domingo, 15 de julho de 2012

21 - A lição do cavalo: O verdadeiro valor: Cuide do mais importante!


Graça e paz no Senhor Jesus Cristo.
            Há algum tempo achei esta parábola na internet (escrita em verde dentro da moldura) e decidi fazer um artigo baseado nela. Que Deus possa falar ao teu coração.

A lição do cavalo: O verdadeiro valor: Cuide do mais importante!

Era uma vez... um jovem que recebeu do rei a tarefa de levar uma mensagem e alguns diamantes a um outro rei de uma terra distante. Recebeu também o melhor cavalo do reino para levá-lo na jornada.
- Cuida do mais importante e cumprirás a missão! Disse o soberano ao se despedir.
Assim o jovem preparou o seu alforje, escondeu a mensagem na bainha da calça e colocou as pedras numa bolsa de couro amarrada à cintura, sob as vestes.
Pela manhã, bem cedo, sumiu no horizonte. E não pensava sequer em falhar. Queria que todo o reino soubesse que era um nobre e valente rapaz, pronto para desposar a princesa. Aliás, esse era o seu sonho e parecia que a princesa correspondia às suas esperanças.
Para cumprir rapidamente sua tarefa, por vezes deixava a estrada e pegava atalhos que sacrificavam sua montaria. Assim, exigia o máximo do animal.
Quando parava em uma estalagem, deixava o cavalo ao relento, não lhe aliviava nem da cela e nem da carga, tampouco se preocupava em dar-lhe de beber ou providenciar alguma ração...
- Assim, meu jovem, acabarás perdendo o animal – disse alguém.
- Não me importo – respondeu ele. Tenho dinheiro. Se ele morrer eu compro outro. Nenhuma falta fará!
Com o passar dos dias e sob tamanho esforço, o pobre animal não suportando mais os maus-tratos, caiu morto na estrada. O jovem simplesmente amaldiçoou e seguiu o caminho a pé.
Acontece que nessa parte do país havia poucas e fazendas e eram distantes umas das outras. Passadas algumas horas, ele se deu conta da falta que lhe fazia o animal. Estava exausto e sedento.
Já havia deixado pelo caminho toda a tralha, com exceção das pedras, pois se lembrava da recomendação do rei:
CUIDE DO MAIS IMPORTANTE!
Seu passo se tornou curto e lento. As paradas frequentes e longas. Como sabia que poderia cair a qualquer momento e temendo ser assaltado, escondeu as pedras no salto de sua bota.
Mais tarde, caiu exausto no pé da estrada, onde ficou desacordado. Para sua sorte uma caravana de mercadores que seguia viagem para o seu reino, o encontrou e cuidou dele.
Ao recobrar os sentidos, encontrou-se de volta em sua cidade. Imediatamente foi ter com o rei para contar o que havia acontecido e com a maior desfaçatez, colocou toda a culpa do insucesso nas costas do cavalo “fraco e doente” que recebera.
- Porém, majestade, conforme me recomendaste: “CUIDAR DO MAIS IMPORTANTE”. Aqui estão as pedras que me confiaste, devolvo-as a ti, não perdi uma sequer.
O rei as recebeu de suas mãos com tristeza e o despediu, mostrando frieza diante de seus argumentos.
Abatido, o jovem deixou o palácio arrasado. Em casa, ao tirar a roupa suja, encontrou na bainha da calça a mensagem do rei que dizia:
- “Ao meu irmão, rei da terra do Norte”.
O jovem que te envio é candidato a casar com minha filha. Esta jornada é uma prova. Dei a ele alguns diamantes e um bom cavalo. Recomendei que cuidasse do mais importante.
- Faz-me, portanto, este grande favor e verifique o estado do cavalo. Se o animal estiver forte e viçoso, saberei que o jovem aprecia a FIDELIDADE e FORÇA de quem o auxilia na jornada. Se, porém, perder o animal e apenas guardar as pedras, não será um bom marido e nem rei, pois terá olhos apenas para o tesouro do reino e não dará a importância à rainha e nem aqueles que o servem.

Comparo esta história com o SER HUMANO que segue sua jornada na vida, tão preocupado com o seu exterior, isto é, COM OS BENS, que tudo guarda como se fosse ouro, esquecendo daquilo que realmente é importante na sua vida:
1 – alimentar sua alma e espírito com ALEGRIA E AMOR DE Jesus Cristo;
2 – não maltratar seu corpo com prazeres carnais;
3 – valorizar os mais próximos que Deus lhe deu (a família) para que ele pudesse completar a sua jornada. Não despreze o carinho e atenção deles;
4 – valorizar a si mesmo. Não vendo o teu caráter (honestidade, integridade, etc), muito menos em troca de algo que poderá até lhe custar uma amizade verdadeira;

Esta história nos ensina a cuidar melhor daquilo que um dia foi esquecido. Certamente não cumprirá a missão quem não sabe cuidar do que é mais IMPORTANTE!
“Quem confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem”. (Provérbios 11:28)

Esta história também ensina que nem sempre o caminho mais fácil é recompensador. O atalho pode
ser mais rápido, mas não necessariamente mais seguro.

CUIDE DO MAIS IMPORTANTE!

A bíblia é clara ao ordenar que ajuntemos tesouros no céu (Mt 6.19,20). Já pensou no que significa este mandamento? A verdade é um dos tesouros da bíblia (Pv 2.3-5; 3.13-15; 23.23). Céu é o lugar onde habita a plenitude da presença de Deus e o coração das pessoas é o lugar onde Deus habita (Is 57.15; 1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16). Logo, o que este mandamento está dizendo é que devemos ajuntar toda palavra que sai da boca de Deus (Mt 4.4) no coração das pessoas.
Sabendo que Jesus é a Palavra de Deus (Jo 1.1) e o pão da vida (Jo 6.35), e que devemos lançar o nosso pão sobre as águas (Ec 11.6 – águas são pessoas (Ap 17.15)), logo devemos repartir o nosso alimento espiritual (Ec 11.2) com todos que Deus colocar na nossa vida, pois não sabemos em qual terreno a semente vai prosperar (Ec 11.6).
Precisamos ter paciência com os mais fracos na fé (Rm 14.1; 15.1), pois o crescimento espiritual não depende da vontade deles (Rm 9.16; Jo 1.12,13), mas de Deus.
Uma criança não pode se tornar adulta do dia para a noite. Mesmo que a ciência tente conseguir atalhos, vem a questão: por que os pais estão tão ansiosos para que os filhos cresçam logo? Onde está o prazer de colocar o filhinho no colo e ensiná-lo com todo carinho e amor a andar no caminho do Senhor (Dt 6.6,7; 11.18,19; Pv 22.6)? Em meio a beijos e abraços, tomar pela mãozinha alguém tão importante (a quem Deus concedeu o reino dos céus (Mt 19.14; Lc 18.16), cujos anjos veem constantemente a face do Pai (Mt 18.10), de cuja boca sai o perfeito louvor (Mt 21.16) e a quem Deus aprouve se revelar (Mt 11.25)) e guiá-lo àquilo que é mais importante para que, amanhã, quando já tiver maduro, possa receber a esposa que Deus lhe preparou para auxiliá-lo (Gn 2.18) na obra para a qual foi preparado (Ef 2.10; 2Tm 2.21)? Afinal, é para isto que Deus entrega Seus filhos sob a custódia dos pais.
Quando os filhos atingem a maturidade, cada um recebe o chamado de Deus, sai da casa dos pais, se une a seu cônjuge e vai ver para Jesus (Gn 2.24).
Nosso papel é tão somente instruir com mansidão (2Tm 2.25,26), descansando e esperando (Sl 37.7) Naquele que justifica o ímpio (Rm 4.5). Não é preciso esforço nosso, pois, quando Deus concede o crescimento (1Co 3.6,7), a terra frutifica por si mesma (Mc 4.29).
O outro tesouro da bíblia são as pessoas (Dt 32.9,10; Pv 11.20; Ml 3.17).
Ajuntando as duas coisas, devemos ajuntar o tesouro da Palavra de Deus no coração das pessoas (céu) e, após as mesmas converterem, devemos ajuntá-las no coração umas das outras dentro de nós. É isto que significa amar o próximo como a si mesmo (Lv 19.18).
Por que o próximo e não os distantes? Estes já têm os próximos deles. Além disto, se não soubermos valorizar nem mesmos aqueles que Deus colocou na nossa vida para nos ajudar a cumprir o ministério que Ele confiou a nós, o que vamos valorizar então? Não pense que você pode substituir as pessoas que Deus colocou na tua vida! Em Mt 18.18 deixa claro que se nos desligarmos de uma pessoa aqui na terra, um canal de bênção será desligado no céu. Se Deus elegeu alguém para ser teu próximo, é esta a pessoa que Deus quer usar. Outra pessoa não poderá ocupar o lugar dela.
Assim sendo:
·        “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos, porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração?” (Provérbios 27.23,24).

O que irá te coroar na velhice são os filhos dos teus filhos (Pv 17.6). Isto significa que o amor de Jesus deve ser semeado com tal intensidade na vida de teus filhos (ver Mq 2.9) que a glória Dele encontre espaço para movê-los a transmitir este amor aos filhos deles (veja Dt 6.6,7; 11.18,19; Pv 22.6).
Resumindo, achegue-se a Deus (Tg 4.8) e deixe Jesus amar seu cônjuge e filhos através de você. Em seguida, dê espaço para que o cálice do Senhor (1Co 11.27) transborde na tua vida (Sl 23.5) saindo do trono de Deus (Ap 22.1) e purificando os corações de todos (Ez 47.8,9) por onde pisar a planta do teu pé (Js 1.3; Mt 5.14-16). Por fim, alargue o teu coração (Is 54.1,2; 2Co 6.11-13) de modo que aqueles que forem convertidos por Jesus possam nele entrar (Ap 3.20) para se alimentar dos frutos da justiça de Deus na tua vida (Mt 21.33,34; 2Co 9.10; Jo 10,9; Fp 1.11; Mt 22.3,4; Sl 23.5).
Detalhe: o banquete de Deus para nós em Mt 22.3,4 não teria sentido se não fosse para conceder a nós oportunidade para nos aproximarmos do lugar onde Deus espera ser cultuado por nós (ver Dt 16.16), a saber, no coração daqueles que Ele colocou na nossa vida (Is 57.15; 1Co 3.16; 6.19; 2Co 6.16). Afinal, para que queremos que Deus prepare uma mesa tão farta se não for para repartir? (Ninguém é capaz de comer tanto de uma só vez!) Para armazenar? Ora, você prefere comer comida requentada a se alimentar de algo feito na hora? Ou não confias na provisão diária de Deus para você (Mt 6.11)?
Cuidado! O maná que Deus proveu para você hoje é para o dia de hoje! O que ficar para o dia seguinte com certeza irá feder e dar bicho (Êx 16.20). Logo, colha só as bênçãos de que necessita e use o resto do tempo para Jesus amar tua família através de você.
      Que Jesus lhe abençoe.
Leonardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário