sexta-feira, 26 de agosto de 2022

0210 - QUEM SÃO OS ANJOS QUE PECARAM E O QUE ELES FIZERAM?

QUEM SÃO OS ANJOS QUE PECARAM E O QUE ELES FIZERAM?

Há muitas dúvidas sobre este assunto. Muitas pessoas usam o livro apócrifo de Enoque para tentar obter esta resposta. No entanto, se nós realmente anseiamos por conhecer a Verdade, precisamos nos apegar apenas à Sagrada Escritura (como adverte 1Co 2:13; Ap 22:18,19).

 

Então, como podemos entender os trechos abaixo?

 

·       2Pedro 2:4 -> “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo;”.

 

·       Judas 1:6 -> “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;”.

 

Judas disse que esses anjos cometeram dois pecados:

 

·       não guardaram sua posição de autoridade (principado). Eles desejaram ser mais notáveis.

·       eles deixaram a sua própria habitação. Eles desejaram usar a influência deles onde eles não estavam autorizados a ir.

 

Para ilustrar isso, imagine alguém eleito para ser prefeito de uma cidade, mas, depois de alguns anos, ele cobiça ser governador em outro estado.

 

Você pode argumentar: “o que faz eles diferentes de Ha-Satan e seus demônios? Eles não fizeram a mesma coisa?”.

 

Não! Ha-Satan manteve seu principado e lugar de moradia. O que ele fez foi corromper o seu principado.

 

Em virtude de sua beleza e sabedoria, ele se tornou violento, ou seja, ele corrompeu sua sabedoria para que ele pudesse atrair a atenção de todos os anjos para si mesmo (para receber a glória e louvor que são devidas só ao Criador – Isaías 42:8).

·       Ez 28:15-18 -> “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniqüidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.”. 

 

No entanto, ele manteve seu principado, isto é, ele ficou sujeito ao Criador. A prova disso pode ser vista, por exemplo, em Jó 1:6-12 e Jó 2:3-7. Note-se que Ha-Satan pediu permissão ao Criador antes de investir contra Jó e só foi até o limite estabelecido por Ele. Podemos ver a mesma coisa na vida de Pedro:

 

·       Lc 22:31,32 -> “Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.”.

 

Sem mencionar que todos os demônios obedecem a voz de Jesus, tremem perante Ele e até mesmo o adoram:

 

·       Mc 5:2-6 -> “E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; o qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras. E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.”.

Mc 5:11,13 -> “E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos. E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles. E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar ( eram quase dois mil ), e afogaram-se no mar.”.

 

·       Tg 2:19 -> “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.”.

 

Enquanto Ha-Satan e seus demônios estão sob o controle do Criador, os anjos de 2Pedro 2:4 e Jude 6 não.

 

Eles desejaram ter o mesmo poder e influência do que o Criador (ser o chefe supremo de todos os anjos):

 

·       Is 14:12-15 -> “Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.”.

 

Muitas pessoas pensam que esse trecho se refere a Ha-Satan. No entanto, Ha-Satan não foi lançado para o Sheol. Apenas os anjos de 2Pedro 2:4 e Judas 6.

 

Se esses anjos fossem livres, eles iriam causar destruição em todo o mundo sem pedir permissão para o Criador.

 

Você pode perguntar: como eu sei isso?

 

Porque eles fizeram isso uma vez. Observe o que está escrito abaixo:

 

·       Is 45:18 -> “Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro.”. 

 

Aqui diz-se que o Criador não criou a Terra vazia. No entanto, o que é dito em Gênesis?

 

·       Gn 1:1,2 -> “ No princípio *criou* Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”.

 

Se o Criador não criou a Terra vazia, então algo aconteceu para que a Terra se tornasse assim.

 

Obs.: Gênesis 1:1 é dito que o Criador “criou” (passado), em vez de dizer que “começou a criar” (como se o Gênesis 1:1 fosse apenas o ponto de partida da criação).

 

Não! Todos os céus e a terra foram criados em Gênesis 1:1 e algo a destruiu completamente. A prova é que, a partir de Gênesis 1:3, em nenhum momento você vê o Criador fazendo a água ou a terra (a terra já existia. Estava coberta pelas águas).

 

Então, o que aconteceu?

 

Quando o Criador criou os céus e a terra, a terra era um paraíso, especialmente feito para Ha-Satan e seus anjos.

 

·       Ez 28:13-14 -> “Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.”.

 

Tudo estava indo bem até que os anjos de 2Pedro 2:4 e Jude 6 olharam para a Terra e decidiram abandonar sua própria habitação (o céu) e principado. Em outras palavras, esses anjos foram criados para permanecer no céu, realizando suas funções como príncipes de anjos no céu, mas por alguma razão eles decidiram descer para a terra para controlar os anjos que estavam sob o principado de Ha-Satan (que era um querubim, então).

 

Claro, esses anjos não fizeram isso em um instante. Provavelmente eles começaram tentando seduzir Ha-Satan. Veja o que é dito:

 

·       Ez 28:16 -> “Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas.”.

O coração de Ha-Satan foi enchido de violência. Certamente, eles seduziram Ha-Satan mostrando como ele era bonito e sábio e, então, ele ansiou por alcançar a primasia sobre seus anjos (em lugar do Criador), tornando-se o diabo.

 

Os anjos de 2Pedro 2:4 e Jude 6 esperavam que, após a corrupção de Ha-Satan, eles pudessem controlar todos os anjos que estavam sob o domínio de Ha-Satan. No entanto, parte de seus anjos o seguiram em sua rebelião e o restante permaneceu fiel ao Criador. Vendo isso, os anjos de 2Pedro 2:4 e Judas 6, sem pedir qualquer permissão ao Criador, simplesmente destruíram toda a terra, transformando-a em algo sem forma e vazio, um caos completo.

 

Em resposta a isto, o Criador:

 

·       baniu estes anjos para o inferno mais profundo (que muitas pessoas chamam de "Tártaro”);

·       privou Ha-Satan e seus anjos de Sua intimidade;

·       recriou a Terra (narrado de Gênesis 1:3 até Gênesis 2:3).

 

Agora você pode entender por que o Criador vem mantendo todos esses anjos no inferno mais profundo até o dia do Julgamento do Trono Branco. Se eles fossem soltos, eles arruinariam com toda a Terra em um instante.

MENSAGEM

Um dos grandes problemas das pessoas, incluindo muitos dos que professam acreditar em Jesus, é:

 

·       Judas 8 -> “E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades.”.

 

Como vimos, até mesmo Ha-Satan e seus demônios pedem permissão a Jesus antes de fazer algo. Tanto que Ha-Satan, como nosso adversário, permanece nos acusando perante o Criador, a fim de encontrar ocasião contra nós para que ele possa infligir todo tipo de mal contra nós a fim de induzir-nos a blasfemar contra o Criador (Jó 2:5; Ap 12:10).

 

E nós?

 

Quantas vezes nós fazemos as coisas sem pedir nenhuma permissão ao Criador (como estes anjos de 2Pedro 2:4; Judas 6). Paulo lidou com isso em Corinto:

 

·       1Co 6:1 -> “Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?”.

·       1Co 6:7 -> “Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?”.

 

Note que os crentes em Corinto, em vez de procurarem a direção de Jesus ao tentarem classificar os seus problemas, eles foram para os juízes que não têm qualquer reverência pela Palavra de Jesus. O simples fato de que eles fazem mal contra alguém (claro, sem observar os ensinamentos de Jesus e obter Sua aprovação) era uma tragédia. Mas, tentarem fazer prevalecer sua injustiça usando os poderes das trevas deste mundo, é o fim.

 

E nós, muitas vezes, fazemos pior: tentamos forçar o Cordeiro (Jesus) a trazer o mal contra aqueles que nos feriram, a fim de satisfazer o que chamamos de “justiça”.

 

Assim, tenha um bom dia sendo grato e apreciando:

 

·       Quem você é;

·       O que você tem;

·       A posição que você ocupa no corpo de Cristo. Não tente ser mais do que o Criador concedeu a você, nem tente comparar o seu sucesso e desenvolvimento com os outros. Compreenda que todos estão debaixo de uma autoridade e têm pessoas sob sua autoridade;

·       Seu lugar de residência. Se for para ocorrer alguma mudança, deixe que esta mudança venha do Criador (1Co 7:20,24).

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário