quinta-feira, 26 de junho de 2014

63 - Quem é o povo de Deus? Israel ou a Igreja?



Quem é o povo de Deus? Israel ou a Igreja?

·         “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento (como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo,” (1Co 1.5-7).

Em toda a história da humanidade, sempre a Igreja foi o povo de Deus. O problema é que muitos acham que a Igreja só surgiu a partir do pentecostes. Isto não é verdade! Entendendo que a Igreja é edificada a partir do sangue de Cristo (Mt 16.18) e que este é conhecido antes da fundação do mundo (1Pe 1.20), logo a Igreja foi a primeira coisa que o Criador projetou. Além disto, Jesus foi muito claro ao orar ao Pai:

·        Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.” (Jo 17.9).

Ou seja, o objetivo de Jesus não é alcançar o mundo, mas sim trabalhar Seu caráter e Palavra em Sua Igreja e através dela. Embora Jesus só tenha vindo há 2.000 anos atrás, sempre a salvação foi por meio de Jesus. A diferença é que, enquanto as pessoas do Antigo Testamento eram salvas crendo em Jesus e no sacrifício que Ele ainda viria fazer, as pessoas do Novo Testamento são salvas crendo em Jesus e no sacrifício que Ele já fez. Contudo, NÃO EXISTE SALVAÇÃO FORA DE JESUS! EM HIPÓTESE NENHUMA!!!
A Igreja começou a ser instituída no Éden. Já que, onde estiverem dois ou três reunidos no nome de Jesus, ali Ele está (Mt 18.20), não existe melhor retrato de Igreja do que Adão e Eva antes do pecado: ali estavam em plena comunhão com o Criador e com o próximo (um com o outro). Quer melhor expressão de Igreja que uma família seguindo à risca os dois mandamentos de Jesus por meio do Espírito Santo?
Infelizmente, o ser humano pecou. Todavia, isto não muda o fato de que o povo do Criador sempre foi constituído daqueles que creem em Jesus e valorizam Seus dons e Palavra (isto é, a Igreja). O único diferencial é que, no Antigo Testamento, por ter Deus escolhido Israel (novo nome de Jacó – Gn 32.28) para ser Seu povo (Êx 3.7,10; 5.1; 22.25; 31.20; 32.9,10; 2Sm 7.11), a maior parte das pessoas que entregavam suas vidas ao Criador eram israelitas. Mesmo porque:

·        “... são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;  dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.” (Rm 9.4,5).

Como aprouve a Deus se revelar a Israel e através dele (a ideia é que as pessoas percebessem o que Jesus deixou claro: que o Reino de Deus jamais pode ser estabelecido baseado em carne e sangue, ou seja, como uma entidade física – 1Co 15.50), o mais natural é que a maioria dos que criam fosse de Israel. Contudo duas coisas precisam ser observadas:

·         Primeira: havia pessoas de outras nacionalidades que faziam parte do povo do Criador. Por exemplo:
o   Tamar (Mt 1.3), Raabe (Mt 1.5), Rute (Mt 1.5), Urias (Mt 1.6). Tanto é assim que vieram a fazer parte da genealogia de Cristo. Não havia necessidade de citar os nomes deles, a menos que fossem pessoas de destaque;
o   “Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ml 1.11) – note como não diz que o nome do Senhor “será grande”, mas sim “é grande” entre os gentios;
o   “Não me sois, vós, ó filhos de Israel, como os filhos dos etíopes? diz o SENHOR: Não fiz eu subir a Israel da terra do Egito, e aos filisteus de Caftor, e aos sírios de Quir?” (Am 9.7) – perceba como Deus repreende Israel pela soberba de achar que apenas eles eram povo do Criador. Entretanto, Deus também se manifestava a outros povos. Como disse Pedro:
o   “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” (At 10.34,35).
Deus chega a repreender os líderes religiosos da época de Isaías (chamou-os de cães gulosos – Is 56.10-12) justamente porque induziam as pessoas a acreditarem que nenhum gentio seria aceito pelo Criador como parte do Seu povo, ainda que se convertesse a Ele:
o   “E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.” (Is 56.3).
·         Segunda: não era a nação de Israel que era o povo eleito, mas apenas o remanescente fiel (Rm 9.27). Sempre foi assim.

A única finalidade da nação de Israel era mostrar para a Igreja de Jesus Cristo que o sistema religioso nunca funcionou e jamais funcionará. Embora a nação física de Israel seja usada por Deus para servir de ensino para Seu povo (a Igreja), jamais ela foi ou será o povo de Deus. Isto é uma mentira que o sistema religioso tem tentado consolidar na Igreja de Cristo, (felizmente sem qualquer êxito, já que a verdade do Senhor subsiste para sempre – Sl 117.2) com o intuito de defender o falso Israel que, por pertencer à elite global, se estabeleceu na terra que é, por direito, do verdadeiro Israel. E como o anticristo vem de Israel, é necessário induzir as instituições religiosas (principalmente as evangélicas) a se judaizarem (algo expressamente condenado na Escritura Sagrada – At 15.8-10; Gl 2.14). Não se esqueça que, para o anticristo poder se manifestar, primeiro tem que vir a apostasia (que nada mais é do que tentar induzir a Igreja a se encher das ordenanças da Antiga Aliança – Cl 2.18-23).











Nenhum comentário:

Postar um comentário