domingo, 15 de julho de 2012

16 - FELICIDADE É POSSÍVEL


FELICIDADE É POSSÍVEL            
            
             A bem da verdade é que muitos de nós vamos passando pela vida sem vivê-la como um presente de Deus. Minha expectativa é que as pessoas busquem em Jesus e na bíblia a resposta a todos estes questionamentos, ao invés de andarem errantes dilacerando suas almas com frustrações resultantes de tentativas mal-sucedidas. 
            Jamais esperava que alguém pudesse concluir que a . Se felicidade fosse impossível, então todo o sacrifício de Jesus na cruz do Calvário teria sido em vão.
            Veja o que Jesus disse:

·         “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” (João 10:9,10)
·          “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” (João 6:35,37)
·         “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.” (João 5:24-25)
·         “Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.” (Isaías 55:1-3).
·         “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Salmos 23:1-3).
·         “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” (Mateus 11:29).

            Mas, com tantas promessas de paz e felicidade, porque, muitas vezes, não vemos isso se cumprindo em nossas vidas?
            O problema é que nós, muitas vezes, não estamos aceitando o convite de Jesus, mesmo sabendo que Ele está sempre de braços abertos para nos receber:

·         “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 5:40).

Mas então, por que Adão e Eva não conseguiram atingir essa felicidade? O segredo está nos mandamentos dados por Deus a eles. Infelizmente eles negligenciaram o mandamento de Deus. É preciso entender que, quando Deus nos mandar fazer alguma coisa, é porque isso é bom para nós.
Deus não precisa de nós. Ele não precisa que façamos nada por Ele, mesmo porque tudo pertence a Ele (Salmo 24:1) e nada há de bom em nós que possamos oferecer a Deus (Romanos 3:9-18; Isaías 64:6).
É preciso que fique claro que o fato de estarem no paraíso não significava que eles não tivessem que fazer nada. Se você fizer uma análise da bíblia, verá que a felicidade está em descansar, esperar (Salmo 37:7) e permanecer (João 15:8-10; Romanos 11:22) no amor de Jesus, sempre preparados para que Ele possa nos usar para toda boa obra (II Timóteo 2:21).
Analisemos as instruções dadas a Adão:

  1. 1    “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:28)

            Frutificar: implica em conhecer melhor a Deus a fim de que possamos dar fruto, e MUITO fruto (João 15:8; Filipenses 1:9-11; II Coríntios 9:10; Romanos 7:4; Romanos 6:22; Tiago 3:18)
            Multiplicar: gerar filhos. Isto é tão importante que a bíblia adverte:
ü  “Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.” (I Timóteo 2:13-15).
ü  “Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.” (Salmos 127:3-5);
           
            Encher a terra: não era plano de Deus que o homem ficasse eternamente apenas no jardim do Éden, mas que, movidos pelo poder de Deus, fizesse de toda a terra um lugar onde Deus pudesse manifestar sem reservas, 24 horas, a Sua glória (Habacuque 2:14).
            Deus sempre quis repousar o Seu Espírito Santo no meio de nós (Apocalipse 21.3). Mas o pecado “tira a liberdade” de Deus. Ele não consegue encontrar lugar de descanso em meio a tanta vaidade (coisas inúteis que não satisfazem – Isaías 55:2), pois o pecado deixa o homem agitado, sobrecarregado (Mateus 11:28; Lamentações 3:39). Tal homem não tem paz para sentar aos pés de Jesus e ouvi-lO, ter intimidade com Ele.

·         “Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei. Mas os ímpios são como o mar bravo, porque não se pode aquietar, e as suas águas lançam de si lama e lodo. Não há paz para os ímpios, diz o meu Deus.’ (Isaías 57:19-21).

Afinal, o que era o Éden? Seria o lugar do paraíso de Deus? Será que existe um lugar específico denominado paraíso? Muitos acham que o céu é este lugar. Mas, será o problema está realmente no lugar, em particular nesta terra? Em outras palavras, se estivéssemos no céu, finalmente teremos achado a paz e a felicidade?
Se você reparar em (Gênesis 4:16; Isaías 37:12; Ezequiel 27.23; Ezequiel 31:9,16,18), verá que Éden não deixou de existir. E até continuou sendo um lugar bom, tanto que, nos trechos citados acima, vemos o Éden sendo citado para efeito de comparação.
            O que deixou de existir foi o jardim do Senhor: “o solo santo” (Êxodo 3:5; Josué 5:15). O céu, só é céu porque Jesus Cristo está lá. É a presença Dele viva e manifesta que realmente define paraíso:o lugar onde Deus está em Sua plenitude: o lugar em que Ele nos colocou e nos quer. E esse lugar pode e deve ser aqui e agora! Basta levarmos a sério a oração do Pai Nosso e a ordem de Jesus:

·         “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:9,10)
·         “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)
       
            Como assim buscar primeiro o reino de Deus? Quer dizer que em segundo lugar eu posso buscar os meus interesses mesquinhos, trilhar “livremente” os meus planos de morte (Provérbios 14:12)? Sempre, sempre temos que buscar Jesus (24 horas, todos os dias, sem cessar). Só que, PRIMEIRO, eu vou buscar que Ele reine absolutamente na minha vida para, só então, buscar as promessas, bênçãos, milagres, etc, que Ele tem para mim (1Coríntios 2:9,12).
            De nada adianta buscarmos em Jesus felicidade, paz e amor enquanto estivermos obstinadamente decididos a viver para nós mesmos indo após os falsos deuses que levantamos no nosso coração (seja dinheiro, fama, riqueza, etc).

  1. 2   “E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.” (Gênesis 2:15)

            Quando Adão foi criado, uma de suas funções era “guardar”. Guardar o quê? De quem?

  1. 3    “E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 2:24).

            Se pensarmos que, em (Gênesis 3:23-24), tão logo o homem foi expulso, um querubim foi usado junto com uma espada flamejante para guardar “o caminho da árvore da vida”, podemos concluir que era isso que o homem deveria guardar.
            Ou seja, Adão era o guardião do caminho da árvore da vida. Temos que vigiar e orar sem cessar (Mateus 26:41) para que Jesus sempre tenha como chegar até nós (Isaías 40:3; Isaías 57.14). Aceitar a Jesus Cristo como Único Senhor e Salvador é isso: lavar nossas mãos na inocência (), se tornar simples como uma criança, para que, então, Ele possa ter oportunidade e espaço para revelar e manifestar em nós Sua Glória, Seu Poder e Seu Domínio (autoridade – Mateus 28:18).
            Temos que aceitar que Jesus nos salve. Como Ele poderá provar para nós que Ele realmente se importa conosco e tem poder para nos livrar e dar a vitória se nos cercamos de cuidados e tentamos resolver tudo por nós mesmos?
            Já reparou no que Adão fez para ser expulso do paraíso?

·         “Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3:5).

            Por que querer ser como Deus? Por que o desejo de ocupar o lugar de Deus se Deus tinha lhes dado tudo do bom e do melhor? Por que não esperar que salvação que há no Seu nome ()? Afinal, Jesus ama ou não ama cada um de nós?
            A verdade é que, até hoje, não ficou clara na nossa mente a diferença que existe entre nós e Deus. Somente Deus é capaz de governar. Jamais seremos capazes de controlar, seja nossa vida, a dos nossos filhos ou de quem quer que seja.
            Espiritualmente falando, só existe 2 hipóteses: ou somos “servos” ou somos “senhores”. Se de fato Jesus Cristo é o ÚNICO Senhor, então todos nós temos que aceitar alegremente servir. Ninguém foi feito para controlar, mandar, etc.
            Nosso papel, seja agora ou na eternidade, é “servir”. O caminho da árvore da vida sempre terá que ser guardado, protegido.
            Vem a pergunta: mas como guardar o caminho da árvore da vida?

·         “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (Gênesis 2:16-17).

            Repare que a ordem era para comer de TODA, e não apenas de parte das árvores do jardim. Também era para comer LIVREMENTE, e não apenas provar.
            É dever nosso, no que depender de nós, termos paz com todos os homens (Romanos 12:18). Ter paz não significa ficar no nosso cantinho sem perturbar ou fazer mal a ninguém. Isso em nada resolve o problema das pessoas que nos estão perto de nós: eles continuam perturbados, histéricos, estressados.
            Ter paz (junto) com eles significa orar pela paz de “Jerusalém” (Salmos 122.6), buscar essa paz e empenhar-se para alcançá-la (I Pedro 3:11).
            E quando fala “livremente” quer dizer “sem reservas”. No contexto de (Gênesis 2:16-17), se Adão e Eva tivessem comido de todas as árvores até se fartar, não haveria espaço para eles pensarem em provar da árvore do conhecimento do bem e do mal.
·         “A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce.” (Provérbios 27:7)

            Temos que procurar “sugar” tudo o que a pessoa tem de melhor em seu interior. Aparentemente isso pode soar ruim. Porém, veja o que diz a bíblia:

·         “Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sejas atraído perpetuamente.” (Provérbios 5:19);
·          “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.” (Salmos 128:1-3)

            Embora esse versículo se aplique, principalmente, ao casamento, esse princípio pode e deve ser estendido. A mulher, como videira frutífera, deve derramar todo o amor que Deus derramou no seu coração para o marido; este, por sua vez, deve se deleitar no amor que Jesus colocou no coração da esposa por ele. Do contrário, esse “vinho”, irá se transformar em vinagre, azedando a relação entre os dois, pois a mulher irá se sentir rejeitada, desprezada (e até pensar que o marido tem uma amante) pelo fato de o marido se recusar a receber dela tudo que Deus colocou no seu coração.
            De um modo geral, sempre que procuramos enxergar na pessoa o que ela tem de melhor e procuramos nos alimentar disso, estamos estimulando tais pensamentos e sentimentos nela, incentivando-a a exercitar o amor, a bondade e a misericórdia que Deus colocou no coração dela e, principalmente, incitando-a a enxergar o quanto ela necessita desesperadamente de Jesus Cristo.
            Afinal, como só Deus é bom (Lucas 18:19), a partir do momento em que a pessoa desejar ser bênção na vida dos outros e perceber que, por ela mesma, não é capaz de fazer nada de bom por alguém (Romanos 3:9-18; 7:13-21), ela verá o quanto necessita de Jesus. Ela sentirá esse “peso” abençoado: o de querer ser boa, amorosa, etc.

·         “Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram.” (II Coríntios 5.14)

            Veja o que diz a bíblia:

·         “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24)

            É exatamente isso que significa guardar o caminho da árvore da vida:
            Enfim, a felicidade é Cristo, é Jesus fazendo jorrar Sua Água Viva que leva todos a saltarem para a vida eterna.

·         “... Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem...” (João 7:37-39)
·         “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” (João 4:14).
·         “E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22:17).

            Que Jesus lhe abençoe e encha teu coração de esperança Nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário