domingo, 16 de abril de 2017

139 - Por que Jesus disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste"

Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste

INTRODUCTION

Você já pensou no motivo pelo qual Jesus disse: “Meu Deus, Meu Deus, por que me desamparaste? (Salmo 22,1).

Para você entender o problema: muitas pessoas dizem que o Pai abandonou Jesus. No entanto, Jesus disse:

 

·        “e aquele que me enviou está comigo: o pai não me deixou sozinho; para faço sempre as coisas que agradam a ele." (João 8,29).

·        "Eis que vem a hora, sim, é agora, em que vós sereis dispersos cada um para o seu lado, e me deixareis só: e ainda não estou só, porque o Pai está comigo." (João 16.32).

 

Inclusive, aproveitando a oportunidade, por que Jesus disse que Seus discípulos iria deixá-Lo sozinho, sendo que João, supostamente, iria permanecer ao lado dele (Jo 19,26,27)?

E mesmo que se aceite a ideia de que o Pai deixou Jesus, porque Jesus perguntaria tal coisa, tendo em vista que Ele bem sabe a resposta? Muitas pessoas dizem que Jesus, embora sabendo isto, assim falou a fim de que nós soubéssemos a gravidade dos nossos pecados (como Jesus fez em João 11.41,42). Em caso afirmativo, por que Jesus quis falar isto em língua estranha?

Muitas pessoas associam esta frase com Salmos 22.1, dizendo que Jesus disse isto para lutar contra o evangelho da teologia da prosperidade. 

Há quem diga que Jesus não estava orando, mas pregando uma mensagem. Neste caso, "não era incomum para os rabinos fazerem referência a uma porção da Escritura Sagrada apenas com a linha de abertura, sabendo que o povo conhecia a referência completa". Isto, naturalmente, apenas beneficiaria aos rabinos que sabiam, de cor, a Sagrada Escritura e foram capazes de compreender a linguagem usada por Jesus.

O que você pensa sobre isto?

ENTENDENDO ESTA PASSAGEM

Certamente Jesus não foi abandonado por Deus. É verdade que Jesus suportou o peso dos nossos pecados:

 

·         "Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. " (1Pedro 2.24).

 

No entanto, se o Pai tivesse abandonado Jesus por esse motivo, então nós não teríamos a certeza de que Ele nos ama e está sempre conosco. O seu amor seria condicionado ao que fazemos. Além de Ele ser corruptível, como somos imperfeitos, Ele passaria a maior parte do tempo zangados connosco.

Lamentavelmente, estamos vendo o Eterno como um cruel tirano. Nós herdamos isto das  religiões pagãs. Não obstante, o Eterno não é servido por mãos de homens, nem recebe glória de homens (João 5.34,41).

Felizmente, Ele não nos recebe porque Ele espera obter algo de nós. Em vez disso, Ele nos recebe porque Ele quer manifestar o Seu amor ao próximo através de nós e quer mostrar o seu amor por nós através do próximo.

É verdade que existem algumas passagens da Sagrada Escritura que parecem sugerir que Ele rompe conosco quando estamos em pecado. Por exemplo:

 

·         "E disse o SENHOR: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome." (2Reis 23.27).

·         "Assim diz o SENHOR: Onde está a carta de divórcio de vossa mãe, pela qual eu a repudiei? Ou quem é o meu credor a quem eu vos tenha vendido? Eis que por vossas maldades fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi repudiada." (Is 50.1).

·         "Com vento oriental os espalharei diante do inimigo; mostrar-lhes-ei as costas e não o rosto, no dia da sua perdição." (Jr 18.17).

·         "E vi que, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei a sua carta de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas se foi e também ela mesma se prostituiu." (Jr 3.8).

·         "E disse o SENHOR a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele. Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim? Esconderei, pois, totalmente o meu rosto naquele dia, por todo o mal que tiver feito, por se haverem tornado a outros deuses." (Dt 31.16-18).

 

No entanto, veja o que o Eterno disse em outras passagens:

 

·         Porquanto o SENHOR teu Deus é Deus misericordioso, e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá da aliança que jurou a teus pais. " (Dt 4.31).

·         " Assim disse o SENHOR: Se puderem ser medidos os céus lá em cima, e sondados os fundamentos da terra cá em baixo, também eu rejeitarei toda a descendência de Israel, por tudo quanto fizeram, diz o SENHOR." (Jr 31,37).

·         " Assim diz o SENHOR: Se a minha aliança com o dia e com a noite não permanecer, e eu não puser as ordenanças dos céus e da terra, Também rejeitarei a descendência de Jacó, e de Davi, meu servo, para que não tome da sua descendência os que dominem sobre a descendência de Abraão, Isaque, e Jacó; porque removerei o seu cativeiro, e apiedar-me-ei deles. " (Jer 33.25,26).

·         " Digo, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: " (Rom 11.1,2).

·         " Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti." (Is 44.21).

·         "Porém Sião diz: Já me desamparou o SENHOR, e o meu Senhor se esqueceu de mim. Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim. " (Is 49.14-16).

 

Como ele resolver este impasse?

O que acontece é que quando alguém resiste ao Espírito de Jesus, Ele deixa de lidar com tal indivíduo:

 

·         "Porque não contenderei para sempre, nem continuamente me indignarei; porque o espírito perante a minha face se desfaleceria, e as almas que eu fiz." (Is 57.16).

 

Quando isso acontecer, isso é o que o Eterno faz:

 

·         "Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza." (Rm 1.26).

·         "E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;" (Rm 1.28).

·         "Agora, pois, vos farei saber o que eu hei de fazer à minha vinha: tirarei a sua sebe, para que sirva de pasto; derrubarei a sua parede, para que seja pisada;" (Is 5.5).

·         "Porque como uma novilha obstinada se rebelou Israel; agora o SENHOR os apascentará como a um cordeiro num lugar espaçoso." (Oséias 4.16).

 

O Eterna mantém Seu caminho (Jesus - João 14.6)

 

·         Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai; e habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel. " (1Reis 6.12-13).

 

Quando alguém sai deste modo, Ele tenta chamá-Lo de volta. Se ele continua a recusar, o Eterno o deixa solto até que haja ugar de arrependimento no seu coração (Heb 12.17).

 

·         "Porém estendeste a tua benignidade sobre eles por muitos anos, e testificaste contra eles pelo teu Espírito, pelo ministério dos teus profetas; porém eles não deram ouvidos; por isso os entregaste nas mãos dos povos das terras. Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso. " (Neemias 9.30,31).

·         “Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor." (Isa 54.8).

 

O Eterno foi como o pai do filho esbanjador: sempre à espera pelo menor sinal de arrependimento para "correr e abraçá-lo e beijá-lo" (Lucas 15.20; ver também Lucas 15.4-6). Note como o filho pródigo nunca deixou de ser seu filho.

Da mesma forma, embora o Eterno não esteja falando com Israel (para os incitar à emulação - Rom 11.11), os israelitas continuam a ter um papel importante no Seu plano. Basta pensar que Israel é a chave para o calendário profético do Eterno (em especial, das setenta semanas de Daniel):  

 

·         “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo, e sobre a tua santa cidade, para cessar a transgressão, e para dar fim aos pecados, e para expiar a iniqüidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e para ungir o Santíssimo. " (Dan 9.24).

 

Afinal, o povo de Daniel é Israel e a sua santa cidade, Jerusalém.

Da mesma forma, o Eterno não abandonou Jesus:

 

·         "Salva-me da boca do leão; sim, ouviste-me, das pontas dos bois selvagens." (Salmos 22.21).

·         "Porque não desprezou nem abominou a aflição do aflito, nem escondeu dele o seu rosto; antes, quando ele clamou, o ouviu." (Salmos 22.24).

 

Sua oração foi ouvida:

 

·         "O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.” (Hb 5.7).

 

E o  próprio Jesus disse:

 

·         "E aquele que me enviou está comigo. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada." (João 8.29).

·         "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo." (João 16.32).

 

Mesmo se o Pai quisesse deixar Jesus, Ele não poderia. Afinal, Jesus e o Pai são um (João 10.30):

 

·         " Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. " (João 14.9-11).

 

Se o Eterno tivesse abandonado Jesus por causa dos nossos pecados, isto significaria, por conseguinte, que Ele também iria nos abandonar quando pecássemos. Isso faria de Jesus um mentiroso, porquanto disse:

 

·         "Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt 28.20).

 

Felizmente, nossa infidelidade não pode desfazer a fidelidade do Eterno? (Rom 3.3,4).

Por que razão Jesus, então, cita Salmos 22.1?

Novamente: como pode o Eterno dar a conhecer as riquezas da Sua glória nos vasos de misericórdia (Rm 9.23) se, quando o pecado abunda, Ele foge? 

Em primeiro lugar, Jesus estava associando este salmo com Ele. A ideia é que todos percebam a gravidade do pecado, o que o pecado faz àqueles que se submetem a ele, bem como o preço que custou para o Eterno nos resgatar. Jesus fez algo semelhante em outra ocasião:

 

·         "Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. " (João 11.41,42).

 

A fim de que ninguém pensasse que Jesus estava ressuscitando Lázaro por si mesmo, Ele ora ao Pai.

Da mesma forma, Jesus cita Salmos 22.,1 para que todo aquele que deseja compreender aquele momento sublime pudesse.

Uma das coisas que Jesus quis combater é a teologia da prosperidade. Tais como a amigos de Jó, a grande maioria dos seguidores de Jesus considera que as bênçãos são o resultado da nossa fidelidade.

Se isso fosse verdade, além de recebermos apenas mal (mesmo a nossa justiça é como trapo - Isaías 64.6), o Eterna seria manipulável, egoísta. No entanto, Ele é benigno até com os ingratos e maus (Salmos 145.9 in; Mateus 5.44,45).

Aqui, em particular, Jesus mostra que o justo sofre, mas sempre é ouvido pelo Eterno, vence e guia muitas pessoas para o Eterno. Para quem pertence ao Eterno, o importante é a glorificar Jesus. Quanto mais ousada é a experiência, melhor. Afinal, o poder do Eterno se aperfeiçoa na fraqueza (2Co 4.10,11; 12.9,10) e a graça é muito mais abundantes onde pecado abunda (Rm 5.20). Por conseguinte, quanto maior o pecado, mais há espaço para a misericórdia de Jesus a manifestar-se, salvando-nos (Lm 3.22,23), e mais seremos  amados quando o perdão alcançar a pessoa (Lucas 7.47).

Além disso: "não era incomum para os rabis fazer referência a uma porção da Escritura Sagrada apenas com a linha de abertura, uma vez que o povo conhecia a referência completa (dado que isto era necessário para memorizar a Escritura Sagrada)".

Ao citar este salmo, Jesus estava trazendo à memória de todos aqueles que tinham intimidade com a verdade o que realmente estava acontecendo. Afinal de contas, neste Salmo é mostrado o que Ele havia de passar, a oração que Ele fez por todos nós (lembre-se que Ele estava se sentindo na Sua carne a dor dos nossos pecados. Ele não ora por Si, mas como nosso representante), o que Ele seria capaz de fazer em  nome do Pai depois de vencer (Salmos 22.22). Em outras palavras, este salmo mostra os sofrimentos do Messias, mas também Lhe mostra sendo ouvido e levando muitos ao Eterno.

Você pode perguntar: mas se foi para todos compreenderem, por que Jesus exclamou em uma língua estranha? A dificuldade de compreensão não está na linguagem usada por Jesus. Com a revelação do Espírito de Jesus em nós, mesmo se a mensagem for escrita na nossa língua, mesmo assim não entenderemos. E mesmo se entendermos, não vamos poder cumpri-la (consulte Mt 11.28-30; João 6.44,45; Ef 4.20,21; 1Jo 2.27).

Além disso, se o nosso coração estiver sujo, vamos entender tudo distorcido (Tito 1.15). Basta pensar que, para quem não tem compromisso com a verdade, Jesus estava chamando por Elias (Mt 27.47). Quando o coração da pessoa está focado na coisa errada, ela não consegue compreender, mesmo se o próprio Jesus mostrar claramente. Veja:

 

·         "E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei." (João 20.14,15).

·         "Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?" (Lucas 24.15,16).

·         "Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei. Ora, a multidão que ali estava, e que a ouvira, dizia que havia sido um trovão. Outros diziam: Um anjo lhe falou. Respondeu Jesus, e disse: Não veio esta voz por amor de mim, mas por amor de vós." (João 12.28-30).

 

Isto vem a nos ensinar que se estivermos  com o coração sujo, não poderemos compreender a mensagem de Jesus para nós ou pior: não reconhecerem Jesus vindo a nós:

 

·         "Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." (Mt 25.41-46).

 

Finalmente, tendo em vista que o Espírito de Jesus revela a verdade (1 João 2.27), isso não é obstáculo para alguém compreender a palavra. A verdade só não chega a nós se a impedirmos (consulte Rm 1.18).

Finalmente, qual o significado da oração que Jesus fez dentro de Si (contido no Salmo 22. Jesus fala só parte do  versículo 1, mas no Seu coração Ele ora dos versículos 1 a 22 e parte do versículo 25)? Considerando que Ele estava levando os nossos pecados no Seu corpo sobre o madeiro (1Pedro 2.24), Ele estava orando a nossa oração. Afinal, quando vem os combates, a primeira coisa que pensamos é que Jesus nos abandonou. Em outras palavras, o Salmos 22 é o cumprimento de Romanos 8.26:

 

·         "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário