sexta-feira, 18 de maio de 2012

06 - A graça de Deus não é licença para pecar

A graça de Deus não é licença para pecar, mas liberdade total para se render a Jesus e viver uma vida de adoração



          

·        “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade” (II Coríntios 3:17).

 

Se analisarmos o contexto deste versículo, o que ele está dizendo é que em Jesus não há impedimento para viver 24 horas louvando (1Ts 5:18), adorando (Cl 1:10), meditando na bíblia (Sl 1:1,2), e conversando com Deus (Mt 26:41; 1Ts 5:17). Ele veio para nos libertar do império das trevas (Cl 1:13), do medo da morte (Rm 8:15), justamente para que não estivéssemos mais sujeitos à servidão por toda a vida (Hb 2:15); não fôssemos mais escravos de homens (1Co 7:23).

Este mundo já foi julgado, o príncipe deste mundo expulso (Jo 12:31); o pecado não é mais para ter domínio sobre nós (Romanos 6:14). Por que ainda nos sujeitamos a fazer a vontade do diabo, a deixar que ele imponha sobre nós seus pensamentos, sentimentos, emoções e atitudes?

Não é possível evitar de olhar mulheres se vestindo em trajes indecentes e imorais (mesmo porque, infelizmente, até nas igrejas isso é comum, desviando os olhos de muitos irmãos que deveriam estar firmemente olhando para Jesus (Hb 12:2)), mas isso não significa que elas precisam possuir nossa alma, controle nossos olhos e nos torne prisioneiros da sua imagem. Tampouco precisamos nos vingar quando alguém nos ofende. Somos livres para perdoar, amar e orar por essa pessoa.

Vamos aceitar passivamente que o diabo nos controle por meio das pessoas e circunstâncias que nos cercam? Vamos vender nossa alma ao diabo? Qual é o seu preço? O que você dará em troca da sua alma? (Mt 16:26)? Quanto vale sua integridade, honestidade? Quanto vale A Verdade (Jesus) para você? Quanto vale a vida de uma pessoa? Pense em tudo isso quando for pecar, pois todo pecado é uma afronta direta a Deus e ao próximo, já que rasga e dilacera a imagem de Cristo em nós, impedindo que a glória de Deus se manifeste e seja vista por todos os que nos cercam (Mt 5:13-16), o que lhes daria oportunidade de arrependimento para conhecerem a verdade (2Tm 2:25) e serem livres (Jo 8:32-36) e salvos (2Co 7:10).

Nós somos estamos mais debaixo da lei, como se a lei fosse um peso para a nossa vida. Conforme diz João, os mandamentos de Jesus não são um peso (1Jo 5:3), mas sim um privilégio (Salmos 91,4;107:20; 139:17; 119.35,54,103,113,114), a receita para uma vida bem sucedido (Js 1:8). Bem-aventurado é aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite (Sl 1:1,2).

A lei, que antes estava por cima servindo de tropeço a todos que queriam servir a Deus na carne, agora, por meio de Jesus Cristo, está por baixo (na vida daqueles que nasceram de novo e adoram em espírito e em verdade), firmando os nossos passos no Caminho, nos mantendo alicerçados na Rocha (Jesus, que é a Palavra de Deus)

Todo o que é nascido de vence o mundo (1Jo 5:4) pela fé em Jesus (Hb 10:38); porque pela graça somos salvos, por meio da fé (Ef 2:8). É lógico que só conseguiremos vencer o pecado pela graça (ou seja, pela vida de Cristo em nós). Ninguém pense em viver uma vida sem pecado por seus próprios esforços e capacidade. Os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8:8), pois a carne não pensa em outra coisa, senão em satisfazer a si própria e rápido (daí a importância de descansar e esperar em Jesus (Sl 37:7), pois a espera é que mata a carne). E, como Jesus disse, é impossível servir a dois senhores (Mt 6:24); mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, certamente viveremos (Romanos 8:13).

Afinal, a novo homem é feitura sua, criado em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas (Ef 2:10). Afinal, Jesus morreu por nós na cruz e nos deu Seu Espírito Santo para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito (Romanos 8:4).

Pode ter certeza: o Senhor sabe livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados (2Pe 2:9).

Sejamos francos: não veio sobre nós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não nos deixa tentar acima do que podemos, antes com a tentação dá também o escape, para que a possamos suportar” (I Coríntios 10:13). O que nos falta é força de vontade para vencer o pecado. Quem é que chegou a resistir até ao sangue, combatendo contra o pecado (Hebreus 12:4)?

É lógico é temos que lutar (combater, militar) para nos guardarmos incontaminados do mundo (Tg 1:27 ; 1Jo 5:18):

 

·        A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele (Lucas 16:16);

·        Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Timóteo 4:7);

·        Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições (Hebreus 10:32);

·        Mas, mesmo depois de termos antes padecido, e sido agravados em Filipos, como sabeis, tornamo-nos ousados em nosso Deus, para vos falar o evangelho de Deus com grande combate (I Tessalonicenses 2:2);

·        Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus (Colossenses 4:12);

·        Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne; (Colossenses 2:1):

·        E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente (Colossenses 1:29);

·        Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho (Filipenses 1:27);

·        Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim (Filipenses 1:30);

·        Julguei, contudo, necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates, e vosso enviado para prover às minhas necessidades (Filipenses 2:25);

·        E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus (Romanos 15:30);

·        Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar (I Coríntios 9:26).

·        Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar diligentemente pela fé que uma vez foi dada aos santos (Judas 3).

 

Até para entrar na vida eterna temos que lutar:

·        Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas (I Timóteo 6;12).

 

E aí, vamos nos esforçar para tomar posse da vida eterna?

Nenhum comentário:

Postar um comentário