domingo, 15 de julho de 2012

14 - POSSESSÃO DEMONÍACA


POSSESSÃO DEMONÍACA

·        "Quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares secos, buscando repouso; e, não o achando, diz: Tornarei para minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior do que o primeiro." (Lucas 11:24-26).

De fato o espírito imundo pode entrar na pessoa. Isso quer dizer que, a princípio, os anjos também poderiam. Entretanto, veja o que diz (1 Coríntios 6:19,20)

·        “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.“

No que Adão pecou, ele entregou a domínio, que deveria ser do homem, ao diabo (Gênesis 1:28; Lucas 4:6). Jesus morreu na cruz do Calvário justamente para nos comprar de volta para si, a fim de fôssemos Seus (2Timóteo 2:19; Tito 2:14): o Seu corpo (Efésios 5:25-27,29).
Como você pode ver, somos de Jesus. Logo, os anjos, embora tenham poder para poder entrar em nós, não o fazem porque nosso corpo é algo santíssimo (separado para uso exclusivo do Senhor Jesus - I Coríntios 3:16,17; II Timóteo 2:21).
         O diabo e seus demônios possuem o corpo da pessoa porque são atrevidos e adversários de Deus, querendo invadir o espírito que é para ser a morada e o trono de Deus nas nossas vidas (Salmos 34.18; Isaías 57.15 – compare: Salmos 46:4 com João 7:37-39,  João 4:14 e Apocalipse 22:1).
         O que os anjos fazem é nos ajudar, se limitando a ficar ao nosso redor nos ajudando e defendendo:

·        “Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:14).
·        “E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” (Apocalipse 22:9 )
·        “O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” (Salmos 34:7)

Com relação à outra passagem, vejamos ela na íntegra:

·        “E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho. Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado. E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam. E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.” (Lucas 9:38-42).

Como você pode ver, não foi Satanás em pessoa, mas tão somente um dos seus demônios.
Com relação ao fato de sermos o templo de Deus, vejamos o que diz a bíblia:
·        “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso. (II Coríntios 6:14-18)
·        “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis”. (I João 2:27)

Como bem sabemos, a unção de Deus é o Espírito Santo. Repare como não somos templo de “visitação”, mas de “habitação” de Deus. Deus quer ficar conosco o tempo todo dirigindo nossa vida (Romanos 8:14), mesmo porque, se não for assim, por causa da nossa natureza pecaminosa, a tendência é caminharmos para a morte (Provérbios 14:12; 16:25; Romanos 8:8).
Entretanto, note bem o que diz a bíblia:
·        Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (João 14:23).
·        “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14:16,17).

Deus não se separa. Onde está o Pai, está Seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo. Logo, tanto o Pai, como Jesus e o Espírito Santo querem habitar em nós.
Isso só não acontecerá se o nosso coração não estiver puro:

·        “Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.” (Salmos 24:3,4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário