sexta-feira, 18 de maio de 2012

09 - O que é o pecado? Qual a sua origem?

O que é o pecado? Qual a sua origem?

           

Tenho me preocupado bastante com o fato das pessoas acharem que o pecado é uma maldição inevitável. Agora, mais do que nunca, estou certo do quanto é sério e terrível nos conformarmos com o pecado, conforme vocês verão no decorrer deste estudo.

Peço a Deus que lhes dê ânimo e coragem para meditar neste estudo até o fim. Não deixem de ler TODAS as referências, pois elas irão enriquecer o nosso conhecimento. Caso você não tenha a bíblia para computador, eis aqui dois endereços que recomendo:

·         Bíblia Sagrada Gratuita 5.1 - Corrigida e Revisada.exe – (http://www.mediafire.com/download.php?tbitym2yv2v)

 

1 - JESUS, O ADVOGADO QUE LUTA CONTRA O DIABO (O PROMOTOR) A FIM DE GARANTIR OS DIREITOS QUE TEMOS NELE A UMA VIDA PURA E SANTA

 

            Uma das grandes dúvidas é com relação ao trecho:

 

·         “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (I João 1:8-10)

 

Olhando superficialmente, dá a impressão que realmente o pecado é um mal inevitável. Porém, já observou o trecho que vem antes?

 

·         “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:5-7)

 

Repare como só é possível termos comunhão uns com os outros e sermos purificados pelo sangue de Jesus Cristo se andarmos na luz (não é estar na luz apenas de vez em quando, mas ANDARMOS 24 HORAS na luz).

Quando andamos em trevas não estamos em comunhão com Jesus Cristo e não estamos praticando a verdade. Afinal, nenhuma mentira vem da verdade (1João 2:21).

Porém, é digno de nota que o sangue de Jesus Cristo só irá nos purificar de TODO o pecado se andarmos na luz. É lógico que, se andarmos nas trevas, jamais seremos livres do pecado. Porém, se andarmos na luz, com certeza seremos purificados de TODO (não apenas de alguns) pecado. Não seremos livres das conseqüências do pecado, ou simplesmente da culpa ou da dívida do pecado, mas DO PECADO EM SI.

            E quanto ao trecho que vem depois de (1João 1:8-10)?

 

·         “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (I João 2:1-6).

 

Repare que só conhece a Deus de verdade quem guarda os Seus mandamentos e anda como Jesus andou. O próprio Jesus confirma isso e ainda completa dizendo que só se manifesta àquele que tem os Seus mandamentos (não basta sabê-los – é preciso entendê-los – conhecer Jesus por meio da Sua vontade, conhecer com precisão qual é a Sua vontade - Pv 23:23; Ef 5:17) e os guarda.

 

·         Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21);

·          “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14:12).

 

Logo, qualquer manifestação sobrenatural através da vida de alguém que não tem compromisso com Deus com certeza é de origem demoníaca (João 9:30-33). Quem é compromissado com Jesus faz as obras que Jesus faz e não as suas obras:

 

·         “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20).

·         “E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (II Coríntios 5:15).

 

Inclusive, é nisso que consiste o amor de Deus:

 

·         “Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.” (I João 4:9).

 

Aliás, é isso o que é o verdadeiro amor de Deus para com a humanidade:

 

·         “Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:2-5).

 

Todo aquele (e não apenas alguns) que realmente nasceu de novo vence o mundo. Não tem essa de que os mandamentos de Deus são pesados (difíceis ou impossíveis de serem cumpridos). Afinal, para que Jesus veio ao mundo?

 

·         “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:15-16).

 

Afinal:

·         “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” (Romanos 6:23).

 

Se não fosse possível viver sem pecar, já pensou que vida mais miserável, “des-graçada” (sem a graça de Deus, pois o pecado nos separa Dele – Isaías 59:1,2) iríamos viver?

 

·         “Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros.” (Tito 3:3).

·          “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:7,8).

·         “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” (Naum 1:3).

·         “Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam. E já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte, e te detenhas; porque escondes de nós o teu rosto, e nos fazes derreter, por causa das nossas iniqüidades.” (Isaías 64:6,7).

·         “Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; e não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos.” (Romanos 3:9-18).

·         “Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.” (Lucas 18:19).

 

E tudo isso:

 

·         “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).

 

Voltemos a (I João 2:1-6):

 

·         “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

 

Repare que, após citar (I João 1:8-10) João deixa claro que disse isso justamente para que não pequemos. Você pode questionar: mas o versículo seguinte diz que “se alguém pecar” temos Jesus como advogado.

Porém, qual é o papel do VERDADEIRO ADVOGADO? Infelizmente, por causa da nossa sociedade pagã e promíscua, o papel do ADVOGADO se perdeu. Afinal, como se manter puro, santificado e honesto numa profissão cujas diretrizes e bases se encontram alicerçadas na areia movediça de um código de leis corrupto e ambíguo?

É possível entrar numa caverna repleta de carvão com uma roupa branca e sair sem se sujar? Sendo o diabo o príncipe das potestades do ar (Efésios 2:2), toda a sujeira emanada desse código de leis com certeza irá se pegar nas vestes espirituais da vida de todos aqueles que tentarem modificá-lo (políticos) ou fazê-lo valer (advogados, juízes, promotores e até mesmo policiais, já que, muitas vezes, terão que prender pessoas inocentes ou ser obrigados a extrair à força informações de bandidos; talvez até matar). É bom lembrar que nosso papel não é julgar nem condenar este mundo, mas salvá-lo (Lucas 9:54-56; João 12.47).

Exagero meu? Repare como em (Lucas 10:10,11) nosso Salvador ordenou que, quando não fossem recebidos em alguma cidade, era para eles sacudirem as vestes para que nem o pó da cidade se lhes pegassem. Em (João 13:10,14) Jesus ordenou que os discípulos lavassem os pés uns dos outros.

Se isso é pouco, olhe o que diz o escritor de Hebreus:

 

·         “E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.” (Hebreus 12:13)

 

Obs: não sei se você trabalha em alguma destas áreas, tampouco se algum de seus familiares ou amigos íntimos está fazendo algum curso para ingressar em uma destas profissões. Não estou dizendo isso com intenção de ofender, mas de alertar, pois muitas vezes nós (a começar por mim) estamos muito bem intencionados, pensando em agradar a Deus ao extremo e de todas formas (e creio que, com certeza, é esse o seu caso, tal como o de Paulo - I Coríntios 9:22 – e o meu também), mas infelizmente, não estamos percebendo para onde estamos indo (Provérbios 16:1,2,25). Daí a importância de meditar na bíblia de dia e de noite (Salmo 1:1,2).

 

 

Advogado, ao contrário que muitos pensam, não é para defender o réu, mas sim para fazê-lo conhecer seus direitos.

            Para ser mais exato, tomemos como exemplo o médico -> Ele não cura a doença. Quem cura é Jesus usando os medicamentos. O que o médico faz é tão somente verificar qual é o tratamento mais adequado. Se o leigo fosse fazer isso cada vez que ele tivesse doente, poderia morrer antes de descobrir. O médico, pela experiência e familiaridade com os ensinos da medicina, já dá o diagnóstico correto (o que lembra nossa função como “médicos” espirituais - Hebreus 5:14, onde Jesus é o Médico dos médicos - Marcos 2:17).

De igual modo, o advogado consulta as leis para ver quais os direitos que o réu tem. Se este fosse tentar descobrir por conta própria, até descobrir seus direitos, já terá sofrido muito sem necessidade.

Porém, só tem direito aos olhos de Deus:

1.    quem verdadeiramente é inocente, mas está sendo acusado injustamente ou;

2.    quem está sinceramente arrependido e quer de Deus todos os dispositivos legais para derrotar Satanás na sua vida a fim de viver uma vida 100% agradável a Deus (Colossenses 1:10).

 

Para ser mais preciso: quando o diabo está tentando nos acusar diante de Deus injustamente ou tentando nos privar da herança que Jesus conquistou para nós na cruz do Calvário (1Coríntios 2:9,12; Efésios 1:3; 2Pedro 1:3)  é aí que Jesus entra para nos fazer conhecer os direitos da Nova Aliança (o que nos é dado gratuitamente por Deus), a saber, Cristo em nós, a esperança da glória (Colossenses 1:27) de Deus na nossa vida.

Em outras palavras, o diabo, nosso acusador (Apocalipse 12:10), quer nos manter cegos quanto ao poder do evangelho para nos libertar do pecado (Romanos 6:14; 1Co 2:9,12) a fim de que não rompamos com seus laços sobre nós e continuemos sendo zelosos para com ele e com aquilo que é da sua vontade (Gálatas 4:17).

O Espírito Santo habitando em nós (que é a garantia da nossa herança) é poderoso para nos guardar de tropeçar (Judas 24). Mas o diabo quer nos levar a acreditar que a trombeta do jubileu (Levítico 25:9,10) ainda não soou na nossa vida e que, portanto, ainda somos irremediavelmente escravos do pecado e, obviamente, dele. Afinal, o pecado, não só dá legalidade para ele agir em nós, mas é o meio que ele usa para nos enganar e atrair (Tiago 1:13-15; Apocalipse 12:9; 20:10), manipulando-nos a seu bel prazer.

Quando a bíblia diz que Deus já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo (Efésios 1:3) e que Seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, PODE LEVAR ISSO A SÉRIO!!! Pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude, Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiquemos participantes da natureza divina (II Pedro 1:3,4).

Voltemos a (I João 2:1-6): Ele escreveu (1João 1:8-10) justamente para que não pecássemos, ou seja, para que soubéssemos que Jesus irá defender o direito que temos à herança celestial, a saber: a presença do Espírito Santo em nós que nos liberta do cativeiro da corrupção (II Coríntios 1.22; II Coríntios 5.5; Efésios 1.14; Colossenses 1.12,13) para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Romanos 8:21).

 

·         “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. (Romanos 8:19-22)

 

Muitas vezes a criação está mais ansiosa para se ver livre da vaidade e da escravidão do pecado do que os filhos de Deus que deveriam ser os instrumentos para tal libertação. Afinal, Jesus é a nossa propiciação, ou seja, o que nos torna propícios aos olhos de Deus apesar da natureza pecaminosa que herdamos de Adão.

Ou seja, antes de Jesus, Deus não podia ser um conosco por causa do pecado. Porém, quando renunciamos a tudo quanto temos, incluindo a nossa própria vida (Lucas 14:26,27,33), agora o próprio Espírito Santo irá pelejar por nós contra o pecado.

 

·         “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gálatas 5:17).


 

Podemos resumir o tribunal de Cristo no qual todos deveremos comparecer (Romanos 14.10; II Coríntios 5:10) da seguinte forma:

·         Deus é o juiz;

·         O diabo é o promotor;

·         O código de leis é a bíblia;

·         Jesus é o advogado;

·         Os anjos, a assembléia que está a presenciar o julgamento;

·         Nós, os réus.

 

Todos pecamos. Isso deu espaço para o diabo usar a lei de Deus contra nós para nos condenar (Romanos 7.10). Como juiz justo, Deus teve que cumprir a lei enviando a sentença de morte contra nós (Romanos 5:12-16). Porém, Deus amou o mundo de tal maneira que veio na pessoa de Jesus Cristo para sofrer o castigo da morte no nosso lugar (Isaías 53:4-6 – note como este trecho liga a enfermidade ao pecado e ao fato de andarmos do nosso jeito, independentes de Deus; Hebreus 2:9) para que pudéssemos ter vida, e vida com abundância (João 10:10).

Sentiu a grandeza do amor de Jesus para conosco? Mesmo sendo onisciente e presciente (ou seja, Deus já sabia tudo que teria que sofrer para que fôssemos salvos - Lucas 9.22; João 12.27), ainda assim Ele achou o sofrimento do Calvário bem menor do que a dor de ter que perder você para o inferno por toda a eternidade. Para Jesus, a idéia de ser obrigado a viver completamente separado de você para todo o sempre é mais angustiante do que toda a agonia que Ele sofreu no Gólgota.

Lembre-se disto quando pensar em entristecer Jesus Cristo com seus pensamentos, sentimentos, palavras e ações.


 

·         “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade. Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

 

O pecado, ao contrário do que muitos pensam, não é um mero acidente de percurso:

 

·          “Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.” (Lucas 6:43-45) – Quando chegamos a pecar é porque nosso coração já está cheio, transbordando de malícia.

 

Também não são as circunstâncias que nos rodeiam que nos levam a pecar:

 

·         “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.” ((Mateus 15:18-20)

·          “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:13-15).

 

É o resultado da natureza que herdamos por sermos descendência de Adão. Felizmente, Jesus nos comprou da mão do diabo para sermos só Dele! ALELUIA!

 

·         “O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14)

 

·         “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (I Coríntios 6:19,20)

 

Você que aceitou de verdade Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador da sua vida, não permita mais que o diabo machuque sua doce alma com amargura.

 

·         “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. (Romanos 6:12-14).

 

Não se prive da graça de Deus.

 

·         “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” (Hebreus 12:15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário