domingo, 9 de outubro de 2022

0224 - Carta de judas

Carta de judas


TEMA: os falsos mestres: como identificá-los, o perigo de sua doutrina e como devemos posicionar-nos para combatê-los.

Introdução

Como você vai ver neste estudo, a preocupação de Judas foi com os falsos mestres. Preste atenção, por exemplo, em como Judas se apresentou aos destinatários desta epístola:

  • Judas 1:1 -> “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:”.


Podemos conhecer alguém muito bem pelo que ele fala sobre si mesmo. Veja que Judas é irmão de Tiago. Portanto, este Judas era o irmão de Jesus (Marcos 6:3). No entanto, Ele alegou ser apenas servo de Jesus e se contentou em ser o segundo em importância (após Tiago, seu irmão).


O destinatário desta carta é desconhecido. Quem quer que fossem, Judas considerou eles como:


Chamados -> Eles não eram penetras, mas foram convidados por Jesus. Para você ter uma idéia da importância deste, veja abaixo:


  • Mt 15:12,13 -> “Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.”.


Amados em Deus -> Eles não eram amados porque eram ilustres perante a sociedade, mas só porque estavam em Deus, o Pai.


Guardados por Jesus Cristo -> Eles foram guardados de cair na fé por causa de Cristo, e não para o nosso benefício. E quem fez isso não foram os pastores, mas Jesus em pessoa. Embora precisemos cooperar para que a fé dos irmãos possa ser sólida, muitos líderes religiosos assumem essa responsabilidade sozinhos, o que é um erro terrível.


Por estas três características que Judas vê nos crentes, podemos concluir que os falsos mestres:


1 – não são chamados por Jesus (como Paulo, por exemplo – Rm 1:1; 1Co 1:1; 2Co 1:1; Gl 1:1; Ef 1:1; Cl 1:1; 1Tm 1:1; 2Tm 1:1). Tornam-se mestre em virtude de alguns métodos carnais. Por exemplo:


a) Fazendo uma faculdade teológica ou seminário;

b) Sendo ungido ou eleito por líderes religiosos de grau superior;

c) Sendo consagrado pela mídia.


2 – são amados, não em Deus Pai, mas pelos fãs e pela expectativa do lucro que eles podem trazer para os gigantes do mundo gospel.


3 – são mantidos, não por Jesus Cristo (do pecado e da corrupção do mundo), mas pelos falsos deuses (das intempéries desta vida, e isto, por algum tempo, porque o triunfo dos ímpios é curto – Job 20:5).


E três coisas devem ir após os seguidores de Jesus, sempre aumentando:


  • Judas 1:2 -> “Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.”.


Misericórdia - Buscando um caminho para que as pessoas possam ser resgatadas de seus pecados sem menosprezar a justiça de Jesus Cristo e visando a purificação de consciência deles.


Paz – a paz de Jesus Cristo:


  • Jo 14:27 -> “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”.


Não teme pessoas (Hb 13:5,6) ou circunstâncias (Is 8:12-14; 51:11,12; Jr 10:2). Nossa preocupação deve ser agradá-Lo e estar reto diante de Seus olhos (Pv 16:7), sempre almejando permanecer em paz com Ele (2Co 5:18-20).


Amor - Jesus é amor (1João 4:8,16). Precisamos dar espaço a Jesus para que Ele possa manifestar Seu amor em nós e para nós (1João 4:19) e, assim, poderemos ser capazes de manifestar Seu amor por aqueles que Ele colocou ao nosso redor, independentemente das circunstâncias.


  • Judas 1:3 -> “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”.


E, por isso, podemos aprender que, na vida dos falsos mestres:


1 – Não há misericórdia benéfica:


  • Pv 12:10 -> “O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis.”.


2 – Não há paz:


  • Is 57:20,21 -> “Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.”.


3 - Não há amor. Pelo contrário: eles se isolam e:


  • Pv 18:1 -> “Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.”.


Mas, afinal:

1 – Quem são eles?

  1. São sorrateiros;

  2. Eles são ímpios;

  3. Eles transformam a graça de Jesus em licenciosidade;

  4. Negam a Jesus Cristo como:

I. Soberano -> Eles não acreditam que Jesus tem tudo sob controle (ver Sl 24:1; Hb 2:8; Ef 1:22,23) e que tudo contribui para o bem daqueles que amam Jesus (Rm 8:28). Por isso, eles tentam resolver as coisas por eles mesmos, negando o poder da piedade (2Tm 3:5).

II. Senhor -> Eles rejeitam a autoridade de Jesus Cristo, tentando resolver tudo sem obedecer os princípios da Escritura Sagrada, em vez de descansar e esperar em Cristo (Sl 37:7).


  • Judas 1:4 -> “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.”.


É importante notar que estes falsos mestres são instrumentos do Criador para desmascarar e julgar os falsos crentes, expulsando-os do meio dos verdadeiros crentes:


  • 2Ts 2:9-12 -> “A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.”.

  • 1Jo 2:18,19 -> “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.”.


  1. Eles contaminam a sua carne fornicando, ao ponto de irem após carne estranha (Jd 4,8,16,18), a saber, fazendo sexo com those who have anything to do with them;

  2. Rejeitam as autoridades protestando fortemente contra eles;

  3. Eles blasfemam contra as dignidades gloriosas, isto é, eles as substitui por falsos deuses e ídolos.


  • Judas 1:8,9 -> “E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.”.


Confiando em seus sonhos sujos (seus planos egoístas com base na falsa idéia que eles têm sobre Jesus), estes falsos mestres anulam toda a instrução (seja física ou espiritual), a fim de alcançarem o que soa bem aos olhos deles. Eles vão ao ponto de distorcerem a Sagrada Escritura para que Jesus e Seus mandamentos possam corresponder às suas ambições.


Eles rejeitam toda autoridade. No entanto, nem mesmo o arcanjo Miguel, um dos principais anjos (Dan 10:13), não se atreveu a pronunciar julgamento contra Ha-Satan quando ele excedeu em seu papel de acusar os israelitas.


  1. Eles corrompem as coisas que eles sabem (como bestas burras) e blasfemam do que eles não sabem (os substitui pelo que eles podem, supostamente, controlar):


  • Judas 1:10 -> “Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.”.


  1. Como Caim, eles seguem o caminho da adoração egoísta.

Entenda: Caim ansiava por ser abençoado à parte de sua família e, mesmo, à parte do próprio Criador. Ele ansiava por Suas bênçãos, mas não pela Sua presença.

O caminho de Caim é o caminho dos orgulhosos. É o homem reivindicando sua própria justiça, baseada em suas boas obras. É o homem que se rebelando contra a autoridade do Criador em determinar como receber justiça e salvação (Rm 10:1-4; Fp 3:3-12), substituindo isso por sua própria religião.

  1. Como Balaão, amando o prêmio da injustiça, eles apressam-se em direção à sua ganância, até o ponto de esforçar ao extremo até encontrar uma maneira de amaldiçoar aqueles que são um obstáculo ao prêmio cobiçado.

  2. Como Coré, eles perecem rebelando-se contra aqueles que Jesus colocou em seu caminho para apontar o caminho certo a seguir (ver Os 2:7; Is 5:5), negando a autoridade deles (delegada pelo Criador) e tentando assumir a autoridade deles.


  • Judas 1:11 -> “Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.”.


  1. Eles são manchas ou recifes escondidos nas festas de amor:

    1. Manchas -> eles mancham a festa do amor, se importando apenas com a obtenção de prazer em vez de focarem em aumentar a sua comunhão com os membros da Igreja e ajudar os necessitados;

    2. Recifes escondidos -> em vez de servir como pedra para apoiar os oprimidos (Isa 14:32), eles se escondiam debaixo a tribulação dos irmãos, servindo apenas para fazê-los afundar cada vez mais em seus pecados, usando suas necessidades apenas para ganhar dinheiro.

  2. Alimentam-se apenas a si próprios (Is 56:11; Ez 34:2,3);

  3. São nuvens sem água, impelidas pelos ventos. Eles vão ao redor do mundo pregando, mas ninguém tem a sede deles (de amor, justiça, paz, etc) saciada;

  4. Eles são árvore duas vezes mortos:

    1. Eles não suportam frutos;

    2. Eles estão desenraigados (não recebem qualquer nutrição);


  • Judas 1:12 -> “Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas;”.


  1. Eles estão furiosas ondas do mar, espumando a sua própria sujidade:

    1. Is 57:20 -> “Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo.”.

  2. Eles são estrelas errantes, a quem a negridão das trevas está reservado para sempre:

    1. Is 8:20 -> “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.”.

Eles são estrelas que não têm o compromisso com nenhuma ordem e, por isto, seu brilho não é permanente, recordando o que ocorreu com o rosto de Moisés (2Co 3:13).


  • Judas 1:13 -> “Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.”.


  1. Eles são murmuradores, cheios de queixas -> Como eles andam de acordo com seus próprios desejos, quando as coisas não acontecem como é conveniente para eles, eles resmungam porque o que é importante não é a glória de Jesus Cristo, mas a satisfação de seu próprio ventre (Fp 3:18,19);

  2. Sua boca fala coisas orgulhosas, admirando as pessoas, por amor de ganho.


  • Jud 1:16 -> “Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.”.


  1. Eles são escarnecedores que zombam contra a santidade e a pureza da vida cristã:

    1. 2Pe 3:3,4 -> “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”.

  2. Eles andam de acordo com seus próprios desejos ímpios. Eles só se preocupam com sua própria cobiça:

    1. Pv 1:19 -> “São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.”;


  • Judas 1:18 -> “Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.”.


  1. Eles causam divisões, embora o Criador permite isto para que o sincero possa se manifestar:

    1. 1Co 11:18,19 -> “Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.”.

  2. Eles são pessoas mundanas:

    1. 1Jo 4:5,6 -> “Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.”;

  1. Eles não têm o Espírito Santo e, por isso, não pertencem a Ele (não são novas criaturas):

  1. Rom 8:5-9 -> “ Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”.


  • Judas 1:19 -> “Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.”.


Tudo isso revela que a medida dos pecados dos falsos mestres está cheia para o julgamento divino.

2 – Quão perigosas são suas doutrinas?

  1. O perigo de perder a promessa de Jesus Cristo (incluindo a vida eterna por não confiar que Ele observa Sua palavra para cumpri-la):


  • Judas 1:5 -> “Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;”.


Rejeitando a autoridade e poder da palavra do Criador, eles decidiram voltar para o Egito, em vez de ir em frente à sua herança:


  1. O perigo de ser preso em correntes eternas sob plena escuridão por desejar mais de Jesus ou de Suas bênçãos do que foi projetado para eles:


  • Judas 1:6 -> “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;”.


Negligenciando a autoridade dada a eles, estes anjos tentaram aproximar-se do Criador sozinhos (sem os anjos que compunham o seu ministério). No início, como o pecado não existia, estes anjos eram bem-intencionados. Eles desejavam estar mais perto do Criador, a fim de se sentirem dentro de si a grandeza de Sua paz, amor e alegria (ter mais intimidade com Ele).


A princípio, isso pode soar bom. No entanto, é bom recordar que, no Antigo Testamento, há duas leis:


  • Mt 22:37-39 -> “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”.

No Novo Testamento Jesus ordenou:


  • Jo 13:34 -> “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”.


Note que, embora o amor comece em Jesus (1João 4:8.16), no entanto, ele é expresso em direção às pessoas próximas a nós (1João 4:20,21). Precisamos crescer junto com nossos irmãos em Cristo:


  • Ef 4:15,16 -> “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”.


Desde o momento em que estes anjos se isolaram dos anjos sob seus cuidados, eles começaram a sentir toda a beleza da santidade do Criador. Isso foi tão delicioso para eles que eles começaram a pensar: “mas, e se eu pudesse ter isto por mim mesmo, sem depender do Criador? Eu poderia ter todos os anjos sob meu controle total”.


Assim, porque eles distanciaram dos anjos sob seus cuidados, eles se revoltaram contra a verdadeira sabedoria (Prov 18:1), desejando ser como o Criador:


  • Is 14:12 -> “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!”.


Aqui, o erro foi feito primeiramente pelo líder, que é referido como “estrela da manhã, filho da alva”. É por isso que o Criador dirige sua sentença a ele primeiro. No entanto, a mesma sentença foi colocada em todos os seus seguidores (2Pedro 2:4; Judas 6).


No final: estes anjos receberam do Criador mais prazer em Sua presença que eles poderiam suportar. Resultado: eles desejaram ser tão agradáveis como o Criador para que pudessem atrair a atenção de cada anjo (rejeitaram a autoridade de seu ministério):


  1. O perigo de ficar pobre espiritualmente por amar os prazeres (Prov 21:17):


  • Judas 1:7 -> “Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.”.


Buscando outras fontes de prazer à parte de sua família, cada morador de Sodoma e Gomorra desejava ser independente (rejeitou a autoridade da família) de todos para que eles pudessem sentir toda a alegria quando e onde desejassem, sem quaisquer obstáculos.


Cada pessoa de Sodoma e Gomorra, como os anjos de Judas 6, abandonaram a sua própria habitação para se entregarem à fornicação. Os jovens, em vez de ficarem com os pais, servindo-os no plano de Jesus para a casa deles, eles preferiam sair para prostituir. Os casados, em vez de manterem seu principado (sua casa), optavam por adulterar.


Entendendo que, quando alguém tem relações sexuais com outra pessoa, eles se tornam uma só carne (1Cor 6:16), quando alguém decide ter relações sexuais com alguém que Jesus não projetou para eles, eles estão indo após de outra carne.


Ir atrás de outra carne é tão grave que Jesus usou Sodoma e Gomorra como exemplo de fogo eterno.


  1. O risco de andar no caminho de Caim, ou seja, quebrando relacionamentos (inclusive com o Criador e Sua palavra), a fim de chegar mais rápido ao alvo (contradizendo Prov 20:21) ou para receber toda a glória exclusivamente para si;

  2. O perigo de desistir de si mesmos (e, consequentemente, introduzindo ensinamentos muito venenosos para o Reino dos Céus) em troca de grandes lucros que, no final, não satisfarão.

  3. O perigo de perecer por ir após rebeliões promovidas por pessoas que não têm qualquer aceitação perante o Criador (Prov 24:21) e, na maioria das vezes, em troca de nada benéfico.


  • Judas 1:11 -> “Ai deles! porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré.”.


  1. Tornando-se alvo do julgamento do Criador:


  • Jud 1:14,15 -> “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”.


Em suma, Judas 5-11 corrobora com a certeza do julgamento divino contra o pecado e todos os que os pratica.

3 - Como devemos agir para combater as suas heresias?

  1. Estando atento às palavras escritas na Sagrada Escritura:


  • Judas 1:17 -> “Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;”.


  1. Edificando-nos sobre a nossa fé santíssima;

  2. Orando no Espírito Santo:


  • Judas 1:20 -> “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo,”.


  1. Manter-nos em Jesus Cristo amor;

  2. Esperando pela misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna, não importando o quão difícil é o problema:


  • Judas 1:21 -> “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.”.


  1. Ter misericórdia por aqueles cuja fé não é sólida:


  • Judas 1:22 -> “E apiedai-vos de alguns, usando de discernimento;”.


  1. salvar com temor aqueles que estão no fogo, odiando até mesmo o vestuário manchado pela carne:


  • Judas 1:23 -> “E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne.”.

 

Isto recorda o que ocorreu no tempo de Ezequiel:


  • Ez 15:2-5 -> “Filho do homem, que mais é a árvore da videira do que qualquer outra árvore, ou do que o sarmento que está entre as árvores do bosque? Toma-se dela madeira para fazer alguma obra? Ou toma-se dela alguma estaca, para que se lhe pendure um vaso? Eis que é lançado no fogo, para ser consumido; ambas as suas extremidades consome o fogo, e o meio dela fica também queimado; serviria porventura para alguma obra? Ora, se estando inteiro, não servia para obra alguma, quanto menos sendo consumido pelo fogo, e, sendo queimado, se faria ainda obra dele?”.


Israel, por seus pecados, era como uma madeira da videira (inútil para qualquer trabalho), mesmo antes de sofrer qualquer dano. Após a destruição pelo fogo, eles se tornaram mais inúteis ainda, como no tempo de Amos.


  • Amós 4.11 -> “Subverti a alguns dentre vós, como Deus subverteu a Sodoma e Gomorra, e vós fostes como um tição arrebatado do incêndio; contudo não vos convertestes a mim, disse o SENHOR.”.


Após o Criador trazer destruição a alguns dos israelitas, eles se tornaram tão sujos e inúteis como um tição tirado do fogo.


Assim era Israel no tempo de Zacarias:


  • Zacarias 3.2 -> “Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo”.


Josué, o Sumo Sacerdote, representava o corpo de Moisés (a saber, Israel). Israel, após a chegada do cativeiro da Babilônia, continuou cheio de pecados e muito oprimidos pelos inimigos porque o Criador os deixou nesta situação.


Mesmo depois de sofrerem o fogo de Sua punição, eles permaneceram no pecado, focado em seus interesses (Ag 1:2-4) e, assim, completamente ineficazes.


Assim, devemos procurar em Jesus que a pessoa pode se arrepender, converter e ser tomada do fogo.


Em relação ao vestuário manchado pela carne, isto relembra Levítico:


  • Lv 15:16,17 -> “Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde. Também toda a roupa, e toda a pele em que houver sêmen da cópula se lavará com água, e será imundo até à tarde.”.


Cada vesteo que é contaminado pela sensualidade deve ser odiada. No sentido espiritual, cada justiça contaminada por nossa carne deve ser rejeitado (precisamos buscar e praticar a justiça do reino dos céus – Mt 6:33).

E como colocar estes actos em prática?

Indo para o Criador sempre porque:


  1. Ele é capaz de nos conservar-nos sem pecado;

  2. Ele pode nos apresentar impecável diante da presença de Sua glória com alegria sobremodo excelente quando Jesus vier


  • Judas 1:24 -> “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória,”.


Através de Jesus, devemos dar ao Criador, nosso salvador (seja no nosso passado, presente ou futuro):


a) glória;

b) magnificência;

c) império;

d) poder:


  • Judas 1:25 -> “Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.”.

Conclusão

Todo o tempo precisamos ir ao Criador a fim de conceder a Ele todo o nosso passado, presente e futuro e ficar:


  1. Meditando ne a Sagrada Escritura;

  2. Edificando a nós e às pessoas ao nosso redor na graça e fé de Jesus Cristo;

  3. orando a Jesus no Espírito Santo:

  4. conservando-nos no amor de Jesus Cristo;

  5. aguardando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo no trono de Sua graça (Heb 4:16);

  6. exercendo misericórdia sobre os fracos na fé:

  7. salvando com temor aqueles que estão no fogo, odiando até mesmo toda a aparência do mal (1Ts 5:22).


Só assim podemos libertar-nos de:


  1. perder as promessas de Jesus Cristo (incluindo a vida eterna);

  2. ficar enredado na escuridão de Ha-Satan e, consequentemente, no medo da morte (Heb 2:14,15);

  3. ficar pobre espiritualmente perdendo tempo em prazeres carnais (Prov 21:17);

  4. andar no caminho de Caim, rompendo com as pessoas que Jesus colocou em nossa vida para serem salvas por nós;

  5. considerar os bens deste mundo mais importante do que nós mesmos, ao ponto de destruir tudo o que é realmente importante em nossa vida (amor, paz, felicidade) em troca de algum dinheiro que, em breve, seremos obrigados a deixar;

  6. perecer por lutar por causas que não trazem nenhum lucro real para a alma e espírito nosso e das pessoas ao nosso redor;

  7. julgamento do Criador (2Ts 1:7,8).



Nenhum comentário:

Postar um comentário