quarta-feira, 8 de março de 2017

122 - Cl 1:20 – O céu não está conciliado com o Eterno? Como é isso?

Colossians 1:20 – O céu não está conciliado com o Eterno? Como é isso?

 

 

·        “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” (Colossenses 1.20).

 

Quando o Eterno criou os céus e a terra, Ele criou tudo conciliado Consigo (com Seu Espírito).

Quando Ha-Satan pecou, surgiu, não uma vaga propriamente dita, mas uma série de brechas, todas baseadas em duas premissas:

 

·        é possível algo funcionar sem Jesus.

·        é possível algo dar certo sem Sua Palavra.

 

Desde então, todas as coisas nos céus e na terra ficaram separadas do Eterno.

Sei que esta teoria parece absurda. Mesmo porque dois terços dos anjos permaneceram fiéis.

Apesar disto, tal fidelidade era como a de Jó: por temor ao Eterno (Jó 1.1-5). Embora isto possa parecer correto, é bom lembrar que quem tem medo não consegue ser aperfeiçoado no amor (1João 5.18).

Ou seja, mesmo em espírito os anjos permaneceram fiéis apenas por temor.

Veio então Jesus a fim de reconciliar, não apenas anjos e homens, mas todo ser vivente e não vivente (2Coríntios 5.18-20). E esta reconciliação envolve, não apenas Seu espírito (como foi na criação), mas também Seu corpo e sangue (alma, vida).

Inclusive, por aqui podemos aprender que o Eterno não quer só o nosso coração, mas nosso corpo, alma e espírito (1Coríntios 6.20; 1Tessalonicenses 5.23).

Para que fique claro: no que o Eterno se fez carne, habitou entre nós, viveu obediente até à morte, ressuscitou, subiu ao céu e estabeleceu a Igreja como continuação da Sua vida aqui, ficará manifesto a principados e potestades nos céus Sua multiforme graça e sabedoria:

 

·        A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo; para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,” (Efésios 3.8-10).

 

Em outras palavras, através da Igreja o Eterno irá confirmar a eficácia de Jesus e Sua palavra nas mais diversas circunstâncias e pessoas possíveis, de modo que os principados e potestades nos céus, bem como todo o universo, se cale e se curve diante do Eterno por não ter o que dizer em contrário:

 

·        “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai..(Filipenses 2.10,11).

·        “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Isaías 45.23).

 

Sei que parece esquisito, mas todo o universo, de alguma forma, está atento a tudo que Jesus faz no mundo por meio da Sua Igreja. Basta você pensar que:

 

·        Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; as feras e todos os gados, répteis e aves voadoras;” (Salmos 148.1-10).

·        “Tudo quanto tem fôlego louve ao SENHOR. Louvai ao SENHOR,” (Salmos 150.6).

·        “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” (Romanos 8.19-22).

·        “E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.” (Ap 5.13).

 

Enfim, no que todo o universo vive em vigilância amorosa (observando Jesus agir em Sua Igreja e deixando que o Eterno o use para não deixar o irmão pecar), Sua Palavra vai sendo confirmada nos corações até que toda dúvida cesse em todos os corações e, então, tudo (criação viva e não viva) esteja reconciliada com o Eterno em Cristo Jesus.

Com base nisso, que Jesus conceda que haja em nossas mãos apenas o poder para o bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário