sábado, 19 de setembro de 2015

115 - DEUS NÃO É DIFÍCIL!

DEUS NÃO É DIFÍCIL!

               

Difícil é você! Não sabe o que quer, não tem vontade firme, hesita a vida inteira. Vai em frente e volta atrás, tem medo (Tg 1:5-8).      Não quer romper com o mal, com o pecado, com o mundo, com os demônios, com a vaidade, com as tradições. Você é como uma criança teimosa e voluntariosa. Contorna o tempo todo, não enfrenta nada! É extremamente egoísta.

Não me leve a mal por afirmar estas coisas com tamanha franqueza! Mas a verdade é que o verdadeiro Deus não é difícil.

É bem verdade que o Eterno nos instrui a buscá-Lo:

 

·         “Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Is 55.6).

 

No entanto, repare que é dito que Ele está perto:

 

·         Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Ap 3.20).

 

Isto significa que esta busca não é algo difícil. Aliás, Sua presença está muito mais perto do que a maioria imagina:

 

·         “Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? ( isto é, a trazer do alto a Cristo. ) Ou: Quem descerá ao abismo? ( isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. ) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.” (Rm 10.6-11)

·         “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; e de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (At 17.24-28).

 

Note como Ele e Sua vontade estão juntinho de nós.  E se isto ainda for pouco, Ele promete revelar a Si mesmo e a tudo que está oculto, desde, é claro, que o busquemos com TODO  o nosso coração:

 

·         “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.” (Jr 29.11-14).

·         “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jr 33.3).

 

Sem contar que o Eterno se deixa achar por aquele que o busca.

 

·         “E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.” (1Cr 28.9).

·         “E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam.” (2Cr 15.2-4).

·         “Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui.” (Is 65.1).

 

Ou seja, tão logo o indivíduo começa a procurá-lo, Ele já se mostra. Podemos ver isto quando o Espírito Santo batizou todos na casa de Cornélio antes mesmo de Pedro terminar sua pregação:

 

·         E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.” (At 10.44).

 

Quando o coração deles estava preparado, o Espírito do Eterno imediatamente se moveu neles.

Jesus também citou algo semelhante:

 

·         “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14.3).

 

Note como o próprio Jesus nos leva para onde Ele está. Ou seja, a busca que o Eterno requer de nós é efetuada por Ele mesmo (ver Fp 2.12,13):

 

·          “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.” (2Cr 16.9).

·          “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (Jo 4.23).

 

Jesus nos manda buscá-Lo, mas é Seu próprio Pai que nos leva até Ele:

 

·         Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11.28)

·         “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” (Jo 6.44,45).

 

Como você pode ver, o próprio Eterno está em busca de verdadeiros adoradores (Jo 4.23,24) que se colocam em Suas mãos para tapar as brechas que existem nos corações (Ez 22.30). A estes indivíduos, cujo coração é perfeito (2Cr 16.9), ou seja, que é segundo Ele (1Sm 13.14), que se lembra Dele nos caminhos Dele (e não em seus caminhos egoístas - Is 64.5), não há necessidade de esforço para buscá-Lo. Basta prepararem o caminho do Senhor em suas vidas e Ele virá (Is 40.3; Ed 7.9,10).

A busca que Ele requer é para que possam estar com o coração preparado (ver Ed 7.9,10; Is 40.3) para que, quando Ele vier nos buscar, saibam reconhecer Sua voz (Jo 10.2-5) e O recebam (Jo 1.12).

Isto lembra quando o Eterno mandou o homem dar nome aos animais (Gn 2.19). A ideia é que ele percebesse a necessidade que tinha de ser auxiliado por alguém (Gn 2.18) e, deste modo, Ele soubesse valorizar esta ajuda quando viesse.

No entanto, sempre é o Eterno que vai ao perdidos.

 

·         “Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la?” (Lc 15.4) – a ovelha não teve que achar o caminho de volta. O pastor foi até ela;

·         “E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.” (Lc 15.20) – Embora o filho mais novo tenha decidido voltar, o pai o foi buscar quando ainda esta estava longe;

·         “E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;” (Lc 15.29) – o pai saiu fora da casa para conversar com o filho mais velho não queria entrar.

·         “Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?” (Lc 15.8) – A dracma foi procurada pela mulher, que representa o corpo de Cristo;

 

Inclusive, você se lembra da ordem dada pelo Eterno à Igreja?

 

·         “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;” (Mt 28.19)

·         “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” (Mc 16.15)

 

A ordem é para ir até os perdidos trazê-los. Veja como os pastores de Israel foram repreendidos por não fazerem isto:

 

·         “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.” (Ez 34.2-4).

 

Veja tudo que o Eterno faz para que ninguém tenha desculpa por não encontrá-Lo.

            Além disso, eu te pergunto: será que amar o próximo como a ti mesmo é mais difícil do que exercer profissões como:

 

o   lixeiro, em que o indivíduo pode ser atropelado a qualquer momento, corre o risco de se cortar e contaminar, força muito o joelho e a coluna, além se suportar mau-cheiro?

o   policial, em que o indivíduo arrisca a vida para prender um bandido que, na maioria das vezes, nem punido será? Isto quando não é obrigado a vender o caráter (o que implica em vender a alma para Ha-Satan) para defender os interesses de um governo corrupto.

 

Fora aqueles que se dispõem a morar em lugar em lugares inóspitos, como deserto, estação espacial, polo norte, em meio a guerrilhas, etc., e tudo isso em troca de uma recompensa miserável.

Fora a vida de drogado, etc., onde o indivíduo prefere usar seus dons para trabalhar em algo maligno, correndo o risco de ser morto, seja por policiais, traficantes e até mesmo pelo próprio efeito da droga, além de perder toda a credibilidade até mesmo da família que lhe ama. E tudo para que? Só para obter um pouco de prazer.

Eu te pergunto: isto tudo é mais difícil do que viver para ser instrumento de Jesus para confirmar Sua palavra nos corações? As perseguições por causa do Reino de Deus são piores do que o tormento de uma alma insaciável, das doenças ou dos problemas adquiridos como consequência do pecado (Rm 6.23)?

Além disto, como é que o indivíduo vai a Jesus?

 

·         “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11.28-30).

 

Repare como o indivíduo chega cansado e sobrecarregado. Jesus tão somente dá o alívio.

Por mais pesado que o fardo de Jesus possa parecer, ele se torna leve em virtude da ajuda que o Eterno proporciona, através do Seu Espírito, ao que Nele crê (Mt 11.28-30), enquanto o peso do pecado, tens que levar sozinho (Ele não vai compactuar com o mal na tua vida).

Talvez você diga: mas então, como explicar os seguintes versículos:

 

1.     “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mt 7.13,14).

 

O difícil é a porta larga e o caminho espaçoso, pois permite que você se perca facilmente em meio a tantas tarefas pesadas e inúteis que só consomem tuas forças sem jamais trazer qualquer satisfação à tua vida.

No final, você ajunta e amontoa (Ec 2.26) sem acabar desfrutando de tudo, ficando restrito apenas a contemplar a riqueza com os olhos (Ec 4.8; 5.11-17), sendo obrigado a deixar tudo para quem nele não trabalhou (Ec 2.17-21) e que, quem sabe, até fará mau uso de tudo.

 

2.     “E disse-lhe um: Senhor, são poucos os que se salvam? E ele lhe respondeu: porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.” (Lc 13.23,24).

 

A luta para entrar pela porta estreita não é pelo fato de ela ser apertada demais. O problema é que a inquietação no coração do ser humano é tão grande que não o permite descansar (ver Is 48.22):

 

·         “Porquanto este povo desprezou as águas de Siloé que correm brandamente, e alegrou-se com Rezim e com o filho de Remalias,” (Is 8.6).

·         “E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em proceder perversamente.” (Jeremias 9.5)

·         Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora os agoureiros dos céus, os que contemplavam os astros, os prognosticadores das luas novas, e salvem-te do que há de vir sobre ti.” (Isaías 47.13)

·         Na tua comprida viagem te cansaste; porém não disseste: Não há esperança; achaste novo vigor na tua mão; por isso não adoeceste.” (Isaías 57.10)

·         “Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei. Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.” (Isaías 57.19-21).

 

Supondo que sua necessidade é muito maior do que realmente é, o ser humano se envolve com tantos trabalhos e expectativas que não consegue achar tempo para as simples coisas do Eterno para ele.

Você se lembra da semente que caiu entre espinhos? Foi sufocada com as riquezas, deleites, cuidados (Lc 8.14) e demais ambições da vida (Mc 4.19).

Por isto é que são poucos os escolhidos:

 

3.     “Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mateus 20.16);

4.     “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mateus 22.14).

 

Ou seja, o problema é que o próprio indivíduo se envolve em tantas astúcias (Ec 7.29) que ele já não tem tempo nem para si mesmo (perdeu sua alma – Mt 16.26; Mc 8.36).

No entanto, o caminho do justo é todo plano, enquanto o do perverso, tortuoso e cheio de perigos:

 

·         “O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo.” (Isaías 26.7).

·         “Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz.” (Isaías 59.8);

 

Além disto, você se lembra de tudo que o Eterno fez?

 

·        Colocou o homem no jardim do Éden, e isto após tudo estar pronto (incluindo o jardim que ele deveria arar – Gn 2.8,15)

·        Chamou os convidados para irem ao banquete quando o mesmo já estava pronto (Mt 22.3,4);

·        Disse para descansar e esperar Nele (Sl 37.7), prometendo que Ele próprio satisfaria todos os desejos do nosso coração se conseguíssemos achar prazer Nele (Sl 37.4).

·        Disse para nos aquietarmos e deixar Ele fizesse cessar as guerras (Sl 46.9,10)

·        Disse para habitarmos no Seu esconderijo e descansarmos na Sua sombra (Sl 91.1) enquanto Ele operava toda Sua vontade à nossa volta.

 

Fora as promessas a nós dada:

 

·         “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” (Sl 127.2);

·         “Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? ( Porque todas estas coisas os gentios procuram ). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6.26-33).

·         “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” (Fp 4.19).

 

Enfim, como você pode ver, o Eterno faz tudo o que é necessário. Sua vontade, que parece impossível de ser cumprida, Ele a cumpre através daqueles que isto permitirem (Fp 2.12,13; ver Ez 2.1,2; Rm 8.3,4).

 

Basta que você tão somente deixe-O operar no teu coração o desejo de buscar ser filho Dele:

 

·         “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.” (Jr 29.11-14).

 

Faça isto e você O achará e ouvirá coisas grandes e ocultas que não sabes:

 

·         “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Jr 33.3).

 

Amigo(a): não ponha a culpa no Eterno ou na Sua Igreja. Não ponha a culpa no destino, no acaso. Não ponha a culpa nos outros. Você é o grande culpado. O difícil é você. O complicado é você. A barreira é você. Por favor, vença todos os obstáculos que você mesmo inventou ou causou e busque o Eterno com TODO (e não apenas com parte) o teu coração e, certamente, você O verá bem junto de você há muito te chamando (2Cr 15:2; Jr 29:13).

Se você não está conseguindo perceber isto é porque, talvez, você endureceu muito o teu coração (Zc 7.11,12) ou “esteja dando nome às estrelas”. Ou seja, você está tentando dar nome àquilo que o Eterno já nomeou (Sl 147.4) (incluindo a si próprio):     

 

·         “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (Jo 15.16).

 

A questão é: como você foi nomeado por Jesus? Como você é conhecido diante Dele?

 

·         “Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” (1Co 13.12)

 

Talvez você não vê nada se encaixando na tua vida porque você está vendo tudo de modo distorcido, a saber, conforme aquilo que você espera ser.

A verdade é que nem nós mesmos nos conhecemos:  

 

·         “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jr 17.9).

 

Felizmente, a verdade salvadora está bem pertinho de você, se manifesta inclusive dentro de você:

 

·         “Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jr 17.10).

·         “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” (Rm 1.18-20).

·         “Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? ( isto é, a trazer do alto a Cristo. ) ou: Quem descerá ao abismo? ( isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. ). Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.” (Rm 10.6-11).

 

Logo, o mal só se apega àquele que encontra lugar para o mesmo em sua vida (Sl 109.16-18; 2Co 6.14-18): por exemplo, deixando que alguma raiz de amargura brote (Hb 12.15) ou dando as valiosas bênçãos do amor que o Eterno já deu em troca de bugigangas (ver Mt 7.6). 

No entanto, olhe para dentro de ti e você verá que tudo dentro de você clama por Jesus. Se você acha que não, eu te pergunto: o que é você mais quer? Não é paz, felicidade e amor? Pois bem: Jesus é tudo isso (Ne 8.10; Ef 2.14; 1Jo 4.8,16).

Até os mandamentos do Eterno que você muitas vezes acha que é pesado, na verdade não é:

 

·         “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1Jo 5.3,4).

 

Eles são exatamente aquilo que traz satisfação a ti e dificulta o mal de te atingir. Afinal, pense no tormento que você se submete quando te recusas a perdoar, como te sentes mal e inútil quando recusas a ajudar o próximo, bem como o quanto te custa prejudicar o próximo. A menos que o teu coração já esteja sobremaneira endurecido (Zc 7.11,12) e, portanto, insensível para o bem, você verá que é muito mais gratificante amar o próximo do que odiar os distantes (a saber, os que se distanciaram de você).

Até as adversidades são espinhos que o Eterno coloca no caminho para que o indivíduo tenha dificuldade para chegar ao inferno:

 

·         “Portanto, eis que cercarei o teu caminho com espinhos; e levantarei um muro de sebe, para que ela não ache as suas veredas. Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora.” (Os 2.6,7).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário