sexta-feira, 26 de agosto de 2022

0213 - Quem é a besta do mar e a cabeça ferida da morte?

Quem é a besta do mar e a cabeça ferida da morte?

·       Ap 13:1 -> “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia.”.

 

Demorei muito para entender isso. Primeiro de tudo, o que é uma besta? A besta é um animal doméstico usado como um animal de carga. Este animal não é um animal selvagem, mas um que pode ser usado como cavalgadura. Tanto que podemos ver este animal carregando uma mulher (Ap 17:3).

 

Mas quem é esta besta?

 

·       Ap 17:8 -> “A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra ( cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo ) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.”.

 

Observe a sua característica: “era e já não é, mas que virá”. Considerando que foi em cerca de 90 A.D. que esta profecia foi proferida, qual é a nação que preenche estas exigências. Somente Israel era uma nação no passado, não era mais em 90 A.D. (foi destruída em 70 d.C. pelo Império Romano), mas se levantaria no futuro (em 1.948 D.C.).

 

E isso pode ser confirmado por Oséias:

 

·       Os 10:11 -> “Porque Efraim é uma bezerra domada, que gosta de trilhar; e eu poupava a formosura do seu pescoço; mas farei cavalgar Efraim. Judá lavrará, Jacó lhe desfará os torrões.”.

 

Efraim aqui está representando, em primeiro lugar, as dez tribos do Norte (Israel). No entanto, Judah tornou-se, no futuro, como as dez tribos:

 

·       Ez 16:51,52 -> “Também Samaria não cometeu a metade de teus pecados; e multiplicaste as tuas abominações mais do que elas, e justificaste a tuas irmãs, com todas as tuas abominações que fizeste. Tu, também, que julgaste a tuas irmãs, leva a tua vergonha pelos pecados, que cometeste, mais abomináveis do que elas; mais justas são do que tu; envergonha-te logo também, e leva a tua vergonha, pois justificaste a tuas irmãs.”.

 

Então, a besta do mar representa todos os israelitas. Mas, o que significa?

 

Israel é uma novilha treinada (besta), que gosta de trilhar (Oséias 10:11). Como poderia Israel transformar-se em uma novilha bem treinada e passar a trilhar (ao ponto de satisfazer a ambição de reis perversos) de uma forma que, quando Roma (a mulher que montou a besta) chegou, Israel levou Roma em suas costas, naturalmente, sem qualquer resistência?

 

Cada uma das cabeças ensinou Israel a trilhar e os seduziu a cederem em troca da certeza de manutenção (como podemos ver abaixo):

 

·       Nm 11:5 -> “Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos.”.

 

Mas, por que esta besta é chamada também de “besta que surge do abismo”?

 

Há uma associação entre o mar e o abismo (profundo):

 

·       Gn 1:2 -> “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

·       Pv 8:28 -> “Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,”.

 

Ou seja, a besta não se levanta simplesmente do mar, mas do mar profundo, a partir do apoio da ralé ao redor do mundo.

 

Note que os israelitas estão vindo de todo o mundo desde 1.948. Com o passar do tempo, o número de israelitas indo para Israel está aumentando. Quando o anticristo estabelecer o acordo de paz (Dn 9:27), muitos israelitas (e até muitos não-israelitas) adquirirão o desejo de ir para Israel, fazendo com que este país se eleve como super-potência, completamente submissa à Elite Mundial.

 

E o número de pessoas durante este período vai subir mais e mais durante toda a primeira metade da septuagésima semana de Daniel. Daí ser dito em Ap 11:7, a besta que se levanta do abismo (“se levanta” (presente); não “se levantou” (passado) ou “se levantará” (futuro)).

 

E Israel se erguerá do abismo de águas como no dilúvio no tempo de Noé (Mt 24:37; Lucas 17:26), tentando afundar todos os que se opõem a eles (principalmente os crentes):

 

·       Gn 7:11 -> “No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,”.

 

·       Dn 11:22 -> “E com os braços de uma inundação serão varridos de diante dele; e serão quebrantados, como também o príncipe da aliança.”.

·       Ap 12:15 -> “E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar.”.

 

Os dez chifres, bem como os pés (o sétimo e oitavo reis) são o elo ligando o ferro (Roma - Mulher) e o barro (Israel - Besta) (Dn 2:33,41,42).

 

Mas, quem são os dois últimos reis?

 

Em relação a isso, vamos ver a profecia abaixo:

 

·       Ap 17:10,11 -> “E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.”.

 

Note-se que o oitavo rei pertence aos sete (para ser mais preciso, vem da cabeça sétima).

 

Recorda a profecia de Daniel:

 

·       Dn 2:41-43 -> “E, quanto ao que viste dos pés e dos dedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, isso será um reino dividido; contudo haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois viste o ferro misturado com barro de lodo e como os dedos dos pés eram em parte de ferro e em parte de barro, assim por uma parte o reino será forte, e por outra será frágil. Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão com semente humana, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.”.

 

Não só os dedos do pé, mas os dois pés são parcialmente de barro e em parte de ferro. Estes dois pés são o sétimo e oitavo reis. E quem são eles?

 

·       Dn 9:26,27 -> “E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias, mas não para si mesmo; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas as assolações. E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.”.

 

O príncipe que virá é o sétimo rei. E o povo deste príncipe é Roma, na medida em que foram eles que destruíram Jerusalém e seu templo. O desolator é o oitavo rei (que irá incorporar todas as oposições demoníacas dos sete reis anteriores). Daí ele ser considerado toda a besta do mar (Ap 19:19,20).

 

Como os pés são argila misturado com ferro, o sétimo e oitavo reis serão uma mistura de Israel e Roma. Haverá um “casamento” (acordo) o qual juntará Israel a Roma, à saber, a permissão para reconstruir o templo.

 

Em outras palavras: o sétimo rei (o anticristo), embora não tenha dignidade real (Dn 11:21), será colocado como rei sobre toda a humanidade e firmará o acordo com os israelitas por sete anos.

 

No entanto, como, no meio dos sete anos, o sétimo rei é abatido pelos israelitas em virtude do cancelamento dos sacrifícios diários, a Elite Mundial (os dez chifres) vai ficar furiosa e vai levantar um desolador (o oitavo rei), o qual será revestido pelo poder de Ha-Satan, assumindo o controle de todo poder da besta do abismo, sendo como ela completamente.

 

E o povão ficará maravilhado:

 

1 – Israel, em virtude de receber uma ferida mortal, a qual foi curada (Ap 13:12; 17:8). Lembre-se que Israel foi massacrado por Roma em 70 D.C.

 

2 – Roma, a cabeça que parecia ser morta, mas recuperou todo o seu poder;

 

3 – Ha-Satan, uma vez que será por seu poder e eficácia que a besta e seus aliados reinarão (2Ts 2:9; Ap 13:3).

 

Vamos entender mais o segundo item:

 

·       Ap 13:3 -> “E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta.”.

 

Uma das cabeças da besta não foi morta, mas parecia ter sido fatalmente ferida. Esta cabeça é Império Romano que parece, até hoje, ter caído. No entanto, o Império Romano está aqui hoje disfarçado de religião (Religião Católica). No entanto, muito em breve, Roma voltará a ser um império (uma potência mundana).

 

Então, tenha um bom dia de meditando nisto.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário