sábado, 30 de agosto de 2014

67 - Quem está operando? O Espírito Santo ou Ha-Satan? Como saber? - Parte 5



                                   8º -  COMUNHÃO DIRETA COM O ETERNO

Versículos que comprovam

O Eterno não quer permanecer nos bastidores. Tampouco quer que O adoremos sem conhecê-Lo. (Deuteronômio 13:2). Afinal, isso é o mesmo que adorar um outro deus, um deus estranho, pois estaremos, na verdade, adorando a imagem que fazemos do Eterno, quem pensamos ou queremos que Ele seja, e não quem Ele É. Ou seja, estaremos adorando o mesmo deus falso que cultuávamos quando estávamos no mundo. Só lhe demos um apelido para “consolarmos” nossa alma na ilusão (Isaías 28:15,17; 30:9-13; Jeremias 7:4).
A prova disto pode ser vista nestes trechos:

·          “Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (João 4:22-24)
·         “... Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.” (Atos 17:22,23). – Muitos, embora estejam adorando a Jesus, ainda não o conhecerem, não sentiram Seu toque, não ouviram Sua voz. Só O conhecem de ouvir falar (Jó 42:2).
           
            O Eterno quer que ouçamos Sua voz:

·         “Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.” (Êx 23.22);
·         “E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus;” (Dt 28.1,2);
·         “Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.” (Deuteronômio 13.4)
·         “Hoje declaraste ao SENHOR que ele te será por Deus, e que andarás nos seus caminhos, e guardarás os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e darás ouvidos à sua voz.” (Deuteronômio 26.17)
·         “E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,” (Dt 30.2)
·         “Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.” (Dt 30.20)
·         “E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” (Lucas 6:46)
·         “Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus” (Efésios 4:20,21)
·         “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão” (João 5:24,25)
           
            É desejo do Eterno que nos aproximemos Dele para O conhecermos pessoalmente, diretamente Dele:

·         “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim” (João 6.45).
·         “Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;” (Ef 4.20,21)
·         “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (I João 2:27)

            Tanto que Ele chama os que crê para junto de Si, para que do interior deles saia apenas aquilo que tem haver com Ele:

·         Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:28,29)Repare como Jesus não mandou ninguém ir para alguma religião, mas para ir até Ele e aprender DIRETO Dele.
·         “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:35-37).
·         “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna” (João 4:14).
·         “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado” (João 7:37-39)
             
Enfim, Jesus nos convida a um relacionamento direto e pessoal com Ele, a tê-lO operando dentro de nós e se movendo através de nós (e não apenas agindo externamente a nós de vez em quando).
Uma vez que o Espírito Santo iria revelar Cristo às pessoas (João 16:13,14), logo Seu objetivo é levar as pessoas a terem desejo ardente de estar junto Dele, já que o primeiro mandamento é:

·         “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as TUAS FORÇAS; este é o primeiro mandamento” (Marcos 12.30).

Como era nos tempos da Escritura Sagrada?

O Favor do Eterno era tão visível que, quando Barnabé chegou a Antioquia, ele o viu:

·         “O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração” (Atos 11:23).

Não basta ouvir falar da graça de Deus! É preciso “vê-la”, ou seja, ver Jesus ao VIVO favorecendo os indivíduos.
Até as pessoas do Antigo Testamento tinham mais amor ao Eterno do que as pessoas de hoje:

o   “Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” (Sl 42.1);
o   “Ó DEUS, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água;” (Sl 63.1);
o   “Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus.” (Sl 69.3);
o   “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.” (Sl 73.25,26)
o   “Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.” (Sl 84.1,2);
o   “Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios.” (Sl 84.10);
o   “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR.” (Sl 122.1);
o   “Aguardo ao SENHOR; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.” (Sl 130.5,6);
o   “Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama, não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, enquanto não achar lugar para o SENHOR, uma morada para o poderoso Deus de Jacó.” (Sl 132.3-5).

E isto não é tudo! Os que creem realmente conheciam e eram conhecidos pelo Eterno (Gl 4.9):

o   “E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levantate, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.” (At 9.10-12);
o   “Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio. O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;” (At 10.3,4);
o   “E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, e viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.” (At 10.10-15);
o   “Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem ( se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe ) foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” (2Co 12.2-4);
o   “Ó insensato gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?” (Gl 3.1) à Como que os Gálatas puderam ver Jesus crucificado se não estiveram presentes na ocasião? Com certeza o Eterno lhes deu uma visão tão intensa que eles tiveram a oportunidade de vivenciar aquele momento;
o   “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. (Ap 1.10,11).

Ora, pense: se não fosse para o Eterno ter relacionamento íntimo com o ser humano, então qual a finalidade de tudo que Ele sofreu no Gólgota? Se fosse para o Eterno continuar se comunicado apenas com uma minoria de líderes religiosos privilegiados, não precisava da instituição de um Novo Testamento.
Além disto, se até Ha-Satan, o adversário, conseguiu audiência com o Eterno (veja versículos abaixo), Sua Noiva amada não haveria de conseguir? Acaso tem o Eterno mais prazer de conversar com o adversário do que com Sua Noiva?

o   “E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde? Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra. Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face. E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR.”  (Jó 1.6-12);
o   “E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR. Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Então Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida. Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face! E disse o SENHOR a Satanás: Eis que ele está na tua mão; porém guarda a sua vida. Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça.” (Jó 2.1-7);
o   “Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.” (1Rs 22.19-22).

E hoje, o que se vê?

Para início de conversa, é raro ver um irmão que carrega a Escritura Sagrada por onde quer que vá. O celular ele carrega e até é capaz de voltar para pegá-lo caso tenha esquecido. A Escritura Sagrada às vezes chega até a ficar com teia de aranha, pois nem para levá-la à igreja a pessoa tem disposição.
O detalhe é que, como membro da Noiva de Cristo, aquele que crê deveria ter interesse em conhecer o Eterno melhor e entender Sua vontade (Ef 5.15-17). Como noiva apaixada, quem crê em Jesus deveria desejar estar com Ele o tempo todo, conhecê-Lo a fundo, ouvir Sua voz, enfim, ter uma intimidade profunda com Ele.
Contudo, se alguém vai ao hospital, ou se está numa fila, ou mesmo no ônibus, ao invés de aproveitar o tempo para evangelizar e meditar na Escritura Sagrada, prefere agir como os outros: ansioso, murmurando pelo mau atendimento e demora, se queixando dos problemas, quando deveria ser luz do mundo, aproveitando os montes da   dificuldade para pregar a paz com Deus pelo sangue de Cristo (infelizmente não querem ter “pés” sejam formosos - Isaías 52:7; Romanos 10:15; 2Timóteo 4:1,2).
O que se vê são pessoas interesseiras, buscando o Eterno tão somente quando desejam algo. Tratam-No como tratam as demais pessoas: quando precisam delas, as procuram: quando não, nem lembram que elas existem. Só fazem algo por obrigação, porque esperam receber.
A verdade é que a grande maioria não quer ter compromisso com o Eterno, tê-Lo em suas vidas 24 horas. Ainda não reconheceram que é Dele (e não só das bênção Dele) que elas precisam.
O Eterno não dá paz, amor e felicidade. Ele é amor (1João 4:16), paz (Efésios 2:14), felicidade, força (Neemias 8:10), refúgio (Salmo 46:1), etc. Enfim, Jesus Cristo é tudo que todos precisam e vêm buscando, mas ainda não encontraram.

                                               9º -  IMITAÇÃO (não invencionismo)

Versículos que comprovam

O Eterno nunca projetou que as pessoas inventassem métodos para cultuá-Lo. Veja alguns versículos que comprovam isto:

·         “Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis” (João 5:19,20);
·         “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.” (Jo 5.30);
·         “Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou” (João 5:36).
·         “Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis” (Jo 7.28)
·         “Disseram-lhe, pois: Quem és tu? Jesus lhes disse: Isso mesmo que já desde o princípio vos disse. Muito tenho que dizer e julgar de vós, mas aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido, isso falo ao mundo. Mas não entenderam que ele lhes falava do Pai. Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis quem eu sou, e que nada faço por mim mesmo; mas falo como meu Pai me ensinou(João 8:25-28).
·         “Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.” (Jo 8.38);
·         “Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.” (Jo 8.40);
·         “Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras(João 14:10,11).
·         “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar”. (João 16:13-15).
·         “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai” (João 14:12).

Note como o Eterno confirma no espírito de cada um aquilo que Ele fez quando esteve aqui em carne, a saber: aquilo que Ele, como Deus, tinha projetado desde a eternidade. Em outras palavras, o Espírito Santo testifica de Jesus, o qual testificou do Pai. E os que creem irão fazer o que o Eterno, em carne, fez. Nada de invencionismo.
 importante fazermos a seguinte distinção: uma coisa é nós fazermos a obra do Eterno; outra muito diferente é o próprio Eterno fazendo Sua obra por meio de nós. Por mais que nos esforcemos, jamais conseguiremos agradar a Deus, porque:
1º - Bom só existe um que é Deus (Is 64:6; Mt 19:17; Rm 3:9-18; Rm 7:13-21)
2º - Não temos nada para dar. Tudo pertence a Deus (Sl 24:10)
3º - Deus não precisa de nós (Salmos 50:9-13; Atos 17:25).
4º - por mais bem intencionados que possamos ser, uma vez que nós murchamos como a folha e somos arrebatados pelas nossas iniqüidades (Isaías 64:6), jamais seremos capazes do bem que desejamos fazer (Romanos 3:12; 7:18,19). O Eterno enxerga nossa justiça como trapos de imundície (Isaías 64.6; Zacarias 3:2,3).

Acha que estou exagerando? Já reparou quantas vezes somos traídos por nós mesmos, achando que nossos caminhos são puros, quando, na verdade, são caminhos de morte? Pode crer: nosso coração (aquilo que pensamos ser bom, sentimos ser correto) é nosso maior inimigo:
·          “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:13-17)
·         “Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25)
·         “Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz.” (Romanos 3:15-17).
·         Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).
·          Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.” (Provérbios 16:2).

É por isso que o Eterno não é servido por mão de homens e sai ao encontro apenas dos que se lembram Dele nos caminhos Dele:

·         “Saíste ao encontro daquele que se alegrava e praticava justiça e dos que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; neles há eternidade, para que sejamos salvos(Isaías 64:5).
·         “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas” (Atos 17:25).

Também é por isso que Jesus não aceita testemunho humano:
·         “Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. Eu, porém, não recebo testemunho de homem; mas digo isto, para que vos salveis.” (João 5:33,34).
·         Eu não recebo glória dos homens; mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. Eu vim em nome de meu Pai, e não me aceitais; se outro vier em seu próprio nome, a esse aceitareis. Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?(João 5:41-44).
·         “E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome. Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.” (João 2:23-25).

Muitos dizem: “eu quero viver para servir a Deus. Isso pode soar muito bonito e espiritual. Porém, não importa o que façamos: sempre que nossa carne entra em ação, só exala mau cheiro e contamina:

·         “Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia.” (Eclesiastes 10:1).
·         “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?” (1 Coríntios 5:6)
·         Um pouco de fermento leveda toda a massa.” (Gálatas 5:9) – Não precisa muito!
·         “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.” (Romanos 7:15-23).

Temos que nos conscientizar de que bom só existe um que é Deus. Por nós mesmos somos incapazes de algo bom:
·         “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8:5-8).
·         “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” (Gálatas 5:17).

Não podemos combater satanás com a nossa carne:

·         “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo” (II Coríntios 10:3-5).
·         “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.” (II Coríntios 12:9,10).
·         “E EU, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. (1Coríntios 2 :1-5)
·         “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?” (Marcos 12:24).

Tampouco podemos combatê-lo com as armas do mundo:

·         “Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? (Mateus 12:25,26).
·         “Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim(João 14:30).
·         “Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência.” (Efésios 2:2).
·         “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” (1João 5:19)
  • ”Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)

Sendo Ha-Satan o príncipe do mundo, como esperamos combatê-lo com os recursos ou métodos oferecidos por este? Mesmo porque Ha-Satan não é contra a moral, os bons costumes e as boas obras, mas sim contra qualquer expressão de bondade e amor da parte do Eterno pelos Seus filhos. Ele tem inveja. Daí instigar o ser humano com tal sentimento (Gênesis 4:6; Jonas 4:1-3; Mateus 27:18). Assim sendo:
·         “A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.” (Romanos 12.17)
·         “Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.” (I Tessalonicenses 5:15)
·         “Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção.” (I Pedro 3:9)
·         “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1)
·         “Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao SENHOR, mas com os sinceros ele tem intimidade. A maldição do SENHOR habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará.” (Provérbios 3:31-33).

Se lembra do que, na realidade, professamos quando fomos batizados?

·         “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” (Romanos 6:1-6).
 
Por isso Paulo dizia:

·         Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20).
·         “Por que estamos nós também a toda a hora em perigo? Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (I Coríntios 15:30,31).
·         “Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro.” (Romanos 8:36).
·         “Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” (Gálatas 6:14).
·         “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena...” (Colossenses 1:5).

Não se engane! É impossível servir a 2 senhores (Mateus 6:24). Ou estamos servindo ao Eterno a fim de Ele poder nos usar (2Timóteo 2:21), ou estamos servindo a nós mesmos, lutando pelas nossas pretensões malignas (Tiago 4:16).

Como era nos tempos da Escritura Sagrada?

Os autênticos servos do Eterno faziam conforme a palavra Dele, seguiam-O:

·         “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.” (Êx 25.8,9);
·         “E Moisés fez conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenou, assim o fez.” (Êxodo 40.16);
·         “Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.” (I Reis 17.5)
·         “Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.” (2Rs 18.36)
·         “E será que tomando vós a cidade, pôr-lhe-eis fogo; conforme a palavra do SENHOR fareis; olhai que vo-lo tenho mandado.” (Js 8.8);
·         “E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do SENHOR.” (I Crônicas 15.15);
·         “Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, que falara em nome do SENHOR.” (I Crônicas 21.19);
·         “E a mão de Deus esteve com Judá, dando-lhes um só coração, para fazerem o mandado do rei e dos príncipes, conforme a palavra do SENHOR.” (II Crônicas 30.12).
·         “O profeta que tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e fazem errar o meu povo com as suas mentiras e com as suas leviandades; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito algum a este povo, diz o SENHOR.” (Jr 23.28-32).
·         “E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.” (Mateus 9.9);
·         “E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, e logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.” (Mc 1.19,20)

E hoje, o que se vê?

Hoje há muito invencionismo nas instituições religiosas. Tem havido um sucateamento dos dons ministeriais e uma falsificação dos dons espirituais. Aquilo que o Eterno não ordenou (a saber, as obras faraônicas dos que se dizem ministros do Eterno) são feitas, enquanto que aquilo que o Eterno ordenou é negligenciado.
Para exemplificar isto, veja a tabela:

Em lugar de:
O que tem havido é:
Apóstolo
Missionário
Profeta
Proferidor de sonhos e desejos do coração (Jr 23.28-32)
Evangelista
Ministério de marketing
Pastor
Pregador da palavra
Mestre
Professor

Isto sem contar os ministérios e atividades que não existem na Escritura Sagrada:

o   Ministério de oração e intercessão;
o   Ministério de louvor e adoração -> Se este e o anterior fossem ministérios, todos teriam de possuí-los, já que a ordem é orar sem cessar (Mt 26.41; 1Ts 5.17) e em tudo dar graças (1Ts 5.18).
o   Ministério de dança;
o   Ministério de capoeira –> pesquise e verás que trata-se de uma religião afro-brasileira;
o   Ministério de esportes –> todo jogo nada mais é do que considerar o próximo, a quem deveria amar, como seu satanás (adversário). Brincar de fazer do amigo um inimigo pode realmente gerar inimizade;
o   Faculdade teológica ou seminário bíblico -> em primeiro lugar, a Escritura Sagrada não é para ser estudada, mas meditada (Sl 1.1,2). Além do mais, isto não é para ser feito por uma classe de privilegiados, mas sim por todos que realmente nasceram de novo.
o   Gincanas;
o   Bazar beneficente;
o   Quermesse – Este e o anterior visam adquirir dinheiro vindo de fontes estranhas, algo veementemente condenado pelo Eterno:
o   “Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.” (Êxodo 25.2);
o   “E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR” (Lv 10.1,2) – Não podemos oferecer ao Eterno o que queremos, mas sim o que Ele quer que lhe ofertemos;
o   E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? (Gn 3.11) – Só podemos nos apoiar naquilo que o Eterno revela. Não é correto buscarmos conhecimento de indivíduos que não são usados por Ele;
o   E todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todas as suas ofertas serão queimadas pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma assolação; porque pela paga de prostituta os ajuntou, e para a paga de prostituta voltarão. (Mq 1.7) – Toda dádiva que não vem do alto, descendo do Pai das Luzes (Tg 1.16,17), com certeza será usado para coisas malignas;
o   “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (2Co 9.7) – Só deve contribuir quem foi tocado pelo Eterno, e isto de acordo com o que foi proposto no coração dele;
o   Obras sociais -> Isto nada mais é do que terceirizar o amor ao próximo. Quem se deixa levar pela lábia destes falsos ministros, acaba renunciando a verdadeira felicidade (At 20.35);
o   Construção de templos e criação de instituições religiosas -> Nada disto foi vontade do Eterno (Is 66.1,2; At 17.24,25). Pelo contrário: ao invés de chamar as pessoas para o templo, o desejo do Eterno era ir pelo mundo afora pregando o evangelho a toda a criatura (Mc 16.15).

As instituições religiosas, no fundo, querem dar ao Eterno o que é de “César” e aos “Césares” da vida, o que é o Eterno (invertem tudo!). O que Eterno, como homem, quis dizer com Mateus 22:21? Que o dinheiro não serve em nada para fazer a obra de Deus. Veja Miquéias 1:7, bem como caso do jovem rico em Mateus 19:21. Jesus não disse para este jovem usar seu dinheiro na obra Dele, mas sim para dar tudo aos pobres para depois segui-Lo.
Os recursos deste mundo são dados tão somente para cumprirmos nossas obrigações para com os que são deste mundo (Mateus 17:25-27; Romanos 13:6).
Para ser mais exato: somos estrangeiros aqui. Estamos aqui só de passagem e, para que passemos por este mundo sem causar escândalos, nos são dados recursos. Não é para adquirirmos nada neste mundo (pois nada podemos levar dele – 1Timóteo 6:7,8), mas só cumprirmos nossas obrigações dando a cada um o que lhes é devido (Mateus 5:40-42; Tiago 5:2-6; romanos13:7), o que eles quer que lhe demos.
Enfim, aquilo que o Eterno pede “amor a Ele e ao próximo” (Mt 22.36-39) acaba sendo deixado de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário