terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

187 - A salvação de Jesus é dinâmica, diária e um processo progressivo

A salvação de Jesus é dinâmica, diária e um processo progressivo

 

              Na sexta-feira à noite (24/01/2020), me deparei com um cara que alegou estar salvo em Cristo. Tentei fazer com que ele entendesse o que a Sagrada Escritura diz, mas ele, usando de sarcasmo, tentou me irritar. Felizmente, Jesus me fortaleceu. Depois disso, Jesus me mostrou o quão perigosa é essa crença e vi que essa crença exige um artigo bem feito.

              Para você entender o problema por trás desse credo, quando as pessoas têm essa crença, elas se tornam arrogantes, cínicas e completamente inconscientes da voz do Espírito Santo realizando Suas obras através de Seu povo.

Isso piora quando eles leem este versículo fora do contexto:

 

·   “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4.12,13).

 

Essas pessoas pensam que são super-crentes.

Sem mencionar que eles se tornam indiferentes em relação a melhorar seu caráter e superar o pecado. Afinal, eles se consideram alguém salvo e que tem o Espírito Santo próximo a eles.

Mesmo que essa última afirmação seja verdadeira, precisamos continuar nos aproximando dEle.

Eu sei que isso pode parecer estranho, mas pense no casamento, por exemplo. Muitos casamentos terminam porque os maridos não tentam se aproximar de sua esposa, em virtude de ela estar ao lado dele. Eles acham que, uma vez casado, a união é tida como garantida e eles não precisam cuidar de suas esposas.

No entanto, quando eles se casam, o Criador não lhes dá uma esposa, mas uma promessa a ser conquistada. Veja o casamento como uma Canaã, uma terra a ser conquistada. Quando o marido se casou com a esposa, ele conquistou o primeiro “pedaço de terra”. No entanto, o marido precisa colocar “a planta do seu pé” em todos os lugares (ver Josué 1.3), diariamente, pouco a pouco , até que todo o coração da esposa seja conquistado, ou seja, quando o dia da morte de um dos cônjuges for chegado.

Da mesma forma, estar perto de Cristo não é suficiente para ser salvo (você pode se lembrar do caso de Judas). É necessário seguir em frente, conhecendo Jesus e Sua vontade para nós.

         O indivíduo que citei acime começou a contradizer-me, tentando incutir em minha mente que eu sou cego. Infelizmente, naquele momento, não consegui me lembrar do seguinte versículo:

 

·   “E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.” (João 9.40,41).

 

Baseado neste versículo, se a pessoa não pode perceber a trave que está em seus olhos (Mateus 7.3-5), ela permanece em seus pecados. Jesus disse em Apocalipse:

 

·   “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;” (Apocalipse 3.17).

 

Quem considera a si mesmo alguém que não necessita de nada, realmente é miserável, incapaz de ver as maravilhas de Jesus e completamente despido da verdadeira justiça.

 

E Paulo acrescenta:

 

·   “Ora, no tocante às coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que todos temos ciência. A ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber. Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.” (1 Coríntios 8.1,2).

 

Se a pessoa pensa que sabe alguma coisa, ainda não entendeu que o aprendizado não visa transformar a pessoa em robô, muito menos em tornar a pessoa independente de Jesus. Em vez disso, o aprendizado almeja tornar-nos conscientes da nossa condição espiritual e, com isso, estimular-nos a esquecer as coisas que para trás ficam modo que Jesus possa nos levar avante para as coisas que estão adiante de nós (Filipenses 4.13).

 

              Por meio disso nós podemos ver ninguém pode se exibir como se fosse um grande vulto, muito menos se considerar salvo. Não obstante, vamos ver outros versículos:

 

·   “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”(Filipenses 2.12,13).

 

Veja que nossa salvação não está pronta. Precisa ser desenvolvida. Fazemos isso quando nos esforçamos para dar espaço para Jesus trabalhar Seus ensinamentos, sentimentos e dons dentro de nós. Tanto que até hoje pecamos e precisamos de alguém para advogar nossa causa:

 

·   “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” (Mateus 6.12,13).

·   “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1 João 2.1).

 

Sem mencionar que precisamos cuidar de nós mesmos e orar para que ninguém nos leve à tentação (Mateus 6.41).

 

·       “Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.” (1 Coríntios 10.12).

 

Mesmo depois de nos comprometermos com Jesus Cristo, precisamos nos afastar de toda aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22). Isso ocorre porque, fisicamente, nossa realidade é descrita abaixo:

 

·       “Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;

Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.

Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.

A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura.

Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz.

Não há temor de Deus diante de seus olhos." (Romanos 3.9-18).

 

·       “Logo tornou-se-me o bom em morte? De modo nenhum; mas o pecado, para que se mostrasse pecado, operou em mim a morte pelo bem; a fim de que pelo mandamento o pecado se fizesse excessivamente maligno. Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” (Romanos 7.13-25). 

 

·       “Os seus pés correm para o mal, e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas. Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.” (Isaías 59.7,8).

·       “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41).

 

É por estar ciente disso que Paulo viveu como descrito abaixo:

 

·       “Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (1 Coríntios 15.31).

 

Ele entendeu o que a Sagrada Escritura afirma :

 

·       “Sim, por amor de ti, somos mortos todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro.” (Salmos 44.22).

·       “Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.” (Romanos 8.36).

 

Ou seja, precisamos fazer nossa natureza terrena morrer (Colossenses 3.5).

Alguém pode objetar:

 

1 - mas Jesus nos lavou (passado) dos nossos pecados:

 

·       “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,” (Apocalipse 1.5).

·       “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;” (Hebreus 1.3).

 

E, de acordo com aquele cara, quando uma cirurgia é bem sucedida, é desnecessário refazê-la.

No entanto, o que Jesus terminou foi Sua obra da salvação. Ou seja, todo recurso necessário está disponível para efetuar com sucesso nossa salvação. Não obstante, esses recursos precisam ser trabalhados agora:

 

·       “E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1 João 2.2).

 

Note que Jesus “é” (presente) a propiciação por nossos pecados. Além disso:

 

·       “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1.9).

 

Mais uma vez, vemos que Jesus nos purifica neste exato momento.

 

2 - Jesus nos abençoou (passado) nos céus:

 

·       “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;” (Efésios 1.3).

 

Jesus nos proveu Suas bênçãos. No entanto, precisamos ir até Ele para consegui-las.

 

3 - Jesus tem nos ressuscitado (passado) e nos feito (passado) assentar nas regiões celestiais:

 

·       "E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" (Efésios 2.6). 

 

Em Cristo Jesus, temos o privilégio de passar por este mundo, mantendo uma conduta digna de alguém que habita no céu. Estamos aqui, mas podemos diariamente ter acesso às revelações celestes, o que nos permitirá viver sem ceder ao pecado até o dia em que, finalmente, estaremos fisicamente sentados na cidade celestial.

 

Medite em Romanos 4. 25; 1Coríntios 15.3; Gálatas 1.4; 1 Pedro 2.24; 1João 3.5; 1 João 4.10. Você verá que a salvação de Jesus é um processo. Jesus nos deu promessas, a saber, sementes a serem desenvolvidas por nós.

 

              E João disse isso em seu evangelho:

 

·       “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” (João 1.12).

 

Nós "não somos" filhos de Deus; em vez disso, "estamos sendo feitos" filhos de Deus. Isto é corroborado por este versículo:

 

·       “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” (Provérbios 4.18).

 

Nossos conceitos e valores vão aumentando na medida em que andamos com Jesus. Inicialmente, nossa busca por Cristo é egoísta:

 

·       “E os seus nobres serão deles; e o seu governador sairá do meio deles, e o farei aproximar, e ele se chegará a mim; pois, quem de si mesmo se empenharia para chegar-se a mim? diz o SENHOR.” (Jeremias 30.21).

 

Como foi dito antes, não há quem possa absorver a vontade do Criador, muito menos alguém que O busque (Romanos 3.11) . As pessoas procuram Jesus apenas se preocupando com seus desejos e necessidades.

Daí Jesus ter dito:

 

·       “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (Mateus 11.27).

·       Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” (João 6.44,45).

 

No entanto, quando o Criador leva alguém a Jesus e Jesus revela que o Pai para essa pessoa, Jesus e Sua vontade são, aos poucos, transformados em algo belo e maravilhoso. Se essa pessoa persistir até o fim em Jesus, a mesmo será salva.” (Mateus 24.13).

Mas, para isso, a pessoa precisa:

 

1 - Nunca a olhar para si mesmo como alguém salvo:

 

·       “Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR.” (1 Coríntios 4.3,4).

 

2 - buscar em Jesus estar sempre consciente de sua verdadeira realidade:

 

·       “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139.23,24).

 

3 - lutar em favor de descobrir qual é a vontade de Jesus (Efésios 5.16,17) para si e para as pessoas ao seu redor:

 

·       “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas 3).

 

Alguém pode criticar: mas Paulo disse:

 

·       “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2 Timóteo 4.7,8). 

 

Aparentemente, Paulo tinha certeza de sua salvação. Certo. No entanto, o que ele disse antes disso?

 

·   “Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.” (2 Timóteo 4.6).

 

Observe que Jesus disse a Paulo que o dia de sua morte havia chegado. Como Paulo continuou seu ministério até o fim, na véspera de sua morte, ele podia ter certeza de sua salvação. Caso contrário, nossa postura diante de Jesus sempre deve ser:

 

·   “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Lucas 18.9-14).

 

Se você anseia por ser salvo, admita tua natureza pecaminosa, reconheça que precisa de Jesus Cristo em tudo, mesmo nas coisas mínimas, ore e vigie incansavelmente (1 Tessalonicenses 3.10; 5.17) , medite nas Sagradas Escrituras dia e noite ( Salmos 1.1,2), seja sempre grato e feliz pelo que você é e tem (Filipenses 4.4; 1Tessalonicenses 5.16,17) e descanse e espere em Jesus sempre (Salmos 37.7; 91.1).

Um comentário:

  1. If you're trying to lose pounds then you need to get on this brand new custom keto meal plan.

    To produce this service, licensed nutritionists, fitness trainers, and professional chefs joined together to develop keto meal plans that are productive, convenient, economically-efficient, and fun.

    Since their grand opening in early 2019, 100's of clients have already completely transformed their figure and health with the benefits a great keto meal plan can give.

    Speaking of benefits: clicking this link, you'll discover 8 scientifically-confirmed ones given by the keto meal plan.

    ResponderExcluir