sexta-feira, 26 de agosto de 2022

0211 - O que significa "comer e beber do corpo e sangue de Jesus indignamente”?

O que significa "comer e beber do corpo e sangue de Jesus indignamente”?

 

·       1Co 11:23 -> “Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;”.

·       1Co 11:24 -> “E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim..

·       1Co 11:25 -> “Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim..

·       1Co 11:26 -> “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.”. 

·       1Co 11:27 -> “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.”.

 

Muitas pessoas não compreendem estes dois últimos versos. Qual é o pão e cálice que devemos comer e beber? Qual é o pão e o cálice que, comido e bebido de uma maneira indigna, pode trazer a condenação?

 

Vamos ver o que Jesus disse:

 

·       Jo 6:56 -> “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”.

·       Jo 6:58 -> “Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.”.

 

Juntando os dois trechos, podemos concluir que:

 

·       O pão é o Corpo de Cristo (Sua Igreja). Mas, como podemos nos alimentar da Igreja? Através dos ensinamentos de Jesus os quis são manifestados quando os que creem se reúnem:

o   1Co 14:26 -> “Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.”.

·       O sangue de Jesus vem de quando a Igreja apresentar seu corpo como um sacrifício vivo, santo e aceitável ao Criador:

o   Rm 12:1 -> “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”.

Você bebe este sangue quando dá as boas-vindas, em amor, a cada irmão em Cristo, fazendo-as sentir-se especiais pelo sacrifício que eles fizeram a fim de ter o que compartilhar com os irmãos, vindo a dar muitas graças ao Criador por isso:

o   2Co 9:13,14 -> “Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão, que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade de vossos dons para com eles, e para com todos; e pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.”.

É bom lembrar que ninguém pode aproximar do Criador vazio (Êxodo 23:15; 34:20; Dt 16:16).

·       O cálice (taça) do Senhor é a Nova Aliança. Cálice (taça) é símbolo do julgamento. O julgamento que cai sobre nós é entregar a nossa vida em consagração a Jesus para que, através de nós, nossos irmãos em Cristo possam receber de Jesus o que é necessário para que eles fiquem livres de seus pecados (e ajudá-los a vencer as conseqüências de seus pecados):

o   1Jo 1:7 -> “Mas, *se andarmos na luz*, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e *o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado* .”.

 

E qual é a luz do Espírito Santo? Seu amor:

 

·       1Jo 2:9-11 -> “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.”.

 

Eu acredito que, agora, é fácil entender por que é tão grave comer e beber do corpo e sangue de Cristo indignamente, bem como o que é dito abaixo:

 

·       1Co 11:28,29 -> “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR.”.

 

Se não, para deixar claro, antes de ir para a reunião da Igreja, cada membro deve examinar-se a fim de ver se eles são puros e santos em seus corações, visto que:

 

·       2Tm 2:22 -> “Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.”.

 

Depois de purificar o coração, busque em Jesus o que cada membro de Seu corpo precisa. Se você discernir as necessidades de cada um, você pode oferecer-lhes do Criador exatamente o que eles precisam. Nós não podemos lidar com a Igreja como se ela fosse um amontoado de membros, mas discerni-la, como podemos ler abaixo:

 

·       Ef 4:15,16 -> “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.”.

 

Assim, tenha um bom dia consagrando-te a Jesus, recebendo Dele o pão necessário para aquelas pessoas que Ele colocou em tua vida para ser tua congregação, sendo grato por todos os esforços que estes irmãos fizeram em teu favor.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário