sábado, 27 de agosto de 2022

0218 - O que significa Romanos 13:1-7

O que significa Romanos 13:1-7

Introdução

Este é um assunto de grande discussão. Afinal, se toda autoridade vem do Criador e deve ser obedecida, como fazer se a autoridade é má e suas ordens são injustas? Como os crentes devem fazer?

 

Para responder a isso, vamos analisar várias passagens da Sagrada Escritura que tem algo a ver com isso.

Potestade x Autoridade

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que, infelizmente, a palavra que foi traduzida “autoridade” foi traduzida mal. O termo mais preciso é “potestade". A diferença é que, "potestade" é um termo mais genérico.

 

“Autoridade" é apenas um dos tipos de "potestade", o qual não impõe as pessoas obediência às leis, muito menos traz punição. “Autoridade” se limita a servir de exemplo:

 

·       1Pe 5:1-3 -> “Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.”.

 

Os outros tipos de “potestades” são, de fato, “autoritários” (tiranos). Entendido isto, vem a questão:

Todos as potestades vêm do Criador?

·       Rm 13:1 -> “Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.”.

 

Lendo isto, a nossa conclusão é: com certeza. Ainda mais se olharmos para os seguintes trechos:

 

·       Jo 19:10,11 -> “Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.”.

 

Note que Pôncio Pilatos tinha potestade sobre Jesus porque recebeu isto do Pai.

 

·       Êxodo 9:14-16 -> “Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra. Porque agora tenho estendido minha mão, para te ferir a ti e ao teu povo com pestilência, e para que sejas destruído da terra; mas, deveras, para isto te mantive, para mostrar meu poder em ti, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.”.

·       Rm 9:17,18 -> “Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.”.

 

Mesmo embora faraó fosse pagão, cruel, injusto e explorador, foi o Criador que o constituiu faraó e o levou a agir de forma perversa como ele fez (Êxodo 7:1-4).

 

·       2Ts 2:11,12 -> “E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.”.

 

Embora o aumento do anticristo é de acordo com a eficácia de Ha-Satan (2Ts 2:11,12), tudo é orquestrado pelo Criador.

 

·       Ap 13:2,4 -> “Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;”.

·       Ap 17:16,17 -> “E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo. Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.”.

 

Embora a besta vai realizar seus planos pelo poder, potestade e domínio de Ha-Satan (Rev 13:3,4), eles só vão realizar suas intenções, porque o Criador vai ajudá-los.

 

No entanto, há um versículo que parece contradizer isso:

 

·       Os 8:4 -> “Eles fizeram reis, mas não por mim; constituíram príncipes, mas eu não o soube; da sua prata e do seu ouro fizeram ídolos para si, para serem destruídos.”.

 

O que isso significa é que os israelitas constituíram reis sem consultar o Criador acerca de quem Ele desejava que fosse ungido rei sobre eles. No entanto, o Criador é o Senhor dos senhores, Rei dos reis e tem controle sobre tudo e todos (tudo foi projetado por Ele):

 

·       Jó 42:2 -> “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.”.

·       Sl 139:16 -> “Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”.

·       Pv 21:1 -> “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.”.

·       Is 43:13 -> “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?”.

·       Is 46:10 -> “Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”.

E se a potestade é ma e ordenou algo perverso, devo obedecer?

·       Rm 13:2 -> “Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.”.

 

Em primeiro lugar, é importante salientar que Paulo escreveu esta carta para os Romanos, o império mais pagão de todos os tempos. Mas outras passagens do Novo Testamento afirmaram a mesma ideia:

 

·       Tito 3:1 -> “Admoesta-os a que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam, e estejam preparados para toda a boa obra;”.

·       1Pe 2:13,14 -> “ Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem.”.

 

Paulo, em particular, acrescenta:

 

·       1Tm 2:1-3 -> “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,”.

 

Baseado em todos estes versículos, tudo indica que temos que obedecer incondicionalmente.

 

No entanto, vamos analisar algumas passagens que mostram resistência às autoridades.

 

1 – Ananias, Misael e Azarias (Dn 3). Considerando que foi o Criador que constituiu as potestades e as conduziu na maneira que elas deviam caminhar (ver Jer 10:23; Isa 54:16,17), a ordem de adorar a estátua veio do Criador através de Nabucodonosor.

 

Mas, por que o Criador estabeleceria essa loucura? A fim de provar aos principados e potestades quão fiéis aqueles três homens eram e manifestar a toda Babilônia (especialmente ao rei) que só Ele é Deus, Ele tocou o coração de Nabucodonosor para decretar esta lei hedionda.

 

Quando Ananias, Misael e Azarias desobedeceram esta lei, eles se tornaram culpados (resistindo ao que o Criador ordenou através de Nabucodonosor) e, assim, tornaram-se sujeitos a julgamento. Mas, no que eles se tornaram uma “maldição” por amor do nome do Criador, por temê-Lo, eles deram espaço para Sua libertação sobrenatural (Nahum 1:3; 1Cor 10:13), a qual foi um testemunho para Nabucodonosor que só o Criador é Deus (Dn 3:26-29) e ocasião para crescimento físico e espiritual (Dn 3:30).

 

E isso recorda o que Paulo disse em virtude de seu amor por Israel:

 

·       Rm 9:3 -> “Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;”.

 

Até Jesus se tornou uma maldição por nós:

 

·       Gl 3:13 -> “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;”.

 

Outro exemplo é...

 

2 – Daniel:

 

Da mesmo forma, o Criador permitiu que os adversários de Daniel aumentar em inveja e seduziu o rei Dario a emitir um decreto que proibisse orar por trinta dias (Daniel 6). Daniel estava se rebelando contra esse decreto que veio do Criador e, por isso, sofreu um julgamento indo para a cova dos leões.

 

No entanto, no que Daniel questionou o decreto do Criador através de Daniel e tornou-se a maledição por amor e temor do Seu nome, o Criador fechou a boca dos leões, o que foi um testemunho de Sua grandeza e majestade a todos da Média-Pérsia.

 

E isso resultou em recompensa e libertação de Daniel de seus inimigos (Dn 6:24,28).

 

Podemos ver mais exemplos:

 

3 – Os apóstolos:

 

·       At 4:19,20 -> “Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.. 

 

O Sinédrio intimou João e Pedro (e, por eles, todos os outros apóstolos), a não pregarem em nome de Jesus. Eles desobedeceram à ordem que o Criador estabeleceu por eles, tornaram-se uma maldição diante deles, sofreram a punição (Atos 5:40,41).

 

No entanto, isso só serviu para todos verem a verdadeira alegria que o Criador promove no coração daqueles que são fiéis a Ele (acima de todos os sofrimentos que vem da desobediência). E, por isso, a Igreja aumentou mais e mais (Atos 6:1).

 

4 – Jesus:

 

Por muitas vezes ele desafiou as potestades de Israel expondo seus crimes perante o Criador, chamando-os de hipócritas, sepulcros caiados (Mt 23:27), serpentes e geração de víboras (Mt 23:33), além de enfrentá-los em relação à manutenção do sábado e purificar do templo duas vezes (João 2:14-21; Mt 21:12,13).

 

Este comportamento fez de Jesus uma maldição para o Sinédrio e, por não submeter às potestades que o Criador estabeleceu em Israel, o julgamento da cruz caiu sobre Ele.

 

No entanto, isso era necessário para que pudéssemos ser salvos e a vontade real do Criador pudesse ser conhecida por todos a cada momento.

 

5 – Raabe:

 

·       Js 2:2-5 -> “Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra. Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram. E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.”.

 

Raabe desobedeceu à ordem do Criador através do rei de Jericó. Ela só escapou do julgamento porque mentiu e a traição não foi descoberta. Embora a sua fé no Criador e na Sua palavra fosse muito grande (ver Js 2:9-11) ao ponto de ser considerada um exemplo de fé (Hb 11:31), ela não alcançou a plenitude da bênção em virtude de sua mentira.

 

Se ela tivesse simplesmente resistido às ordens do potestade, por amor de Israel e seus homens, o Criador iria trabalhar algo sobrenatural para liberar ela, sua família e os espiões. Afinal, o Criador era a favor de Israel.

 

É provável que ela não esperasse que pudesse ser salva em virtude de seu passado e nacionalidade. O Criador perdoou seu pecado, mas ela perdeu parte de suas bênçãos.

 

6 – As parteiras do Egito:

 

·       Êxodo 1:18-20 -> “Então o rei do Egito chamou as parteiras e disse-lhes: Por que fizestes isto, deixando os meninos com vida? E as parteiras disseram a Faraó: É que as mulheres hebréias não são como as egípcias; porque são vivas, e já têm dado à luz antes que a parteira venha a elas. Portanto Deus fez bem às parteiras. E o povo se aumentou, e se fortaleceu muito.”.

 

Como Raabe, em virtude de não conhecer o Deus verdadeiro bem (nem o Seu poder, visto que Seu povo continuava escravo no Egito), elas mentiram e se livraram do julgamento em virtude de desobedecerem o Criador através do Faraó. O Criador abençoou-as por temê-Lo (Êxodo 1:21), mas elas poderiam ver coisas mais maravilhosas se tivessem fé suficiente para dizer a verdade e enfrentar o julgamento.

 

 

Enfim, eu sei que essa idéia de que o Criador pode fazer algo maligno é esquisita. No entanto, veja os versos abaixo:

 

·       Is 45:7 -> “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.”.

·       Is 54:16 -> “Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir.”.

·       Am 3:6 -> “Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?”.

 

No entanto, juntamente com o julgamento, o Criador provê Seu escape e, depois de se tornar aprovado, vem a recompensa:

 

·       Na 1:3 -> “O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.”.

·       1Co 10:13  -> “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”.

 

Além disso, veja estes exemplos:

 

1 – O Criador agiu de forma que Ele sabia que o coração de faraó seria endurecido e, assim, Ele poderia ter a oportunidade de manifestar todas as Suas maravilhas em todo o mundo:

 

·       Êx 7:2-4 -> “Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra. Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas. Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.”.

 

2 – Ele permitiu que os demônios desencaminhasse profetas que desejavam consultar profetas pensando apenas em seu benefício:

 

·       Ez 14:7-10 -> “Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o SENHOR, lhe responderei por mim mesmo. E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o SENHOR. E se o profeta for enganado, e falar alguma coisa, eu, o SENHOR, terei enganado esse profeta; e estenderei a minha mão contra ele, e destruí-lo-ei do meio do meu povo Israel. E levarão sobre si o castigo da sua iniqüidade; o castigo do profeta será como o castigo de quem o consultar.”

 

3 – O Criador permitiu aos demônios iludirem os profetas a fim de enganar Acabe e, assim, terminar com Sua má liderança:

 

·       1Rs 22:19-23 -> “Então ele disse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda. E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra. Então saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê? E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim. Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou o mal contra ti..

 

4 - Quando a ira do SENHOR acendeu contra Israel, Ele permitiu Ha-Satan incitar David contra eles, dizendo, “Vá, numere Israel e Juda”:

 

·       1Cr 21:1 -> “Então Satanás enfrentou Israel e incitou Davi ao número de Israel.”.

 

5 – Às vezes o Criador permite que um falso profeta seja bem sucedido para provar o coração do crente:

 

·       Deu 13:1-4 -> Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.”.

 

Então, há momentos em que precisamos desobedecer a ordem que o Criador instituiu através dos potestades que Ele constituiu e sofrer as conseqüências disto para que Seus princípios eternos e perfeitos (estabelecidos por Jesus) possam ser reforçados e Seu nome glorificado.

 

Em outras palavras, o Criador tem duas leis: Sua lei eterna e perfeita (o amor ao vizinho como Jesus nos amou – João 13:34-35), a qual tem que ser observada sempre, e a lei que vem das potentades, que nós temos que desobedecer quando entram em conflito com a Sagrada Escritura e sofrer as consequências a fim de que Seu nome possa ser glorificado e Sua palavra, confirmada.

 

 

Assim, não se importa quem é a potestade ou suas ordens: precisamos sempre de ficar em Jesus e Sua verdade, mesmo que isso implique em desobedecer a ordem do Criador através delas e, assim, receber a condenação por isso. Certamente, o Criador fará um milagre, Seu nome será glorificado e nós receberemos um testemunho de Seu trabalho e recompensas.

 

Se é possível obedecer à ordem do Criador através do potestade com sabedoria, façamos como Joquebede fez (Êxodo 2:3).

 

Além disso, se a ordem do potestade não conflitar com a palavra de Jesus, vamos obedecer.

Qual é a finalidade das potestades?

Para entender isso, vamos ver os trechos que vem antes e depois de Romanos 3:1-7:

 

·       Rm 12:19-21 -> “Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”.

·       Rm 13:8-10 -> “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.”.

 

Note que ele está falando para amar o nosso próximo. Como seguidores de Jesus (vasos de misericórdia), o crente em Cristo não pode julgar nem lutar fisicamente contra o mal, mas só esperar na misericórdia de Jesus, tendo prazer em Sua salvação (Sl 9:14; 13:5; 21:1; 119:166).

 

Mas, como resolver o problema do mal? Afinal:

 

·       Ec 8:11 -> “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.”.

 

Evidentemente, Paulo discerne duas áreas completamente distintas do “trabalho do Criador”:

 

·       Vasos de destruição: “E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;” (Rm 9:22).

·       Vasos de glória: “Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,” (Rm 9:23).

 

A Igreja, como vaso de glória, deve:

 

·       *dar lugar à ira do Criador* ;

·       ser como cordeiros (Mt 10:16), sábio para o bem e simples para o mal (Rm 16:19);

·       não resistir ao mal (Mt 5:39-43; Rm 12:16);

·       realizar o perdão, misericórdia, graça;

·       orar pelos que os perseguem;

·       abençoar os inimigos, amá-los (Mt 5:44,45).

 

Aqueles que não pertencem à Igreja, são os vasos de ira (incluindo as potestades). Desta forma, o Estado recebe o incumbência de punir a maldade (expressamente proibida aos vasos de glória – Tiago 3:10-12), isto é, *realizar a ira*.

 

Portanto, como seguidores de Jesus (vasos de misericórdia), precisamos ser sujeitos às potestader para que Jesus possa usá-las como Seus vasos de ira. Daí Paulo dizer:

 

·       Rm 13:6,7 -> “Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.”.

 

É necessário existir os vasos de ira para que aqueles que intentam contra o plano de Jesus Cristo para nós possam ser destruídos sem a necessidade de jorrar água amarga (que não cabe a nós – Tiago 3:12). Temos de continuar amando e procurando a misericórdia de Jesus.

 

Que fique claro: é impossível ser vaso de glória e de ira ao mesmo tempo:

 

·       enquanto a lei instiga a ira (Rm 4:15), a fé age através do amor (Gl 5:6);

·       a lei usa as armas deste mundo; a graça utiliza armas espirituais (2Co 10:2-6; Ef 6:10-18).

 

Durante todo o Antigo Testamento, os ofícios do sacerdote e rei não conseguiam encontrar harmonia, na medida em que:

 

- O rei devia executar a ira;

- O sacerdote devia dar lugar à ira do Criador.

 

Só em Cristo é possível ter harmonia entre rei e sacerdote. No caso, a Igreja:

 

·       como reis, a Igreja denuncia o pecado através do testemunho de Cristo (Pv 28:4; ver 1Pedro 3:1);

·       como sacerdotes, a Igreja intercede pelos pecadores diante do Criador para que eles possam se arrepender, converter e serem salvos.

Conclusão

A princípio, a regra é:

 

·       Rm 13:3-5 -> “Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela. Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal. Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.”.

 

Se a potestade é boa e a lei é justa, louvado seja o Senhor Jesus para isso. Se não, isto é, se eles trocam o amargo pelo doce, e doce pelo amargo (Isaías 5:20), se as potestades são como no tempo de Miquéias (as suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal. O melhor deles é como um espinho; o mais reto é pior do que a sebe de espinhos - Miquéias 7:3,4), mesmo sendo considerado um traidor, um criminoso, precisamos manter o que é bom e justo diante do Criador (como coluna e fortaleza da Verdade - 1Tm 3:15).

 

No final, Jesus irá manifestar Seu poder, pureza, perfeição e seremos recompensados e justificados por nossa fé Nele.

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