Quem era Jefté e qual foi o seu voto?
O
que podemos aprender sobre Jefté?
1
– Jefté era filho de Gileade e nasceu na cidade de Gileade (Jz 11:1).
2
– Há versões que dizem que ele era:
o
(NTLH)
um soldado valente.
o
(NVI)
um guerreiro valente.
o
(PJFA)
homem valoroso,
o
(JFAA)
homem valente,
o
(JFAC)
valente e valoroso,
o
(KJA)
um guerreiro hábil e corajoso.
3 –
Ele era filho de uma prostituta (Jz 11:1).
4 –
Seu pai Gileade teve outros filhos com sua esposa. E quando os filhos de sua
esposa cresceram, eles conduziram Jefté para fora e lhe disseram: "... Não
herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher”. Então Jefté
fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe (Jz 11:2,3).
5 -
Baseado nisso, podemos inferir que Jefté era um menino rebelde e frustrado:
o
Rejeitado por seu meio-irmãos em virtude de
ter uma mãe diferente;
o
Menosprezado por muitos israelitas em virtude
de sua mãe ser uma prostituta (daí ser dito “homem valoroso, porém filho de uma prostituta”);
o
Injustiçado. Como um primogênito, ele tinha o
direito de ser chefe de seus irmãos e receber o dobro da herança (Dt 21:17). No
entanto, ele teve que fugir de sua cidade em virtude da perseguição feroz de
seus meio-irmãos.
6 – Algumas
pessoas se ajuntaram a Jefté:
o
(NTLH)
Lá alguns homens ordinários se juntaram a ele.
o
(NVI)
Ali um bando de vadios uniu-se a ele.
o
(PJFA)
e homens levianos juntaram-se a Jefté.
o
(JFAA)
e homens levianos se ajuntaram com ele.
o
(JFAC)
e homens levianos se ajuntaram com Jefté.
o
(KJA)
Reuniu em torno de si um bando de vadios.
A
maioria das versões dizem que as pessoas que seguiram Jefté eram homens inúteis
(vãos). Ou seja, pessoas como muitos vagabundos, mendigos, viciados e
criminosos que se parecem com um parasita (porque eles não desejam fazer nada
rentável para o seu próximo, mas viver às custas deles).
No
entanto, Jefté foi capaz de transformar essas pessoas em um exército valente
que serviu para libertar Israel dos amonitas.
7 –
Jefté manteve rancor contra todos os anciãos de Gileade em virtude de sua
rejeição (Jz 11:5).
8 -
Certamente eles foram até Jefté, não por causa de suas virtudes (caráter), mas
por suas habilidades como poderoso guerreiro (Jz 11:6,8). Eles tiveram que
sofrer tremendamente durante dezoito anos até que eles pudessem se humilhar diante
de Jefté.
9 -
Jefté só foi lutar contra os amonitas por causa de seu interesse em ser líder
sobre todos os de Gileade (Jz 11:9).
10 –
Jefté procurou a presença do Criador especialmente para garantir que os
cidadãos de Gileade cumpririam sua promessa (Jz 11:11).
11 –
Jefté era alguém muito cauteloso. Em vez de começar a luta imediatamente, ele
tentou negociar com os inimigos (Jz 11:12,14). Ele descobriu que duas das
cidades reivindicadas pelo rei de Amom pertenciam a Moabe no passado, mas foi
levado por Sion, o rei dos Amorreus:
o
Nm
21:26-29 ->
“Porque Hesbom era cidade de Siom, rei dos amorreus, que tinha pelejado contra
o precedente rei dos moabitas, e tinha tomado da sua mão toda a sua terra até
Arnom. Por isso dizem os que falam em provérbios: Vinde a Hesbom; edifique-se e
estabeleça-se a cidade de Siom. Porque fogo saiu de Hesbom, e uma chama da
cidade de Siom; e consumiu a Ar dos moabitas, e os senhores dos altos de Arnom.
Ai de ti, Moabe! perdido és, povo de Quemós! entregou seus filhos, que iam
fugindo, e suas filhas, como cativas a Siom, rei dos amorreus.”.
Quando
Israel lutou contra Sion, eles tomaram as terras desde Arnom até Jaboque:
o
Nm 21:24,25
-> “Mas Israel o feriu ao fio da espada, e tomou a sua terra em possessão,
desde Arnom até Jaboque, até aos filhos de Amom; porquanto o termo dos filhos
de Amom era forte. Assim Israel tomou todas as cidades; e habitou em todas
elas, em Hesbom e em todas as suas aldeias.”.
Então, Israel não tomou
nenhuma terra dos amonitas. E embora estas duas terras pertencessem a Moabe no
passado, nunca foi a intenção de Israel lutar contra Moabe ou Amom. Eles
tomaram a terra que o Criador tomou de Moabe e deu a Sion. Portanto, estas duas
terras não eram mais propriedade do Moabe (eles perderam o direito deles).
Além disso, se o Moabitas
ansiavam tanto por suas terras, por que não as reivindicou anteriormente (mais
de trezentos anos eram passados - Jz 11:26). No entanto, nem mesmo Moabe,
durante 300 cem anos, se atreveu a lutar contra Israel (Jz 11:25).
Misturou as perdas de Moabe
com suas perdas, a fim de terem vantagens em Israel. Daí Jefté retrucou: “Não
possuirias tu aquilo que Quemós, teu deus, desapossasse de diante de ti?”. Quemós
era o deus dos Moabitas. Essa mudança foi proposital, uma maneira irônica de
mostrar aos amonitas que eles estavam usando a perfídia. Além disso, Jefté
estava questionando sobre seus deuses. Afinal, se os seus deuses eram
verdadeiros, por que não concederam a eles uma herança maior?
12 –
Jefté tinha uma certa crença no Deus de Israel. Afinal, ele proferiu palavras
perante Ele em Mizpah (Jz 11:11) e invocou o Criador como seu juiz (Jz 11:27).
13 –
No entanto a sua fé ou intimidade com o Criador era pequena. Afinal, por que
ele fez um voto, uma vez que o Espírito Santo tinha vindo sobre ele (Jz
11:29-31)? Se ele percebeu que o Espírito Santo era vindo sobre Ele e, mesmo
assim, ele fez um voto, esta é uma expressão de falta de fé (neste caso, ele
estava tentando ter certeza do favor do Criador com base em seus esforços); se
ele não percebeu a presença do Criador, neste caso, sua intimidade com Ele era
baixa.
And what was the vow of Jephthah?
·
Jz
11:30,31 (ARA)
-> “Fez Jefté um voto ao SENHOR e disse: Se, com efeito, me entregares os
filhos de Amom nas minhas mãos, quem primeiro da porta da minha casa me sair ao
encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do SENHOR, e eu o
oferecerei em holocausto.”.
A
oferta queimada era uma oferta de cheiro suave ao SENHOR (Êxodo 29:18,25,41; Lv
1:9,13,17), como foi a oferta de Jesus Cristo e a oferta dos Filipenses a Paulo:
· Ef 5:2 -> “E andai em amor, como
também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e
sacrifício a Deus, em cheiro suave.”.
· Fp 4:18 -> “ Entenebrecidos
no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela
dureza do seu coração;”.
Jefté
ia oferecer algum de seus servos ao Criador como uma oferta queimada, isto é,
uma oferta de cheiro suave. Por alguma razão, ele não pensou que quem viria
para encontrá-lo era sua única filha (Jz 11:34).
Por
que Jefté lamentou ofertar sua filha ao Criador? Ele poderia ter outras esposas
que poderiam dar-lhe mais filhos (na época isso era permitido). Ele não era
velho porque ele foi para uma guerra. E agora, depois de ganhar esta batalha,
ele se tornaria uma pessoa famosa e honrada.
Claro:
Jefté gostaria de conservar sua filha junto com ele e ter netos através dela.
No entanto, a princípio, ele poderia ter filhos. A menos que sua esposa tivesse
se tornado estéril depois de dar à luz a sua filha e ele não queria ter outra
mulher além dela (talvez ele não queria cometer o mesmo erro que seu pai). Ele
sabia o quão difícil era ser filho fora do casamento (afinal, seus padrastos
não o rejeitaram porque sua mãe era uma prostituta, mas porque ele era filho de
outra mulher).
E
por que a filha de Jefté desejava lamentar sua virgindade (Jz 11:36)?
Naquela
época, era uma desonra, um motivo de maldição não ter filho. Veja, por exemplo,
o que disse Isabel:
·
Lc
1:24,25
-> “E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses
se ocultou, dizendo: assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim,
para destruir o meu opróbrio entre os homens.”.
Agora,
ela nunca poderia ser mãe.
Mas,
por que chorar a virgindade nas montanhas por dois meses (Jz 11:37,38)?
Embora
eu não saiba qual era a sua intenção e por que seu pai concordou com ela, uma
coisa é certa: isso causou um grande impacto sobre todas as filhas de Israel:
·
Jz
11:39,40 -> “E sucedeu que, ao fim
de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que
tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel, que as
filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté,
o gileadita.”.
E
o detalhe é que, a palavra que é traduzida para “lamentar”, em hebraico, pode
significar, também, "celebrar". Ou seja, durante toda a vida da filha
de Jefté, de ano para ano, as virgens de Israel iam encontrar com a filha de
Jefté, a fim de confortá-la por sua virgindade e, ao mesmo tempo, comemorar sua
fidelidade e dedicação ao Criador e seu pai. Afinal, em nenhum momento ela
reclamou pelo voto de seu pai, nem se rebelou contra ele; em vez disso, ela
homenageou seu pai e o Criador por Sua maravilhosa libertação.
Além
disso, seu pai tinha duas alternativas:
1
– ele poderia resgatá-la se desejasse:
o
Lev
27:1-5
-> “Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: fala aos filhos de Israel, e
dize-lhes: Quando alguém fizer particular voto, segundo a tua avaliação serão
as pessoas ao SENHOR. Se for a tua avaliação de um homem, da idade de vinte
anos até a idade de sessenta, será a tua avaliação de cinqüenta siclos de prata,
segundo o siclo do santuário. Porém, se for mulher, a tua avaliação será de
trinta siclos. E, se for de cinco anos até vinte, a tua avaliação de um homem
será vinte siclos e da mulher dez siclos.”.
2
– ele poderia quebrar o voto:
O
voto que ele fez podia ser irrevogável para ele. Ele, por si mesmo, poderia
voltar atrás. No entanto, havia a possibilidade de desistir suas palavras
precipitadas e confessá-las como o pecado (Lev 5:4-5). No entanto, ele devia
trazer uma oferta pela transgressão (Lev 5:6).
o
Lev 5:4-6 -> “Ou, quando alguma pessoa
jurar, pronunciando temerariamente com os seus lábios, para fazer mal, ou para
fazer bem, em tudo o que o homem pronuncia temerariamente com juramento, e lhe
for oculto, e o souber depois, culpado será numa destas coisas. Será, pois,
que, culpado sendo numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou. E a sua
expiação trará ao SENHOR, pelo seu pecado que cometeu: uma fêmea de gado miúdo,
uma cordeira, ou uma cabrinha pelo pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação
do seu pecado.”.
Assim,
se o voto fosse relacionado à morte, ele poderia se retratar. Mas ele não cogitou
esta hipótese, mesmo sabendo que sacrifício humano não agradava ao Criador (Lv
18.21; 20.2-5; Dt 12.31). Portanto, o voto era a virgindade de sua filha.
Além
disso, é bom recordar que este voto foi feito imediatamente após o Espírito
Santo vir sobre ele (Jz 11:29).
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