sexta-feira, 21 de março de 2014

59 - É possível Deus dar dons a alguém que não tem compromisso com Ele?

OS DONS COMPROVAM QUE ALGUÉM É ESPIRITUAL?
É possível Deus dar dons a alguém que não tem compromisso com Ele? A princípio pode parecer que não. Contudo, veja o que é dito acerca dos irmãos de Corinto:

·        “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,” (1Co 1.5-7).

Como é possível que este grupo de pessoas tivesse todos os dons (tanto ministeriais como espirituais), se eles eram muito carnais (1Co 3.1-3)? Considerando que o papel dos dons espirituais é confirmar a Palavra de Deus (Mc 16.20; Hb 2.5), logo a presença dos mesmos revela a imensa imaturidade da Igreja.
Mesmo porque, quando se está em Cristo, que serventia tem, por exemplo, o dom de cura, já que a doença é consequência do pecado (Is 33.24; 53.4,5; 1Pe 2.24)? Para quê discernimento de espíritos, se todos estiverem em Cristo e maduros na fé? Os tais não serão enganados por falsos mestres, profetas, etc.
Enfim, quanto mais a Palavra se confirma no coração de cada pessoa, menos necessidade há, na vida do que crê, da manifestação de dons. Só haverá necessidade destes na hora que se fizer necessária a confirmação da Palavra de Deus na vida das pessoas que Deus colocou perto deles.
Não é à toa que Paulo não consegue curar Timóteo (1Tm 5.23), Trófimo (2Tm 4.20) ou Epafrodito (ele não foi curado pelo dom de cura através de Paulo, mas esteve doente por um bom período de tempo (Fp 2.25-27)). Eles, com certeza, não precisavam de mais confirmação da Palavra de Deus na vida deles. É bem provável que tais enfermidades eram oriundas de brechas que eles deram ao pecado.
Hoje, se os dons espirituais não têm sido vistos é porque, infelizmente, o evangelho do reino de Deus não tem sido pregado (ver Mt 24.14; Lc 4.43; 8.1). São pouquíssimos os que têm desejado a verdade (2Tm 4.3,4). O único evangelho que importa é o da teologia da prosperidade.
Talvez você ainda continue pensando: “Deus jamais usaria uma pessoa cheia de pecado para confirmar Sua Palavra. Jamais Ele daria dons a alguém que não for bastante espiritual.”.
Contudo, pense: o Espírito Santo usou todos os apóstolos para curar enfermos e expulsar demônios (Lc 10.9,17) quando nenhum deles ainda era convertido (Lc 22.31,32), muito menos amava o Salvador (Jo 14.28).
E quanto a Judas Iscariotes? Mesmo sendo ladrão (Jo 12.6), também foi usado para curar enfermos e expulsar demônios (ver Mt 10.1; Lc 10.17). Judas representa o grupo de pessoas que, embora sirva a Deus, não o faz por amor a Ele e ao próximo, mas por ser isto conveniente a si mesmo (porque isto, de algum modo, lhe agrada – veja isto em Mt 7.21-23; Lc 13.23-28).
Ou seja, a lição que podemos aprender aqui é que Deus pode usar quem Ele quiser e do modo que lhe agrada. Entretanto, isto não significa que tal pessoa é realmente um eleito de Deus. Antes, significa que:

·         O Favor de Deus é maior do que a maldade existente no coração do homem;
·         Deus é soberano e, mesmo quando a intenção do ser humano é má, Deus é capaz de usar isto a fim de confirmar ainda mais Sua bondade e Palavra (Jó 42.2; Rm 3.24-26; 11.32).
·         Devemos procurar conhecer a vontade de Deus em meio a cada pessoa que se aproxima de nós, independente da circunstância.

Ou seja, os seguidores de Jesus que se reuniam em Corinto tinham todos os dons porque Deus precisar corrigir a eles e a nós, mostrando a todos que o dom (seja ele ministerial (os de Ef 4.11) ou espiritual (os de 1Co 12.8-11), por mais excelente que seja, sem o amor, não tem serventia alguma (1Co 13.1-3).
Você pode então questionar: “mas então, qual é o requisito para receber dons e ser cheio do Espírito Santo”? Se encaixar no plano do Criador para sua vida. Se, em particular, quiser ser usado como vaso de honra, além disto deve também buscar em Cristo a santificação. Só assim estará apto para toda boa obra (2Tm 2.19-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário