sábado, 30 de agosto de 2014

67 - Quem está operando? O Espírito Santo ou Ha-Satan? Como saber? - Parte 1



Quem está operando? O Espírito Santo ou Ha-Satan? Como saber?

Introdução

Há muita confusão no meio evangélico. Cada um diz uma coisa diferente. Todos dizem crer na Escritura Sagrada, mas são poucos que estão realmente dispostos a segui-la integralmente. Cada um crê naquilo que acha mais conveniente.
            Se o Espírito Santo é um só, a bíblia é uma só e a fé é uma só, não têm porque crermos em coisas diferentes. O Espírito Santo não é de confusão, e sim de paz (1Coríntios 14:33). Ele não vai dizer para uma oholiau que a vontade Dele é “esta” e para outra, que Sua vontade é “aquela”. Ou pode, ou não pode! Ou é, ou não é (Mateus 5:37; Tiago 5:12). Se fosse para cada um fazer a obra do Eterno do seu jeito não precisava da Escritura Sagrada para nos servir de bússola.
            É importante conhecer a real vontade do Eterno para que, de fato, Jesus (o Eterno que se manifestou em carne) seja em tudo glorificado. Afinal, uma vez que Jesus é a Palavra do Eterno (João 1:1,14), então cumpri-la de forma errada implica deturpar o caráter Dele. Isso leva à iniqüidade (Mateus 7:21-23), a anunciar “outro” Jesus (2Coríntios 11:4), a “outro” evangelho (Gálatas 1:6-9).
            Mas afinal, por que tanta divergência no meio evangélico? Além do fato de o Sistema religioso estar contra o ser humano, ainda há o  problema das manifestações espirituais (curas, milagres, etc) que acontecem nas instituições religiosas, o que faz com que cada uma delas creia que é o Espírito Santo o autor. Ou seja, cada uma crê que Jesus está ali e aprovando tudo que estão fazendo.
            A maioria está tão ávida por milagres que nem se preocupa com a procedência dos tais. Veja os alertas da bíblia:
·         “Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. (II Coríntios 11:13-15).
·         “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade” (II Tessalonicenses 2:7-12).

Quando Jesus faz o famoso sermão do fim dos tempos, já prestou atenção como que Ele começou?
·         “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane” (Mateus 24:4).

Depois Jesus continua:
·         “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).

“Se possível fora?”. Ora, se Jesus começa dizendo: “Acautelai-vos, que ninguém vos engane”, é sinal de que é possível os escolhidos serem enganados. A enganação de Ha-Satan é tão grande que, a menos que estejamos firmemente arraigados na palavra do Eterno com amor ardente pela verdade, com certeza seremos enganados (2Tessalonicenses 2:11).
Já reparou esse trecho?
·         “E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; e, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o(Marcos 5:2,6).

Ha-Satan é tão astuto que é capaz de fazer a pessoa ter desejo ardente de adorar a Deus (olha que o gadareno, ao ver Jesus “de longe”, “correu” só para “adorá-lO”). Assim sendo, não é porque tal irmão prega muito bem ou tal irmã ora fervorosamente e até jejua, que significa que tal pessoa realmente é de Jesus.
Lembra de Judas Iscariotes? Apesar de não ser convertido, foi usado por Deus para fazer curas e expulsar demônios (Lucas 9:1,2 – note que Jesus convocou os 12 discípulos, e não apenas 11).
E o jovem rico de (Mateus 19:16-21)? Já notou o currículo dele? Desde a mocidade que ele se empenhava em cumprir os mandamentos de Deus (Mateus 19:20). Nos dias atuais, muitos convidariam ele para ocupar um cargo na instituição religiosa. Com o dinheiro que ele tinha, muitos manuscritos da Escritura Sagrada poderiam ser feitos, muitos templos construídos, muitos equipamentos sofisticados para “auxiliar” na obra do pastor (a qual eles alegam ser obra de Deus) poderiam ser adquiridos, etc.
No entanto, o coração dele não estava no Eterno.
Quando pergunto às pessoas: “como você faz para saber se algo é do Eterno ou do diabo?”, a maioria me responde: “A gente sente! Quando é do Eterno, isso traz paz; quando é do diabo, a gente sente opressão”. Esquecem do que diz Jeremias:
·         “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

Não podemos esquecer que, na hora que o indivíduo está praticando o pecado, a sensação é agradável (do contrário, ninguém pecaria). Porém, todos sabemos que a consequência do pecado é a morte (Romanos 6:23).
Mas afinal, como saber quem está operando nas reuniões da nossa igreja? Lembremo-nos do que disse Jesus:
·         “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis(Mateus 7:15-19).

Já que é pelo fruto que se conhece a árvore, nada mais indicado do que conhecer o Eterno, em Seu papel como Espírito Santo, através das Suas obras relatas na bíblia. Ou seja, fazer um paralelo entre a obra do Espírito Santo na época do Antigo e Novo Testamento e o que acontece nos dias de hoje.

                                                                           1º -  TEMOR A DEUS!

Versículos que comprovam

·         “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.” (Josué 24.14);
·         “Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o vosso coração; porque vede quão grandiosas coisas vos fez.” (I Samuel 12.24);
·         “Vós, que temeis ao SENHOR, louvai-o; todos vós, semente de Jacó, glorificai-o; e temei-o todos vós, semente de Israel.” (Salmos 22.23);
·         Temei ao SENHOR, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.” (Salmos 34.9);
·         “Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.” (Salmos 66.16)
·         “Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.” (Salmos 115.11);
·         “Casa de Levi, bendizei ao SENHOR; vós os que temeis ao SENHOR, louvai ao SENHOR.” (Salmos 135.20);
·         “Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” (Malaquias 4.2);
·         “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mateus 10.28);
·         “Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.” (Lucas 12.5)
·         “Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.” (I Pedro 2.17);
·         “Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apocalipse 14.7);
·         “E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, assim pequenos como grandes.” (Apocalipse 19.5).

Como era nos tempos da Escritura Sagrada?

·         “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.” (Is 6.5);
·         “E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se(Daniel 10:7) – o temor foi tal que, mesmo não vendo nada, tiveram que, não apenas fugir, mas também esconder;
·         “E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos(Mateus 28:8);
·         “E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam(Marcos 16:8);
·         “E de todos se apoderou o temor, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo” (Lucas 7:16) – após o milagre o povo ficou possuído de temor;
·         “E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele(Lucas 1:12);
·         “E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor(Lucas 2:9);
·         “E todos ficaram maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje vimos prodígios” (Lucas 5:26);
·         “E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?” (Lucas 24:5);
·         “E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos” (Atos 2:43);
·         “E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram” (Atos 5:5);
·         “E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas” (Atos 5:11);
·         “Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo” (Atos 9:31);
·         “O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus” (Atos 10:4);
·         “E foi isto notório a todos os que habitavam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e caiu temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido(Atos 19:17);
·         “E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo” (Atos 22:9);
·         “E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram” (Apocalipse 11:11).
·         “E naquela mesma hora houve um grande terremoto, e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu(Apocalipse 11:13).
Note como, sempre que o Eterno se manifestava havia temor.

E hoje, o que se vê?

Temer a Deus é o princípio da sabedoria (Salmo 111:10; Provérbios 9:10). Quando as pessoas não temem o nome do Eterno, que se pode esperar desta instituição religiosa e do mundo?
Já parou para pensar no quanto o nome de uma autoridade é respeitado?
1.     São usados pronomes de tratamento especiais, como Vossa Excelência.
2.     Quando um embaixador vai representando uma autoridade, todos acatam suas ordens (desde que esteja de acordo com a constituição) como se fosse a própria autoridade que estivesse ali. Todos tremem só de ouvir o nome de tal autoridade. Por isso é que os demônios tremem diante de alguém que está revestido do Espírito Santo e agindo em total conformidade com Sua Palavra, a ponto de lhes sujeitarem (Lucas 10:17).
3.     Se alguém difamar o nome de uma autoridade, pode ser processado por danos morais.
4.     Se alguém usar o nome de uma autoridade em vão, ou seja, sem a permissão deste (por exemplo, para se auto-promover ou aumentar as vendas), é condenado.

Muitas vezes os que dizem crer em Jesus respeitam mais o nome das autoridades do que o nome de Jesus. Quantas vezes vê-se o nome de Jesus sendo difamado em jornais, programas de televisão, outdoors, etc., e ninguém fala ou faz nada? Às vezes, para não magoar a pessoa, até ri das piadinhas maliciosas que são feitas com o nome do Eterno.
E o pior: o que o nome de Jesus tem significado para os que se dizem seguidores de Jesus? Temem e tremem só de ouvir ou pronunciar Seu nome, sabendo que Ele é onisciente e onipresente? Seu nome os constrange a ponto de tremerem ante a possibilidade de pecar? A pronúncia do Seu nome os faz lembrar Dele com amor e doçura, tal como se dá com a noiva apaixonada?
E na instituição religiosa que você freqüenta? As pessoas tem reverenciado o nome de Jesus?
Quando supostamente o Espírito Santo está operando, o que é o que o povo está fazendo? Está prostrado ante a presença do Rei dos reis em total reverência, chorando pelos pecados seus e das pessoas à sua volta, se rendendo completamente aos pés Daquele que os ama de verdade? Ou será que estão fofocando, dormindo, namorando, indo ao banheiro ou ao bebedouro?
Eis mais alguns versículos que mostram a importância de temer ao Eterno:
·         “E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis” (Êxodo 20:20). A princípio parece contraditório: no início fala “não temais” e depois “para que Seu temor esteja em vós”. O que o trecho diz é que não devemos ter medo de Deus (a ponto de querer afastar Dele), mas medo de entristecer Seu Espírito Santo (Efésios 4:30), de envergonhá-lO (afinal Seu nome está em nós – Efésios 3:14,15), de desafiar Sua autoridade (Números 21:5; Isaías 45:9; Mateus 12:24-28; Mateus 20:12-15; Mateus 21:23 ; Isaías 45:91; Coríntios 10:21,22; Romanos 9:20,21).
·         “Ninguém, pois, engane ao seu próximo; mas terás temor do teu Deus; porque eu sou o SENHOR vosso Deus” (Levítico 25:17). Na instituição religiosa que você frequenta os líderes religiosos agem com honestidade e transparência? Você sabe de tudo que acontece aonde você frequenta? Sabes onde é aplicado o dinheiro dos dízimos e ofertas? Conhece as fraquezas dos teus líderes, ou tudo é feito às ocultas (distorcendo Gn 9.23), encobrindo as falcatruas a fim de que ninguém deixe de idolatrá-los?
·         “E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às nações, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós? Então se calaram, e não acharam que responder. Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não andaríeis no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio das nações, os nossos inimigos?” (Neemias 5:8,9). Os líderes religiosos de onde frequentas realmente se importam com o povo do Eterno ou têm cometido este mesmo tipo de injustiça, se aproveitando da fraqueza dos mais fracos para explorá-los?
·         “O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?” (Malaquias 1:6). O povo teme o nome do Eterno ou o despreza? Para ajudá-lo a responder a isto, pense: você sabe qual é o verdadeiro nome do Eterno? Caso você não saiba, eu te pergunto: por que até hoje teu pastor ou líder religioso não teve tal preocupação?
·         “Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos” (II Coríntios 5:11). A fé em Cristo que tens está ligada ao temor ou a arrogância? Você o busca porque reconheceu de verdade que não há salvação fora Dele ou porque espera que Ele te ajude na conquista de bens materiais a fim de teres “mamom” (Mt 6.24) o suficiente para atender a todos os desejos e necessidades porvir?
·         “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (II Coríntios 7:1). A santificação tem que ser aperfeiçoada e tal santificação não pode ser de qualquer jeito. Quem se separa para uso exclusivo de Deus (santificação) deve se purificar (Êxodo 3:5; Josué 3:5; Josué 5:15;  Isaías 1:16; 55:11) por temor a Deus. Eu te pergunto: é por isto que as pessoas têm se santificado ou por que têm medo de ser castigado e ir para o inferno? Em outras palavras, é por medo de entristecer Aquele que realmente lhes ama ou medo de sofrer as consequências de seus pecados.
·         “Porque, quanto cuidado não produziu isto mesmo em vós que, segundo Deus, fostes contristados! que apologia, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo mostrastes estar puros neste negócio” (II Coríntios 7:11). Quando você tenta exortar algum irmão em Cristo (principalmente um líder religioso), ele tem por bem a correção do Eterno (Lv 26.41,43) ou logo ele se ofende?
·         “Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus” (Efésios 5:21). Até ao termos comunhão com os irmãos temos que ter temor de Deus. Afinal, já parou para pensar que você está mexendo com o filho do Senhor dos Senhores? Você teria coragem de xingar, brigar, discutir, ofender ou difamar o filho do presidente da república? Você não o trataria como alguém especial, com todo cuidado, como se estivesse carregando algo valioso e não quisesse o mesmo viesse a sofrer um arranhão sequer? Por que então ousamos chegar perto de um irmão como se tivesse se aproximando de um animal qualquer (aliás, muitas vezes tratamos com mais carinho e doçura um cachorro ou gato do que um ser humano feito à imagem e semelhança de Deus). Moisés deixou de herdar a promessa por ter falado imprudentemente (Salmo 106:32-33).
Hoje é comum os líderes religiosos até ameaçarem aqueles que não se lhes sujeita. Eu te pergunto: é isto mesmo que o Eterno, no papel de Jesus, ensinou (veja Mt 20.25-28)? Ou será que não é para se tornar como criança (Mc 10.14,15) e lavar os pés uns dos outros (tal como ensinou A Cabeça do corpo – Jo 13.14)?
·         “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor” (Filipenses 2:12). A salvação não é estática. Precisamos desenvolvê-la de fé em fé, de glória em glória (Romanos 1.17; II Coríntios 3.18). Somente aquele que perseverar até o fim é que será salvo (Mateus 24:13). No entanto, a salvação não pode ser operada de qualquer jeito. O atleta não é coroado se não lutar segundo as normas (2Tm 2.3-5), ou seja, com medo de entristecer ao Eterno, bem como das consequências do pecado.
Pense: os que dizem crer procuram sempre desenvolver a salvação, aproveitando bem cada momento para conhecerem melhor ao Eterno e àquilo que Lhe agrada (Ef 5.14-17; Cl 4.5), ou a grande maioria se acomoda aos rituais promovidos pela instituição religiosa e àquilo que lhe é dito a respeito do Eterno?
·         “Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor(I Timóteo 5:20). Os líderes religiosos que pecarem devem ser repreendidos na presença de todos. Isto acontece?
·         “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação” (I Pedro 1:17). Quem crê deve, continuamente, ter em vista aquilo que agrada ao Eterno, ou as pessoas se conformaram ao pecado, sob o slogan que diz “se alguém conseguir atingir a perfeição, o Senhor o leva”?
·         “Semelhantemente, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra; considerando a vossa vida casta, em temor(I Pedro 3:1,2). A mulher deve ganhar o marido incrédulo sem palavra alguma, simplesmente por temer a Deus. As irmãs têm realmente vivido isto ou muitas vezes que dominam, não apenas o lar, mas até mesmo no mercado de trabalho e nas instituições religiosas?
·         “E salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo, odiando até a túnica manchada da carne” (Judas 1:23). Até para lutar pela salvação de alguns é preciso temor, a fim de que não tentemos salvá-los pela nossa própria vontade, força, capacidade ou recursos.
Este princípio tem sido realmente respeitado? Não tem havido nenhuma espécie de violência (seja espiritual, sentimental, mental, e, por que não, física?) para atrair pessoas para os templos e mantê-los cativos ali?

Nenhum comentário:

Postar um comentário