sexta-feira, 18 de maio de 2012

05 - Pureza: Uma Das Condições Para Entrar no Reino de Deus

PUREZA: CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS

 

·         “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente” (1Tm 1:8).

·         “E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente” (2Tm 2:5).

 

Não sei se você já reparou, mas tudo que Jesus pregou tinha haver com o:

 

·         Reino de Deus -> Em contraste com o reino dos homens;

·         Reino dos céus -> Em contraste com o reino deste mundo;

 

A bíblia não foi feita para qualquer um:

·         “Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão” (Dn 12:10).

·         Não convém ao tolo a fala excelente; quanto menos ao príncipe, o lábio mentiroso” (Pv 17:7).

·         “A sabedoria é demasiadamente alta para o tolo, na porta não abrirá a sua boca” (Pv 24:7).

·         “A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos” (Sl 119:155).

·         “Se ele aquietar, quem então inquietará? Se encobrir o rosto, quem então o poderá contemplar? Seja isto para com um povo, seja para com um homem só, para que o homem hipócrita nunca mais reine, e não haja laços no povo” (Jó 34:29,30).

·         “E ali haverá uma estrada, um caminho, que se chamará o caminho santo; o imundo não passará por ele, mas será para aqueles; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão” (Is 35:8).

·         “Desperta, desperta, veste-te da tua fortaleza, ó Sião; veste-te das tuas roupas formosas, ó Jerusalém, cidade santa, porque nunca mais entrará em ti nem incircunciso nem imundo. Sacode-te do pó, levanta-te, e assenta-te, ó Jerusalém: solta-te das cadeias de teu pescoço, ó cativa filha de Sião” (Is 52:1,2).

·         “Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos” (Sl 1:5).

 

Como você pode ver, Deus jamais irá permitir o ímpio permanecer na assembléia dos justos. E a razão disso é simples: “para que o homem hipócrita nunca mais reine, e não haja laços no povo” (Jó 34:30).

 

Quando realmente a igreja está em total santidade perante Ele, enganar um membro dela é enganar o próprio Espírito Santo (At 5:1-11).

 

Veja o que Jesus fez à figueira que não dava fruto (Mc 11;12). Repare como esse episódio aparece imediatamente ligado com a purificação do templo (Mc 11:15-19), com o questionamento da autoridade de Jesus Cristo (Mc 11:28) e com o poder que há na oração proferida por aquele cujo coração está limpo de ódio, mágoa, amargura (que por sinal nos priva da graça de Deus – Hb 12:15), oriunda de uma fé não fingida (2Tm 1:3,5) que brota no coração daquele que ouve a voz de Deus (Rm 10:17; Is 45:18,19; Is 65:12-14 – voz esta que mata o ego (Êx 20:19,20) e faz a vida de Jesus brotar no coração do ímpio (Jo 5:25)).

 

O fato de esse 4 episódios estarem juntos e, de em (Mt 21:13,14) Mateus fazer questão de citar que, após os mercadores terem sido expulsos do templo os cegos e coxos vieram a ter com Jesus no templo (os quais saíram dali curados), vem a nos ensinar que a autoridade e o poder que Jesus recebeu do Pai e delegou aos Seus (para que os cegos espirituais pudessem enxergar Jesus e os surdos espirituais pudessem ouvir Sua doce voz e Nela crer, obedecer e serem salvas (Mt 28:18-20)) só pode se manifestar quando toda IMPUREZA for removida da igreja, quando toda religiosidade morta, fria, infrutífera (toda atividade dentro da igreja que não resulta no fruto do Espírito Santo e  não se origina a partir Dele (Gl 5:22)) se secar até à raiz.

 

Não se iluda! O fruto do Espírito Santo é tudo o que está escrito em (Gl 5:22). TUDO!!!

 

Se isso não estiver sendo verdade na sua vida é porque você não tem o Espírito Santo. Se isso não estiver sendo verdade na sua igreja ou se alguma atividade (ou ministério) que está sendo executada dentro da igreja não está promovendo tudo isso nos membros, pode ter certeza: o Espírito Santo já se retirou há muito tempo e, como Sansão, vocês nem estão percebendo (Jz 16:20). Está como a igreja de Sardes (tem nome de que vive, mas está morto – Ap 3:1) e Laudicéia (Ap 3:17).

 

Examinem-se a si mesmos para ver se estão na fé verdadeira (2Co 13:5) ou se estão reprovados, enganando-se a si mesmos.

 

Aliás, já reparou quantas vezes aparece na bíblia a expressão “ninguém vos engane” ou “não vos enganeis”?

 

Eis aqui alguns trechos:

(Dt 11:16; Jr 29:8; 37:9; Mt 24:4; 1Co 3:18; 6:19; 15:33; Gl 6:7; Ef 5:6; Cl 2:4; 2Ts 2:3; Tg 1:16,22; 1Jo 1:8; 1Jo 3:7).

 

Seja como Davi e Paulo que não se consideravam justos a seus olhos (Sl 139:23,24; 1Co 4:3,4), mas criam que Sua justiça era como trapos de imundície (papel higiênico da época - Is 64:6). Antes, precisavam RECEBER a veste nupcial (Mt 22:11-13), a saber, a justiça de Jesus Cristo (Jr 33:16; Rm 3:24-26; Ef 6:14; Ap 19:7,8).

 

Não se deixe enganar! Tudo o que está na bíblia significa exatamente o que está escrito nela! Só será salvo:

·         quem perseverar ATÉ O FIM(Mt 24:13);

·         quem desenvolver (ou operar) sua salvação com temor e tremor (Fp 2:12);

·         quem tiver uma fé viva e operosa (Tg 2:17);

·         quem for limpo de mãos, PURO de coração, que não entrega sua alma a vaidade (coisas inúteis que não dão fruto (Is 58:9; Mt 12:36)) nem jura enganosamente (Sl 24:3,4).

 

Mas, o que é ser PURO de coração. É ser como a noiva apaixonada que segue Seu Noivo (Jesus) onde quer que Ele vá (Jr 2:2; Ap 14:4,5 – são primícias para Deus), cujo único desejo e prazer é estar 24 horas na presença do Noivo contemplando Seu olhar penetrante (que fez Pedro chorar amargamente após negar 3 vezes - Lc 22:61), a beleza da Sua santidade (1Cr 16:29; Sl 27:4; 29:2; 96:9) e ouvindo Sua voz mansa e suave, mas poderosa.

 

Basta pensar que o mandamento de Jesus implica em: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento” (Mc 12:30).

 

A promessa de ter experiências vivas, reais e intensas com Jesus é para aqueles que O buscam de TODO o seu coração (Jr 29:13).

 

Pessoa de ânimo dobre (duplo ânimo – que tenta servir a 2 senhores: a Jesus e a si mesmo (Lc 16:13)) não alcançam nada (Tg 1:5-8)!

 

Enfim, caso Jesus não tem sido suficiente para lhe preencher o vazio do seu coração, chore desesperadamente para que Ele lhe purifique (Jl 2:12-17; Tg 4:8,9), antes que Jesus venha (ainda que Ele venha apenas para você – através da morte).

 

Não desejo isso para sua vida. Mas, suponha que você morra subitamente. Após a morte seu destino está selado para sempre (Hb 9:27) e, se você não estiver andando no Espírito Santo (ouvindo e obedecendo Sua voz) (Gl 5:16,24,25; Rm 8:1), permanecendo no amor de Jesus (Jo 15:9,10; Ap 2:4,5; 2Ts 2:10), teu galho será cortado e lançado fora (Jo 15:2; Rm 11:20-22) e você experimentará o mesmo destino dos adoradores da besta (Ap 14:10,11):

 

·         “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome”.

 

Digo isso porque quero ter 100% de certeza de que você estará comigo no céu. Inclusive, peço que você ore por mim para que cada vez mais o temor de Deus e de Sua palavra jamais saiam da minha mente e eu venha a estar 24 horas vivendo como um verdadeiro cidadão do céu, ouvindo só a voz de Jesus, só fazendo aquilo que Lhe agrada (e não o que agrada a mim ou às pessoas). Só de pensar na possibilidade de ir para o inferno caso me desvie para a direita ou para a esquerda (Dt 17:18-20; Js 1:6-9), entro em pânico.

 

Caso você venha servindo a Deus do seu jeito ao invés do jeito Dele, fazendo para Ele e em nome Dele o que lhe é mais conveniente (ao invés de fazer e estar exatamente onde Ele quer que você esteja), ARREPENDA-SE de ter sido seu próprio Senhor até agora! Passe a DESCANSAR e ESPERAR em Jesus (Sl 37:7) até que você ouça Sua voz e você, então, tenha condições de ter uma fé legítima (não existe fé verdadeira sem ouvir a voz de Deus) e obedecer ao chamado Dele.

 

·         “Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2Tm 2:9).

 

Deixe que Jesus lhe conheça (tenha intimidade com você (Ap 3:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário