sábado, 11 de março de 2017

129 - UM SEGUIDOR DE JESUS PODE SER POLICIAL, JUIZ OU POLÍTICO? (Parte 1)

UM SEGUIDOR DE JESUS PODE SER POLICIAL, JUIZ OU POLÍTICO?

 

Embora a resposta seja fácil, infelizmente nossa natureza carnal tem dificuldade de aceitar Jesus e Seus ensinamentos (1Corinthians 2.14). É a antiga luta entre nosso novo e velho homem:

                                

o   “Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” (Efésios 4.22-24).

 

Todavia, não podemos continuar coxeando entre dois pensamentos (tal como fazia Israel – 1Reis 18.21): se o deus das fortalezas (o deus do anticristo – Daniel 11.38) é o Deus verdadeiro, siga-o; se Jesus é o Deus Único e Verdadeiro (como eu creio que é), então não podemos adotar mais nenhum outro deus na presença Dele (Êxodo 20.3; Matthew 6.24).

Ou cremos no poder da piedade e nos entregamos a isto, ou simplesmente estamos transformando o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo em mera utopia:

 

o   “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (1Timóteo 3.16).

o   “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” (2Timóteo 3.1-5).

 

Além disto, tem sentido viver num mundo onde, para vencer o mal, é necessário fazer um mal maior àquele que intenta nos ofender? Tem sentido viver como Ismael?

 

o   “E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.” (Gênesis 16.12).

 

Para não sermos vítimas do mal, teremos que ser mais perversos do que nossos inimigos (a quem, por sinal, nos foi ordenado amar – Mateus 5.44,45)? Vamos fazer mal àquele por quem Cristo morreu? Quem é mais poderoso: aquele que tem o império das trevas e da morte (ver Hebreus 2.14,15), ou Aquele:

 

o   “O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;” (Colossenses 1.13).

 

Se não por possível ver a bondade do Senhor na terra dos viventes (Salmo 27.13,14) vencendo todo o mal (Romanos 12.19-21), então acaba sendo melhor morrer do que viver (ou mais ainda: nem ter nascido), como diz o pregador de Eclesiastes:

 

o   “Por isso eu louvei os que já morreram, mais do que os que vivem ainda. E melhor que uns e outros é aquele que ainda não é; que não viu as más obras que se fazem debaixo do sol.” (Eclesiastes 4.2,3).

 

Infelizmente, como disse Paulo, são poucos que estão dispostos a sofrer a sã doutrina:

 

o   “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (2Timóteo 4.3-4 – ARC).

 

A maioria, embora diga estar servindo a Cristo, lá no fundo está servindo ao próprio ventre:

 

o   “Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.” (Romanos 16.18).

o   “Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.” (Filipenses 3.18,19).

 

Sei que diante das injustiças, somos tentados a buscar recursos na “justiça” deste mundo para protegermos a nós e a nossos direitos (algo que o Eterno abomina – Salmos 20.7; Isaías 30.1-3; 31.1-3). No entanto, nosso real inimigo não são as pessoas ou os que elas fazem contra nós:

 

o   “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6.12).

 

Tampouco as armas com que temos de pelejar são físicas:

 

o   “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6.10,11).

o   “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos” (Efésios 6.13-18).

o   “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; e estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.” (2Coríntios 10.3-6).

 

Vou mais longe: nossa vitória deve ser espiritual. Se quisermos ser verdadeiramente vitoriosos para com o Eterno, temos que aceitar alegremente nossa derrota aqui por amor a Cristo:

 

o   “Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 10.39).

 

Veja o que Paulo diz:

 

o   Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.” (2Timothy 2.3-5).

 

Note que não é para tentarmos fugir das aflições, lutando contra tudo e todos para mantê-los afastados de nós. Sei que isto é difícil de aceitar, mas quem rejeita o remédio amargo não quer ser curado. Quem foge dos problemas não quer ser abençoado.

Aliás, o motivo pelo qual muitos lares se desfazem é porque, quando surge um conflito, ao invés de sofrerem as aflições de Cristo pelo cônjuge (ver Colossenses 1.24; Filipenses 3.10), um tenta sobrepujar o outro com armas carnais.

Temos que pensar que o mal do outro só está nos incomodando porque, antes de tudo, o mal encontrou lugar em nós para habitar:

 

o   “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.” (Lamentações 3.39).

 

Assim, ao invés de perdermos a bênção tentando resolver tudo pela própria força e capacidade (ver Zacarias 4.6), que Jesus nos dê coragem para que jamais nos desviemos Dele e de tudo que Ele é e representa a fim de que não percamos a coroa da vida eterna (Tiago 1.12; Apocalipse 2.10) a nós destinada:

 

o   “Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” (Josué 1.6-9).

 

Lembre-se que só é coroado quem luta legitimamente! Logo, que Jesus nos capacite a seguir Seu maravilhoso exemplo:

 

o   “Porque é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente. Porque, que glória será essa, se, pecando, sois esbofeteados e sofreis? Mas se, fazendo o bem, sois afligidos e o sofreis, isso é agradável a Deus. Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano. O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente; levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1Pedro 2.19-24).

 

Que Jesus nos dê toda a coragem necessária para não desviarmos do Seu chamado curador, a saber, permitindo que Jesus comunique a nós tudo que Ele sente e sofre por aquele que nos ofendeu (ver Ezequiel 33.11; Colossenses 1.24; Filipenses 3.10).

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E QUANDO FORMOS AMEAÇADOS? A PRESENÇA DE UMA AUTORIDADE NÃO É BÊNÇÃO PARA NOS AJUDAR?

Talvez você questione: mas, e no caso de uma ameaça grave? Por exemplo, suponha que a mulher de alguém esteja seja ameaçada por um tarado. E aí? Não seria bom chamar um policial para resolver o problema?

Pode acreditar no que vou dizer: a mulher de um homem do Eterno não pode ser violada.

É bom lembrar que há dois tipos de pecado: o pecado fora do corpo e o pecado contra o próprio corpo. Eu entendo seu questionamento, mas nós (a começar por mim) não podemos abandonar Jesus e os princípios da Escritura Sagrada para nos defendermos. Se assim fizermos, mesmo que, por hora, nós consigamos nos livrar do problema, lá na frente iremos arrumar problemas maiores do que aqueles que já temos.

Precisamos crer no que diz a Escritura Sagrada:

 

o   “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8.28).

 

Sei que quando estamos passando por uma luta é difícil aceitar esta verdade. Mas a Escritura Sagrada é clara:

 

o   “Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12.18-21).

o   “E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. Não tornando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo; sabendo que para isto fostes chamados, para que por herança alcanceis a bênção. Porque quem quer amar a vida, E ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. Aparte-se do mal, e faça o bem; busque a paz, e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, E os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem o mal. ” (1Pedro 3.8-12).

o   “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1Tessalonicenses 5.16-18).

 

Você pode me questionar: “mas Leonardo, suponhamos que um bandido ameace roubar todos os bens da tua casa. O que você faz: mata ele, chama a polícia ou permanece orando, confiando que mais tem Jesus para dar do que o Ha-Satan para tomar? Sinceramente, irmão, eu peço a Jesus toda a fé e graça necessária para permanecer descansando e esperando no Eterno (Salmos 37.7), plenamente convicto de que:

o   Se o ladrão conseguir me roubar, é porque o Eterno o trouxe para fazer a faxina na minha casa, a fim de que nela possa caber a bênção recalcada, sacudida e transbordante que Ele já vem trazendo (Lucas 6.38);

o   Se o ladrão me torturar ou a alguém da minha família, certamente Jesus estará conosco para nos guardar em paz e felicidade Nele, tal como fez com:

§  Os apóstolos que, após açoitados, saíram regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus (Atos 5.40,41).

§  Paulo e Silas que, mesmo depois de açoitados, presos e com os pés amarrados no tronco injustamente, ainda assim em plena meia-noite foram capazes de adorar e louvar o Eterno com tal intensidade, a ponto de todos os presos ouvirem (Atos 16.22-26).

§  Estevão que, ao ver os céus abertos para ele e Jesus à direita do Pai, sentiu a tristeza de Jesus por ter de julgar Seu amado povo e, por isto, pede que ao Eterno que não lhes imputasse o pecado acerca daquilo que estavam fazendo com ele (Atos 7.56-60).

o   Se o ladrão matar a mim ou a alguém da minha família, nós iremos estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor que ficar neste mundo (Filipenses 1.23).

o   Se nenhuma das coisas acima for vontade do Eterno, então o ladrão irá se arrepender, converter a Cristo e seremos, então, bons amigos e irmãos em Cristo.

 

Seja como for, o que não podemos esquecer é:

 

o   “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.” (Filipenses 4.4-6).

 

Temos que ter em mente que, se o Eterno trouxe o ladrão até nós (estando nós, é claro, retos na presença Dele), é porque Ele quer salvar o ladrão. Jesus o trouxe até nós para que Ele pudesse se dar a conhecer ao ladrão. Afinal, se o ladrão fosse roubar outra pessoa, ele poderia ser morto e, assim, iria eternamente para o inferno e, posteriormente, para o lago de fogo e enxofre.

Todavia, como Jesus não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33.11), mas veio para chamar os pecadores ao arrependimento (e não os justos – Mateus 9.12,13), resgatar a ovelha perdida (e não as noventa e nove ovelhas que não necessitavam de arrependimento – Lucas 15.7), restaurar o filho pródigo (Lucas 15.24,32), então Ele trouxe o ladrão até nós para que, de alguma forma, Ele se manifestasse através de nós que somos vasos destinados à Sua glória e honra (Romanos 9.22,23).

Se for para o ladrão sofrer e pagar por tudo que fez, nossa presença neste mundo se faz desnecessária. Basta Jesus se calar e o próprio ladrão irá fazer seu próprio mal recair sobre a sua cabeça. Nós só temos alguma utilidade se, de alguma forma, Jesus puder usar nossa vida para confirmar o que Paulo e Jesus disseram:

 

o   “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;” (Romanos 5.20).

o   “Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.” (Lucas 7.47).

 

Provavelmente você ainda continua se perguntado: mas Leonardo, e se o pecado for contra o corpo? O que você faria?

 

o   “Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.” (1Coríntios 6.18).

 

Note como o pecado da imoralidade sexual é colocado num patamar especial. E não é para menos! Afinal, o casamento é a instituição mais sagrada e importante que existe. Basta pensar que o primeiro casamento (entre Adão e Eva) foi celebrado PESSOALMENTE pelo Eterno. Tão logo Adão viu-se na mulher, o Eterno fez deles um só corpo (Gênesis 2.24). Mal Eva acabara se ser criada e o Eterno já os casou.

Ele não fez curso ou seminário para casais, não falou nada acerca de religião, etc. Muito menos enviou um arcanjo, querubim, etc. para celebrar o casamento dos dois. Ele próprio os casou imediatamente.

Sendo, então, o casamento algo tão sagrado, eu duvido que o Eterno permitiria que a esposa de um homem de Deus fiel seja violada.

Veja o caso de Abraão. Mesmo ele mentindo dizendo que Sara era apenas sua irmã, ainda assim o Eterno impediu que ela fosse possuída pelo faraó (Gênesis 12.17-20) e por Abimeleque, rei de Gerar (Gênesis 20).

Veja também o caso de Jó. O Eterno permitiu que Ha-Satan tocasse nos bens de Jó, tirasse a vida dos filhos de Jó e até enchesse Jó de tumores. Todavia, em momento algum Ha-Satan (ou algum dos seus comparsas) teve permissão para tocar num único fio de cabelo sequer da esposa de Jó.

Podemos passar por muitas aflições neste mundo (João 16.33), ser perseguidos por causa da justiça, ser injuriados, perseguidos e vítimas de mentira por amor de Jesus e Sua Palavra (Mateus 5.10,11), mas jamais um genuíno servo de Jesus Cristo verá sua esposa nas mãos de outro. Pelo contrário:

 

o   Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.” (Salmo 128.1-3).

o   Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.” (Deuteronômio 28.4)

o   “E o SENHOR te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, sobre a terra que o SENHOR jurou a teus pais te dar. ” (Deuteronômio 28.4).

o   “Livra-me, e tira-me das mãos dos filhos estranhos, cuja boca fala vaidade, e a sua mão direita é a destra de iniqüidade, para que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio;” (Salmo 144.11,12).

 

Para quem é fiel ao Eterno, o lar é cercado de bênçãos e promessas. Apenas aquele que se recusa a ouvir a voz do Eterno é que pode ser vítima de adultério, traição, estupro, etc.:

 

o   “Desposar-te-ás com uma mulher, porém outro homem dormirá com ela; edificarás uma casa, porém não morarás nela; plantarás uma vinha, porém não aproveitarás o seu fruto.” (Deuteronômio 28.30).

 

Resumindo:  se formos fiéis ao Eterno, podemos passar pelas mais diversas adversidades (Filipenses 4.11-13). Em todas elas já somos mais que vencedores por meio de Jesus que nos fortalece (Romanos 8.37). Contudo, jamais o Eterno permitirá que o lar tão sagrado e bendito que Ele próprio edificou seja adulterado:

 

o   “Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19.3-6).

 

O que o Eterno faz dura para sempre:

 

o   “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.” (Eclesiastes 3.14).

o   “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42.2).

o   “Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR; eu sou Deus. Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.12,13).

 

A porta que Jesus fecha, ninguém abre; a porta que Ele abre, ninguém fecha (Apocalipse 3.7). O que Jesus ajunta, ninguém é capaz de separar.

Além disto, é bom lembrar que:

 

o   “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” (1Coríntios 10.13).

o   “O SENHOR é Deus zeloso e vingador; o SENHOR é vingador e cheio de furor; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” (Naum 1.2,3).

 

Baseado em tudo isto, eu peço que Jesus nos converta cada vez mais a Ele (Lamentações 5.21), de modo que jamais neguemos Ele e Sua Palavra diante de qualquer circunstância. Ao invés disso, que Jesus nos dê o colírio Dele (Apocalipse 3.18) para que possamos ver Seu caminho em cada situação que vem a nós, bem como fé e amor para seguir por este caminho, na certeza de que jamais o lar do justo deixará de ser uma verdadeira expressão do amor de Jesus por Sua Noiva (a Igreja).

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COMO A IGREJA DEVE SE PORTAR DIANTE DO MAL NA SOCIEDADE?

 

Em consideração à sua pergunta, eis a resposta: é impossível alguém ser seguidor de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, ser membro do sistema político, judiciário ou policial. Afinal, os conceitos e valores de Jesus e Seu reino se opõem totalmente ao sistema que rege este mundo:

 

·         “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.” (João 15.18,19).

·         “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. Do mundo são, por isso falam do mundo, e o mundo os ouve. Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro.” (1João 4.4-6).

·         “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4.4).

 

Veja o que Jesus disse acerca do Seu reino:

 

·         “Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.” (João 18.36).

·         “Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17.20,21 – ARA2).

 

Veja o que Isaías disse sobre buscar ajuda no Egito (a saber, no sistema militar, político ou jurídico deste mundo):

 

·         “AI dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado; que descem ao Egito, sem pedirem o meu conselho; para se fortificarem com a força de Faraó, e para confiarem na sombra do Egito. Porque a força de Faraó se vos tornará em vergonha, e a confiança na sombra do Egito em confusão.” (Isaías 30.1-3).

·         AI dos que descem ao Egito a buscar socorro, e se estribam em cavalos; e têm confiança em carros, porque são muitos; e nos cavaleiros, porque são poderosíssimos; e não atentam para o Santo de Israel, e não buscam ao SENHOR. Todavia também ele é sábio, e fará vir o mal, e não retirará as suas palavras; e levantar-se-á contra a casa dos malfeitores, e contra a ajuda dos que praticam a iniqüidade. Porque os egípcios são homens, e não Deus; e os seus cavalos, carne, e não espírito; e quando o SENHOR estender a sua mão, tanto tropeçará o auxiliador, como cairá o ajudado, e todos juntamente serão consumidos.” (Isaías 31.1-3).

 

Por fim, veja o que Jesus e Tiago disseram:

 

·         “E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento.” (João 5.22).

·         “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?” (Tiago 4.10-12).

 

Note que há apenas um Legislador e Juiz, que é Jesus, cujo reino não é deste mundo.

Logo, não cabe a nós julgar, nem condenar ninguém. Muito menos lutar por um mundo melhor, como sugere muitos religiosos, usando a evangelização como uma desculpa para adquirirem poder neste mundo.

Amados irmãos, creio que nós estamos confundindo a mensagem do evangelho! Quando Jesus chamou a Pedro, ele não disse para ele se empenhar para que Ele pudesse reinar sobre tudo e todos (este tempo está reservado para o milênio). Ao invés disso, veja novamente o que Jesus disse:

 

·         “E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; e disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4.18,19).

 

Note que Jesus não chamou Pedro para fazer a empresa de pesca dele prosperar, mas sim para que todos os povos da terra vissem que é invocado sobre ele o nome do Eterno (ver Deuteronômio 28.10; Tiago 2.7).

Ou seja, o evangelho consiste em pescar os indivíduos para fora do mar deste mundo a fim de que elas possam se preparar para a vinda de Cristo (e não para fazer delas grandes vultos no mundo – o que contraria Lucas 16.15).

E como eles devem ser preparados?

 

·         “E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (João 21.15-17).

 

Eles não eram para serem preparados como leões ferozes, a fim de saírem estraçalhando todos os lobos. Antes deveriam ser cordiais (dóceis) como cordeiros, simples e inofensivos como as pombas (Mateus 10.16; Romanos 16.19).

Ou, se preferir, tal como fazia Paulo:

 

·         “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.” (2Coríntios 11.2,3).

 

Por tudo isto você já vê claramente como o papel de policial, político, juiz, advogado, promotor, etc. não se encaixa dentro do padrão estabelecido pelo Eterno. Todavia, para fortalecer ainda mais a fé nossa e de nossos amados irmãos, analisemos mais uns versículos:

 

·         Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.” (Mateus 7.1-6).

 

Irmãos, nós temos que levar a Escritura Sagrada a sério! Isto aqui é para ser seguido por TODO aquele que afirma ser de Jesus. Afinal, as coisas santas (dons e talentos) que o Eterno nos deu são para nos capacitar a zelar pelas nossas pérolas (indivíduos que Jesus nos deu), ao invés de jogá-las para os “porcos”, a saber, por aqueles que não têm aceitação nenhuma diante do Eterno?

Se nós queremos realmente ser ricos para com o Eterno (Lucas 12.21), temos que ter paciência com as pérolas que ele nos deu a fim de que Jesus as deixe cada vez mais puras, a fim de que possam ter lugar nas portas da nossa Nova Jerusalém (ver Apocalipse 21.21).

Em outras palavras: ao invés de julgar e condenar estas pérolas, vamos escondê-las bem juntinho de nós (1Coríntios 12.22-25). Afinal, elas são nossa herança, nossa bênção (1Pedro 3.8,9).

Daí Jesus dizer:

 

·         “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” (Mateus 5.44,45).

 

Jesus não pediu para fazermos isto, mas sim ordenou! Apenas vivendo isto Jesus poderá fazer de nós filhos do Eterno (João 1.12). Quem realmente quer pertencer a Jesus tem que andar como Ele andou, fazer as obras que Ele fez:

 

·         “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14.12).

·         “Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.” (1João 2.6).

 

E como Jesus procedeu?

 

·         “E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada, mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém. E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez? Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.” (Lucas 9.52-56).

·         “E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; e, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20.21,24-28).

 

Ou seja, nosso papel não é dominar sobre os indivíduos, muito menos julgá-los e exterminá-los por causa do pecado deles. Em lugar disto, nosso papel é aproveitarmos a maldade e falha dos outros para entregarmos nossas vidas a fim de que Jesus faça Sua graça superabundar em meio a todo o mal que nos rodeia.

Enfim, que o Eterno nos conceda um coração que só consiga achar alegria na salvação que há em Cristo Jesus:

 

·         Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições. Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.” (Salmos 20.5-7).

 

Que Jesus nos livre de confiar e, principalmente, nos deleitar nos poderes e autoridades deste mundo.

 

·         “Não se deleita na força do cavalo, nem se compraz nas pernas do homem. O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.” (Salmos 147.10,11).

 

Que o Espírito Santo faça deste trecho a essência da nossa oração (Romanos 8.26):

 

·         “Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha porção para sempre.” (Salmos 73.25,26).        

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HÁ BOA RAZÃO PARA MATAR OU FAZER O MAL CONTRA ALGUÉM?

 

Que justificativa é boa o suficiente para justificar o assassinato de alguém feito à imagem e semelhança do Eterno? Alguém por quem Jesus morreu na cruz justamente para que ele não viesse a perecer no inferno, mas ter oportunidade de se arrepender, converter e ir para o céu?

Suponhamos que um de nossos filhos viesse a cometer um crime (é bom lembrar que bom só existe um que é o Eterno - Mateus 17.19; Marcos 10.18; Lucas 18.19). Peço a Jesus que jamais permita isso em nossas vidas. Vou mais longe: suponhamos que você fosse o juiz na época do Antigo Testamento (quando o assassino tinha que ser morto), e um de seus filhos matasse o outro. Como você procederia? Se você não aplicasse a lei (Levítico 24.14), você estaria sendo injusto e corrupto. E se aplicasse, você ficaria sem dois dos seus filhos.

O que eu quero dizer com isto é que todo bandido, apesar de todos os males que ele faz, ainda tem parentes que o amam ou que dependem dele. Sem mencionar que, uma vez que todos somos falhos, uma hora vamos pecar. Como queremos ser tratados quando isso acontece?

Deixe-me ser claro: não estou desculpando o pecado. Estou apenas propondo uma indagação para que, juntos possamos alcançar o caminho mais excelente (1 Coríntios 12:31).

 

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