2º - UNIDADE PERFEITA (A COMUNHÃO ENTRE IRMÃOS)
Versículos que comprovam
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“E eu já não estou mais no mundo, mas
eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles
que me deste, para que sejam um, assim como nós”. (João 17:11)
·
“Para que todos sejam um, como
tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. E
eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para
que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam
perfeitos em unidade, e para
que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles
como me tens amado a mim” (João
17:21-23).
Mas o que é ser perfeito em unidade?
·
“Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome
de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que
não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento
e em um mesmo parecer” (I
Coríntios 1:10).
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“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique,
que sintam o mesmo no SENHOR” (Filipenses 4:2).
·
“Completai o meu gozo, para que sintais
o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma
mesma coisa. (Filipenses
2:2).
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“Por isso todos quantos já somos perfeitos, sintamos isto mesmo;
e, se sentis alguma coisa de outra maneira, também Deus vo-lo revelará. Mas,
naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma regra, e sintamos
o mesmo” (Filipenses
3:15-16)
Mas, como fazer para que todos da igreja de Jesus
“pensem” e “sintam” a mesma coisa? Isto não é algo a ser feito por nós, mas sim
pelo Eterno em nosso espírito (Este
é Seu papel como Espírito Santo).
·
“Procurando guardar a unidade do
Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito,
como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um
só SENHOR, uma só fé, um
só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por
todos e em todos vós”. (Efésios
4:3-6)
O que precisamos fazer é confiar no estilo de vida
que o Eterno viveu em carne, a ponto de não abandonarmos os convertidos que Ele
congregou para estarem junto conosco (Hb 10.24,25).
Se assim for, o próprio Eterno promoverá Sua unidade, contanto que não desistamos
da unidade da fé e do vínculo da perfeição (colossenses 3:14):
·
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a
diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e
exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” (Judas 1:3)
É claro que para haver a verdadeira unidade é preciso, antes de tudo, que cada um faça as pazes com o Eterno (2Coríntios 5:18-20). Só ter prazer em ser CONHECIDO (visitado com poder) por Ele em seu espírito quem se reconciliou com Ele e tem confiança suficiente para entrar no “Santo dos santos” (Hebreus 10:19,22) e se deixar disciplinar por Ele em Seu estilo de vida a fim de ter seu coração purificado (hebreus 12:10). Afinal, somente tal pessoa estará totalmente livre (em paz) para dar todo o restante da sua vida nesta terra aos irmãos (João 15:13).
É para isso que a pessoa é batizada com o Espírito
Santo: para ser “imersa” no corpo de Jesus (1Co 12:13),
ou seja, para passar a ser membro INTERNO Dele (que não vê mais nada neste mundo – Gálatas 6;14). Note que somos revestidos de Jesus (romanos 13:14; Gálatas 3:27), ou seja, não somos a pele que fica em contato com
o mundo EXTERIOR.
Mas para ser cheio do Espírito Santo (e, portanto, membro da Sua noiva) é necessário ouvimos toda a palavra de Deus (e não somente parte – João 8.32) e nela crermos. Porém, como crer em toda a
verdade, se cada um fala uma coisa diferente? Se somente a parte da verdade que
convém é defendida pela instituição religiosa?
Daí a luta para preservar a unidade da fé. Uma vez
que Jesus é a própria palavra de Deus (João 1:1), alterar Seus
ensinamentos é o mesmo que pregar um Jesus diferente (2coríntios 11:4). Alguém pode se desculpar: mas tem coisas difíceis
de entender!
Porém, veja o que Pedro diz:
·
“E tende por salvação a longanimidade
de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a
sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas,
entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes
torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” (II Pedro 3:15,16).
A verdade é:
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“À lei e ao testemunho! Se eles não
falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” (Isaías 8:20)
·
“Mas o Espírito expressamente diz que
nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos
enganadores, e a doutrinas de demônios; pela hipocrisia de homens que falam
mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (I Timóteo 4:1,2)
·
“Se alguém ensina alguma outra
doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e
com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira
acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias,
blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e
privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos
tais.” (I
Timóteo 6:3-5).
De modo que:
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“... ainda que nós mesmos ou um anjo
do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja
anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se
alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” (Gálatas 1:8-9)
Assim sendo:
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“... todo aquele que ouvir as
palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa,
Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém
tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do
livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”
(Apocalipse
22:18,19)
Deus não brinca, muita menos quando o assunto é a
PUREZA da Sua palavra:
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“Os quais cuidam fazer com que o meu
povo se esqueça do meu nome pelos seus sonhos que cada um conta ao seu próximo,
assim como seus pais se esqueceram do meu nome por causa de Baal. O profeta que
tem um sonho conte o sonho; e aquele que tem a minha palavra, fale a minha
palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? diz o SENHOR. Porventura a
minha palavra não é como o fogo, diz o SENHOR, e como um martelo que esmiúça a
pedra? Portanto, eis que eu sou contra os profetas, diz o SENHOR, que furtam as
minhas palavras, cada um ao seu próximo. Eis que eu sou contra os profetas, diz
o SENHOR, que usam de sua própria linguagem, e dizem: Ele disse.” (Jeremias 23:27-31).
·
“Ainda veio a mim a palavra do
SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de
amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha
palavra para cumpri-la.” (Jeremias
1:11,12).
·
“Tão-somente esforça-te e tem mui bom
ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés
te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para
que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua
boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado
de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar
o teu caminho, e serás bem sucedido.” (Josué 1:7,8).
A palavra de Deus só é incompreensível para aqueles
que não amam a verdade, nem o amor que vem dela (2Tessalonicenses 2:10).
Antes, fazem de tudo para mudá-la, tentando adaptá-la à sua vida (Romanos 1:25). Não têm prazer na verdade (2Tm 4.3,4). Preferem confiar no poder da opressão e da
perversidade (Isaías
30:12) e, por isso, ouvem a palavra do Eterno de forma
tardia (Mateus;13:14,15; Lucas 24:25) ou
seja, como um mero remédio, uma receita para solução de problemas, quando ela
deveria ser lida como algo prazeroso, com o objetivo de conhecer melhor o Noivo
e agradá-lO em tudo.
Afinal, a palavra de Deus pura (na íntegra, sem distorção) é que é o poder Dele para salvar todo aquele que
crê (Romanos 1:16;
Tiago 1:21). Mudar uma vírgula que seja é como tirar um
fusível de um imenso aparelho de som: apesar de ser um componente
insignificante (pequeno
e barato), a sua retirada ou queima é o suficiente para
tornar o aparelho inútil.
Infelizmente as pessoas não estão se importando com
o que os outros pensam a respeito de Jesus. Acham que, só porque acreditam
Nele, está tudo bem. Contudo, o que diferencia uma religião da outra é “quem é
Deus?” e “qual a vontade Dele para nossas vidas?”.
Ora, sem isto eu te pergunto: que comunhão é essa
que todos tanto defendem? Digo isso porque, com todas as pessoas que converso,
sempre vejo a ênfase que elas dão na comunhão entre os irmãos. Porém, qual é o
padrão de comunhão que o Eterno quer dos Seus? Se não é para zelar pela
doutrina SÃ (I
Timóteo 1.10; II Timóteo 4.3 Tito 1.9 Tito 2.1), então para que ter comunhão? Vamos ter comunhão “em quê”?
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“OH! quão bom e quão suave é que os
irmãos vivam em união” (Salmos 133:1).
Note como não é para estar em união apenas 3 ou 4
vezes na semana numa instituição religiosa inventada por homens, mas para viver
em união. Mas afinal, o que é viver em união?
·
“E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti;
nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais
fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a
esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito
mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas
Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para
que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns
dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros
padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se
regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo
de Cristo, e seus membros em particular. (I Coríntios 12:21-27)
Inclusive, já reparou que este capítulo trata dos dons
espirituais?
·
“Acerca dos dons espirituais, não
quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis gentios, levados
aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero fazer compreender
que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e
ninguém pode dizer que Jesus é o SENHOR, senão pelo Espírito Santo” (I Coríntios 12 :1-3)
Quando de fato estamos no Espírito Santo, toda
nossa atenção sempre estará voltada para a Igreja e para aquilo que é
espiritual (Colossenses
3:1-3) (basta
pensar que todas as parábolas de Jesus começam com a expressão “reino de Deus”
ou “reino dos céus”. Exemplo: “o reino dos céus será semelhante a...” (Mateus
25;1)). Se não é assim, é porque estamos ainda na carne.
Neste caso, o Espírito Santo não habita em nós e, consequentemente, não somos
de Jesus (Romanos
8:9). Ainda que possamos estar em alguma instituição
religiosa ocupando algum ministério ou cargo, estamos, na verdade, nos
enganando e servindo a nós mesmos (com a ilusão de que estamos servindo ao Senhor só porque
o que fazemos tem contribuído para que a instituição religiosa na qual
congregamos cresça).
·
“Assim nós, que somos muitos, somos
um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes
dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida
da fé. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no
espírito, servindo ao Senhor; alegrai-vos na esperança, sede pacientes na
tribulação, perseverai na oração; comunicai com os santos nas suas
necessidades, segui a hospitalidade; abençoai aos que vos perseguem,
abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com
os que choram; sede unânimes
entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não
sejais sábios em vós mesmos; (Romanos
12:5,9-16).
Se de fato os irmãos são membros nossos, não
poderíamos pensar em fazer nada sem eles, tampouco em fazer ou buscar algo que
em nada servisse para suprir a necessidade de cada um deles (1João 3:16,17) (afinal,
onde o seu corpo vai, o seu rim, coração, etc., te acompanham). Agir independente da Igreja é o mesmo que dizer
“Jesus é anátema”, ou seja, declarar que Jesus e Seus membros são uma maldição
na nossa vida, um estorvo aos nossos planos, como se pudéssemos satisfazer a nós
mesmos melhor que Jesus e Seu corpo. Se você acha exagero, eu te pergunto: que
outra razão haveria para alguém servir aos seus desejos egoístas e mesquinhos?
Ou estamos agradando a Jesus ou a nós mesmos. Não
há como servir a 2 senhores (Mateus
6:24). O amor não pode ser fingido. Temos que ser
zelosos com o zelo de Deus (Números
25:11; II Coríntios 11.2). Na maioria das vezes só se encontra o irmão na instituição
religiosa da qual ele é membro. Ninguém vai à casa dele para saber como está,
tampouco está interessado nas suas necessidades. Embora pertença à denominação,
é como se não pertencesse, pois tem que lutar sozinho (só com Jesus) para vencer. Às vezes o irmão se afasta da instituição
religiosa e ninguém percebe sua falta. Talvez esteja na UTI do hospital
precisando de uma palavra de consolo (2Coríntios 1:3-5),
mas só depois de morto há meses é que a notícia dele chega aos poucos que
conseguem (com
dificuldade) se lembrar dele.
No entanto, o que foi que o Eterno disse a este
respeito?
·
“Está alguém entre vós aflito?
Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Está alguém entre vós
doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite
em nome do Senhor; e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará;
e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai as vossas culpas
uns aos outros, e orai uns pelos outros,
para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5:13-16).
Está ALGUÉM (singular) aflito? Ore.
Quem? Todos. Está doente? Mobilize toda a Oholiau (grupo de pessoas convertidas) é vá até o enfermo para buscar sua recuperação. Já
imaginou o impacto que teria (na
vizinhança e na vida do irmão) todos os
membros da equipe indo até sua casa para comunicar-lhe os dons (Romanos 1:11) que Deus colocou na sua dispensa (1Coríntios 4:2; 1Pedro 4:10), especialmente para socorrê-lo neste tempo
oportuno (Hebreus
4:16) com a “ração” (Mateus 24:45)
que sai diretamente da Sua boca (Mateus 4:4)?
O amor tem que ser sem hipocrisia. Pense: se fosse
seu filho que tivesse necessitado, você iria permanecer indiferente ou enviar
ajuda por meio de terceiros? Ou será que você não faria todo o esforço para ir
pessoalmente, mesmo que ele tivesse em outro país?
E se fosse você o necessitado? Gostaria
simplesmente de obter ajuda financeira, ou ser visitado por todos os irmãos
recebendo, pessoalmente, da mão de cada um, o que Eterno já lhe deu (no que tange ao corpo que Ele proveu
para habitar entre nós)? (1Coríntios
2:9,12)
Além disso, quando um membro do seu corpo (por exemplo, seu dedinho) dói, seu corpo inteiro não sente? Você não se
mobiliza todo para tratá-lo?
E o que dizer dos seus reflexos? Você pode estar
dormindo que, se alguém tentar lhe queimar o braço, você o retira instantaneamente.
Mas como? Isso porque o cérebro detecta que algo está agredindo o seu corpo,
envia comandos para seu braço e ele se move.
Se realmente o Eterno, em Seu papel como homem, é
nossa cabeça (ou
seja, se nos tornamos membros do Seu corpo),
nossa comunhão com Sua igreja deveria ser tal que, se um irmão estivesse sendo
ameaçado, deveríamos estar sensíveis à Sua ação em nosso espírito, a ponto de
ouvirmos Sua voz nos mandando orar ou ir ao encontro dele, mesmo sem saber o
que está acontecendo.
·
“Mas, sobretudo, tende ardente
amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.
Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações” (I
Pedro 4:8,9).
·
“Antes, seguindo a verdade em amor,
cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo,
bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa
operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em
amor” (Efésios
4:15-16).
Não é o pastor que promove o crescimento da igreja,
mas Jesus Cristo por meio de CADA MEMBRO DO CORPO! Não há desculpa para jogar a
responsabilidade nas costas dos outros.
Já reparou que a oração do Pai-Nosso é toda no
plural? Pai nosso (não
é meu pai), pão nosso (não é meu pão),
venha a nós, nossas ofensas, não nos deixes, livrai-nos
do mal.
Isso, sem contar nos diversos trechos onde mostra a
reciprocidade (uns
aos outros – como será mostrado no item “E hoje” desta sessão).
Como era nos tempos da Escritura Sagrada?
·
“E em toda a alma havia temor, e muitas
maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam
juntos, e tinham tudo em comum. (Atos 2:43,44).
·
“E era um o coração e a alma
da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era
sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns”. (Atos 4.32)
·
“Roguei a Tito, e enviei com ele um irmão.
Porventura Tito se aproveitou de vós? Não andamos porventura no mesmo
espírito, sobre as mesmas pisadas?” (II Coríntios 12:18)
Note como eles eram perfeitamente unidos na maneira
de pensar e sentir.
E hoje, o que se vê?
Analisemos alguns versículos que mostram a
reciprocidade que deve haver na Igreja e vejamos se isto é real nas
instituições religiosas:
i.
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos
outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos
ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns
aos outros” (João
13.34-35).
ii.
“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos
outros, assim como eu vos amei” (João 15.12).
iii.
“Isto vos mando: Que vos ameis uns aos
outros” (João
15.17).
iv.
“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor
fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12.10).
v.
“A ninguém devais coisa alguma, a não
ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a
lei” (Romanos 13.8)
vi.
“Quanto, porém, ao amor fraternal,
não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por
Deus que vos ameis uns aos outros” (I Tessalonicenses 4.9).
vii.
“Purificando as vossas almas pelo
Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros
com um coração puro” (I
Pedro 1.22).
viii.
“Porque esta é a mensagem que
ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.” (I João 3.11)
ix.
“E o seu mandamento é este: que
creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos
outros, segundo o seu mandamento.” (I João 3.23)
x.
“Amados, amemo-nos uns
aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e
conhece a Deus.” (I
João 4.7)
xi.
“Amados, se Deus assim nos amou,
também nós devemos amar uns aos outros.” (I João 4.11)
xii.
“Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos
outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.” (I João 4.12)
xiii.
“E agora, senhora, rogo-te, não como
se escrevesse um novo mandamento, mas aquele mesmo que desde o princípio
tivemos: que nos amemos uns aos outros” (II João 1.5).
Por treze vezes é dito para amarmos uns aos outros.
Entendendo que amor implica em uma ligação tão forte a ponto de ser capaz de
dar a vida pelos irmãos (Jo
15.12,13), eu te pergunto: tem havido este tipo de união
entre os membros da instituição religiosa? Pelo contrário, o que se vê é cada
um buscando a deus (com
letra minúscula porque, infelizmente, a maioria das pessoas não estão buscando
ao Jesus que é mostrado na Escritura Sagrada, mas sim ao Jesus que eles
inventaram) no seu cantinho. Ninguém se importa com a dor do
próximo, mas tão somente com os gritos da sua alma desesperada e insaciável.
·
“Portanto recebei-vos uns
aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.” (Romanos 15.7).
Os frequentadores das instituições religiosas, nem
mesmo no ambiente das mesmas cumprem este mandamento. Antes, formam-se “panelinhas”,
das quais tem direito de participar aqueles que atendem os requisitos daquele
que as formou.
Como se isto já não fosse um absurdo, após sair da
instituição religiosa, nem mesmo os membros da “panela” são recebidos em suas
casas uns pelos outros.
·
“Eu próprio, meus irmãos, certo
estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de
todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.” (Romanos 15.14)
·
“A palavra de Cristo habite em vós
abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns
aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR
com graça em vosso coração” (Colossenses
3.16).
A tarefa de admoestar não é exclusividade dos
líderes religiosos, mas um dever de uns para com os outros.
Mas, o que é admoestar? Advertir alguém de forma
branda a fim de estimulá-lo àquilo que é certo. Por que isto tem que ser
privilégio apenas de pastores? Uma vez que todos vamos participar do julgamento
de anjos (1Co
6.2,3), será que não temos capacidade de sermos usados
pelo Eterno para ajudar alguém?
Se Jesus não morreu e ressuscitou para que fôssemos
usados para trabalhar o coração das pessoas, então não precisava do Novo
Testamento. Podia continuar no esquema do Antigo Testamento, onde havia uma
elite sacerdotal só por conta dos serviços sagrados, restando ao povo o papel
de ficar distante, alheio a tudo, simplesmente lançando suas pérolas e coisas
santas (ver
Mt 7.6) para financiar rituais exóticos e obras faraônicas
para orgulho dos que as projetaram.
·
“E consideremo-nos uns aos
outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, não deixando a nossa
congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos
outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” (Hebreus 10.24,25)
Não é para deixar a congregação em momento algum. Vinte
e quatro horas por dia (até
dormindo, pois o espírito não dorme)
temos que estar em comunhão com a Igreja, sempre prontos para atender ao
chamado do Eterno como um pronto socorro espiritual. De repente, o Eterno pode querer
nos conduzir em direção de algum irmão (João 3:8; Atos 2:2).
A qualquer momento pode ser chamado para testemunhar um milagre de Deus.
Eu te pergunto: será que o Eterno tem tido espaço
no espírito dos que dizer crer Nele? Ele realmente tem podido cumprir Sua
vontade neles, ou há algo os prendendo?
Infelizmente as pessoas não levam a sério o trecho
todo, interpretando “não deixando a congregação” como não deixando a
instituição religiosa que frequentam. Contudo, o verdadeiro sentido é: não
abandonar os irmãos que abraçaram a Nova Aliança, estando pronto como soldado (2Tm 2.3-5) para ser convocado pelo Espírito Santo a qualquer
hora do dia ou da noite.
A verdade, no entanto, é que ninguém anda tendo
consideração com o próximo, nem mesmo com os que frequentam a mesma
congregação. Tanto que, muitas vezes, é mais fácil lidar com pagãos e ímpios do
que com aqueles que alegam ser de Jesus. A maioria deles é mais egoísta,
avarento e mau funcionário do que os que negam Jesus.
·
“Saudai-vos uns aos outros com santo ósculo. As igrejas de
Cristo vos saúdam” (Romanos
16.16).
·
“Todos
os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo” (I Coríntios 16.20).
·
“Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos
vos saúdam” (II
Coríntios 13.12).
·
“Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz seja com
todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém.” (I Pedro 5.14)
Quantas são as vezes em que os que se dizem irmãos
em Cristo escondem a face um do outro. E quando não, cumprimentam apenas por
educação, de modo hipócrita, não sentindo dentro de si a saudação que estão a
proferir.
·
“Porque vós, irmãos, fostes chamados
à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos
outros pelo amor.” (Gálatas
5.13)
·
“Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos
lavei os pés, vós deveis também lavar
os pés uns aos outros” (João 13.14)
Se é difícil de achar indivíduos que servem por
dinheiro, quão dirá por amor. Mesmo dentro das instituições religiosas, os
indivíduos se comportam piores que o servo inútil de Lc 17.10, pois, nem
pagando, fazem o que foi mandado.
·
“Com toda a humildade e mansidão, com
longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Efésios 4.2).
Os que se dizem crentes não andam sendo capazes de
suportar nem mesmo uma gripe ou unha encravada (logo já começam murmurar, lamentar a vida), nem mesmo são capazes de ser gratos pelo emprego
e pela saúde para trabalhar (antes,
se queixam por não poder ser livres para viver de modo fútil), você acha que alguém é capaz de servir de suporte
na vida do próximo?
Nem as mães andam suportando educar os filhos (os abandonam nas creches para que
outros façam o que as mães de outrora consideravam uma dádiva). Não conseguem mais fazer nada “de graça” (ou melhor, pela graça, ou seja, em
prol do privilégio de poder viver o Favor do Eterno em sua vida). Eu te pergunto: quem você conhece que realmente
consegue servir de suporte, com sua vida, para conservar a fé do irmão em
Jesus?
·
“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém
tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós
também” (Colossenses
3.13)
E quanto ao perdão? Nunca houve uma sociedade tão
dura de coração, difícil de reconciliar, quanto esta (como profetizou Paulo – 2Tm 3.1-5). São poucos que creem no poder da piedade.
Olhe, por exemplo, para os líderes religiosos, em
particular o pastorado evangélico. Por que existe tanta heresia? Principalmente
por falta de perdão. Não conseguindo mais suportar a cara do líder religioso de
sua instituição religiosa, resolvem abrir um novo templo e fundar seu próprio
feudo.
·
“Antes sede uns para com os outros
benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em
Cristo.” (Efésios
4.32)
Como se já não bastasse tudo que foi dito no item
anterior, tente mostrar para o líder da instituição religiosa que frequentas
algum erro que ele esteja cometendo. Sem qualquer misericórdia ele vai te
ofender dizendo que você está na carne, que não tem unção, etc.
Usando deturpadamente trechos como (1Cr 16.22; Sl 105.15), irão alegar a infalibilidade papal romana para
si, dizendo que ninguém tem direito de questioná-los.
A bem da verdade cumpre-se as profecias de Isaías e
Ezequiel:
o
“Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães
mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E
estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada
compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua
ganância, cada um por sua parte. Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida
forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.” (Is 56.10-12).
o
“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza,
e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se
apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a
gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não
ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas
dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver
pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se
espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por
todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face
da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.” (Ez 34.2-6).
E se os líderes religiosos são deste modo, o que
esperar de seus seguidores? Como esperar bondade em um lugar onde se cultua, na
verdade, os desejos da carne (também
conhecido como teologia da prosperidade),
onde o que se busca é métodos mais eficazes para tentar manipular o Eterno,
convencendo-O a atender Seus pedidos.
·
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Efésios 5.21).
·
“Semelhantemente vós jovens, sede
sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque
Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (I Pedro 5.5).
Se os pastores são os primeiros a quererem sujeitar
as ovelhas a si (contrariando
o que Jesus e os apóstolos ensinaram em Mt 20.25-28; 1Pe 5.1-3), como não esperar que as ovelhas mais fortes não
pensem em sujeitar as fracas, se aproveitando da debilidade delas? Pense no que
é pregado nos cultos de prosperidade: “você será cabeça e não cauda”. A maioria
busca no Eterno não precisar depender dos outros, mas sim levá-los a depender
de si.
·
“Portanto, consolai-vos uns
aos outros com estas palavras.” (I Tessalonicenses 4.18)
Só tem sentido se falar em consolo quando alguém
está sofrendo injustamente, em particular por amor ao evangelho. No entanto, os
que dizem crer em Jesus são os primeiros a fazerem o dano (seguindo o caminho dos irmãos de
Corinto – 1Co 6.6-8).
Nunca os “seguidores do Cordeiro” tiveram tantos
privilégios na sociedade. Não tem havido perseguições por amor no nome de Jesus
(por que será,
já que Ele profetizou que isto aconteceria? Será que Ele errou?). Logo, não tem do que consolar.
E, mesmo que tivesse, quem anda tendo tempo para o
próximo? Nem mesmos os líderes religiosos, que são muito bem pagos pelos
membros para exercer esta função, não consegue achar tempo para isto, o que
dirá dos demais membros que, além de sustentar a família e o governo corrupto,
ainda têm carregar nas costas os líderes religiosos com seus fardos pesados (ver Mt 11.28-30).
·
“Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum
de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3.13)
Não é para o pastor exortar no culto de domingo,
mas para os membros exortarem uns aos outros TODOS, TODOS os dias.
Mas afinal, o que é exortar? Estimular alguém a
algo. Como, contudo, alguém terá condições de estimular o próximo a não pecar,
sendo que a dieta alimentar espiritual oferecida nas instituições religiosas
consiste das gordas porções de licenciosidade (ministério de dança, capoeira, esportes, gincanas
evangélicas, amigo invisível, boates e danceterias gospel, etc.)? Exatamente como acontecia em Roma e Corinto (Rm 2.24; 1Co 5.1).
·
“Por isso exortai-vos uns
aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis” (I Tessalonicenses 5.11)
Como citado no item anterior, como alguém poderá
servir de edificação na vida do próximo, se tem agido pior do que ele? Note
como não é para o pastor ensinar as ovelhas, mas para uns ensinarem aos outros.
Infelizmente, o sistema religioso tem induzido os
indivíduos a acharem que a Escritura Sagrada é difícil ser entendida,
necessitando, assim, de algum intelectual que mergulhe fundo na teologia para
lhes ensinar a verdade, o que contraria vários trechos da Escritura Sagrada (Mt 11.27; 1Co 1.26-29; Tg 2.5; 1Jo
2.27).
No entanto, qualquer um pode ter acesso à revelação
do Eterno, bastando para isto não deter a verdade que está sempre a chegar até
si (Jo 6.44,45; Ef
4.20,21).
·
“Confessai
as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que
sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5.16)
Não
é só a oração do pastor que tem efeito, mas a de qualquer irmão, desde que
verdadeiramente esteja sendo movido pela justiça de Deus. Mas como alguém
poderá orar por alguém, se está muito ocupado consigo mesmo?
Quanto a confessar a
culpa, como se o coração tem se tornado mais duro do que diamante (Zc 7.11,12) por causa do amor ao dinheiro (1Tm 6.9-11) e das raízes de amargura (Hb 12.15), de modo que não tem mais lugar para
arrependimento nos corações (Hb
12.16,17).
Ora, se somos um corpo,
como se prega na instituições religiosas (Rm 12.5; 1Co 12.27; Ef 4.12), como podemos amputar as pessoas com tanta
facilidade da nossa vida, ainda mais sabendo que a plena concordância leva o
Eterno a atender nossas orações (Mt 18.18-20)?
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