sexta-feira, 18 de maio de 2012

07 - O Esforço no reino de Deus

O Esforço no reino de Deus

Graça e paz no Senhor Jesus Cristo.

Há muitas passagens na bíblia em que a palavra esforço (ou semelhante) aparece. Porém, a questão é: em que devemos concentrar nossos esforços? Pelo que devemos nos esforçar?

Sei que são muitas as referências, mas não deixe de conferir na bíblia todas elas. Sei que o tempo é muito corrido, mas, se não tivermos tempo para aquele que nos ama a ponto de ter morrido por nós na cruz só para ter o privilégio de repartir conosco a herança que era só sua, para quem então teremos tempo?

Vejamos algumas destas passagens:

·         “E para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.” (Colossenses 1:29)

Segundo os versículos 27 e 28, Paulo se esforçava para apresentar todo homem perfeito em Jesus. Mas isso só é possível se Cristo estiver em nós (vs. 27). É pelo mesmo motivo que em (Colossenses 4:12) Epafras combatia em oração.

·         “Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus”.


Ou seja, Epafras entendia que a única forma de conservar a si mesmo e aos outros firmes, perfeitos e completamente dentro e no centro da vontade de Deus é através da intimidade com Deus, andando com Ele o tempo todo:

Ø  Noé foi considerado justo porque andava com Deus (Gênesis 6:9);

Ø  Enoque foi transladado porque andou com Deus 300 anos (Gênesis 5:22-24);

Ø  Deus exortou Abraão a ser perfeito e andar com Ele (Gênesis 17:1). No final Deus o chamou de amigo (Tiago 2.23).


Isso, sim, exigia um combate enorme. Tanto que motivou Paulo a escrever:


·         “Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.” (I Timóteo 1:18,19)

·          “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (II Timóteo 4:7).


Qual foi o bom combate que Paulo combateu e ordenou a Timóteo que também combatesse?

Esforço para guardar a fé e boa consciência.

Sabemos que a fé vem por OUVIR a palavra que sai da boca de Deus (Romanos 10:17). Inclusive, isso é amar a Deus (João 14:21). Só que para guardar os mandamentos, primeiro precisamos tê-los. Para isso é necessário:

Ø  “Comprar” a verdade (Provérbios 23:23);

Ø  Meditar na bíblia dia e noite (Salmo 1:1,2; Deuteronômio 6:6,7; 11:18-19 (repare que Deus diz a mesma coisa 2 vezes. É sinal que isso é uma coisa seríssima, urgente (Gênesis 41:32));

Ø  “Cavar” para chegar até o fundamento da verdade (Lucas 6:48).

Isso exige busca (Mateus 6:33) e, conseqüentemente, esforço. E é tão importante e sério que levou Judas a escrever sua carta (Judas 3). O próprio Deus disse para Josué esforçar e ter bom ânimo para guardar (esse palavra lembra um atalaia na torre de vigia lutando para guardar a cidade em segurança) os mandamentos, sem desviar um milímetro sequer (Josué 1:6-9).

Paulo complementa nos exortando a esforçarmos para guardar a unidade do Espírito Santo (Efésios 4:3 – ARA).  Uma vez que o Espírito Santo é UM e a bíblia é UMA, não justifica cada um crer em alguma coisa. Jesus não irá negar o que Ele mesmo disse (II Timóteo 2:13).

Tanto que Paulo se esforçava para não mudar o fundamento, que é Jesus (1Coríntios 3:10,11):

·         “E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio” (Romanos 15:20)

Fora o seu esforço para ser piedoso (1Timóteo 4:7)

·         “Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.” (1Timóteo 4:10).

Seu esforço era como o de um atleta ao fazer algum exercício (vs 8). Mas como, se por nós mesmos somos incapazes de fazer o bem (Romanos 3:12; 7:15,17-21)?

O segredo está em (João 15:4,9 – ARA). Jesus nunca esperou (nem espera) que sejamos firmes por nós mesmos (mesmo porque só e somente só Deus é amor - 1João 1:16; Mateus 19:17), mas sim, para que permanecêssemos NO AMOR DELE.

Observe, por exemplo (2Samuel 22:35; Salmo 18:34):


·         “Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.” (Salmo 18:34).

·         “Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços.” (II Samuel 22:35)

Note como o próprio Deus esforça nossas mãos para o combate. Mas... contra que temos que lutar?

1.    Contra o diabo (Efésios 6:11-12; 1Pedro 5:8; Tiago 4:7).

Mas como vencer o diabo? (Efésios 6:10; 1Pedro 5:9; Tiago 4:8; 2Coríntios 2:10,11; 10:3-5). Repare como as armas são estritamente espirituais.

2.    Contra as coisas deste mundo (1Pedro 2:11; 1Pedro 4:5; 1João 2:15,16; Tiago 4:4).

Inclusive, por aqui fica fácil ver que JAMAIS seremos salvos levando a vida de sempre. Jesus mesmo disse: (João 3:3; Mateus 18:3,4). Conversão significa abandonar por completo TODOS os maus caminhos (2Crônicas 7:14). Daí se tornar como criancinhas (Salmo 8:3; Mateus 21:16) que não tem nenhum desejo por algo deste mundo, nem se ocupa e se pré-ocupa com as coisas deste mundo, mas só deseja estar perto dos pais recebendo e tendo oportunidade de demonstrar amor.

3.    Mas sem dúvida, nosso maior inimigo somos nós mesmos (Atos 24:16). Ninguém é tão malvado para conosco do que nós mesmos (Romanos 3:15-17;. Provérbios 14:12; 16:1,2,25; Tiago 1:13-15; Tiago 4:1).


Agora fica fácil entender porque Paulo se esforçava para ter uma consciência sem ofensa (II Timóteo 1.3). Mas o que contamina o homem é o que sai de dentro (Mateus 15:18,19)... Logo, nossa consciência tem que ser PURIFICADA de nós mesmos. Deus viu que jamais isso seria possível e, por isso, nos deu a mente de Seu Filho Jesus (1Coríntios 2:16). E se quisermos ficar verdadeiramente livres do adversário (Lucas 12:58) e permanecer livres, temos que nos esforçar para nos ESVAZIAR de nossos pensamentos, sentimentos e planos, a fim de que somente aquilo que está na mente de Cristo habite no nosso “tabernáculo”.


·         “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” (1Timóteo 6:9-12)

Note como Paulo ajunta tudo que foi dito até agora e nos diz para combater pela:

·         Justiça - Como? Lutando contra o que, aos nossos olhos parece ser justiça (Romanos 10:3), mas que, para Deus, são trapos de imundície (Isaías 64:6).

·         Piedade - Como? Lutando contra nosso egoísmo (1Coríntios 10:24; 2Coríntios 5:15).

·         - Como? Lutando contra tudo que acreditamos ser verdade pela carne (2Coríntios 4:18; 5:7,16; Isaías 57.17 ; Jeremias 3: 7; 7:24; 11.8; 13.10; 23.17; Ezequiel 6:9);

·         Amor - Como? Lutando para que nenhuma raiz de amargura impeça o amor de Jesus de frutificar na nossa vida. A única hipótese de um ramo ligado em Jesus não dar fruto é rejeitando Seu amor (2Tessalonicenses 2:10; detendo a verdade – Romanos 1:18) por querer que seus ofensores paguem por todo mal que lhe fez (vale lembrar que Jesus já pagou na cruz).

Temos que nos esforçar para que Jesus espaço para comunicar Suas aflições (Filipenses 3:10; 1:29-30; 2Timóteo 2:3; 4:5; Colossenses 1:24; 1Pedro 4:13; 2Coríntios 1:5), Seus sofrimentos por Sua igreja. É isso que significa negar a si mesmo. (2Timóteo 2:4,5) confirma que isso é uma luta.

Temos que sofrer as aflições como bom soldado. Qual a característica fundamental do bom soldado? É aquele que não se distrai com nada desta vida e luta seguindo à risca as normas dadas pelo General.

É isso que significa entrar pela porta estreita (Lucas 13:24).

·         Paciência - Como? Lutando para reter a esperança que Jesus e Seu evangelho nos propôs (Hebreus 6:18).

·         Mansidão – Como? Lutando contra nossa “auto-suficiência”, como Moisés que foi chamado o homem mais manso porque, ao invés de justificar-se diante das afrontas, sempre se prostrava diante de Deus e intercedia pelo povo (Números 16:4; 12:3,14;11:1,2; 14:5; 16:45-46). É preciso esforço para renunciarmos nossa capacidade, bem como as aparentes soluções oferecidas pelo diabo e aprendermos direto de Jesus (Zacarias 4:6); Mateus 11:28,29).

O único trecho que parece contradizer tudo isso é:

·         “E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele.” (Mateus 11:12)

·         “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.” (Lucas 16:16)


Este trecho, a princípio, parece sugerir que é preciso nos esforçarmos para nos apoderarmos do reino dos céus. Porém, note que a lei e os profetas duraram ATÉ João Batista. De João batista até aquele momento em que Jesus pronunciou tais palavras, o reino de Deus era tomado por esforço porque o Espírito Santo ainda não havia sido derramado (João 7:39). Sem o Espírito Santo seria realmente preciso um esforço sobrenatural para entrar no reino de Deus, pois ainda teríamos a nossa mente e, portanto, presos aos nossos pecados (Romanos 3:9).

Seria e é impossível permanecermos salvos. Porque a salvação não é estática (uma vez salvos, salvos para sempre) A prova disso é (Mateus 24:13). Paulo completa dizendo para operarmos a nossa salvação com temor e tremor (Filipenses 2:12,13).

           Inclusive, foi por isso que Jesus morreu na cruz: para que a nossa salvação possa se desenvolver (crescer, fortalecer e amadurecer). Mas para isso é preciso exercitar a piedade (1Timóteo 4:7). Afinal, porque haveríamos de ser fortalecidos com o Espírito Santo (Efésios 3:16; 6:10; Filipenses 4:13; Colossenses 1:11) se não estivermos dispostos a ser santos e perfeitos como Deus o é (Mateus 5:48; 1Pedro 1:16)?

            Deus não nos elegeu para sermos melhores que os do mundo, mas sim para sermos santos (Levítico 20.7) e perfeitos (Colossenses 4.12; Hebreus 5:14), legítimos representantes do Seu glorioso Reino de Amor, graça e misericórdia aqui (2Coríntios 5:20) (como Deus). A finalidade é para que o povo possa ver que significa ser reino de Jesus (Apocalipse 1:16)

           Enfim, o esforço que Deus requer de nós é:

·         ESFORÇAR para conhecer a verdade, guardar verdade e viver na verdade;

·         ESFORÇAR para confiar em Jesus a ponto de PERMANECERMOS no Seu amor mesmo quando vítimas das maiores atrocidades;

·         ESFORÇAR para cumprir Lucas 9:23;

·         ESFORÇAR para PERMANECERMOS com Jesus na cruz (Romanos 6:4; Colossenses 3:3) a fim de que Ele possa reinar nos nossos membros mortais (2Coríntios 4:10,11; Gálatas 2:20);

·         ESFORÇAR para negarmos a nós mesmos, a fim de que Jesus tenha espaço para mostrar o quanto Ele é sofredor (Salmo 145:8; 86:15).

·         ESFORÇAR para tomar cada dia nossa cruz deixando que Jesus nos convença de nossa cidadania celestial (aqui somos forasteiros e peregrinos – Hebreus 11:13; 1Pedro 2:11). Ou seja, temos que crucificar o mundo (não servir mais ao mundo nem às pessoas deste mundo, mas somente a Jesus) e nos crucificar para o mundo (não temos que buscar adquirir nada aqui – o que precisa para glorificar a Deus será dado (Mateus 6:33; Filipenses 2:12,13; Gálatas 6:14; Hebreus 13:14; 11:16; Filipenses 3:20).

·         ESFORÇAR para PERMANECERMOS 100% livres para Jesus a fim de que Ele tenha plena liberdade para nos levar aonde Ele quiser (João 3:8; Jeremias 2:2; Apocalipse 14:4).


           Resumindo, temos que nos ESFORÇAR para DESCANSAR, ESPERAR e PERMANECER no amor Dele, crendo que Seu amor nunca falha (1Coríntios 13:8; Hebreus 4:11; Salmo 37:7; Judas 1:9).

           São esses os que reinarão com Jesus em vida (Romanos 5:17), no milênio e estarão com Ele por toda a eternidade.

            Com base em tudo isso, podemos ver que a salvação não é “de” graça, mas “pela” graça. Quando dizemos que é de graça, estamos dizendo que não exige compromisso, o que não é verdade. Há um preço a ser pago, como você pôde ver neste estudo e em (Lucas 9:23).

·         “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” (Lucas 9:23).

           Quanto ao galardão, já parou para pensar o que seria esse galardão e de que ele serviria no céu, já que lá não há injustiça, morte, dor, sofrimento, etc? Logo, o galardão só terá finalidade no milênio, onde cada um de nós poderá demonstrar a todas as nações o quanto amamos a Jesus. Quanto maior o galardão, maior o número de pessoas sob nossa autoridade (Lucas 19:17,18) e, portanto, maior será o privilégios que teremos de ser usados por Jesus para amar as pessoas servindo-as.

           Enquanto estivermos no milênio, com certeza teremos que nos lembrar das coisas passadas, pois do contrário, não nos lembraríamos mais das limitações humanas e, portanto, não teríamos condições de ajudarmos de forma correta (veja o caso de Jesus – Hebreus 2:14,16,17). Mas no céu, como tudo será novo, não tem sentido ficarmos lembrando o passado – Isaías 65:17).

           No milênio haverá hierarquias. Porém, no céu não haverá distinção ou separação. Todos serão iguais. Um só povo (Apocalipse 21:3): a noiva (Apocalipse 21:9), a esposa de Jesus. Ninguém tem autoridade sobre ninguém. O próprio Jesus entregará o reino ao Pai. Deus será tudo em todos (1Coríntios 15:28).

           Que Jesus fale profundamente ao seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário