domingo, 9 de outubro de 2022

0226 - O que significa Mt 15:26?


O que significa Mt 15:26?


  • Mt 15:26 -> “Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.”. 


Por que Jesus disse isso para a mulher?


Para entender isso, precisamos analisar os outros versículos da Sagrada Escritura.


  • Mt 15:21 -> “E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom.”.

  • Mc 7:24 -> “E, levantando-se dali, foi para os termos de Tiro e de Sidom. E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se;”.


Após o conflito com os fariseus, Jesus desejava partir da Galiléia para Tiro e Sidom. Considerando que Ele não queria que ninguém soubesse, certamente Ele ansiava por ter intimidade com Seus discípulos.


Mas ele não podia se esconder porque uma mulher clamou por sua filha:


  • Mt 15:22 -> “E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada..

  • Mc 7:26 -> “E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.”.


Esta mulher nasceu em uma região que pertencia à Síria e à Fenícia (gentios, ou seja, pagãos), que faziam parte do Canaã que não foi conquistada pelos filhos de Israel (em particular, por Aser).


Mateus, escrevendo especialmente para os israelitas, fez questão de enfatizar que a mulher pertencia aos estranhos que eram vizinhos aos israelitas, sendo uma vergonha para eles que não acreditava (ainda mais considerando que Canaã era a região que as pessoas foram amaldiçoadas pelo Criador por seu culto hediondo aos deuses cruéis).


Esta mulher clamou “Senhor, filho de David”. Provavelmente, esta mulher clamou assim porque muitas pessoas foram abençoadas quando eles chamavam Jesus assim:


  • Mt 9:27 -> “E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando, e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi..


Esta expressão foi utilizada pelos israelitas para fazer referência ao Messias:


  • Mt 12:23 -> “E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi?”.


Então, como poderia essa mulher se referir a Jesus como Messias se, no início, Ele veio para os israelitas? Isso era contra-senso. Daí Jesus ter ignorado ela no início:


  • Mt 15:23 -> “Mas ele não lhe respondeu palavra...”.


Ela acreditava que Jesus era o Messias de Israel, mas ela precisava descobrir o que isso significava (ou seja, primeiro os israelitas; em seguida, os não-israelitas - Rom 1:16). E os discípulos também:


  • Mat 15:23 -> “... E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.”.


Os discípulos ficaram chateados em virtude do distúrbio e desejaram livrar-se da perturbação num instante. Jesus mostrou aos discípulos que ela, embora considerada alguém completamente indigna de algo bom (em virtude de pertencer a uma nação condenada à morte ao Criador no passado), por sua fé, ela foi considerada uma ovelha perdida de Israel (ver Rm 2:25-29).


  • Mt 15:24 -> “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”.


E note que a missão de Jesus Cristo foi dirigida para as ovelhas perdidas de Israel. Ele não foi enviado para recompensar os justos, mas para resgatar os criminosos (todos são pecadores e, por isso, alguém culpado de morte - Rom 6:23).


Mas, o que quis dizer quando ele disse isso? É bom lembrar o que os profetas disseram:


  • Is 49:6 -> “Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra..

  • Is 60:3 -> “E os gentios caminharão à tua luz, e os reis ao resplendor que te nasceu.”.

  • Is 2:3 -> “E irão muitos povos, e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do SENHOR.”.

  • Jr 4:2 -> “E jurarás: Vive o SENHOR na verdade, no juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações, e nele se gloriarão..

  • Sl 86:9 -> “Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.”.


Note que Jesus seria luz para todas as as nações. E Ele disse que muitas pessoas iriam participar da mesa do Criador vindo de todo o mundo:


  • Mt 8:11-12 -> “Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus; e os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”.

  • Lc 13:29 -> “E virão do oriente, e do ocidente, e do norte, e do sul, e assentar-se-ão à mesa no reino de Deus.”.


Além disso, foi no meio dos gentios que Jesus encontrou a maior fé (como podemos ver aqui e abaixo):


  • Mt 8:10 -> “E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”. 


Sem mencionar a conversão dos samaritanos em (João 4). Assim, observe o sucesso do ministério de Jesus Cristo entre os não-israelitas.


No entanto, Ele ordenou que Seus discípulos não fosse a lugar nenhum entre os gentios e não entrassem na cidade dos samaritanos, mas fossem, em vez disso, às ovelhas perdidas da casa de Israel. (Mt 10:5,6 - como aqui).


Por que? Muito em breve você vai descobrir isso.


Quando Jesus disse isso, Ele estava entrando na casa de alguém:


  • Mc 7:24 -> “... E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-se;”.


Then, the woman reached Him:


  • Mt 15:25 -> “Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!”.

  • Mc 7:25 -> “Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.”.


Observe que, agora, ela se referiu a Ele como seu Senhor (Ele não era apenas o Senhor da geração de Davi, mas seu Senhor também). No entanto, ela ainda precisava compreender o que significava o primeiro título que ela deu a Jesus (filho de Davi). Daí, Ele dizer:


  • Mt 15:26 -> “Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.”. 

  • Mc 7:27 -> “Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.”.


É curioso que esta história segue imediatamente à crítica de Jesus contra os fariseus, em virtude deles fazerem questão de condená-Lo e Seus discípulos por negligenciarem o ritual externo sobre o que é puro e impuro (ver Atos 10:10-15). Jesus disse que o que corrompe o homem é o que sai do seu interior.


Agora, todavia, Jesus parece afastar a mulher por sua nacionalidade. No entanto, é o oposto. Jesus estava tentando induzi-la a encontrar seu caminho no plano Dele (em vez de discutir com Jesus e tentar convencê-Lo de Seu “erro”, ela reconheceu a perfeição de Seu plano e tem fé suficiente para encontrar seu lugar na missão de Jesus Cristo).


Assim, ela não parou para lutar contra o preconceito, alegando que qualquer pessoa é especial (independentemente da sua raça, cor da pele ou nacionalidade) e digna de respeito e atenção. Em vez disso, sua necessidade a estimulou a cruzar a barreira entre israelitas e não-israelitas (especialmente porque ambos precisam de Jesus igualmente).


Como Filho de Davi, Jesus deve honrar primeiro os israelitas e, só depois de eles O rejeitarem, a salvação seria aberta aos não-israelitas também. A única maneira de ela ser abençoada é através da fé. Afinal, a fé veio antes da lei:


  • Rm 4:9-11 -> “Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;”.

Seguindo a lei e os profetas, somente após a morte de Jesus Cristo ela poderia ser abençoada. No entanto, pela fé, a graça estava disponível antes mesmo da fundação do mundo (1Pedro 1:20).


E ela deu espaço para sua fé aumentar em Jesus:


  • Mt 15:27 -> “E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores.. 

  • Mc 7:28 -> “Ela, porém, respondeu, e disse-lhe: Sim, Senhor; mas também os cachorrinhos comem, debaixo da mesa, as migalhas dos filhos.”.


Note que ela reconheceu os filhos de Israel como seus mestres na fé, ou seja, ela aceitou renunciar a todos os seus deuses e seguir a verdadeira salvação que vem de Israel (João 4:22). Embora, em nossa dispensação, o Criador use Jesus Igreja, todos os seus membros são, pela fé em Cristo, ovelhas perdidas da casa de Abraão (Isaac e Israel):


  • Gl 3:29 -> “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”.


E sua declaração de fé nisso era tão poderosa que o demônio foi obrigado a deixar sua filha imediatamente:


  • Mt 15:28 -> “Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”.

  • Mc 7:29 -> “Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.”.


E, quando ela foi para sua casa, ela encontrou sua filha em perfeita saúde:


  • Mt 15:28 -> “Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”.

  • Mc 7:30 -> “E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído.”.


Um ponto a ser observado é que Se Jesus curasse sua filha imediatamente, ela iria espalhar a notícia como fez o leproso (Mark 1:40-45) e, como mostrado no início, Ele não queria que ninguém soubesse.


Note, também, que a mulher pediu a Jesus Cristo “tenha misericórdia de mim”, e não “tenha misericórdia de minha filha” (Mt 15:22). Semelhantemente, quando vamos ajudar alguém, precisamos ter compaixão, isto é, o problema da pessoa precisa ser nosso problema também.


Finalmente, note que, em Mateus, este trecho está entre a multiplicação de dois pães. E lembre-se que, em ambas as passagens, os discípulos reuniram uma cesta cheia de migalhas suficientes para nutrir os “cachorrinhos” pouco depois que os “filhos” foram saciadas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário