sexta-feira, 26 de agosto de 2022

0212 - O que significa Hebreus 10:25?

O que significa Hebreus 10:25?

Para descobrir isso, precisamos ler todo o trecho:

 

·       Hb 10:19 -> “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,”. 

·       Hb 10:20 -> “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,”.

·       Hb 10:21 -> “E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,”.

·       Hb 10:22 -> “Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,”.

·       Hb 10:23 -> “Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”.

·       Hb 10:24 -> “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,”.

·       Hb 10:25 -> “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”.

·       Hb 10:26 -> “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,”.

 

Primeiro de tudo, precisamos aproximar do Santo dos Santos. O Santo dos Santos foi o lugar de onde o Criador se manifestava aos sacerdotes (Números 7:89). Assim, os hebreus estavam sendo convidados a entrar no lugar onde podiam ouvir a voz de Jesus e ter intimidade com Ele.

 

No entanto, para isso, era necessário atravessar o “véu”. E o caminho é o Corpo de Cristo (a Igreja) e Seu sangue. No entanto, como podemos caminhar na Igreja? Através de Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote. Ou seja, precisamos oferecer a nossa vida como um sacrifício vivo, santo e aceitável ao Criador (Rm 12:1), acolher aqueles que Jesus colocou em nossa vida para ser Sua Igreja em nós e repartir com eles todos os dons (ver Rm 1:11) e ensinamentos que Jesus nos concedeu.

 

Mas, para fazer isso, precisamos nos aproximar tendo:

 

·       um coração verdadeiro:

o   Rm 12:9 -> “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.”.

·       plena certeza de fé:

o   Hb 11:6 -> “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”.

·       nossos corações purificados da má consciência:

o   Hb 9:14 -> “Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”.

·       lavado o corpo com água pura:

o   Ef 5:25,26 -> “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,”.

·       firme a confissão da nossa esperança, sem vacilar (pois fiel é quem prometeu):

o   1Pe 3:15 -> “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,”.

 

E o objetivo da comunhão na Igreja é:

 

·       considerar uns aos outros para estimular o amor e boas obras (como era possível ver nos irmãos da Macedônia):

o   2Co 8:1-5 -> “ Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus dada às igrejas da Macedônia; porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque, segundo o seu poder ( o que eu mesmo testifico ) e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente. Pedindo-nos com muitos rogos que aceitássemos a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos. E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao SENHOR, e depois a nós, pela vontade de Deus.”.

·       incentivar uns aos outros, tanto mais quanto vemos que a vinda de Cristo se aproxima:

o   1Ts 5:11 -> “Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”.

o   Hb 3:13 -> “Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;”.

 

E a razão para isso é:

 

·       Hb 10:26 -> “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,”.

 

Agora eu acredito que é possível para entender o versículo abaixo:

 

·       Hb 10:25 -> “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”.

 

Ou seja, considerando que o dia da vinda de Jesus está se aproximando, precisamos ficar perto daqueles que o Criador nos dá para compor a nossa Igreja (congregação). A tendência das pessoas é descartar aqueles que são rebeldes, difíceis de lidar.

 

Enfim, tenha um bom dia, não abandonando as pessoas que te trazem problemas. Este importunação deve ser vista como uma oportunidade para obter um verdadeiro coração, exercitar a fé (1Pe 1:6,7) (e, com isso, ter o coração purificado de uma consciência perversa e o corpo limpo a partir do impureza que vem com a licensiosidade e orgias), a fim de manter firme a nossa esperança, confessando-a em cada situação.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário