Judá, durante o cerco contra Jerusalém.” (Zacarias 12.2)
    • “E acontecerá naquele dia que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que a carregarem certamente serão despedaçados; e ajuntar-se-ão contra ela todo o povo da terra.” (Zacarias 12.3)
    • “Naquele dia porei os governadores de Judá como um braseiro ardente no meio da lenha, e como um facho de fogo entre gavelas; e à direita e à esquerda consumirão a todos os povos em redor, e Jerusalém será habitada outra vez no seu lugar, em Jerusalém;” (Zacarias 12.6)
    • “E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.” (Zacarias 14.12).

·        Nações -> todas as nações estarão com suas atenções voltadas para Israel. A mídia tem se encarregado disso;

    • Congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam entre as nações e repartiram a minha terra.” (Jl 3.2).

·        Línguas -> seja qual for a crença da pessoa (a língua fala do que há em abundância no coração (Mt 12.34,35), a qual controla nosso corpo (Tg 3.2)). Várias crenças (por exemplo cristianismo, islamismo e judaísmo) reivindicam a importância de Jerusalém.

    • “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Isaías 45.23)

·        Reis -> Todos os políticos do mundo estarão envolvidos com Israel.

    • Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” (Ap 16.14).

Detalhe: é bom lembrar que Israel terá duas cabeças (Os 1.10,11) ou, se preferir, dois reis (a besta que sobe da terra (líder religioso) e a besta que sobe do mar (líder político)). Profetizar a reis implica, antes de tudo, profetizar a Israel.

 

No caso em particular de João, como era necessário ele continuar profetizando acerca de muitas raças, nações, línguas e reis, ele tinha que comer “o livrinho”, ao invés de simplesmente saber ou falar acerca dele.

Assim como Jesus experimentou a maldade dos outros em sua carne, assim deveria ser com João e com todos os que se dispõe a seguir ao Eterno (Rm 8.1-4; 2Co 5.21).

Mas afinal, qual era o conteúdo do livrinho? Após João comer o livro lhe é dito: “é necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis”. Depois desta ordem, a próxima coisa que lhe é dada é uma vara para medir o templo, o altar e os que nele adoram.

Finalmente aparece as duas testemunhas profetizando por mil duzentos e sessenta dias.

Logo, o conteúdo do livro tem a ver com a forma correta de se adorar ao Eterno. Medir o templo, o altar e os que nele adoram significa mostrar aos israelitas a grandeza do ministério de Cristo em comparação com os sacrifícios e rituais da aliança mosaica.

O fato de João ter recebido tal tarefa não significa que era ele quem deveria cumpri-la. Tal tarefa era para ser passada aos descendentes dele.

O mesmo se deu com Elias: embora três tarefas tivessem sido dadas a ele, ele só cumpriu uma: ungir Eliseu profeta no lugar dele. As outras duas tarefas foi Eliseu quem as cumpriu (1Rs 19.15,16).

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