quinta-feira, 25 de agosto de 2022

0206 - Ha-Satan lutou com o arcanjo Miguel a respeito do corpo de Moisés? Como? Quando?

Precisamos de livros apócrifos para entender a Sagrada Escritura?

 

·       Jd 1:9 -> “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.”.

 

Muitas pessoas usam este trecho (entre outros) para justificar isto. No entanto, a Sagrada Escritura é suficiente para se explicar sob a orientação do Espírito Santo. Para entender esta passagem, precisamos entender alguns conceitos.

 

1 – O que é o corpo de Moisés?

 

·       Hb 3:1-6 -> “Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa. Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar; mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.”.

 

Como pudemos ler, Moisés era fiel em toda a casa de Deus como um servo, tal como Jesus foi fiel em toda a casa de Deus como um filho. A pergunta é: o que é a casa de Deus?

 

A casa de Deus é o povo com quem o Criador fez sua aliança. Em relação a Jesus (Novo Testamento), é a Igreja; em relação a Moisés (Antigo Testamento), Israel.

 

No entanto, a Igreja é também o Corpo de Cristo; assim, Israel é o corpo de Moisés.

 

2 – E quem é a cabeça do corpo de Moisés?

 

Bem, do Corpo de Cristo, Jesus é a cabeça porque Ele ressuscitou e está vivo. Mas, e o Corpo de Moisés? Enquanto ele estava vivo, era ele. Após sua morte, a cabeça de Israel passou para o sumo sacerdote (Êxodo 29:29,30; Números 3:10).

 

3 – Quem é o “Anjo do Senhor”? Em algumas circunstâncias, o anjo é Jesus (como em Nm 22:31; Juízes 2:1); em outros, um anjo comissionado para uma missão especial (Juízes 6:11:12) (por exemplo, um arcanjo).

 

Considerando estes conceitos, vamos para Zechariah 3:

 

·       Zc 3:1,2 -> “E ELE mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo?”.

 

Em primeiro lugar, muitas pessoas poderiam pensar que o objeto da profecia era apenas Josué. No entanto, como a profecia foi feita para os líderes, é claro que isso influenciaria todo o Israel. Além disso, veja a promessa abaixo:

 

·       Zc 3:9-10 -> “Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia. Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira.”.

 

Portanto, o anjo do Senhor aqui é Miguel, que estava disputando contra Ha-Satan sobre a prosperidade de Israel (corpo de Moisés).

 

Decidi escrever sobre este assunto porque eu vi na internet muitas pessoas que acreditam na Sagrada Escritura, mas que afirmam que ela foi manipulada pelos maçons, que, intencionalmente, removeram muitos livros a fim de impedir as pessoas de terem uma compreensão perfeita de Jesus Cristo.

 

Eu não concordo. Embora existam muitas pessoas corruptas nas religiões e Ha-Satan fez de tudo para esconder a Verdade, quando o Criador determina algo, ninguém pode impedir (Job 42:2; Isa 43:13):

 

·       Sl 117:2 -> “Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do SENHOR dura para sempre. Louvai ao SENHOR.”.

·       Mt 24:35 -> “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.”.

 

Então, tenha um bom dia desfrutando de todo o acesso que lhe foi dado em relação à Verdade.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário