domingo, 9 de abril de 2017

138 - VINHO: POSSO BEBER OU DEVO ME ABSTER?

VINHO: POSSO BEBER OU DEVO ME ABSTER?

 

AO INVÉS DE DISCRIMINAR ALGUÉM POR PECAR, CADA UM DEVE SE DEIXAR USAR POR JESUS PARA SALVAR O PRÓXIMO

 

Eu vejo muitas pessoas preocupadas se podem ou não beber bebida alcóolica. De fato, este é um importante tema. Todavia, ao invés de nós tentarmos resolver tudo com base em leis, devemos buscar o que agrada ao Eterno e é melhor para todos.

Em outras palavras, nós devemos buscar nos lembrar de onde caímos (Ap 2.5) a fim de que possamos ter os relacionamentos restaurados.

Quando nós pensamos em leis, nós passamos a medir os indivíduos com base nelas. Nós passamos a valorizar obras e leis e considerar o ser humano como mera ferramenta para fazer obras e as leis, como o caminho para obrigá-los a fazer do modo que achamos certo.

No passado, Jesus repreendeu os fariseus sobre isto:

 

o   “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2.27).

 

A lei não era feita para obrigar indivíduos a trabalharem para o Eterno. Ao invés disto, o Eterno usa Suas leis para trabalhar Sua vontade e caráter na vida uns dos outros. Em outras palavras, a lei é para que os indivíduos carnais permaneçam juntos nas obras até que o Eterno tenha trabalhado em cada coração.

Daí Paulo escrever:

 

o   “Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.”(Rm 14.21-23).

 

Ao invés de nós pensarmos se algo é certo ou errado, nós devemos pensar: isto ajudará o próximo, ou não? Se o indivíduo não tem certeza se alguma coisa é boa ou má para o próximo, então ele está pecando (Rm 14.23):

 

1.    tal indivíduo não está seguindo Jesus, mas o que é conveniente para eles;

2.    sua preocupação não está em amar o próximo como Jesus (João 13.34,35).

 

Neste caso, tal indivíduo se desviou da verdade (Tito 1.14).

 

o   “Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.” (Titus 1.15).

 

A consciência de tal indivíduo está contaminada com mandamentos de homens que não almejam comunhão em Jesus, mas tão somente ver seus desejos satisfeitos.

Para provar isto, veja o que diz a Escritura Sagrada:

 

o   “E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.” (Êx 20.21).

o   “Abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés.” (Sl 18.9).

o   “Então falou Salomão: O SENHOR disse que ele habitaria nas trevas..” (1Rs 8.12).

 

Como é possível o Eterno estar na densa escuridão, se em outra parte é dito que Ele habita em luz inacessível?

 

o   “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” (1Tm 6.16).

 

O Eterno está nas trevas da lei e daqueles que são prisioneiros dela (Is 9.1,2; Mt 4.15,16).

Para ser mais exato: enquanto insistirmos em nos apegarmos à lei, nunca veremos o Eterno, muito menos teremos plenitude de comunhão com Ele. Podemos sentir Sua presença, ouvir Sua voz, mas não conseguiremos contemplar o que Ele tem para nós, muito menos tudo que Ele realmente é.

Sua habitação é a luz, à qual é inacessível à lei. Somente se nós nos dispusermos a ser movidos pelo Favor do Eterno (graça) em direção aos indivíduos é que nós seremos hábeis para caminhar na luz de Sua presença e desfrutarmos companhia uns dos outros.

 

o   “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1Jo 1.7).

 

Mas afinal, um indivíduo pode beber vinho, ou deve se abster?

Analisemos as desculpas dadas por quem não quer abandonar esta prática:

UM POUQUINHO SÓ DE VINHO NÃO TEM PROBLEMA

Para vocês que pensam que um pouquinho de vinho não tem problema, eu faço lembrar a vocês algumas passagens muito interessantes:

 

·        “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.” (1Sm 13.13,14). – Saul esperou sete dias, de acordo com o tempo que Samuel tinha apontado. Todavia, o povo se espalhava dele (1Sm 13.8) e, por conta de alguns minutos, ele perdeu o reino.

·        “E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender. Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.” (2Sm 6.6,7). – Uzá morreu porque na sua "boa intenção", Ele desobedeceu o Eterno (e, como sabemos, rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a teimosia é como iniquidade e idolatria - 1Sm 15.23).

·        “E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós? Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.” (Nm 20.10,11). (Números 20.10,11)- Por  causa de alguns segundos, Moisés, que foi fiel durante quarenta anos (Hebreus 3.5), não entrou na terra da promessa:

o   “Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios.” (Sl 106.33).

·        “Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.” 2Reis 2.23,24) – Por conta de uma "simples" zombaria, quarenta e duas crianças morreram.

·        “Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do SENHOR: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo. E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do SENHOR, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.” (1Rs 20.35,36) – um homem morreu por causa de um gesto de compaixão no momento errado.

 

E não pense que foi apenas no Antigo Testamento. O Eterno é o mesmo, não muda (Malaquias 3.6; Hebreus 13,8). Veja os exemplos da Nova Aliança:

 

·        “Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.” (At 5.1-10). – Quantas vezes nós dizemos uma “mentirinha” e achamos que não tem problema.

·        “E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.” (At 12.21-23) – quantas vezes nos esquecemos de dar glória ao Eterno por tudo que nós temos e somos. 

·        “E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno, e assenhoreando-se de todos, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa..” (Atos 19.14-16)- como muitos crentes se acomodam, pensando que não é importante conhecer Jesus e Sua vontade profundamente (ver Mateus 7.21-27). Estas sete filhos de Ceva morreram porque não sabiam quem eles eram aos olhos do Eterno, muito menos como eram conhecidos nas regiões celestiais.

 

E o motivo de toda essa gravidade é:

 

·        “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.” (1Co 5.6-8).

 

Para ilustrar isto, pense em uma corrida:

 

·        “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1Co 9.24-27).

 

Você já considerou a diferença entre o primeiro colocado e o segundo? Talvez centésimos de segundos. Para descobrir o vencedor, é necessário rever as filmagens. Agora pense: imagine que você treinasse intensamente por quatro anos, por exemplo, para ser o primeiro colocado nas Olimpíadas e, por causa de míseros centésimos de segundos, você fica sendo o segundo colocado. Lembre-se de que apenas o primeiro colocado é que obtém a fama, a riqueza (com publicidade, marketing, etc), glória, etc.

Talvez você tenha deixado de ganhar por que você decidiu sair com amigos para uma noitada. Tendo em conta o período de quatro anos, parece pouca coisa. No entanto, centésimos de segundos também é.

Você já pensou que, por conta de uma simples taça de vinho pode estar abrindo mão de tua herança celestial? Veja o exemplo de Esaú:

 

·        “E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou..” (Hb 12.16,17).

 

Enfim, se você anseia por beber vinho (cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica), a única coisa que posso fazer por você é lamentar profundamente o caminho da morte em que você está caminhando (ver Dt 30.19) e orar para que O Eterno, porventura, dê a você o arrependimento para conhecer a verdade e se livrar dos laços do diabo, em cuja vontade você está preso (2Timóteo 2,25,26).

 

NÃO DADO AO VINHO x NÃO DADO A MUITO VINHO

o   “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia ( Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? ); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo..” (1Tm 3.2-7).

o    “Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;” (Tit 1.7).

o   “Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;” (1Tm 3.8).

o   “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;” (Titus 2.3).

 

Considerando que todos os requisitos para o episcopado são muito exigentes, não teria sentido aliviar em uma área tão grave. Basta pensar que:

 

o   “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” (Pv 20.1).

o   “O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.” (P    v 21.17).

o   “Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; dos que justificam ao ímpio por suborno, e aos justos negam a justiça!” (Is 5.22,23).

 

Perceba que beber vinho está associado com justificar o ímpio por peitas. Isto pode ser visto abaixo:

 

o   “Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.” (Is 28.7)

 

Note que até mesmo o vinho (suco de uva, que não é a bebida forte) leva a pessoa a errar.

Daí a mão do rei Lemuel lhe aconselhar:

 

o   “Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais. Abre a tua boca a favor do mudo, pela causa de todos que são designados à destruição. Abre a tua boca; julga retamente; e faze justiça aos pobres e aos necessitados.” (Prov 31.4-9).

 

É também por isso que é ordenado aos sacerdotes e nazireus:

 

o   Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;” (Lv 10.9).

o   De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.” (Nm 6.3).

 

Considerando que hoje devemos permanecer o tempo todo na presença do Eterno (somos Seu templo – 1Coríntios 3.16; 6.19; 2Coríntios 6.16) consagrados a Ele, logo não nos é permitido beber qualquer espécie de bebida alcoólica.

Inclusive, quando o Eterno quis que todos soubessem quem Ele é, duas das privações que Israel experimentou foi acerca de vinho e bebida forte:

 

o   “Pão não comestes, e vinho e bebida forte não bebestes; para que soubésseis que eu sou o SENHOR vosso Deus.” (Deut 29.6).

 

Veja o que diz o Testamento da Graça:

 

o   “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” (Ef 5:18)

o   “Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias;” (1Pe 4:3).

 

A princípio os adeptos do vinho, cerveja, etc., alegam que o problema está na quantidade de bebida alcoólica ingerida. Todavia, veja o que diz Oséias:

 

o   “A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração.” (Oséias 4.11)

 

Note como até mesmo o suco de uva (mosto) tiram o coração. Quão dirá o vinho (ver 1Coríntios 5.6; Gálatas 5.9). Devemos nos afastar até mesmo da aparência do mal (1Tessalonicenses 5.22).

Por isto é que, quando Sansão foi consagrado desde o ventre, a ordem foi clara:

 

o   “Agora, pois, guarda-te de beber vinho, ou bebida forte, ou comer coisa imunda.” (Jz 13.4).

o   “Porém disse-me: Eis que tu conceberás e terás um filho; agora pois, não bebas vinho, nem bebida forte, e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até ao dia da sua morte.” (Jz 13.7).

o   “De tudo quanto procede da videira não comerá, nem vinho nem bebida forte beberá, nem coisa imunda comerá; tudo quanto lhe tenho ordenado guardará.” (Jz 13.14).

 

Veja quem é que gosta de vinho e bebida forte:

 

o   “Se houver alguém que, andando com espírito de falsidade, mentir, dizendo: Eu te profetizarei sobre o vinho e a bebida forte; será esse tal o profeta deste povo.” (Mq 2.11).

o   “Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono. E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte. Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante.” (Is 56.10-12).

o   “Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.” (Lc 1.15).

 

Veja que os falsos profetas e pastores profetizam sobre vinho e bebida forte (certamente suco de uva, tendo em vista que vinho alcoólico é bebida forte).

Com base em tudo isto, o vinho em 1Timóteo 3.3 com certeza é suco de uva. Mas, por que razão o bispo não pode ser dado ao suco de uva? Nota que não há qualquer lei a este respeito. É claro que glutonaria é pecado crítico (ver Pv 3.1-8,20; Lc 21.34; Rm 13.13; Gl 5.21; 1Pedro 4.3).

O vinho, aqui, simboliza refeição. Por ser uma bebida para estimular o prazer em comer, ele é usado como símbolo contra glutonaria e embriaguez. Tanto é assim que, em Corinto, eles estava bebendo suco de uva (vinho) em excesso, usando como desculpa que estavam celebrando a ceia de Jesus (1Co 11.20-22):

 

o   “De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a ceia do Senhor. Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo.” (1Co 11.20-22).

 

Considerando que naquele tempo não havia geladeira, era fácil o vinho começar a fermentar. Isto agravava o mal (seu poder de atração). De modo que, se alguém bebesse suco de uva em excesso poderia se tornar ébrio, como pode ser visto no presente escárnio:

 

o   “E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.” (At 2.13-15).

 

Daí a restrição mostrada acima sobre nazireus e sacerdotes, bem como aos diáconos:

 

o   “Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;” (1Tm 3.8).

 

O bispo não pode entregar-se para a refeição, porque assim ele iria preferir a casa de um irmão à do outro.

O diácono, por outro lado, para estar sob a autoridade do bispo, não precisava se preocupar com dar-se ao vinho, na medida em que ele iria seguir o bispo.

Não obstante, sendo ele quem serve às mesas, ele não podia se aproveitar desta condição para comer em excesso.

Quanto às idosas, elas não podiam ser dadas a muito vinho (se entregar ao prazer de comer e beber) a fim de que elas não viessem a estimular as mais jovens a cultuarem os prazeres da carne. Antes, elas deveriam ser sóbrias para se manterem fiéis ao importante papel que o Eterno lhes reservou junto ao marido.

INSTRUÇÃO DE PAULO A TIMÓTEO

o   “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.” (1Tm 5.23).

 

Note que Timóteo estava bebendo apenas água. No entanto, devido a problemas de salubridade, Paulo estimulou Timóteo a não beber apenas água, mas adicionar um pouco de vinho. Mesmo se esse vinho foi alcoólico, além de ser em pequena quantidade, ele ficaria muito diluído.

Todavia, considerando as ordens de Paulo aos bispos e a extrema fidelidade de Timóteo (2Tm 1.5), certamente Timóteo não tomava nem mesmo suco de uva (para não correr o risco de se expor a um pouco de álcool proveniente do início da fermentação do suco - seguindo o conselho de Paulo em 1Cor 10.12).

JESUS SERVIU VINHO NA SANTA-CEIA

Vejamos com calma cada um dos relatos acerca da santa-ceia:

 

o   “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai.” (Mateus 26.26-29).

o   “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.” (Marcos 14.22-25).

o   “E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” (Lucas 22.14-20).

o   “Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.” (1Coríntios 11.23-27).

 

Note que em momento algum é mencionado a palavra “vinho” em nenhum destes trechos. Pelo contrário: deixa bem claro que Ele bebeu e deu de beber do “fruto da vide” (e, como bem sabemos, toda vide dá uva, e não vinho).

Logo, o cálice estava cheio de suco de uva.

JESUS TRANSFORMOU ÁGUA EM VINHO.

o   “E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho ( não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água ), chamou o mestre-sala ao esposo, e disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho. Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.” (Jo 2.1-11).

 

De acordo com o livro de Cantares, o vinho utilizado na festa de casamento era suco de uva:

 

o   “Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada. Os teus renovos são um pomar de romãs, com frutos excelentes, o cipreste com o nardo. O nardo, e o açafrão, o cálamo, e a canela, com toda a sorte de árvores de incenso, a mirra e aloés, com todas as principais especiarias. És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano! Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que destilem os seus aromas. Ah! entre o meu amado no jardim, e coma os seus frutos excelentes! Já entrei no meu jardim, minha irmã, minha esposa; colhi a minha mirra com a minha especiaria, comi o meu favo com o meu mel, bebi o meu vinho com o meu leite; comei, amigos, bebei abundantemente, ó amados.” (Ct 4.12-Ct 5.1).

 

Note que todas as substâncias acima citadas foram encontrados no jardim. Como ninguém encontra vinho alcoólico em um jardim. Portanto o vinho aqui é o suco de uva.

Vem a questão: por que razão o vinho de Jesus era o bom vinho?

Duas coisas caracterizaram o vinho inferior:

 

·        Foi diluído;

·        Ele tinha perdido um pouco da sua doçura por causa do início da fermentação.

 

O vinho de Jesus foi 100% puro: sem diluição nem fermentação. Seu vinho (suco de uva) concede a todas as pessoas a satisfação total sem efeitos colaterais:

 

o   “A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores.” (Pv 10.22).

 

Com isto Jesus estava mostrando Sua glória, isto é, que Ele não é contra a felicidade. Tanto é assim que na lei estava escrito:

 

o   “E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;” (Deut 14.26).

 

Contudo, na lei, cada pessoa terá que fazer esforço sobrenatural para não se regozijar além de medida:

 

o   “Não te alegres, ó Israel, não exultes, como os povos; porque ao prostituir-te abandonaste o teu Deus; amaste a paga de meretriz sobre todas as eiras de trigo.” (Os 9.1).

 

Tudo o que o Eterno nos dá é para a nossa felicidade e satisfação:

 

o   “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;” (1Tm 6.17).

 

Isto inclui o vinho:

 

o   “E o vinho que alegra o coração do homem, e o azeite que faz reluzir o seu rosto, e o pão que fortalece o coração do homem.” (Sl 104:15)

o   “Para rir se fazem banquetes, e o vinho produz alegria, e por tudo o dinheiro responde.” (Ec 10:19).

o   “Tu, pois, lhes profetizarás todas estas palavras, e lhes dirás: O SENHOR desde o alto bramirá, e fará ouvir a sua voz desde a morada da sua santidade; terrivelmente bramirá contra a sua habitação, com grito de alegria, como dos que pisam as uvas, contra todos os moradores da terra.” (Jr 25.30).

o   “E fugiu a alegria e o regozijo do campo fértil, e nas vinhas não se canta, nem há júbilo algum; já não se pisarão as uvas nos lagares. Eu fiz cessar o júbilo.” (Is 16.10).

 

Todavia, é como disse Paulo:

 

o   “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1Cor 6.12).

o   “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1Cor 10.23).

 

Em outras palavras, os bens materiais são para nossa felicidade, mas temos que discernir sobre como usar:

 

o   Quanto consumir;

o   O que é para nós e o que é para servir de desculpa para nos aproximarmos do Eterno na vida do próximo (ver Êx 23.15; 34.20; Dt 16,16).

 

Tudo é para nosso benefício (1Cr 3.21-23). Nos é dada liberdade para usar todas as coisas (1Co 6,12; 10,23). Todavia, por todas estas coisas o Eterno vai trazer cada um em juízo (Ec 11,9)

Assim sendo, pela lei (a qual está ligada com vinho), nós nunca iremos obter a satisfação total. Sempre teremos de ter o cuidado para não sermos subjugados pelo nosso objeto de auto-satisfação e nos tornarmos inconvenientes.

Quando, porém, permitimos que Jesus abençoe o povo através de nós, a Sua alegria será a nossa força (Neemias 8.10) e ninguém poderá nos roubar isto.

JESUS, SUPOSTAMENTE, BEBEU VINHO

o   “Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores.” (Mt 11:19).

 

Muitos usam isto para dizer que Jesus bebia vinho.

Jesus não era comilão e bebedor de vinho. Isso era o que as pessoas diziam sobre Ele. Certamente Jesus bebia suco de uva. No entanto, para caluniá-lo, o povo dizia que era vinho.

Muitos, para justificarem seu desejo de beber, desculpam a si mesmos, asseverando que Jesus bebeu vinho. No entanto, Jesus não é simplesmente o melhor o homem, mas o único verdadeiro homem que existiu (e entre aqueles que ainda existirão).

 

·        “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.” (1Corinthians 15.45,47-49).

 

Daí a razão pela qual todos nós temos de morrer e nascer de novo (1Co 15.36; Jo 3.3,5): para nós sermos implantados em Cristo, o Verdadeiro Homem, o único que tem acesso ao Pai (João 1.18; 3.13; 14.6):

 

·        “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Ef 2.10).

 

Para quem insiste em dizer que Jesus bebeu, veja o que Ele disse:

 

·        “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” (Mt 5.17).

 

E o que diz a lei sobre o sumo-sacerdote (afinal, Jesus é o nosso Sumo-Sacerdote - Hebreus 4.14; 5.5; 6.20)?

 

·        “Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações;” (Lv 10.9).

 

Talvez você esteja dizendo: mas a proibição de beber vinho era apenas quando ele entrava no tabernáculo. No entanto, veja:

 

·        “E o sumo sacerdote entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o azeite da unção, e que for consagrado para vestir as vestes, não descobrirá a sua cabeça nem rasgará as suas vestes; nem sairá do santuário, para que não profane o santuário do seu Deus, pois a coroa do azeite da unção do seu Deus está sobre ele. Eu sou o SENHOR” (Lv 21.10,12).

 

E como sabemos, Jesus nunca saiu da presença do Pai para cuidar de Seu negócio (ver Lucas 1.49). Por conseguinte, se Jesus tivesse bebido vinho ( ou outra bebida alcoólica) Ele teria parado para cuidar dos desejos da Sua carne (algo que ele não fez nem mesmo não quando tentado por Ha-Satan no deserto - Mateus 4.1-11).

Infelizmente, existe um "moderno" evangelho (que, na verdade, não é tão novo assim, mas vêm sendo pregado desde a Idade Média) que diz que Jesus bebia vinho. Desde a Idade Média, os cléricos, porque gostavam de vinho, habituaram as pessoas a pensarem que o uso do vinho sagrado não era prejudicial. As pessoas gostaram da ideia e, quando o cléricos foram traduzir a Sagrada Escritura para cada idioma, não distinguiram claramente entre suco de uva e vinho.

Felizmente, é possível superar essas deficiências. Basta prestar atenção ao contexto, guiado pela voz de Jesus.

Seja como for, este "moderno" Evangelho vem tornando a graça de nosso Senhor Jesus em libertinagem:

 

·        “Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.” (Jude 4).

 

Enfim, para finalizar, EU SÓ GOSTARIA DE FAZER UM APELO: POR FAVOR, não perverta o caráter santo, puro, perfeito de Jesus Cristo. Muito menos deturpe a Sagrada Escritura para justificar o seu anseio de satisfazer a sua carne.

Por favor: não me interprete mal! Se estou a ser um pouco duro é porque eu não quero maldição na tua vida. Afinal, se algum irmão em Cristo vier a naufragar na fé por ver você, que têm conhecimento (ver 1 Cor 8.10), ingerir bebida alcóolica, o juízo sobre você será grave (o que é mau para todos nós):

 

·        “Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno. Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus..” (Mt 18.6-10).

CONCLUSÃO

Jamais devemos ingerir nenhuma bebida alcoólica. A grande questão não é se pode ou não pode, mas se deve ou não deve.

 

·        "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." (1Coríntios 10.23).

·        "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." (1Coríntios 6.12).

 

Eis os perigos de se ingerir bebida alcoólica:

Possibilidade de viciar

Talvez você diga: " mas eu não vou me viciar".

No entanto, veja o que diz o apóstolo Paulo:

 

·        "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1Coríntios 10.13).

 

Nunca devemos achar que estamos totalmente imunes ao pecado. Veja as advertências do apóstolo Paulo:

 

·        "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (Gálatas 5.23).

·        "Não deis lugar ao diabo." (Efésios 4.27).

·        "Abstende-vos de toda a aparência do mal." (1Tessalonicenses 5.22).

 

Veja como é para fugir até mesmo de toda a aparência do mal (e não apenas do mal). Afinal, as artimanhas de Ha-Satan são muito sutis e, se você cair em alguma delas, será uma terrível perda para o reino dos céus. Já pensou em quantas pessoas deixarão de serem abençoados se você apostatar da fé?

 

O vinho diminui a concentração (Oséias 4.8)

Quem se acostuma aos prazeres, nunca enriquecerá (seja na mente, sentimento, espírito, etc.), nem atinará com as veredas da vida (Pv 2.19):

 

·        “O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.” (Provérbios 21.17).

Veja, por exemplo, a profecia de Jesus sobre o fim dos tempos:

 

·        “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos. Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.” (Lucas 17.26-30).

 

Quando as duas testemunhas forem mortas, o povo estará tão cauterizado pelos prazeres da vida que, ao invés de lamentarem a perda de dois mensageiros da verdade, eles comemoram:

 

·        “E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros. E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.” (Apocalipse 11.7-10).

Se alguém vir você bebendo vinho, ele pode tropeçar e até cair de vez da fé

Sem contar que um irmão fraca na fé, que acabou de ser liberto do vício da bebida, pode ter a sua consciência golpeada e vir a naufragar na fé por ter visto você bebendo. Afinal, uma visita inesperada pode bater na tua porta:

 

·        Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.” (Romanos 14.19,20).

·        “Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos [OU BEBENDO], não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos? E pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. Ora, pecando assim contra os irmãos, e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo. Por isso, se a comida [OU BEBIDA] escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.” (1Coríntios 8.10-13).

·        “E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.” (1Coríntios 10.27-33).

 

Obs: O que está em colchetes é acréscimo para que fique claro como esse trecho se aplica ao caso da bebida alcoólica.

 

 

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