O QUE SIGNIFICA O DÉCIMO MANDAMENTO?
Êx 20:17 -> “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”.
Demorei muito para entender este mandamento. Afinal, qual é o problema de eu desejar ter algo igual ao meu vizinho ou se eu tentar negociar com o meu vizinho sobre algo que corresponde ao que eu preciso?
Finalmente, entendi que “cobiçar” é “desejar avidamente algo proibido”. O problema não é simplesmente o desejo algo proibido, mas persistir remoendo isto continuamente até encontrar uma maneira de burlar a lei:
*Buscando outros deuses e usando imagens de escultura* a fim de evocar alguma entidade espiritual e convencê-la a fazer algo contra aquele que está dificultando-nos de obter o que consideramos bênção;
*Utilizar o nome do Criador em vão* – (por exemplo, jurar falsamente em Seu nome e, assim, convencer as pessoas a acreditarem ou usar Seu nome para obter prestígio);
*Violar o repouso do Criador* – no Antigo Testamento, temos um exemplo disso em Ne 13:17-21; Amós 8:5,6; hoje, em vez de descansar e esperar em Jesus até que Ele realize Suas obras (Sl 37:7), nós não suportamos esperar e acabamos cansando o Criador com os nossos pecados (Isa 43:24);
*Assassinar*, a fim de facilitar o acesso ao objeto cobiçado;
*Adulterar* a fim de obter prazer mais fácil e mais rápido do que conciliar e melhorar a qualidade de relacionamento com o cônjuge;
*Roubar*;
*Mentir”, fazendo people nos favorecer em troca de falsas promessas e expectativas.
Em outras palavras, violação do décimo mandamento é a base para os outros pecados. E Tiago confessou isso:
Tg 1:14,15 -> “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.”.
A concupiscência (desejo exagerado por algo proibido), depois de ter concebido, dá à luz o pecado (faz as pessoas menosprezarem a lei que serve de ligação à pessoa que está sendo um problema - ver 1João 5:3) e, quando o pecado é consumado, quebra a ligação que os une (é a morte do relacionamento – Rm 6:23):
Tg 4:1 -> “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?”.
Assim, tenha um bom dia buscando e esperando em Jesus somente o que Ele conquistou para você (1Co 2:9; Ef 1:3; 2Peter 1:3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário