RECEBER: UMA DAS PALAVRAS CHAVE NA VIDA DO CRISTÃO
Uma das palavras chave no reino de Deus é RECEBER. Quando Jesus disse "Está consumado" quis dizer que não há mais nada que Deus possa fazer por nós.
Basta tão somente receber o que Ele já nos deu:
1 - O poder para se tornar filho é Deus é para ser RECEBIDO. Não depende da vontade de homem algum:
- Jo 1:12-13 -> "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. "
- Gl 4:5 -> "Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos".
2 - O ministério é para ser RECEBIDO. Não é nós que escolhemos:
- Rm 1:5 -> "Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome"
3 - A abundância da vida de Cristo em nós e a justiça de Jesus (nossas justiças são trapos de imundície Is 64:6) são dons a serem recebidos. Não os conquistamos por méritos
- Rm 5:17 -> "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo".
- 2Co 6:1 -> "E NÓS, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão"
4 - O Espírito Santo é dom a ser recebido, não um prêmio a ser conquistado pelos nossos esforços:
- Rm 8:15 -> "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai".
- 1Co 2:12 -> "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus".
- Gl 3:2 -> "Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?"
- Gl 3:14 -> "Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito".
- 1Jo 2:27 -> "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis".
5 - O amor de Jesus Cristo por Sua palavra, pelos irmãos e pelas pessoas é para ser recebido. Amar é um mandamento que só é possível obedecer quando recebemos o amor de Jesus. Do contrário, tudo não passará de mera paixão egoísta que sentimos por aqueles que nos trata de forma conveniente para nós:
- 2Ts 2:10 -> "E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem".
6 - O verdadeiro entendimento da palavra, bem como o conhecimento da pessoa de Jesus Cristo depende de Ele se revelar a nós. Para isso precisamos recebê-lo diariamente em nossos corações:
- Gl 1:12 -> "Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo".
- Hb 10:26 -> "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados"
- Ap 3:20 -> "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo".
7 - Não conquistamos a bênção de Deus porque a merecemos (mesmo porque nós, por nós mesmos, só merecemos o pior). É simplesmente para ser recebida.
- Hb 6:7 -> "Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus"
- 1Co 2:12 -> "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus".
8 - O dons, sejam os ministeriais ou os espirituais, não dependem de quem quer ou de quem corre (se esforce para obtê-los através de seminários, cursos de teologia, etc), mas de Deus, que os distribui conforme melhor Lhe apraz. Tudo que precisamos é permanecer Nele orando e meditando na bíblia até que Ele nos limpe e sejamos tidos por vaso útil. Daí, inclusive, o motivo pelo qual, muitas vezes, nossa oração não é respondida prontamente: a fim de que possamos passar mais tempo perto Dele até que Ele tenha tido tempo de operar em nós todo o Seu querer e nos capacitar para efetuá-lo.
- 1Pe 4:10 -> "Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus".
- 1Co 12:7,11 -> "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer".
- 2Tm 2:21 -> "De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra".
- Fp 2:12-13 -> "... operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade".
- 1Jo 2:28 -> "E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda".
- Jo 18:7,8 -> "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"
9 - Sabemos que o evangelho é o poder de Deus para salvar todo o que crê (Rm 1:17). Para que, porém, essa palavra realmente opere nos nossos corações purificando-o, o que temos de fazer é recebê-la, deixar que ela penetre até o mais profundo do nosso ser e seja usada pelo Espírito Santo para nos limpar.
- Tg 1:21 -> "Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas".
- Tt 3:4-5 -> "Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo".
10 - Até Jesus Cristo e Seu reino são para serem recebidos:
- Cl 2:6 -> "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele"
- Hb 12:28 -> "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade"
11 - Até para abençoar os irmãos e pregar o evangelho precisamos receber:
- Rm 15:7 -> "Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus".
Você pode me questionar: mas e o mandamento : "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura?" (Mc 16:15). Muitas pessoas ainda não entenderam este mandamento.
Ir por todo o mundo não é ir para outros países. Antes, significa que, por onde quer que passarmos, todo mundo deve ver o brilho de Cristo em nós. Devemos estar sempre prontos para que Deus traga as pessoas até nós.
Muitas vezes corremos ansiosos para nosso compromisso na igreja (pensando que a obra de Deus é só ali), quando, muitas vezes, Deus está querendo fazer a obra Dele na vida do mendigo que está a atrair nossa atenção ou na vida de um bêbado caído na sargeta ou da jovem angustiada que está pensando em suicidar. Mas nossa correria nos deixa insensíveis ao sussurro meigo e doce do Espírito Santo massageando suavemente nosso coração tentando nos mostrar o que Ele quer fazer na vida de tais pessoas.
Acredite! Ele traz os que hão de salvos até nós:
- Gn 7:7-9 -> "Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé".
- At 2:47 -> "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar".
"Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" (1Co 4:7).
Jesus é que nos faz diferentes. Portanto, deixe que Ele lhe vista consigo mesmo (Ef 6:18)
Nenhum comentário:
Postar um comentário