13º - PUREZA
Versículos que comprovam
·
“Não me disse ele mesmo: É minha
irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza
das minhas mãos tenho feito isto.” (Gênesis 20.5) à Abimeleque não foi morto porque agiu com pureza.
·
“Recompensou-me o SENHOR conforme a
minha justiça; conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu.” (II Samuel
22.21)
·
“E me retribuiu o SENHOR conforme a
minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos.” (II Samuel
22.25)
·
“Recompensou-me o SENHOR conforme a
minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos.” (Salmos 18.20)
·
“Assim que retribuiu-me o SENHOR
conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus
olhos.” (Salmos 18.24) à
·
“E livrará até ao que não é inocente;
porque será libertado pela pureza de tuas mãos.” (Jó 22.30) à É pela pureza de mãos que o Eterno liberta o que
não é inocente;
·
“O que ama a pureza de coração,
e é amável de lábios, será amigo do rei.” (Provérbios 22.11) à Para ser amigo do Rei dos reis, tem que ter coração puro;
·
“E voltarei contra ti a minha mão, e
purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza.”
(Isaías 1.25) à Sempre o Eterno se empenha para purificar os
indivíduos;
·
“E acontecerá naquele dia, diz o
SENHOR dos Exércitos, que tirarei da terra os nomes dos ídolos, e deles não
haverá mais memória; e também farei sair da terra os profetas e o espírito da impureza.”
(Zacarias 13.2) à o Eterno faz questão de remover o espírito da
impureza/
·
“Antes, como ministros de Deus,
tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas
necessidades, nas angústias, na pureza, na ciência, na longanimidade, na
benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido,” (II Coríntios 6.4,6) à a pureza deve ser uma das coisas a nos
identificar;
·
“Porque as obras da carne são
manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,”
(Gálatas 5.19) à a impureza é característica da obra de quem não
tem o Espírito Santo (ajunte com Rm 8.9);
·
“E digo isto, e testifico no Senhor,
para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua
mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela
ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido
todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a
impureza.” (Efésios 4.17-19) à a impureza implica em perda de sentimento;
·
“Mas a prostituição, e toda a impureza
ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;” (Efésios 5.3) à a impureza nem nome deve ter no meio dos
seguidores do Eterno;
·
“Mortificai, pois, os vossos membros,
que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição
desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” (Colossenses
3.5) à a impureza jamais deve ser membro nosso;
·
“Ninguém despreze a tua mocidade; mas
sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”
(I Timóteo 4.12) à Devemos ser exemplo de pureza
·
“As mulheres idosas, como a mães, às
moças, como a irmãs, em toda a pureza.” (I Timóteo 5.2) à as irmãs devem ser tratadas com pureza.
Mas, o que é pureza? Fidelidade às origens.
Entendendo que todos são originados no Eterno, quando alguém permite que Seu
caráter e propósito para ele seja adulterado, então se tornamos impuro, o que
impede que o Eterno ministre ao coração dos indivíduos através dele. Ele pode
até usá-lo externamente (através do que Ele fala ou faz), mas jamais ele, em
si, poderá ser usado para comunicar uma
virtude do Eterno.
Como era nos tempos da Escritura Sagrada?
·
“E o vulgo, que estava no meio deles,
veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e
disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito
comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e
dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná
diante dos nossos olhos. Então soprou um vento do SENHOR e trouxe codornizes do
mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro
lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra. Então o povo se
levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram
as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si
ao redor do arraial. Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela
noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha,
colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial. Quando a carne
estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do
SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande. Por
isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o
povo que teve o desejo.” (Nm 11.4-6,31-34) à Quem deseja aquilo que não agrada ao Eterno
profana Seu nome e desperta desejos impuros.
·
“E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a
mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira
do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e
morreu ali junto à arca de Deus.” (2Sm 6.6,7) à No que Davi não seguiu corretamente o mandamento do Eterno (1Cr 15.2),
ele estava contaminando Sua palavra.
·
“Eu abri ao meu amado, mas já o meu
amado tinha se retirado, e tinha ido; a minha alma desfaleceu quando ele falou;
busquei-o e não o achei, chamei-o e não me respondeu. Acharam-me os guardas que
rondavam pela cidade; espancaram-me, feriram-me, tiraram-me o manto os guardas
dos muros.” (Ct 5.6,7) à Nesta época, uma mulher andar na rua de noite era
um escândalo;
·
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo
foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem,
achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido, como era
justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.” (Mt 1.18,19) à Mulher se prostituir, estando em casa de seu pai, era delito passível
de morte (Lv 21.9; Dt 22.13-21);
·
“E nisto vieram os seus discípulos, e
maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe
disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?” (Jo 4.27) à um homem e uma mulher sendo vistos conversando em público era
considerado algo vergonhoso, como se pode ver no livro de Cantares:
o
“Ah! quem me dera que foras como meu irmão, que
mamou aos seios de minha mãe! Quando te encontrasse lá fora, beijar-te-ia, e
não me desprezariam!” (Cantares 8.1).
·
“Mas um certo homem chamado Ananias,
com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço,
sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos
apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração,
para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que
formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E
Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre
todos os que isto ouviram.” (At 5.1-5) à Aqueles que mentiram ao Eterno morreram, pois estavam profanando
(tornando comum) as ofertas dos irmãos. Enquanto os demais ofertavam com
intenção de ajudar quem tinha necessidade, eles queriam tão somente parecer que
pertenciam ao Eterno. Ou seja, eles não eram membros do corpo de Cristo a
serviço deste, mas sim pessoas que estavam tentando mobilizar os membros a seu
favor.
·
“Todavia Saulo, que também se chama
Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele, disse: Ó filho do
diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça,
não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? Eis aí, pois, agora
contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no
mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda,
buscava a quem o guiasse pela mão.” (At 13.9-11) à Elimas, o mágico, estava tentando contaminar os retos caminhos do Senhor
e, por isto, ficou cego.
Pureza e santidade
são dois conceitos que andam juntos e se complementam:
·
Pureza quer dizer que a doutrina da Escritura
Sagrada não foi contaminada por conceitos e valores mundanos;
·
Santidade quer dizer que um dado indivíduo foi
separado para uso exclusivo do Eterno.
Note como qualquer tentativa de perverter os retos
caminhos do Eterno era severamente punida. O Eterno fica deveras indignado
quando algo se coloca entre Ele e Seus seguidores, quando conceitos e valores
errados são introduzidos, levando aquele que deseja ter intimidade com Ele para
mais longe Dele.
E hoje, o que se vê?
Se hoje quase não se vê o Eterno defendendo
milagrosamente a pureza do Seu caráter e doutrina é porque, infelizmente, os
indivíduos não estão indo até Ele para cultuá-Lo, mas sim para buscar ser feliz
e próspero no mundo, sem o peso na consciência por não estar buscando ao
Eterno.
Note como, cada vez mais, as instituições
religiosas estão introduzindo costumes e práticas do mundo a fim de convencer
os mundanos a frequentar seus templos religiosos e, com isto, aumentar a
arrecadação financeira.
Infelizmente distorceu-se a ideia de conversão.
Hoje, converter é sinônimo de se filiar a uma instituição religiosa, frequentar
regularmente as reuniões que são feitas no templo, contribuir seja física ou
financeiramente com os rituais e projetos ali executados e, sobretudo, obedecer
cegamente ao líder religioso.
Este barateamento da salvação agradou os líderes
religiosos que, agora, poderão engordar sua alma com as contribuições dos
adeptos (1Sm 2.29; Pv 27.20; Jr 5.28 ; Os 4.8; Hc 2.5) e ao povo que, agora,
não precisa se preocupar em andar humildemente com o Eterno (Mq 6.8).
Afinal, é mais conveniente ser fiel a princípios
religiosos do que buscar o arrependimento e conversão de coração, pelo
privilégio de andar com o Eterno no mesmo estilo de vida que Ele viveu enquanto
esteve aqui.
14º - SANTIDADE
Versículos que comprovam
i.
“Ó SENHOR, quem é como tu entre os
deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores,
realizando maravilhas?” (Êxodo 15.11) à O Eterno é glorificando quando alguém se santifica, pois é aí que ele
testifica que só o Eterno é importante;
ii.
“Tu, com a tua beneficência, guiaste
a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.”
(Êxodo 15.13);
“Tu, pois, lhes profetizarás todas
estas palavras, e lhes dirás: O SENHOR desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua
voz desde a morada da sua santidade; terrivelmente bramirá contra a sua
habitação, com grito de alegria, como dos que pisam as uvas, contra todos os
moradores da terra.” (Jeremias 25.30) à Existe um lugar específico para a santidade do Eterno repousar, a
saber, a vida de quem Nele crê. O Eterno faz ouvir Sua voz desde o lugar onde
Sua santidade mora, ou seja, Ele faz ouvir Sua voz a partir da vida daqueles
que Nele creem;
iii.
“Também farás uma lâmina de ouro
puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR.”
(Êxodo 28.36);
“E a mitra porás sobre a sua cabeça;
a coroa da santidade porás sobre a mitra.” (Êxodo 29.6);
“Fizeram também, de ouro puro, a
lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de
selo: SANTIDADE AO SENHOR.” (Êxodo 39.30);
“E pôs a mitra sobre a sua cabeça; e
sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de ouro, a coroa da santidade,
como o SENHOR ordenara a Moisés.” (Levítico 8.9);
“Naquele dia será gravado sobre as campainhas
dos cavalos: SANTIDADE AO SENHOR; e as panelas na casa do SENHOR serão
como as bacias diante do altar.” (Zacarias 14.20) à a mitra que ficava sobre a cabeça do sumo-sacerdote deveria receber a
coroa da santidade, como que declarando que o sumo-sacerdote era separado para
uso exclusivo do Eterno. O mesmo acontecerá com o remanescente de Israel no
milênio. Isto mais uma vez confirma que a santidade é o marco que identifica
alguém como pertencendo ao Eterno;
iv.
“E qualquer que o comer levará a sua
iniqüidade, porquanto profanou a santidade do SENHOR; por isso tal alma
será extirpada do seu povo.” (Levítico 19.8) à quem profanava a santidade do Eterno era expulso do povo;
v.
“Tributai ao SENHOR a glória de seu
nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade.”
(I Crônicas 16.29);
“Dai ao SENHOR a glória devida ao seu
nome, adorai o SENHOR na beleza da santidade.” (Salmos 29.2)
vi.
“Adorai ao SENHOR na beleza da santidade;
tremei diante dele toda a terra.” (Salmos 96.9) à o Eterno deveria ser adorado (amado
“exageradamente”) dentro da beleza que há na Sua santidade. Em outras palavras,
o indivíduo deve, não só enxergar o quão bela é a santidade do Eterno, mas
desejar ser revestido por ela como que com uma cola jamais possível de ser
descolada.
vii.
“Alegrai-vos, ó justos, no SENHOR, e
dai louvores à memória da sua santidade.” (Salmos 97.12);
viii.
“Cantai ao SENHOR, vós que sois seus
santos, e celebrai a memória da sua santidade.” (Salmos 30.4) à a santidade deve estar sempre na memória dos
indivíduos. Para tanto, devemos tornar isto célebre na vida de todos, ou seja,
mostrar que este é o verdadeiro motivo pelo qual devemos buscar ao Eterno. Para
isto, nada melhor que louvá-la vivendo-a em nosso dia a dia;
ix.
“Deus reina sobre os gentios; Deus se
assenta sobre o trono da sua santidade.” (Salmos 47.8) à a santidade é aquilo que identifica o Eterno como rei;
x.
“Deus falou na sua santidade;
eu me regozijarei; repartirei a Siquém, e medirei o vale de Sucote.” (Salmos
108.7);
“Deus falou na sua santidade;
eu me regozijarei, repartirei a Siquém e medirei o vale de Sucote.” (Salmos
60.6) à o Eterno fala dentro da santidade Dele. Isto
porque não há sentido de Ele falar conosco quando estamos no lugar errado, indo
para o lugar errado ou fazendo a coisa
errada;
xi.
“Jurou o Senhor DEUS, pela sua santidade,
que dias estão para vir sobre vós, em que vos levarão com ganchos e a vossos descendentes
com anzóis de pesca.” (Amós 4.2);
“Uma vez jurei pela minha santidade
que não mentirei a Davi.” (Salmos 89.35) à o Eterno jura em prol da santidade Dele, ou seja, Ele confirma Sua
Palavra para que os que creem não pensem em se misturar com outros deuses;
xii.
“Mui fiéis são os teus testemunhos; a
santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre.” (Salmos 93.5) à é conveniente àqueles que creem em Jesus (os quais
são a casa do Eterno) que se separem para uso exclusivo do Eterno (Is 52.11;
2Tm 2.19);
xiii.
“O teu povo será mui voluntário no
dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu
tens o orvalho da tua mocidade.” (Salmos 110.3) à a santidade deve ser ornamentada, a saber,
permitindo que o Eterno manifeste Seu poder;
xiv.
“Então Israel era santidade
para o SENHOR, e as primícias da sua novidade; todos os que o devoravam eram
tidos por culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR.” (Jeremias 2.3) à Para que sejamos santidade para o Eterno, é
preciso que o sigamos, mesmo que no deserto e em uma terra que não se semeia
(Jr 2.2);
xv.
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o
Deus de Israel: Ainda dirão esta palavra na terra de Judá, e nas suas cidades,
quando eu vos restaurar do seu cativeiro: O SENHOR te abençoe, ó morada de
justiça, ó monte de santidade!” (Jeremias 31.23) à Jerusalém deveria ser a cidade a servir de referência para a verdadeira
justiça e o Monte Sião, para a santidade do Eterno, tal como a vida de todo que
Nele crê;
xvi.
“E não venderão disto, nem trocarão,
nem transferirão as primícias da terra, porque é santidade ao SENHOR.”
(Ezequiel 48.14) à a terra que pertencia aos levitas (àqueles que
foram escolhidos pelo Eterno para exercer os serviços sagrados) eram separadas
para uso exclusivo Dele, tal como deve ser tudo que o Eterno coloca em nossas
mãos (ver Mt 7.6);
xvii.
“De conceder-nos que, Libertados da
mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça
perante ele, todos os dias da nossa vida.” (Lucas 1.74,75) à A libertação se dá a fim de que possamos servir ao
Eterno dentro da santidade e justiça, ou seja, tendo isto como o instrumento a
viabilizar a evangelização;
xviii.
“E quando Pedro viu isto, disse ao
povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais
tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade
fizéssemos andar este homem?” (Atos 3.12) à Não é nossa virtude ou santidade que opera milagres, ou seja, que leva
o Eterno a operar. Antes, é a operação Dele em nós que nos conduz à santidade e
justiça;
xix.
“E vos revistais do novo homem, que
segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4.24) à a nova criatura que cada um deve se tornar é
criado dentro da justiça e santidade verdadeiros. Não adianta esperar nascer de
novo com justiça e santidade próprios, baseados nos conceitos e valores deste
mundo;
xx.
“Para confirmar os vossos corações,
para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai,
na vinda de nosso SENHOR Jesus
Cristo com todos os seus santos.” (I Tessalonicenses 3.13) à temos que ser irrepreensível dentro da santidade. Ou seja, não adianta
querer ser irrepreensível fazendo o que deseja, mas apenas quando se separa
para uso exclusivo do Eterno;
xxi.
“Porque aqueles, na verdade, por um
pouco de tempo, nos corrigiam como bem lhes parecia; mas este, para nosso
proveito, para sermos participantes da sua santidade.” (Hebreus 12.10) à a correção do Eterno é justamente para que possamos ter parte na Sua
santidade.
Enfim, é inútil querer servir ao Eterno sem a
santidade Dele. Por mais que tentemos nos separar para Seu uso, jamais
conseguiremos. Temos que receber na nossa vida a separação que Ele providenciou
para nós.
Como era nos tempos da Escritura Sagrada?
i.
“Não tomarão mulher prostituta ou
desonrada, nem tomarão mulher repudiada de seu marido; pois santo é a seu
Deus.” (Lv 21.7) à O sacerdote, para não profanar o Eterno, só podia
casar com mulher viúva ou virgem;
ii.
“E ele tomará por esposa uma mulher
na sua virgindade. Viúva, ou repudiada ou desonrada ou prostituta, estas não
tomará; mas virgem do seu povo tomará por mulher.” (Lv 21.13,14) à já o sumo-sacerdote, o nível de santidade exigido ainda era maior: ele
só podia se casar com mulher virgem;
iii.
“Não é assim com o meu servo Moisés
que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por
enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor
de falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Nm 12.7,8) à No que Miriã e Arão falaram contra Moisés, a quem o Eterno separara
para servi-Lo, eles estavam profanando o nome Dele;
iv.
“E aconteceu que, queixou-se o povo falando o
que era mal aos ouvidos do SENHOR; e ouvindo o SENHOR a sua ira se acendeu; e o fogo do SENHOR ardeu entre eles e consumiu
os que estavam na última parte do arraial.” (Nm 11.1) à Quem fala o que o Eterno considera como mau profana o Seu nome.
v.
“Porquanto transgredistes contra mim
no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim;
pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.” (Deuteronômio
32.51) à Moisés não entrou na terra prometida porque não
separou o Eterno para uso exclusivo Dele. Ou seja, por não ter servido ao
Eterno por amor Dele, mas por isto ser-lhe conveniente, ele perdeu a bênção.
vi.
“E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú,
tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso
sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara. Então saiu fogo de diante do SENHOR
e os consumiu; e morreram perante o SENHOR. E disse Moisés a Arão: Isto é o que
o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a
mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.” (Lv
10.1-3) à quando Nadabe e Abiú fizeram aquilo que o Eterno
não lhes ordenara, Ele se sentiu profanado e os queimou.
vii.
“E se congregaram contra Moisés e
contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa,
todos são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais
sobre a congregação do SENHOR? E a terra abriu a sua boca, e os tragou com as
suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os
seus bens.” (Nm 16.3,32) à Coré, Datã e Abirão, embora falando de santidade,
nada entendiam. Afinal, eles não percebiam que santo não é quem se separa para
o Eterno, mas sim aquele a quem Ele separa (Sl 65.4). Ao falar contra Moisés,
estava justamente combatendo a santidade do Eterno;
viii.
“E o povo falou contra Deus e contra
Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto?
Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e
morreu muita gente em Israel.” (Nm 21.5-6) à Novamente o povo de Israel profana o Eterno falando mal Dele e de quem
Ele escolheu para representá-Lo.
ix.
“E num dia designado, vestindo
Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E
o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o
anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos,
expirou.” (At 12.21-23) à no que Herodes quis para si a glória que pertence
exclusivamente ao Eterno, ele estava tornando comum (profanando) a glória Dele.
x.
“E alguns dos exorcistas judeus
ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham
espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os
que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes.
Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem
é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito
maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira
que, nus e feridos, fugiram daquela casa.” (At 19.13-16) à Para que estes exorcistas não profanassem o nome de Jesus (a saber,
dando a impressão de que qualquer um poderia invocar o nome do Eterno para
expulsar demônios, como se o nome Dele fosse uma fórmula mágica), Ele recebeu
uma surra dos espíritos imundos.
Note como tudo que o Eterno faz é para separar o
nome Dele do nome dos demais deuses. Logo, qualquer tentativa de exaltar o nome
do Eterno para interesses próprios ou mundanos é altamente abominável.
E hoje, o que se vê?
Hoje, orações, campanhas, jejuns, etc. vêm sendo
feitas por cada um que deseja se ver livre dos problemas, sendo que, na maioria
das vezes, o problema do indivíduo é justamente aquele que ele deveria amar.
Estão profanando o nome do Eterno:
·
Os líderes religiosos usam o nome Dele para induzir
os membros a lhes darem gordas contribuições em nome de seus projetos
faraônicos e da cobiça insaciável deles (Is 56.10-12).
·
Os adeptos, por sua vez, buscam no Eterno a
conquista de suas ambições egoístas, bem como o luxo material.
É raro aquele que se lembra do Eterno no caminho
Dele (Is 64.5). Os que dizem estar buscando ao Eterno, querem continuar no
mesmo tipo de vida de antes, e confiando na sua própria força, boa vontade e
capacidade.
Quase ninguém enxerga a importância de servir
exclusivamente ao Eterno. Continuam achando que vale a pena se apoiarem no
dinheiro e nos bens e recursos deste mundo para resolverem seus problemas.
1º - SIMPLICIDADE
Versículos que comprovam
·
“Eis que vos envio como ovelhas ao
meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as
pombas.” (Mt 10.16);
·
“A candeia do corpo é o olho. Sendo,
pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se
for mau, também o teu corpo será tenebroso.” (Lucas 11.34);
·
“Porque os tais não servem a nosso
Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas
enganam os corações dos simples. Quanto à vossa obediência, é ela
conhecida de todos. Comprazo-me, pois, em vós; e quero que sejais sábios no
bem, mas simples no mal.” (Romanos 16.18,19) – Simplicidade não é sinônimo de ignorância, mas
sim de falta de conhecimento para a maldade. Indivíduo simples é aquele que
puro, natural, espontâneo, não sofisticado;
·
“Porque a nossa glória é esta: o
testemunho da nossa consciência, de que com simplicidade e sinceridade
de Deus, não com sabedoria carnal, mas na graça de Deus, temos vivido no mundo,
e de modo particular convosco.” (II Coríntios 1.12);
·
“Mas temo que, assim como a serpente
enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos
os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (II
Coríntios 11.3);
·
“Vós, servos, obedecei em tudo a
vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para
agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus.”
(Colossenses 3.22);
Como era nos tempos da Escritura Sagrada?
·
“E ele lhes disse: Qual era a
aparência do homem que veio ao vosso encontro e vos falou estas palavras? E
eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de
couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.” (2Rs 2.7,8);
·
“E este João tinha as suas vestes de
pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se
de gafanhotos e de mel silvestre.” (Mt 3.4);
·
“E disse-lhe Jesus: As raposas têm
covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a
cabeça.” (Lc 9.58);
·
“As mulheres receberam pela
ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu
livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram
escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados,
tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de
cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno),
errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra.” (Hb
11.35-38).
Este é apenas alguns dos exemplos de como os servos
do Eterno no Antigo e Novo Testamento se vestiam. Repare como todos aqueles que
eram usados como boca do Eterno (os profetas) tinham um estilo de vida humilde,
com muita privação material e perseguições.
Você pode questionar: “mas há aqueles que também
foram ricos, como José, Davi, Ester, etc. Contudo, embora Abraão (Gn 20.7) e
Davi (At 2.30) fossem considerados como profetas, a ênfase ministerial destes
era como líder espiritual de um grupo de indivíduos. Foram poucas as vezes que
eles foram usados para profetizar (algo esporádico), diferentemente dos
profetas que foram especialmente levantados pelo Eterno para este fim.
E hoje, o que se vê?
Repare o estilo de vida dos tele-evangelistas,
atores e cantores gospel? Terrivelmente preocupados em ajuntar tesouros neste
mundo, em manter as aparências, em lutar com armas carnais por aquilo que acham
certo (contrariando 2Co 10.3-5).
Sem contar os membros que, de tão apegados ao
mundo, buscam em Cristo apenas nas coisas desta vida (1Co 15.19). Se apartaram
de vez da simplicidade que há em Cristo.
2º - COMO O ETERNO CHAMA A SI AQUELES QUE ELE QUERIA USAR
Versículos que comprovam
A primeira ordem que o Eterno deu à humanidade
apontam para ir pelo mundo propagando a glória do Eterno (a fim de que se
cumpra Is 11.9; Hc 2.14):
·
“E Deus os abençoou, e Deus lhes
disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e
dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal
que se move sobre a terra.” (Gn 1.28)
E Jesus reiterou isto:
·
“Portanto ide, fazei discípulos de
todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”
(Mt 28.19);
·
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo,
pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)
E quando alguém pensou em fazer algo diferente (o
contrário, para ser mais exato), Ele confundiu a linguagem a fim de promover o
espalhamento que Ele tanto desejava:
·
“E disseram: Eia, edifiquemos nós uma
cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que
não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o SENHOR
para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; e o SENHOR
disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que
começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem
fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a
língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a
terra; e cessaram de edificar a cidade.” (Gn 11.4-8).
O que Ninrode tentou fazer é exatamente o mesmo
intentado pelo sistema religioso: ao invés do “ide e pregai”, proclamam “vinde
e escutai”. Ao invés de tirar do aprisco para levar aos pastos verdejantes (Jo
10.3; Sl 23.2), cada líder religioso quer prender seus adeptos no seu aprisco.
Como era nos tempos da Escritura Sagrada?
Normalmente era Deus que ia ao encontro delas, e
não o contrário. Veja os exemplos:
1º - Deus foi ao encontro de Abrão quando lhe aprouve
chamá-lo (Gn 12.1) e lhe dar instruções (Gn 15.1; 17.1);
2º - Deus foi ao encontro de Hagar em Beer-Laai-Roi (Gn
16.13,14) e no deserto de Berseba (Gn 21.14-17);
3º - Deus foi ao encontro de Isaque em Berseba (Gn
26.23,24);
4º - Deus foi ao encontro de Jacó em Betel (Gn
28.10,17,19; 35.9,10), em Padã-Arã (Gn 31.3) e em Salém (Gn 33.18; 35.1);
5º - Deus foi ao encontro de Jó para lhe responder (Jó
38.1). Detalhe: mesmo Jó nunca tendo frequentado um templo nem dado dízimo,
ainda assim foi considerado o homem mais justo e íntegro depois de Jesus (Jó
1.8);
6º - Deus foi ao encontro de Moisés na sarça ardente do
Monte Sinai (Êx 3.1-6), no Egito (Êx 6.1; 7.1; 8.1; 9.1; 10.1; 11.1; 12.1;
13.1) e durante todos os 40 anos de peregrinação no deserto (por Êx 14.1).
7º - Deus foi ao encontro de Josué em Sitim (Js 1.1;
2.1) e ao longo de toda a conquista da terra de Canaã;
8º - Deus foi ao encontro de Gideão quando ele estava
malhando o trigo no lagar (Jz 6.11,12);
9º - Deus foi ao encontro de Manoá (Jz 13.9-11) e sua
mulher (Jz 13.3) no campo onde estavam;
10º - Deus foi ao encontro de Sansão onde ele estava,
dando-lhe força para vencer o leão (Jz 14.6) e os filisteus (Jz 14.19; 15.14);
11º - Deus foi ao encontro de Saul no outeiro (1Sm
10.9-11);
12º - Deus foi ao encontro de Samuel por onde quer que
ele ia (por exemplo, em Ramá (1Sm 16.1) e até à casa de Jessé (1Sm 16.6,7));
13º - Deus foi ao encontro de Saul em Naiote, que fica em
Ramá (1Sm 19.23,24);
14º - Deus foi ao encontro de profetas como Natã, Isaías,
Jeremias e demais profetas sempre que Ele tinha uma mensagem de exortação ao
povo. Nunca se vê algum deles indo ao templo de Jerusalém para receber tal
mensagem. Amós, por exemplo, foi visitado por Deus enquanto ele estava segundo
o rebanho (Am 7.15), Ezequiel na terra de Babilônia, junto ao rio Quebar (Ez
1.1), Daniel na terra de Babilônia, junto ao rio Hidequel (Dn 10.4).
15º - Deus foi ao encontro de Maria onde ela estava,
através do anjo Gabriel (Lc 1.28);
16º - Deus foi ao encontro dos quase cento e vinte (At
1.15) quando estes se reuniram no mesmo lugar no dia de Pentecostes (At 2.1);
17º - Deus foi ao encontro de Pedro e João e os capacitou
para curar o paralítico que ficava FORA do templo, à porta (At 3.2,8);
18º - Deus foi ao encontro de Filipe em Samaria quando
quis usá-lo para falar com o etíope eunuco (At 8.26,29);
19º - Deus foi ao encontro de Ananias em Damasco quando
quis usá-lo para curar e anunciar o evangelho a Saulo de Tarso (At 9.10);
20º - Deus foi ao encontro de Cornélio (centurião romano)
em Cesaréia quando quis falar com ele (At 10.1-4);
21º - Deus foi ao encontro de Pedro em Jope no terraço da
casa onde estava, enquanto lhe preparavam o que comer (At 10.8,9);
22º - Deus foi ao encontro de Paulo quando quis levá-lo
até o céu (2Co 12.2);
23º - Deus foi ao encontro de João na ilha de Patmos,
quando lhe revelou todo o apocalipse (Ap 1.9).
Sem contar que é o próprio Eterno que edifica Sua
Igreja e acrescenta a ela (e não às instituições religiosas) os que hão de se
salvar:
·
“Pois também eu te digo que tu és
Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não
prevalecerão contra ela;” (Mt 16.18);
·
“Louvando a Deus, e caindo na graça
de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se
haviam de salvar.” (At 2.47).
Este modelo que existe por aí de tentar converter
os indivíduos às instituições religiosas, ao invés de a Cristo, jamais foi
intencionado pelo Eterno. Muito menos foi desejo Dele entregar a nós Seu lugar
no coração dos Seus.
E hoje, o que se vê?
Uma
apelação, por parte de cada líder religioso, no sentido de tentar atrair os
mundanos e membros de outras instituições religiosas para seu aprisco, sob o
pretexto de ser ali o lugar onde poderão encontrar ao Eterno, ouvir Sua voz,
ter intimidade com Ele e receber grandes dons, talentos e bênçãos.
Ora, se isto fosse verdade, então como explicar a
fortuna de grandes empresários, artistas, políticos, etc.? Eles nunca
frequentaram nenhuma instituição religiosa, mas o Eterno os abençoa (como
escrito em Sl 145.9; Mt 5.44,45).
3º - O LUGAR E HORA DE O ETERNO OPERAR CURAS E MILAGRES
Como era nos tempos da Escritura Sagrada?
Jesus curava os doentes por onde eles andavam:
·
“E, chegada a tarde, trouxeram-lhe
muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e
curou todos os que estavam enfermos;” (Mateus 8.16);
·
“Jesus, sabendo isso, retirou-se
dali, e acompanharam-no grandes multidões, e ele curou a todas.” (Mateus
12.15);
·
“Trouxeram-lhe, então, um
endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e
via.” (Mateus 12.22);
·
“E, Jesus, saindo, viu uma grande
multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.”
(Mateus 14.14);
·
“E seguiram-no grandes multidões, e curou-as
ali.” (Mateus 19.2);
·
“E curou muitos que se achavam
enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não
deixava falar os demônios, porque o conheciam.” (Marcos 1.34);
·
“E não podia fazer ali obras
maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.” (Marcos
6.5);
·
“E, na mesma hora, curou muitos de
enfermidades, e males, e espíritos maus, e deu vista a muitos cegos.” (Lucas
7.21);
·
“E, quando vinha chegando, o demônio
o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o
menino, e o entregou a seu pai.” (Lucas 9.42)
·
“Eles, porém, calaram-se. E,
tomando-o, o curou e despediu.” (Lucas 14.4);
·
“E, respondendo Jesus, disse:
Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22.51);
·
“Ele respondeu-lhes: Aquele que me
curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.” (João 5.11).
Não havia uma agenda, nem uma concentração de fé e
milagres. Ele manifestava Seu poder onde quer que fosse necessário. As curas
aconteciam instantaneamente. Não eram necessárias orações (rezas, os qualquer
algo do gênero).
O único lugar que parece ser uma exceção é:
·
“E foram ter com ele no templo cegos
e coxos, e curou-os.” (Mateus 21.14);
Entretanto, é bom lembrar que, no interior do
templo, apenas os sacerdotes podiam entrar. Logo, o local onde Jesus operou
estas curas foi no pátio do templo, e ainda assim apenas esta vez (e isto
porque, como Ele deveria dar Sua vida em Jerusalém, Ele preferiu ficar os
últimos dias ali). Se, desta vez, ele foi para ali era para dar aos religiosos
uma última oportunidade de reconhecê-Lo como Messias e, ao mesmo tempo, cumprir
algumas profecias (por exemplo, Sl 69.9; Zc 9.9).
Os apóstolos também curavam onde o Eterno estava:
·
“E era trazido um homem que desde o
ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo,
chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.” (At 3.2) – Pedro e João foram usados para curar este coxo
no meio do caminho;
·
“E creu até o próprio Simão; e, sendo
batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes
maravilhas que se faziam, estava atônito.” (At 4.31) - E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam
reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a
palavra de Deus.
·
“De sorte que transportavam os
enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao
menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.” (At
5.15) - ;
·
“E creu até o próprio Simão; e, sendo
batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes
maravilhas que se faziam, estava atônito.” (At 8.13) – Filipe foi usado para curar onde ele estava
pregando;
·
“E, levantando-se Pedro, foi com
eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam,
chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com
elas. Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se
para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a
Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e
as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos
creram no Senhor.” (At 9.39-42) – Pedro foi usado para ressuscitar
Tabita em sua casa, em Jope. Não levaram o corpo dela até a instituição
religiosa de Pedro (ele não tinha uma, nem se preocupou em ter). Antes, ele foi
até ela;
·
“E havia em Damasco um certo
discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele
respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua
chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado
Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem
chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu
Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos
teus santos em Jerusalém; E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para
prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai,
porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos
gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve
padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos,
disse: Irmão Saulo, o SENHOR Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas,
me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” (At 9.10-17)
– Saulo não foi até a instituição religiosa de
Estêvão para ser curado (nem à sua casa ou algo do gênero). Antes, Estêvão é
que foi até à casa onde Saulo estava.
·
“E Deus pelas mãos de Paulo fazia
maravilhas extraordinárias. De sorte que até os lenços e aventais se levavam do
seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos
saíam.” (At 19.11,12) – Os indivíduos não iam até à instituição
religiosa de Paulo para pegar seus lenços e aventais. Ao invés disto, os mesmos
eram levados até os indivíduos.
E hoje, o que se vê?
Os líderes religiosos fazem questão de chamar todos
para o seu templo. Se estes líderes religiosos realmente são usados pelo
Eterno, por que eles não vão até os hospitais para curar os enfermos, mas
condicionam a cura à ida de cada um ao templo? Se de fato estas curas
acontecessem, era de se esperar que multidões tivessem indo a eles como se deu
com Jesus que, em certas ocasiões, nem entrar na cidade Ele podia (Mc 1.45).
Era para os hospitais estarem vazios.
Além disto, porque estes líderes religiosos fazem
questão de pagar planos de saúde e, quando adoecem logo procuram o médico? Era
de se esperar que eles fossem no templo deles para se curarem.
Conclusão
Infelizmente estamos
vivendo dias como os de Jeremias e Amós:
·
“Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis
ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos
desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. Dizem
continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer
que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós.
Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem
esteve atento à sua palavra, e ouviu? Mas, se estivessem estado no meu
conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam
feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações.” (Jeremias 23:16-18,22)
·
“Porque assim diz o SENHOR à casa de
Israel: Buscai-me, e vivei. Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem
passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel
será desfeita em nada. Buscai ao SENHOR, e vivei, para que ele não irrompa na
casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.” (Amós 5:4-6).
Betel
e Gilgal eram lugares muito valorizados pelos religiosos da época. Enfim, a
você que quer seguir o Senhor Jesus em verdade, eu te digo: não acredite no que
os outros dizem (nem
mesmo em mim. Note como procuro encher meus artigos de referências bíblicas
justamente para que você possa buscar direto de Deus a verdade e verificar se
estou falando de mim mesmo ou simplesmente esclarecendo o que o Eterno ordenou
- Jeremias 33:3)! Busque direto do Eterno na Escritura Sagrada! Se
empenhe para ouvir a voz do Senhor Jesus. Estude a Escritura Sagrada como você
nunca fez na sua vida! Aí, sim, você será bem sucedido.
Tabela resumindo as diferenças:
NOS TEMPOS DA ESCRITURA SAGRADA...
|
HOJE...
|
Os indivíduos temiam ao Eterno quando Ele se
manifestava
|
Até os demônio estão em melhor situação, pois
creem e tremem (Tg 2.19)
|
Era um o coração e a alma dos que criam
|
Cada um busca seus próprios interesses
|
O coração daqueles em quem o Eterno operava era
de carne (se comovia)
|
O relacionamento entre os irmãos é superficial e
se restringe às reuniões no templo
|
Os convertidos chegavam a implorar pelo
privilégio de servir ao próximo
|
Os indivíduos só faltam se devorarem uns aos outros
(Gl 5.15)
|
Os indivíduos realmente experimentavam a
transformação do evangelho dentro de si
|
Muitas vezes os que dizem crer são piores do que
os mundanos (Ez 16.51,52; Jr 2.33; 23.15; Rm 2.24).
|
A pregação tinha em vista o amor ao Eterno e ao
próximo, bem como as coisas espirituais
|
A pregação visa buscar meio de controlar o Eterno
a fim de crescer entre os homens (Lc 16.15).
|
Os indivíduos suportavam horrores por causa do
nome do Eterno, mas não desistiam
|
Os que dizem crer se afastam do Eterno pelos
motivos mais banais.
|
Os fiéis realmente tinham intimidade com o
Eterno. Conheciam e eram conhecidas por Ele
|
Os que dizem crer só o conhecem de ouvir falar
(Jó 42.2), guiados pelos ventos de doutrina de seus obreiros fraudulentos (Ef
4.11-14).
|
Os convertidos realmente seguiam ao Eterno
|
Cada um serve ao Eterno do jeito que melhor lhe
convém.
|
Os milagres confirmavam a Escritura Sagrada.
|
Os milagres nada tem haver com a Escritura
Sagrada e o Eterno. Só satisfazem o ego de quem os promoveu e a cobiça de
quem os recebeu.
|
Todos os milagres que ocorriam eram
incontestáveis
|
Dificilmente está presente quem viveu o milagre
e, quando sim, trata-se de milagres questionáveis
|
O caráter do Eterno era manifestado
|
O caráter de Ha-Satan é que é evidenciado
|
A pureza da Escritura era mantida
|
Há um esforço para tentar romper com a inimizade
entre o Eterno e o mundo (Tg 4.4)
|
A santidade do Eterno era valorizada e buscada
|
Os que dizem crer querem transformar o Eterno à
Sua imagem e semelhança e convencê-Lo (e até obrigá-Lo) a seguir-lhes.
|
Enfim, com base em tudo isto eu te pergunto: você
ainda acredita que o deus que tem sido adorado nas instituições religiosas é o
mesmo da Escritura Sagrada?
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