sábado, 27 de agosto de 2022

0217 - O que significa 1 Coríntios 11:2-16?

O que significa 1 Coríntios 11:2-16?

Introdução

Há muitas discussões sobre este assunto. A maioria das pessoas pensam que a preocupação de Paulo foi com o comprimento do cabelo ou com o uso de véu. No entanto, a preocupação de Paulo, aqui, é mais profunda do que isso e, quando descobrimos isso, podemos obter instruções preciosas sobre o casamento.

 

É uma pena que o sistema religioso mantém as pessoas aprisionadas em coisas tão insignificantes. Vamos entender o verdadeiro significado dessa passagem.

O que significa ser cabeça?

·       1Co 11:3 -> “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.”.

 

O que Paulo quis dizer com isso?

 

Cabeça significa "Fonte". Assim:

 

     Deus é a fonte de Cristo;

     Cristo é a fonte do homem;

     O homem é a fonte da mulher.

 

Em outras palavras, Cristo recebeu tudo do Pai para transmiti-lo à Igreja; o homem recebe tudo de Cristo e deve passar para sua esposa; a mulher recebe a graça de Jesus Cristo a partir de seu marido (1Pe 3:7) e, em resposta, ela coloca sua vida para ajudar seu marido em sua missão diante do Criador.

O processo espiritual de cobrir e descobrir a cabeça?

Vamos entender melhor:

 

·       1Co 11:3 -> “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo.”.

 

O Criador é a fonte de Cristo. Enquanto Ele estava aqui na Terra, Ele confirmou isso:

 

·       Jo 5:30 -> “Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.”.

·       Jo 7:28 -> “Clamava, pois, Jesus no templo, ensinando, e dizendo: Vós conheceis-me, e sabeis de onde sou; e eu não vim de mim mesmo, mas aquele que me enviou é verdadeiro, o qual vós não conheceis.”.

·       Jo 8:42 -> “Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.”.

·       Jo 12:49 -> “Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar.”.

·       Jo 14:10 -> “Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”. 

 

No entanto, para que Ele pudesse ser abençoado com toda a revelação e unção do Criador, Ele precisou esvaziar-se.

 

·       Fp 2:5-8 -> “ De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”.

 

E como Jesus se esvaziou?

 

Entregando-se para Sua Igreja (em particular, para os homens). Ele glorifica o Criador servindo a Igreja, isto é, ungindo-a, purificando-a (Tito 3:4-6), dando-lhe vida, presentes, talentos, etc.:

 

·       Ef 5:25-27 -> “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”.

 

Quanto mais Jesus abençoa Sua Igreja, mais Ele se esvazia e se torna capaz de receber do Pai.

 

Com o homem que acontece na mesma maneira:

 

·       1Co 11:4 -> “Todo o homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.”.

 

Quando um homem ora para o Criador, algo maravilhoso acontece (é claro, se ele estiver reto diante dEle):

 

·       2Co 3:18 -> “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”.

 

Sua cabeça é coberta com a glória de Jesus Cristo e Seus dons e revelações para ele (e sua casa). Isso lembra o que aconteceu com Moisés:

 

·       Êx 34:29 -> “E aconteceu que, descendo Moisés do monte Sinai trazia as duas tábuas do testemunho em suas mãos, sim, quando desceu do monte, Moisés não sabia que a pele do seu rosto resplandecia, depois que falara com ele.”.

 

Assim, após o encontro com o Criador, o homem está cheio do Espírito Santo (Sua cabeça se tornou coberta por Sua glória). Infelizmente, muitos maridos, depois disso, vão ministrar à Igreja o que receberam do Criador, quão grande é sua excitação.

 

Esta é uma das causas da queda de muitos ministros de Jesus. Eles vão ministrar com a cabeça coberta com a glória de Jesus Cristo, cheio da revelação de Jesus, mas *para sua vida pessoal* .

 

É necessário uma revelação especial dirigida à Igreja. No entanto, com a sua cabeça coberta, ele não pode receber mais do Espírito Santo (a sua experiência pessoal é inútil para a Igreja).

 

Como ele pode receber uma profecia de Jesus através de sua esposa, se ela está impedida de orar a Jesus e receber Sua revelação?

 

·       1Co 11:5 -> “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.”.

 

E, sem o apoio de sua esposa, a ministração do marido torna-se deficiente, uma tragédia.

 

Considere: como pode a esposa orar pelo seu marido se a sua cabeça não está coberta pelo que Jesus deseja fazer através dele? Assim, o marido precisa cobrir a cabeça de sua esposa:

 

·       1Co 11:6 -> “Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.”.

 

Como assim? Transmitindo a ela toda a revelação que o Criador lhe deu. Fazendo isso, ele está descobrindo sua cabeça (abrindo-se para sua esposa) e cobrindo a cabeça de sua esposa com a revelação e unção do Espírito Santo. Agora ela pode orar na direção certa e receber a resposta adequada (profecia).

 

Enfim, todo homem que ora ou profetiza com a cabeça (Jesus Cristo) coberta desonra sua cabeça (Ele) (1Cor 11:4). A vida do homem precisa ser completamente transparente. Ele não pode ter nada a esconder, especialmente em sua casa:

 

·       2Co 4:2 -> “Antes, rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade.”.

 

O marido precisa se descobrir para sua esposa definitivamente. A esposa precisa saber tudo de seu marido e permanecer coberta com isto. Afinal:

 

·       1Co 11:5 -> “Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.”.

O problema com o cabelo cortado ou raspado

Mas, qual é o problema com a cabeça raspada? O que Paulo pretendia com essa ilustração?

 

·       Dt 21:10-12 -> “Quando saíres à peleja contra os teus inimigos, e o SENHOR teu Deus os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros, e tu entre os presos vires uma mulher formosa à vista, e a cobiçares, e a tomares por mulher, então a trarás para a tua casa; e ela rapará a cabeça e cortará as suas unhas.”.

 

Veja que apenas as mulheres que eram levadas cativas raspavam a cabeça como uma expressão de lamentação por serem obrigadas a se casarem com um homem que não tinha nada a ver com ela.

 

Há, também, um exemplo na Sagrada Escritura do Criador punindo as mulheres com calvície em virtude delas tentarem seduzir os homens como prostitutas:

 

·       Is 3:24 -> “E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro; e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, pano de saco; e queimadura em lugar de formosura.”.

 

O Criador também usou a figura de barbear com uma navalha todos os cabelos de todos os israelitas em virtude de seus pecados (especialmente idolatria):

 

·       Is 7:20 -> “Naquele mesmo dia rapará o Senhor com uma navalha alugada, que está além do rio, isto é, com o rei da Assíria, a cabeça e os cabelos dos pés; e até a barba totalmente tirará.”.

 

Isto era assim porque havia um costume de fazer careca a cabeça para lamentar os mortos:

 

·       Jeremias 16.6 -> “E morrerão grandes e pequenos nesta terra, e não serão sepultados, e não os prantearão, nem se farão por eles incisões, nem por eles se raparão os cabelos.”.

 

E o Criador condenou isto:

 

·       Lv 21:5 -> “Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes na sua carne.”.

·       Deuteronômio 14.1 -> Filhos sois do SENHOR vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto.”.

 

Infelizmente, os israelitas eram muito distantes do Criador e Seus mandamentos:

 

·       Amós 8.10 -> “E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.”.

·       Mq 1:16 -> “Faze-te calva, e tosquia-te, por causa dos filhos das tuas delícias; alarga a tua calva como a águia, porque de ti foram levados cativos.”.

 

Assim, quando uma mulher ora ou profetiza sem ter sua cabeça tomada por tudo que o Criador deseja fazer na vida de seu marido, ela está evidenciando que ela não tem qualquer respeito ou consideração por seu marido, como se:

 

     ela tivesse sido obrigada a se casar com seu marido como uma escrava; ou

     ela fosse uma prostituta ou idolatria e, por isso, sob a punição do Criador;

     ela era uma serva falsa do Criador lamentando por um morto.

 

·       1Cor 11:6 -> “Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.”. 

 

A mulher precisa de cobrir seu marido em seu coração:

 

·       1Pe 3:3,4 -> “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”.

 

A mulher precisa de receber tudo o que o marido tem para lhe oferecer e fazer disto uma cobertura para ela.

 

Quer dizer, quando todos olharem para ela, eles precisam ver o marido. Seu interesse precisa ser o interesse do marido. Afinal, o Criador derramou Sua graça sobre o marido, e sua esposa é herdeira desta graça (1Pedro 3:7).

 

Se ela não quizesse fazer isso, era melhor cortar o cabelo curto. Pelo menos, neste caso, as pessoas iriam vê-la como uma estranho para o Criador e Sua Igreja, estando junto com seu marido apenas por obrigação (afinal, um cabelo curto era como se ele tivesse sido raspado recentemente). Em outras palavras, é como Jesus disse:

 

·       Mt 12:33,34 -> “Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”.

Como a palavra véu era usada?

O véu, em primeiro lugar, era um símbolo de esconder algo. Veja estes exemplos.

 

1 - Aqui desvelar é uma coisa boa. Está sendo usado para tirar a cobertura que o mundo usa para esconder seu verdadeiro rosto.

 

·       Is 25:7 -> “E destruirá neste monte a face da cobertura, com que todos os povos andam cobertos, e o véu com que todas as nações se cobrem.”.

 

2 – Até agora o véu está colocado no coração da maioria dos israelitas que se apegam à lei de Moisés, escondendo Jesus e Seu evangelho deles:

 

·       2Co 3:14-16 -> “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.”.

 

Sem contar o véu que separava o Lugar Sagrado do Santíssimo Lugar, a fim de esconder este dos sacerdotes e, assim, impedi-los de morrer.

Qual era o problema de não usar o véu?

Vejamos o uso do véu:

 

1 - Quando um marido pensava que sua esposa o estava traindo, ele tomava sua esposa diante dos sacerdotes e, lá, a cabeça dela foi descoberta:

 

·       Nm 5:18 -> “Então o sacerdote apresentará a mulher perante o SENHOR, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do sacerdote.”.

 

2 - Quando alguém era leproso, eles deviam descobrir a sua cabeça:

 

·       Lv 13:45 -> “Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.”.

 

Assim, quando uma mulher não usava véu, a impressão é que ela estava enganando o marido. Daí o costume das mulheres usaram véu.

 

Muitas mulheres, todavia, o usavam para encantar os homens:

 

·       Ez 13:18-21 -> “E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! Porventura caçareis as almas do meu povo, e as almas guardareis em vida para vós? E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira? Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas, sim, as almas que vós caçais fazendo-as voar. E rasgarei os vossos véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e nunca mais estará em vossas mãos para ser caçado; e sabereis que eu sou o SENHOR.”.

O homem é o quê? E a mulher?

·       1Co 11:7 -> “O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.”.

 

Quando a Sagrada Escritura diz que o homem é a imagem e a glória do Criador, o que significa?

 

Imagem - O homem é como um espelho que reflete o Criador. Se o homem tem uma vida que o agrada, ele será como um espelho limpo. O Criador estará presente em sua vida e, assim, o homem manifestará a todos ao seu redor quem o Criador realmente é.

 

O que significa glória?

 

Para entender isso, vamos ver dois trechos:

 

·       Êx 33:18-23 -> “Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr-te-ei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.”.

 

Quando Moisés pede para ver a glória do Criador, Ele respondeu dizendo que ninguém podia ver a sua face. Portanto, glória significa rosto. Além disso, Paulo disse que poderíamos ver a glória do Criador na face de Jesus Cristo.

 

·       2Co 4:6 -> “Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.”.

 

Assim, como imagem, o homem mostra a aparência da glória do Criador. Lembre-se que a imagem de um espelho não pode mostrar a característica interna de uma pessoa (por exemplo, seu som, voz, idéias, conhecimento, sabedoria, embora possamos ter um vislumbre de seus sentimentos e pensamentos através de suas expressões faciais).

 

Assim, como a glória do Criador pode ser conhecida no rosto de Jesus, então o homem precisa, através de seu rosto, manifestar o que sua imagem não é capaz: as som, voz, idéias, conhecimento, sabedoria, sentimentos e pensamentos de Jesus com mais precisão. E é por isso que ele precisa sempre descobrir sua cabeça, isto é, manifestar a todos, tudo o que o Criador colocou em seu coração.

 

No entanto, a mulher é a glória do homem. Ou seja, é a mulher que manifesta ao mundo a verdadeira identidade do homem. E esta é a razão para o que ela precisa para cobrir a cabeça, ou seja, manter tudo o que seu marido é para si mesma (cobrindo-o em seu coração). Afinal, por melhor que seja o homem, sua glória é temporária:

 

·       Is 40:6,8 -> “Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.”.

 

Assim, a mulher precisa de proceder como é dito abaixo:

 

·       2Co 3:12,13  -> “Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E não somos como Moisés, que punha um véu sobre a sua face, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório.”.

 

Em outras palavras, a mulher recebe o que seu marido transmite a ela, cobre isto, ora ao Criador com base nisso e profetiza na vida dele o que o Criador ministrou a ela.

 

Fazendo isso, a mulher vai fechar todas as brechas na vida de seu marido (Ez 22:30) e o Criador será capaz de se manifestar a todo o mundo através de seu marido, sem qualquer distorção.

O que Paulo quis dizer quando ele disse: "por causa dos anjos"?

·       1Co 11:10 -> “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.”.

 

Angel significa “mensageiro”.

 

A esposa precisa ter em sua cabeça algo que confirma que seu marido é autoridade em sua vida. Em outras palavras, a idéia é que, quando todas as pessoas ao seu redor (especialmente os arautos do Criador) olharem para ela, possam ver seu marido. Afinal, a melhor maneira para que as pessoas possam ter por confirmado que ela pertence ao seu marido (Ct 2:8; 6:3; 7:10) é tendo seus pensamentos e sentimentos focados no que Jesus deseja fazer em e através de seu marido por meio da vida dela.

 

Se a mulher não confirmar a autoridade de seu marido, pode acontecer exatamente o que aconteceu no tempo de Ester:

 

·       Et 1:16-18 -> “Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente contra o rei pecou a rainha Vasti, porém também contra todos os príncipes, e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. Porque a notícia do que fez a rainha chegará a todas as mulheres, de modo que aos seus olhos desprezarão a seus maridos quando ouvirem dizer: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio. E neste mesmo dia as senhoras da Pérsia e da Média ouvindo o que fez a rainha, dirão o mesmo a todos os príncipes do rei; e assim haverá muito desprezo e indignação.”.

 

Sem mencionar que isso pode ser ocasião para homens tentarem seduzir essa mulher. Todavia, se eles virem nela o marido dela, eles não serão atraídos.

 

Mas, há uma outra coisa a ser observada: os anjos estão sempre assistindo o Criador trabalhando através de Seu povo (principalmente, Sua Igreja):

 

·       Ef 3:10 -> “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,”.

·       1Pe 1:12 -> “Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.”.

 

Assim, considerando que o Criador usa a Igreja para ensinar a Seus anjos sobre Ele, é fundamental que marido e mulher não adulterem o plano de Jesus Cristo para o seu lar (em especial, sobre o que Paulo ensinou abaixo):

 

·       Ef 5:24-27 -> “ De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”.

O versículo-chefe e o alvo desta passagem:

·       1Co 11:11 -> “Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR.”.

 

Em toda a discussão deste trecho, o que é mais importante é que o marido entenda que ele precisa estar junto o tempo todo com sua esposa e ela deve submeter-se a isto.

 

Afinal, uma vez que a mulher foi feita a partir do homem e criado especialmente para ele (1Cor 11:8,9; Gen 2:18,23), logo, é necessário que o marido leve sua esposa com ele onde quer que ele vá:

 

·       1Co 11:8 -> “Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.”. 

·       1Co 11:9 -> “Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.”.

 

E não somente por isto.

 

·       1Co 11:12 -> “Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus.”.

 

Uma vez que as crianças nascem da mulher, se o marido deseja que as promessas do Salmo 127 e 128 possam ser cumpridas em sua casa, ele precisa transmitir à sua esposa tudo o que Jesus é, faz e dá a ele.

 

Assim, a mulher precisa de participar de todos os momentos da vida de seu marido (mesmo daqueles momentos que parecem ser insignificantes).

Afinal, a mulher deve usar véu? O tamanho do cabelo é importante?

·       1Co 11:16 -> “Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.”.

 

Paulo disse que, nem eles (ele e os outros apóstolos) nem a Igreja de Jesus Cristo tinha essa prática. Por que não?

 

·       1Co 11:13 -> “Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta”.

 

Como foi mostrado em 1Cor 11:11, em Cristo, marido e mulher dependem um do outro. No Velho Testamento, um homem poderia ter muitas esposas. Assim, somente a mulher devia mostrar fidelidade a seu marido, mantendo seu cabelo longo e usando um véu (que era usado como um símbolo que ela era comprometida com seu marido, sendo fiel a ela).

 

No entanto, após a morte de Jesus, a Nova Aliança tornou-se disponível e agora o padrão para o casamento estabelecido no Éden foi restaurado (Gen 2:24; Mat 19:4-8). Agora, marido e mulher precisam mostrar o princípio ensinado por Paulo abaixo:

 

·       1Cor 7:3-5 -> “O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e *também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher*. Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.”.

 

Ou seja, se a mulher precisa usar véu para mostrar que seu marido é autoridade sobre ela, logo, na Nova Aliança, o recíproco é verdade (perceba que o corpo do marido pertence à sua esposa).

 

No entanto, temos um problema:

 

·       1Co 11:14 -> “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido”. 

 

Para o homem, ter cabelos longos é uma vergonha. Veja, por exemplo, a ordem para os sacerdotes levíticos abaixo:

 

·       Ez 44:20 -> “E não raparão a sua cabeça, nem deixarão crescer o cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças.”.

 

Sem mencionar o voto de Nazireu (Números 6:1-21). Se o uso de cabelo comprido fosse usual e bonito para o homem, este voto não teria sentido. Portanto, o cabelo longo para o homem era para ser um sinal de que ele se dedicou ao Criador e era, por isso, digno de respeito e auxílio (exatamente o oposto do que os israelitas fizeram):

 

·       Am 2:12 -> “But you made the Nazirites drink wine, and commanded the prophets, saying, ‘You shall not prophesy.’”.

 

Além disso, imagine como o cabelo comprido seria difícil para o homem na hora de ir para a batalha. Então, para os homens, o cabelo comprido era impróprio.

 

Por outro lado:

 

·       1Co 11:15 -> “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.”. 

 

Para as mulheres, ter cabelo comprido é uma glória. Tanto que, além de tudo o que foi mostrado anteriormente, podemos ver como essa mulher poderia usar seus longos cabelos especialmente para limpar os pés de Jesus (Lc 7:38; Lc 7:44; Jo 12:3). Sem mencionar que, em Apocalipse 9:8, os gafanhotos terão cabelo de mulher. Considerando que a natureza do cabelo de ambos (homem e mulher) são iguais, a única diferença é o tamanho do cabelo.

 

Face a isto, como resolver este dilema? Cumprindo as instruções abaixo:

 

·       1Cor 11:11 -> “Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no SENHOR.”.

·       Gn 2:24 -> “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.”.

 

Ou seja, ficando juntos.

 

Pense: quando você acorda, certamente você nunca encontrou sua cabeça no refrigerador comendo algo enquanto teu corpo estava na cama. Onde quer que você vá, você vai para completo. Se o seu pé está doendo, não é apenas o teu pé que vai consultar o médico, mas você todo.

 

Então, quando marido e mulher se comportam como uma única carne, permanecendo juntos em todas as circunstâncias, lugar e tempo, ninguém duvidará que eles são casados. Eu sei que isso é difícil, mas esta é a única maneira pela qual:

 

·       Esposa reconhece a autoridade de seu marido sobre ela e se mantém submissa a ele em toda a boa obra do Criador para Ele;

·       Marido reconhece que seu ministério e orações não têm valor sem sua esposa:

 

o   Ml 2:13,14 -> “Ainda fazeis isto outra vez, cobrindo o altar do SENHOR de lágrimas, com choro e com gemidos; de sorte que ele não olha mais para a oferta, nem a aceitará com prazer da vossa mão. E dizeis: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança.”.

o   1Pe 3:7 -> “Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”.

Conclusão

Embora hoje a mulher não precise usar véu, eles precisam observar o que Paulo e Pedro ensinaram:

 

·       1Tm 2:9,10 -> “Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, mas ( como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus ) com boas obras.”.

·       1Pe 3:3,4 -> “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.”.

 

A propósito: por aqui, podemos ver que como mulheres não precisam de véu. Afinal, se a cabeça delas fosse coberta com véu, o cabelo cortado não faria qualquer diferença.

 

No entanto, considerando que:

 

     as prostitutas usam o corte de cabelo para atrair a atenção dos homens, as mulheres precisam usar o cabelo com simplicidade;

     as feministas anseiam por transformar as mulheres em homens, as mulheres precisam usar seu cabelo com feminilidade.

 

A relação imediata da mulher é com seu marido. A oração da mulher só será aceitável para Jesus se sua cabeça estiver coberta com o que Jesus deseja fazer na vida de seu marido.

 

Só se ela for totalmente submetida ao que Jesus deseja ministrar através de seu marido, ela será capaz de receber alguma profecia vinda de Jesus.

 

E ela só pode transmitir essa profecia intimamente, quando estiver sozinha com seu marido:

 

·       1Co 14:34,35 -> “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.”.

Veja, por exemplo, esta passagem:

 

·       Act 21:9-11 -> “E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam. E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.”.

 

Apesar de Filipe ter quatro profetisas em sua casa, quando Jesus desejou alertar Paulo, ele enviou Ágabo para esta tarefa. Isto não seria necessário se as filhas de Filipe pudesse profetizar publicamente. Eles profetizavam apenas para seu pai.

 

Enfim: o ministério do homem é dirigido a Jesus. Ele deve receber tudo o que Jesus tem para sua casa, transmitir isso a sua esposa que, então, ela orará a Jesus de acordo com isto e multiplicará isso ministrando a seus filhos (físicos e espirituais) e profetizando, em particular, na vida de seu marido.

 

Se a mulher fizer isso, irá acontecer o que é dito em Provérbios 31:

 

·       Pv 31:28-31 -> “Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente! Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.”.

 

Infelizmente, as feministas transformam o papel da mulher em uma ofensa para eles, a tal ponto que, lendo isso, muitas mulheres pensam que o Criador é machista, obrigando a mulher a viver à sombra de seu marido.

 

No entanto, o Salmo 91 não convida o homem a descansar à sombra do Todo-Poderoso?

 

·       Sl 91:1 -> “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.”.

 

Consequentemente, o melhor lugar para a mulher é à sombra de Seu marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário