sexta-feira, 18 de maio de 2012

01 - Apresentação

Meu nome é Leonardo. Creio que Jesus Cristo é Deus pessoal, o ÚNICO e SUFICIENTE Senhor e Salvador.  Não é uma energia cósmica ou uma força impessoal que pode ser achada em cada objeto ou criatura, mas um Ser Vivo e pessoal que quer ter relacionamento conosco que fomos feitos à Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26,27).

Conforme diz em (2Coríntios 5:20), sou um embaixador do reino de Jesus Cristo.        Àqueles que só conhecem a Jesus Cristo de ouvir falar, meu papel é incentivá-los a buscar a Jesus até que O conheçam pessoalmente. Não é de meu interesse falar de igreja, religião ou denominação, pois quem salva é Jesus Cristo.

Não é minha pretensão responder todas as suas dúvidas, tampouco dizer que é por mim que você vai conhecer a Deus. Seria muita presunção eu pensar isso, mesmo porque Deus é infinito e só o conhecemos em parte (I Coríntios 13:9). Se tem alguém que precisa conhecê-lO melhor esse alguém sou eu.

Também não espero convencer ninguém de nada, pois isso é tarefa do Espírito Santo (João 16:8). Também não espero que ninguém confie em mim. Afinal, como diz Jeremias:

·        “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” (Jeremias 17:5)

 

Meu papel é despertar em todos a fome de estudar e meditar na Palavra de Deus (Sl 1:1; Jo 5:24,25,40; Jo 6:35,37; Jo 7:37,39) e a sede pela oração, para que você esteja preparado para ser apresentado a Jesus Cristo como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo (II Coríntios 11:2).

O que espero é compartilhar o que está escrito na Bíblia Sagrada, visto que ela é a infalível Palavra de Deus e, de alguma forma, incentivar a pessoa a buscar nela e em Jesus Cristo todas as respostas para a sua vida.

Creio que Jesus é Deus VIVO, presente e que fala se estivermos dispostos a ouvir o que Ele tem para dizer. Isso é promessa da bíblia: 

 

·         "E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR... " (Jeremias 29:13,14).

·         Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" (Jeremias 29:13,14).  

 

Aos que não crêem em Jesus Cristo (ou crêem, mas ainda não tiveram uma experiência viva com Jesus – nunca O viram, ouviram, sentiram – para estes que vêem Jesus como Deus distante, desinteressado ou morto), eu os incentivo a colocar em prática os dois versículos acima: buscar de todo o seu coração ouvir a voz de Deus; pedir a Deus que se lhes revele e lhes conceda o privilégio de conhecer a verdade (II Timóteo 2:24-26). Quem é o melhor para nos dizer qual a maneira correta de servir a Deus do que o próprio Deus? 

Uma coisa é servir o deus que nos é conveniente e do nosso jeito; outra muito diferente é servir o Deus Verdadeiro do jeito Dele.

Digo isso é porque muitas e muitas vezes, EU, eu mesmo, achei que estava certo, quando, na verdade, estava procedendo mal. Quantas vezes sofri e fiz os outros sofrer por fazer o que parecia ser melhor aos meus próprios olhos (Provérbios 3:5-7). E a última coisa que eu quero é que alguém sofra o que já sofri.

Isso não precisa acontecer! Não precisamos chegar ao fundo do poço para depois buscar a Deus. Talvez você diga: “mas eu busco a Deus”.

Mas a questão é: “Quem é Deus para você? De que jeito você O anda buscando? Você anda servindo a Deus da sua maneira ou do jeito Dele? Afinal, se de fato Deus é Senhor, é Ele quem está em posição de dizer como devemos servi-lO.

É para isso Ele nos deu a bíblia e usa a vida de pessoas para nos alertarem. Mesmo que você possa não concordar comigo em muitas coisas, creio que podemos conhecer melhor a Jesus Cristo juntos.

Creio muito no que diz Provérbios:

·        “Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” (Provérbios 15:22);

·        “Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” (Provérbios 24:6)

·        “Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.” (Provérbios 3:5-7).

 

Qual é melhor? Vivermos enganando a nós mesmos, achando que estamos na presença de Deus, quando, na verdade, estamos servindo ao diabo; ou buscar ouvir a verdade do próprio Deus e aceitá-la, ainda que muitas vezes a verdade dói?

Qual é melhor? Vivermos na mentira sofrendo e fazendo os outros sofrer (e o pior: sem sequer darmos conta disso), ou buscar em Deus o que realmente cada um precisa?

Aliás, comecemos do princípio: o que nós precisamos? O que queremos? Onde estamos? Onde pretendemos chegar? Será que as metas que traçamos realmente são boas para nós? Vão realmente nos satisfazer?

Se não sabemos nem o que é bom para nós,como esperamos poder ajudar alguém? Se nem mesmo nós somos felizes, o que nos faz pensar que podemos fazer os outros felizes?

 

·       Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tiago 1:16,17)

 

Ainda mais levando em consideração que:

 

·      “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9).

·      “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.” (Provérbios 16:2).

·        ‘Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.” (Provérbios 16:25).

 

A verdade é que não existe ninguém TÃO RUIM para nós do que nós mesmos! Acha que não? A quem mais agredimos? Não é àqueles que mais nos amam? Quem foi o maior responsável por todas as calamidades que já caíram sobre nós? Não foi nós mesmos ao tomar decisões erradas? E o detalhe: na hora que tomamos tais decisões, achávamos que estávamos tomando a melhor decisão.

E não é que não tivéssemos boa intenções. O problema é que ninguém é capaz de fazer o que é bom. Veja o que diz Paulo:

 

·      “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” (Romanos 7:15,17-21)

 

Querendo ou não, todos nascemos escravos do pecado:

 

·      “Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz.” (Romanos 3:9-17)

 

A verdade é que, sem Jesus Cristo, estamos irremediavelmente perdidos e condenados ao fracasso e sofrimento, tanto neste mundo, quanto no porvir.

 

·      “Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” (Romanos 7:15,17-21)

 

Assim como a vida de cada um é preciosa aos olhos de Deus, (Ezequiel 33:11; Isaías 55:6,7; II Pedro 3:9) não quero que ninguém se machuque com os espinhos que plantou sem saber.

 

·       “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:7-8)

 

Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo justamente para que Ele pudesse ser nosso amigo íntimo,  ser Ele mesmo a cura das feridas da nossa alma e nos conceder o privilégio de desfrutar uma vida plena de amor, paz e felicidade independente das circunstâncias. Não precisamos continuar escravo dos traumas, decepções, desespero e de desejos malignos que não fazem outra coisa senão dilacerar nossa alma e a daqueles que amamos.

Jesus Cristo morreu na cruz do Calvário justamente para que não precisássemos pagar pelos nossos pecados; antes, pudéssemos ser livres desse mestre cruel (o pecado) que não faz outra coisa senão nos induzir a buscar para nossas vidas destruição, miséria (Romanos 3:16,17) e morte (Provérbios 14:12).

 

Àqueles que já tiveram um encontro vivo e verdadeiro com Jesus, meu papel é contribuir para o seu amadurecimento espiritual, ajudá-las a se aproximarem ainda mais de Jesus Cristo, a ter um relacionamento mais vivo, pessoal e intenso com Ele, como uma noiva que ama ardentemente Seu noivo, tal como se vê em (Salmo 42:1; 63:1;  69:3;  84:1,2,3,10;  122:1;  130:5,6;  132:3,4;  143:6).

Observe que as pessoas do Antigo Testamento, apesar de não terem o Espírito Santo habitando nelas (isso só foi concedido após o pentecostes - Jo 7:39), chegavam a desfalecer por estarem longe de Deus. 

E nós, quantas vezes até passamos dias sem orar ou ler a bíblia... 

Assim, meu desejo é que as pessoas parem de cometer o mesmo erro de Jó: só conhecer a Deus de ouvir falar (Jó 42:3,5); deixem de ser fãs de Jesus (fã pode saber tudo sobre o artista, mas nunca o viu pessoalmente; ou, se viu, o viu de longe - o artista nem sabe da existência do fã) e passem a ser amigos íntimos de Jesus, tal como Abraão (a quem Deus chamou de amigo - Is 41:8) ou Enoque que, por ter se tornado tão íntimo de Deus (andou 300 anos com Jesus - Gn 5:22-24), Deus o tomou para si. 

        Vale lembrar que "conhecer" na bíblia implica uma qualidade de relacionamento tão profundo como a que deve haver entre marido e mulher (Gn 4:1 - versão ARC e ACF). Quem não é conhecido de Deus (não ouve Sua doce voz, não contempla a beleza da Sua santidade, não sente Seu toque) está excluído do céu (Mt 7:21-23; Mt 25:12; Lc 13:23-28). O firme fundamento de Deus (Jesus) só fica firme quando O conhecemos (2Tm 2:19). 

 

        Enfim, meu desejo é incentivar o relacionamento direto entre cada pessoa e Jesus, bem como contribuir, de alguma forma, para a edificação espiritual de cada um.

         A quem já entregou por completo  (sem reservas) sua vida nas mãos de Jesus Cristo, já confiou a Ele tudo que tem (inclusive sua vida e a vida da sua família), espero que minhas mensagens possam aumentar ainda mais a chama do amor de Deus no coração deles e contribuir com material que possa ajudar a evangelizar aqueles que ainda estão vivendo como órfãos (sem saber que possuem um Pai tão rico e amoroso).

         Àqueles que ainda não creram de verdade em Jesus Cristo a ponto de ter certeza de que Ele é tudo que precisam; que ainda estão com suas raízes fincadas e arraigadas neste mundo, impedindo que o Espírito Santo se mova livremente por meio deles (João 3:8) e que o poder e amor de Jesus atinge toda a plenitude em suas vida (Marcos 12:24; I Coríntios 2:5), espero que minhas mensagens possam, de alguma forma, fazer resplandecer a beleza que há no amor, na santidade e na pureza de Cristo, incentivando-os a largar tudo para seguir a Jesus (Lucas 9:23).

         Aos que se encontram desviados do ÚNICO Caminho que leva à salvação, aconselho que reconciliem com Jesus AGORA! Enquanto estamos vivos, podemos mudar nosso destino. Após morrermos, nosso destino está selado por toda a eternidade.

 

·      “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27)

 

Vai que tenhamos morte súbita, sem tempo para arrependermos. Bem sabemos o que significa morrer longe de Jesus Cristo:

 

·      “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite...”. (Apocalipse 14:10,11)

 

Aos mornos, ou seja, embora estejam na igreja ainda insistem em cultivar os pecados ocultos que há no seu coração, quero lembrar-lhes:

 

·      “Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte. Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte...” (Romanos 6:20-23).

·      “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14).

·      “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma” (1Pedro 2:11).

·      “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” (I Coríntios 6:9,10).

·      “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21)

·      “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre Ninguém vos engane com palavras vãs os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros.” (Efésios 5:3-7).

·      “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.” (Apocalipse 22:14-15).

·      “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.” (Apocalipse 3:15-18).

Aos mornos eu peço que reflitam: você quer ser causa de vômito Naquele que nos amou e a Si mesmo se entregou por nós para que não perecêssemos, antes tivéssemos vida, e vida com abundância? (João 3:15,16; João 10:10; Gálatas 2:20);

5 comentários:

  1. Fiquei muito feliz, por encontrar seu blog. Tinha lido I Tessalonicense e buscava ajuda para entender melhor sobre. Daí achei esse tesouro. Muitos temas, e todas com muita palavra de Deus. Que o Senhor continue te abençoando ricamente por essa iniciativa maravilhosa, de publicar esses estudo pautados na palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por saber que meus artigos têm edificado. Que Jesus continue te edificando.

      Excluir
  2. Tenho lido alguns artigos que tem me edificado muito. E ainda estou aproveitando para estudo na célula que eu e minha esposa somos líderes. Muito bom o blog. O irmão ministra estudos em alguma cidade?

    ResponderExcluir
  3. Eu evangelizo nas UAIs em Uberlândia

    ResponderExcluir
  4. Que estudo maravilhoso, rodei muito procurando um estudo assim, parabéns irmão. Que eterno nos cubra de sabedoria!

    ResponderExcluir