quarta-feira, 8 de março de 2017

121 - 2Co 3.14-16 - OUVINDO JESUS E VENDO SEUS CAMINHOS PARA ALCANÇARMOS A SALVAÇÃO

OUVINDO JESUS E VENDO SEUS CAMINHOS PARA ALCANÇARMOS A SALVAÇÃO

 

OUVIMOS A VOZ DE JESUS PARA NASCERMOS DE NOVO E NOS ESFORÇAMOS PARA ENXERGARMOS SEUS CAMINHOS A FIM DE QUE POSSAMOS AMADURECER E, ASSIM, VER TUDO DO MODO CORRETO.

 

·        “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido; e até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.” (2Co 3.14-16)

 

Ao contrário do que muitos pensam, a conversão não se dá em decorrência daquilo que vemos acerca de Cristo, mas sim como fruto daquilo que ouvimos:

 

·        “So then faith cometh by hearing, and hearing by the word of God.” (Romanos 10.17).

·        “A verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (João 10.1-5).

·        “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto. Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras. Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos. Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso.” (Hebreus 3.7-11).

·        “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” (Apocalipse 3.20).

 

Note como arrependimento e conversão vem ouvir a voz de Jesus e conhecer os Seus caminhos. E isto não é uma questão de ver. Afinal, fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem (Hebreus 11.1).

Ou seja, primeiro o indivíduo ouve Jesus e Seu evangelho. Quem crê é curado da cegueira espiritual (2Co 4.3-6) e passa a ser filho do Eterno.

Todavia, tal indivíduo é menino na fé (Gl 4.1-3; 1Pe 2.1-2). Enquanto nesta condição, o véu da lei está colocado sobre a sua face.

Ou seja, tal indivíduo só consegue enxergar Jesus e o próximo de modo carnal:

 

·        “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.” (2Coríntios 5.16).

·        “E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” (1Coríntios 3.1-3).

·        “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

·(Hebreus 5.12-14).

 

Você pode questionar: mas a Escritura Sagrada diz que, quando alguém se converte a Cristo o véu é tirado.

Quando o indivíduo nasce de novo ele, na verdade, se converteu ao Eterno (ainda que pela fé mental em Cristo).

 

·        “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.” (Mateus 11.27).

 

Todavia, a salvação de nossas almas depende de dois fatores:

 

·        “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17.3).

 

O primeiro passo é conhecer o Pai e ser tratado por Ele (ver Tito 3.4-6). Quando, finalmente, chega o tempo (ver Ezequiel 16.8), a saber, quando o indivíduo está preparado para receber dentro de si o amor verdadeiro, então o Pai apresenta o indivíduo a Jesus:

 

·         “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.” (João 6.44,45).

 

O indivíduo passa a ser, então, noiva do Cordeiro. O Cordeiro então tira o véu que cobre o rosto do indivíduo (lembrando Gênesis 24.65-67) e o indivíduo passa a ver Jesus e o próximo de modo espiritual.

Para finalizar, com relação à restauração da visão espiritual, o indivíduo necessita receber dois toques de Jesus: quando converte ao Eterno, ele recebe o primeiro toque, passando a enxergar tudo, mas de modo embaçado (pelo véu da lei).

Quando atinge a maturidade e se casa com Cristo, o indivíduo recebe o segundo toque e, então, é liberta do véu da lei, passando a enxergar longe e distintamente, tal como neste episódio registrado por Marcos:

 

·        “E chegou a Betsaida; e trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. E, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia; e, cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa. E, levantando ele os olhos, disse: Vejo os homens; pois os vejo como árvores que andam. Depois disto, tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos, e fez olhar para cima: e ele ficou restaurado, e viu cada homem claramente.” (Marcos 8.22-25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário