sexta-feira, 14 de agosto de 2015

101 - PROVÉRBIOS 31.10-31: COMO SABER SE A MULHER É VIRTUOSA

PROVÉRBIOS 31.10-31: COMO SABER SE A MULHER É VIRTUOSA

 

Veja se você, que é mulher, se encaixa nas características abaixo. Caso sim, meus parabéns! Você é uma mulher virtuosa.

 

·         “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” (Pv 31.10 – ARA2).

Esta pergunta é muito oportuna, pois, em meio a tanto apelo sexual destinado a enfraquecer o caráter dos homens, é quase impossível achar hoje uma mulher que guarda a sua honra como os violentos guardam as riquezas (Pv 11.16).

Esta pergunta “quem a achará” nos faz lembrar do que Jesus disse:

 

·         “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mt 7.13,14).

O problema aqui não é que a porta seja difícil de encontrar. E o pior é que a maioria dos indivíduos acostumaram a se desculpar jogando a culpa na estreiteza da porta e no aperto do caminho. Mas a verdade é que maioria não tem interesse em encontrar esta porta, já que suas obras são más (Jo 3.19-21).

De igual modo, a maioria dos homens, lamentavelmente, não têm tido interesse em achar a mulher virtuosa. Embora a graça seja enganosa e a formosura algo vão (Pv 31.30), ainda assim a maioria dos homens prefere este tipo de mulher.

Vem a questão: por que este tipo de mulher não tem sido buscada, já que ela só faz bem ao seu marido todos os dias da vida dele (Pv 31.12)? Ela faz bem para o marido espiritual que quer crescer na comunhão com Cristo. E ainda assim a custo de muita luta. Afinal:

 

·         Por ser valiosa, ela exige zelo por parte do marido (Pv 31.10);

·         Por fazer apenas o bem, ela não compactua com nenhuma espécie de mal (Pv 31.12; como incentiva Ef 5.3-14);

·         Como navio mercante vai longe a fim de obter o verdadeiro alimento para sua casa, e não o que cada um quer comer (Pv 31.14);

·         Após obtido o pão, prepara-o ainda de madrugada para sua casa e coordena suas servas a fim de que tudo esteja em conformidade com o alimento do Eterno para o seu lar (ver Dt 8.3; Mt 4.4);

·         Mas ainda falta a bebida. Como videira frutífera que ela é (Sl 128.3), nada mais indicado que adquirir uma propriedade onde ela pode plantar uma vinha com as sementes da sua vide, de modo que haja provisão da vida de Cristo no seu lar (associe com Jo 6.51-57; 15.1-7);

·         E para que a vida de Cristo seja manifesta em seu lar, ela cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços (Pv 31.17).

·         Ao analisar o fruto do seu trabalho e constatar que é bom, ela prossegue amando o próximo, mesmo quando a situação está desfavorável (Pv 31.18);

·         De bom grado ela usa as suas mãos para vestir seu marido e filhos com aquilo que o Eterno colocou no seu interior especialmente para eles (Pv 31.19; ver 1Co 4.1,2; 1Pe 4.10,11).

·         Está sempre pronta a ajudar o pobre e necessitado (Pv 31.20);

·         Não aceita frieza espiritual na sua casa. Veste toda sua família com a disposição de cobrir os pecados dos outros (Pv 31.21);

·         E a si mesma ela se cobre contra a frieza espiritual e faz da sua capacidade física sua vestimenta. Antes, se veste de um modo que não exija nada da sua carne (ela se move somente pela força do Espírito Santo) e que manifesta quem o marido é (Pv 31.22);

·         E não se conforme apenas em estar vestida. Ela quer também cobrir a nudez dos outros com o testemunho de Cristo (Pv 31.24);

·         Resumindo: a força e honra no Eterno na vida do seu marido é o que lhe cobre a nudez. Desse modo, ela não tem por que temer o dia futuro (1Pe 3.6), mas apenas motivo para nele se alegrar (Pv 31.25).

·         Só fala com sabedoria e faz da beneficência a lei que governa a sua língua (Pv 31.26);

·         Não admite que sua casa tome um rumo desconhecido aos olhos do Eterno (lembre-se que o Eterno conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá – Sl 1.6). Muito menos concorda em se alimentar de algo que não traz nenhum benefício para o próximo

 

Como você pode ver, não é fácil conviver com a mulher virtuosa. Afinal, ela foi colocada na vida do marido para impedir que ele satisfaça os desejos de sua carne pecaminosa (Gl 5.16,17). No entanto, se ele não desistir da mulher virtuosa, mas perseverar amando-a, ele será transformado pelo amor e sabedoria do Eterno na vida dela, a ponto de ser conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. (Pv 31.23).

Para a mulher virtuosa também não é nada fácil, pois, até o marido atingir este ponto, ela sofrerá mal e injúria. Todavia, se ela não desistir, mas permanecer bendizendo ao Eterno, entendendo que foi para isto mesmo que ela foi chamada, ela receberá seu marido como herança (1Pe 3.8,9). E como a mulher santa santifica seu marido e filhos (1Co 7.12-14) e a sábia edifica sua casa (Pv 14.1), ela verá sua casa servindo ao Eterno com temor e será altamente louvada (Pv 31.30):

“Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva. Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (Pv 31.28,29). Quer coisa mais gratificante do que ser louvada de coração por aquele que te ama de verdade?

E não para por aí a recompensa da mulher virtuosa. Ela receberá do fruto das suas mãos e todo o trabalho que ela fez na vida do marido ficará evidente aos olhos de todos quando ele for exaltado entre os anciãos e juízes da terra (Pv 31.31).

Enfim, pode ser difícil conviver com a mulher virtuosa. Todavia, quem tiver bom ânimo e coragem para buscá-la e permanecer junto a ela sendo transformado pelo Eterno será altamente recompensado aqui e após partir deste mundo.

De igual modo, é altamente gratificante para a mulher virtuosa saber que está sendo buscada justamente pela virtude do Eterno na vida dela. Ainda que seja trabalhoso adquirir esta virtude e doloroso ministrá-la na vida do marido, esta leve e momentânea tribulação produz peso eterno de glória mui excelente (2Co 4.17) além de toda a nossa imaginação (Rm 8.18-22). Ser buscada pela graciosidade e formosura pode ser prazeroso e fácil na hora, mas com o passar do tempo tal mulher não conseguirá mais satisfazer as fantasias do marido e aí tudo acabará em rotina ou divórcio.

E aí? Quem será capaz de achar a mulher virtuosa? Você homem está disposto a reconhecê-la ou aceitará que ela passe por ti sem fazer diferença alguma na tua vida?

E você, mulher? Pelo quê você quer ser reconhecida e buscada pelo seu marido? Pela sua beleza? Pelo seu esforço de agradá-lo? Pela sua forma de amar? Ou pela virtude de Cristo na tua vida?

Infelizmente as mulheres esqueceram o valor que elas têm diante do Eterno, a saber, um valor superior aos das mais finas joias. Mas, o que isto significa?

Toda joia serve para duas coisas:                      

 

1.    Para tornar o indivíduo que a usa mais agradável à vista dos outros;

2.    Como uma demonstração do sucesso obtido.

 

No primeiro caso, isto parece, a princípio, algo maligno, demonstração de sedução e vaidade. É claro que, nos dias de hoje, usar joias não deve mais ser realidade, já que o Eterno proíbe o uso de penteados exóticos, joias de ouro ou roupas caras (1Tm 2.9; 1Pe 3.3). No entanto, o princípio que está por trás disso é válido: ser agradável aos outros, mesmo fisicamente, a saber: usando rompa limpa e passada, tomando banho, penteando o cabelo, escovando os dentes, enfim, tudo que diz respeito à higiene e limpeza (Ec 9.8).

Contudo, o principal é ser agradável interiormente na vida daqueles que amam ao Eterno.

Como é que o homem consegue isto? Através do caráter do Eterno na vida dele. Note que não é o homem tentando ser o super-crente. É importante que o vaso continue sendo de barro, para que a excelência do poder seja do Eterno, e não daquele que cre (2Co 4.7).

A ideia não é o homem melhorar, mas sim ser revestido de Cristo (Rm 13.14; Cl 3.14). A partir de então, ao olhar para o homem, ele não seria visto. Seu revestimento (Jesus) é que seria visto.

Dando continuidade a este raciocínio, lemos que a mulher deve encobrir o homem no coração:

 

·         “O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos; mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus.” (1Pe 3.3,4).

 

Veja como, então, fica a situação. O homem se reveste do Eterno e do amor Dele (Rm 13.14; Cl 3.14). O homem dá sua vida à esposa (Ef 5.25-27). A esposa recebe a vida do marido no coração, deixando que o Eterno a use para multiplicar este amor dentro de si (até que o mesmo venha e brotar do seu interior através dos filhos, sejam físicos ou espirituais) e, concomitantemente, frutificar este amor (ou seja, ela permanece calada e tranquila em cada situação que surge, certa de que todas as circunstâncias contribuem para o bem daqueles que amam ao Eterno).

Em vez da mulher temer as situações que surgem ou que ameaçam vir, a ponto de até brigar com o marido, ela permanece calada, confiando no Eterno (1Pe 3.1-6), certa de que o objetivo de cada uma é dar ocasião para o Eterno se manifestar e revelar algo novo acerca de Si (por exemplo, Sua sabedoria (Ef 3.10) e Favor (1Pe 4.10)).

Resultado: este processo de encobrir o marido no coração frutificando e multiplicando dentro de si o amor do Eterno que está na vida dele, vai tomando conta dela por dentro até transbordar na forma de filhos. Quando isto acontecer, todos poderão conhecer o marido através da esposa e dos filhos nela gerados (daí o mulher ser a glória do marido – 1Co 11.7).

Ela, junto com os filhos do seu ventre, irão ornar o marido com a sabedoria do Eterno e oferecer-lhe as condições necessárias para usar de bondade e misericórdia (que estão sempre a nos seguir – Sl 23.6) para com o próximo (Mt 22.39) a quem o Eterno deseja chamar ao arrependimento por meio dele (Mt 9.12,13).

Para você entender o efeito da joia, imagine ela sendo colocada em cima de uma parte defeituosa do corpo. Ninguém veria a mesma, já que o brilho da joia a esconderia. Pois bem, a ideia é que a mulher se entregue ao amor do Eterno e faça da sua vida uma cobertura para o marido, de modo que o mesmo venha a ser estimado até mesmo diante dos mais ilustres da sociedade (Pv 31.23).

Ao invés de expor os defeitos do marido, a mulher virtuosa se coloca na brecha existente na vida dele (Ez 22.30), de modo que ele não venha a fazer o que sua carne deseja (Gl 5.16,17) e, assim, todos só consigam ver as qualidades dele.

A outra finalidade da joia é ilustrar o sucesso do indivíduo. Não é em vão que, nos tempos bíblicos, era comum o homem também usar joia:

 

·         “Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, e atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,” (Tg 2.2,3).

 

Considerando o alto preço da joia, quem tem condições de adquirir uma é porque soube gerenciar bem os recursos que lhe veio à mão.

Espiritualmente, o indivíduo que consegue ser revestido de Cristo é alguém bem sucedido, que foi humilde o suficiente para aceitar Jesus e tudo que vinha Dele, até fazer morrer toda a sua natureza terrena (Cl 3.5). Ele soube calcular os gastos do discipulado (Lc 14.28-32), foi capaz de enxergar a imensa riqueza do Favor do Eterno (Mt 13.45,46) e se dispôs a pagar o preço (que é Lc 9.23; 14.26,27,33).

Mais ainda: considerando que aquele que acha uma esposa encontrou o Favor do Eterno (Pv 18.22), ao casar com a mulher virtuosa, o homem passa a ter um corpo que anda em prol de favorecer os indivíduos. Afinal,  sendo a mulher o corpo do marido, é ela que o faz andar.

Agora a questão é: como? Na presença de indivíduos vãos (para saciar seus desejos), na solidão de uma vida vazia (querendo ele só para si), ou na companhia daqueles em quem o Eterno deseja operar?

Já pensou que tragédia é um corpo que só coloca a cabeça no lugar errado?

É uma bênção quando o corpo, a princípio debaixo do controle da cabeça, é capaz, através daquilo que está a acontecer no seu interior, de conduzir a cabeça ao lugar certo, mesmo quando esta não quer. Afinal, considerando que o corpo deve estar revestido de Cristo e que a mulher é o corpo do marido, mesmo que este induza a mulher ao lugar errado, o brilho de Cristo na vida dela irá modificar a realidade daquele lugar, de modo que tudo que há de ruim ali dê lugar ao que é bom.

 

·         “O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.” (Pv 31.11).

Embora o coração do ser humano seja enganoso e mau (Jr 17.9), embora seja maldito o ser humano que confia em outro ser humano (Jr 17.5), ainda assim o coração do homem confia na mulher virtuosa. Ou seja, a presença de Jesus na vida da mulher virtuosa é tal que quebra qualquer maldição poderia advir com a confiança do homem nela.

Vem a questão: por que com a mulher virtuosa não existe falta de ganho?

 

·         Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.” (Sl 128.1-4).

 

Como é bem sabido, a raiz do justo produz o seu alimento (Pv 12.12). Note como uma planta, de um modo geral, não depende de outro ser vivo para se alimentar, nem precisa sair do seu lugar para isto. Embora em alguns casos faz-se necessária a presença do agricultor, muitas plantas crescem e se mantém sozinhas.

Note como a mulher virtuosa é como videira frutífera (figura que Cristo usou para Si – Jo 15.1). Ou seja, a mulher virtuosa oferece seu ventre para que seja gerada dentro de si a vida (lembre-se que vinho lembra sangue que, por sua vez, é símbolo de vida – Lv 17.11,14).

Ou seja, o ventre da mulher virtuosa não produz coisas mortas, mas algo vivo que a cada instante vence a morte nascendo de novo (Jo 3.3).

 

·         “Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.” (Pv 31.12).

Durante todos os dias da sua vida, a mulher virtuosa consegue fazer o bem sem fazer o mal. A princípio, isto é impossível, visto que a árvore do conhecimento do bem é, ao mesmo tempo, a árvore do conhecimento do mal (Gn 2.17). Ou seja, sem Cristo, bem e mal são duas faces da mesma moeda.

Com Cristo, entretanto, é possível fazer o bem sem nenhum efeito colateral. Em outras palavras, as ações da mulher virtuosa são puras.

E não podia ser diferente: afinal, ela foi feita pelo Eterno especialmente para ser carne da carne de seu marido e osso dos seus ossos (Gn 2.23).

A mulher virtuosa também é muito recomendada na área do vestuário.

 

·         “No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.” (Pv 31.21).

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A lã é algo que aquece e escarlate, a cor que simboliza o pecado.

Os filhos da mulher virtuosa não temem a frieza que existe no mundo. Sua mãe os vestes com lã escarlate. É bom notar que, tanto a mulher virtuosa, quanto a prostituta se vestem de modo semelhante (púrpura e escarlate – Ap 17.4). No entanto, há uma diferença:

A prostituta cobre sua nudez com os pecados dos outros. Veja um exemplo disso:

 

·         “Todos os que querem mostrar boa aparência na carne, esses vos obrigam a circuncidar-vos, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Porque nem ainda esses mesmos que se circuncidam guardam a lei, mas querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.” (Gl 5.12,13).

 

De igual modo, aqueles indivíduos que não querem viver uma vida santa, pura, piedosa, fazem de tudo para que os outros pequem, a fim de que o pecado seja considerado algo normal e, assim, não só eles não sejam criticados, mas possam até ser exaltados por isto. Por exemplo:

 

·         Se um indivíduo mata por legítima defesa (por exemplo, matou um bandido que estava com um revólver apontado para sua filha), tudo mundo fica do lado dele, afirmando que ele fez a coisa certa. Isto, porém, não deixa de ser assassinato;

·         Se outro indivíduo invade uma terra não produtiva para poder plantar e morar, muitos acham justo. Afinal, enquanto muitos morrem de fome, não é justo uma terra ficar parada. Contudo, isto não muda o fato de que o indivíduo está roubando a terra do outro.

 

A mulher virtuosa, por outro lado, busca cobrir os pecados dos outros. Ela chega ao trono do Favor do Eterno para alcançar a misericórdia necessária (Hb 4.16) a fim de que, não só o nome do Eterno seja glorificado, mas seus filhos possam ter um testemunho marcado em suas almas de como o Eterno, no momento oportuno, trabalha Seu Favor na vida dos indivíduos que nos cercam.

 

·         “Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores.” (Pv 31.24).

 

É bem verdade que a mulher virtuosa vende as roupas de linho fino. No entanto, o foco dela não era o dinheiro (mesmo porque ela não precisava, já que era esposa do rei). O valor cobrado era apenas para os indivíduos darem o devido valor ao trabalho dela, vindo a fazer bom uso de suas vestes (ao invés de usá-las para seduzir pessoas, usá-las para glorificar ao Eterno, sem esquecer-se de zelar pela conservação das mesmas).

Todavia, o verdadeiro alvo da mulher virtuosa era cobrir a nudez dos que estavam à sua volta.

E ela não se contentava com isto. Embora não fosse possível cobrir a nudez daqueles que estavam distantes (pois é necessário um testemunho vivo do Eterno para cobrir espiritualmente alguém), ela fazia questão de que os mercadores levassem suas cintas onde ela não podia chegar.

A cinta é para manter as vestes firmes no corpo. A ideia é que o testemunho do que o Eterno tem feito por meio da vida da mulher virtuosa possa chegar bem além de onde ela possa ir, tal como se dá com o evangelho que não está algemado (2Tm 2.9).

 

·         “E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;” (1Ts 1.6-8).

·         “Não nos gloriando fora da medida nos trabalhos alheios; antes tendo esperança de que, crescendo a vossa fé, seremos abundantemente engrandecidos entre vós, conforme a nossa regra, para anunciar o evangelho nos lugares que estão além de vós e não em campo de outrem, para não nos gloriarmos no que estava já preparado.” (2Co 10.15,16).

·         “E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus. Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano. E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.” (At 19.8-10).

 

E não pense que tudo é feito de qualquer jeito. Ela faz questão de buscar lã e linho:

 

·         “Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.” (Pv 31.13).

Ou seja, a mulher virtuosa não tenta fugir dos problemas. Ela se prepara para os problemas, entende que foi criada, entre outras coisas, para cobrir a nudez de todos à sua volta. Como bom soldado de Jesus Cristo, ela se dispõe a sofrer as aflições (2Tm 2.3) de bom grado, na expectativa de que, por herança, ela pode alcançar a bênção (1Pe 3.8,9).

Enfim, ela busca o necessário para seu trabalho.

E não apenas isto! Ela faz questão de trabalhar, de bom grado, com as próprias mãos. Ao invés de usar as mãos de outros e, deste modo, dar ocasião para que os adversários vituperem o seu bem (Rm 14.16) (afinal, ninguém vai ter a mesma dedicação que ela), ela prefere se resguardar trabalhando apenas com as mãos que o Eterno proveu.

Mesmo porque, o trabalho é para unir a família em torno da mesma coisa, de modo que juntos possam crescer na área física, mental, emocional e espiritual (1Ts 4.11,12).

 

·         “Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca.” (Pv 31.19).

Hoje isto pode não significar muita coisa visto que, com a industrialização, ficou fácil comprar roupa. Naquela época, porém, era tudo na base do artesanato.

Além disto, não pense que a mulher virtuosa fazia as coisas de qualquer jeito. Ela fazia do seu serviço uma verdadeira obra de arte, ou seja, ela empenhava sua alma naquilo que ela fazia.

Para exemplificar isto, lembra de quando Jacó fez uma túnica colorida para José (Gn 37.3)? Há muita especulação acerca do motivo que levou os irmãos a ficarem com inveja de José. O problema não estava no valor comercial da túnica, mas sim no fato de ter sido o próprio Jacó quem fez a túnica. Se ele tivesse comprado a túnica para José não teria tido o mesmo impacto.

O que acontece que Jacó fez uma túnica personalizada, que expressava algo de si mesmo para seu filho. Quando alguém olhava para a túnica de José, via Jacó nela, bem como sua predileção por José.

De igual modo, quando a mulher virtuosa faz suas vestes, ela tenta comunicar algo de si mesmo em cada mercadoria sua, de modo que podiam conhecer ela e, por consequência, conhecer seu marido e Jesus, já que ambos vivem dentro dela.

Em particular:

 

·         sua veste era um reflexo de tudo que havia no seu coração;

·         a veste para cada um dos seus filhos era uma ministração do Eterno através dela, apontando para o que cada um precisava ouvir e aprender.

 

Enfim, a mulher virtuosa não queria apenas fazer roupas para economizar e ganhar dinheiro, mas para cobrir a nudez de todos à sua volta consigo mesmo, bem como fortificar a fé dos que estavam distante com o testemunho de tudo que o Eterno, através de seu marido, era na sua vida.

Em meio à frieza do mundo, ver a Escritura Sagrada funcionando, cobrindo a nudez dos outros, acaba fortalecendo a fé dos filhos o suficiente para desejarem ser revestidos da sua habitação celestial:

 

·         “E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus.” (2Co 5.2,3).

 

Este revestimento começa aqui e atingirá sua plenitude quando Jesus vier. Se ao invés de conservar sua nudez, cada filho aceitar ser aquecido com esta lã escarlate, ou seja, com a possibilidade de ser usado para cobrir os pecados dos outros, ele serão sempre fervorosos no Espírito Santo servindo ao Eterno (Rm 12.11) em meio a um mundo escuro e frio (Is 5.30; 8.22).

 

·         “Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.” (Pv 31.22).

 

Mas a mulher virtuosa não veste apenas os filhos. Ela também se cobre (creio que do mesmo modo). Ela se veste de linho fino, que é uma roupa que não induz a produção de suor (Ez 44.18). Ou seja, a mulher virtuosa não tenta cobrir sua nudez e a dos outros por meio de uma religiosidade firmada numa série de dogmas e obras da carne, mas sim através do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22). Em outras palavras, ela não tenta fazer coisas para convencer a si a todos de quem é. Antes, ela crucificou o mundo para si mesma e se crucificou para o mundo (Gl 6.14) a fim que Cristo pudesse ser Sua vida (Gl 2.20).

Resumindo: não é com o esforço que a mulher cobre a nudez de cada um, mas sim com o caráter e a Palavra de Cristo em sua vida. Como disse Paulo:

 

·         “E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não fui com sublimidade de palavras ou de sabedoria. Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” (1Co 2.1-5);

·         “Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.” (1Co 4.19,20).

 

Enfim, a veste da mulher virtuosa consiste em se envolver com aquilo que é a vontade do Eterno para sua vida. Não se trata do que ela faz para conquistar algo para si, mas de se deixar ministrar pelo Eterno por meio daquilo que Ele já colocou no seu interior (ver Fp 2.12,13).

Sobretudo a mulher virtuosa se veste de púrpura. Púrpura é a cor da realeza. Note que todo Pv 31 são palavras do rei Lemuel com base naquilo que sua mãe lhe ensinou (Pv 31.1). Naquela época, a mulher do rei não era, em termos de poder, uma rainha. Embora socialmente fosse chamada de rainha, ela não tinha nenhum poder político.

Logo, ser vestida de púrpura quer dizer que a esposa do rei estava se vestindo daquilo que o marido lhe dava. Mais ainda: o marido era a cobertura dela.

 

·         “E correu de ti a tua fama entre os gentios, por causa da tua formosura, pois era perfeita, por causa da minha glória que eu pusera em ti, diz o Senhor DEUS.” (Ez 16.14).

 

A mulher virtuosa, não só se cobre do marido, mas também cobre sua mente com os pensamentos, sentimentos e planos dele (a saber, que o Eterno lhe deu):

 

·          “Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.” (1Co 11.10).

 

Ou seja, ao olhar para a mulher, o que se deve ver é o homem:

 

·         “O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1Co 11.7).

 

Não é em vão que a Escritura Sagrada diz:

 

·         “A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações.” (Pv 31.25).

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Quer forma mais digna de se vestir do que fazendo do marido a sua vestimenta? Ao invés de ela tentar provar alguma coisa para os outros, ela simplesmente confia que seu marido fará isto por ela. Assim como é o Eterno que nos justifica (Rm 8.33), é o homem que cobre a mulher (esse é o sentido do véu - 1Co 11.7,10).

Como o homem faz isto? Manifestando sua glória na vida da mulher, conservando-a consigo o tempo todo, conduzindo-a. Isto é o que representa cobrir com o manto (Ez 16.8). Veja isto em 1Rs 19.19.

Mas isto não é tudo! A certeza de que o que o Eterno uniu jamais algum homem irá separar (1Co 19.6), a leva a viver sem preocupações, tal como ordenou Jesus (Mt 6.34) e confirmou Pedro:

 

·         “Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.”

 

Para ser mais exato: ela não temia que alguma calamidade pudesse separar ela de seu marido e filhos. Ela cria que iriam ficar juntos por todo o tempo que o Eterno assim desejasse.

Assim, se veste da força do rei, ou seja, não tenta resolver as coisas por força ou por violência, mas pelo poder do Espírito Santo (Zc 4.6). É assim que ela:

 

·         “Cinge os lombos de força e fortalece os braços.” (Pv 31.17).

 

E para quê ela se enche do poder do Eterno?

 

1º - Para manter sua casa provida e em boa ordem: 

 

·         “É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas.” (Pv 31.15);

 

Ela se levanta de madrugada a fim de preparar o café da manhã de seu marido e filhos. Ela poderia dar esta tarefa às servas, já que ela também se levanta para organizar o trabalho das mulheres que lhe foram confiadas.

No entanto, o café da manhã ela faz questão de fazer pessoalmente. As outras refeições suas servas fazem, pois a mulher virtuosa permanece junto do seu marido auxiliando-o. No entanto, o café da manhã, como seu marido ainda está dormindo, ela aproveita para alimentar sua casa com algo vindo de si.

Ela busca a orientação diária do Eterno para seu lar a fim de poder coordenar suas servas e, assim, estar pronta para aquilo que o Eterno tem para fazer na vida do seu marido.

Tal como nós, como soldados, devemos estar preparados para quando o Eterno nos convocar (2Tm 2.3-5), a mulher quer estar pronta para receber Jesus quando Ele vier operar na vida dos Seus por meio do seu marido (Lc 12.36,37).

 

2º - Para verificar como sua casa está andando:

 

·         “Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.” (Pv 31.27).

·

Infelizmente os pais não estão mais preocupados em “como” e “para onde” seu lar está andando. A preocupação, na maioria das vezes, é só com bens materiais. Ora, pense: tem sentido trabalhar unicamente para prover a parte material? Só para permanecer vivo por mais uns míseros anos?

Que adianta progredir na parte material, sendo que teremos que deixar tudo para trás? Você acredita mesmo que, sem Jesus, teus filhos terão caráter bom o suficiente para fazer bom uso das bênçãos que o Eterno permitir que você consiga?

 

·         “Também eu odiei todo o meu trabalho, que realizei debaixo do sol, visto que eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim. E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade.” (Ec 2.18,19).

 

Enfim, a mulher virtuosa deseja que sua casa ande, mas de modo bom, agradável e perfeito diante do Eterno (Rm 12.2). Comer o pão que resulta da preguiça é algo trágico.

Vem a questão o que é um indivíduo preguiçoso? Preguiçoso não é aquele que não faz nada, mas sim aquele que trabalha naquilo que é fútil, sem proveito. Veja o exemplo da formiga:

 

·         “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.” (Pv 6.6).

 

Note como é aconselhado a olhar os caminhos da formiga para se tornar sábio. Ora, trabalhar muito não é sabedoria. Isto pode ser visto em:

 

·         “Se estiver embotado o ferro, e não se afiar o corte, então se deve redobrar a força; mas a sabedoria é excelente para dirigir.” (Ec 10.10) – quem não para a fim de afiar o ferro, desperdiça força;

·         “O trabalho dos tolos a cada um deles fatiga, porque não sabem como ir à cidade.” (Ec 10.15) – de que adianta trabalhar tanto se não sabem como fazer do seu trabalho um instrumento de bênção para ajudar outros?

·         “Outra vez me voltei, e vi vaidade debaixo do sol. Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.” (Ec 4.7,8) – Para que trabalhar em algo quando não há ninguém para ser beneficiado com nosso trabalho?

 

Além disto, observe todo o trabalho da formiga. Qual a finalidade do mesmo? Simplesmente para se manter vivo. Ora, de que adianta permanecer vivo sem encontrar a felicidade?

Muitos trabalham duro desde a mocidade e acabam aposentando com salário mínimo, com o corpo todo estourado e abandonado no asilo. Você acha isto sábio? A Escritura Sagrada diz que não!

 

·         “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Sl 127.2 – ARA2).

 

Veja este outro trecho:

 

·         “Passei pelo campo do preguiçoso, e junto à vinha do homem falto de entendimento, eis que estava toda cheia de cardos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras estava derrubado. O que eu tenho visto, o guardarei no coração, e vendo-o recebi instrução. Um pouco a dormir, um pouco a cochilar; outro pouco deitado de mãos cruzadas, para dormir, assim te sobrevirá a tua pobreza como um vagabundo, e a tua necessidade como um homem armado.” (Pv 24.30-34).

·         “Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja.” (Eclesiastes 10.18).

 

Observe o preguiçoso sendo associado com o falto de entendimento. Quando o indivíduo não tem entendimento, ela deixa tudo que é bom entregue ao acaso. Com isto, os porcos acabam pisando as pérolas (Mt 7.6), ou seja, tudo aquilo que é real na vida do indivíduo acaba sendo tirado (Lc 8.18; 19.26). Fica só o que é ilusório.

Isto não é tudo!

                                                                            

·         “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar. O cobiçoso cobiça o dia todo, mas o justo dá, e nada retém.” (Pv 21.25,26).

·         “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta.” (Provérbios 13.4).

 

Só existe uma razão para a cobiça do preguiçoso o matar: é porque ele só deseja o que não presta. Isto lhe rouba toda energia que ele podia empregar para trabalhar no que é bom.

Resultado: ele alcança tudo e, ao mesmo tempo, não alcança nada. Ou seja, ele só adquire aquilo que não é nada, que não satisfaz.

Não é em vão que:

 

·         “O caminho do preguiçoso é cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é bem aplanada.” (Provérbios 15.19).

 

Se o preguiçoso não fizesse nada, diferença alguma haveria se no caminho dele há ou não espinho. No entanto, como o caminho dele é mau, ele fica como Paulo antes de converter: recalcitrando (resistindo obstinadamente) contra os aguilhões (At 9.5; 26.14).

Mas infelizmente a preguiça faz cair num sono tão profundo que o indivíduo nem percebe que aquilo que ela está cobiçando é ruim.

 

·         “A preguiça faz cair em profundo sono; e o ocioso padecerá fome.” (Pv 19.15).

 

E o pior que a ociosidade para o bem vicia de tal modo que o indivíduo não tem nem mesmo disposição para receber aquilo que está pronto para seu consumo, vindo a passar fome:

 

·         “O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca.” (Pv 19.24).

 

Ele não quer ingerir nada que lhe exija algo. Ele só quer aquilo que alimenta sua cobiça e vaidade. Nada que venha lhe conduzir a uma transformação de caráter é bem-vindo. Ele prefere ficar acomodado nos seus pecados:

 

·         “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono?” (Provérbios 6.9);

·         “Como a porta gira nos seus gonzos, assim o preguiçoso na sua cama.” (Provérbios 26.14).

 

E se ele não quer sequer ter o trabalho de comer o que é bom, quão dirá em trabalhar por isto:

 

·         “O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem.” (Provérbios 12.27)

 

Um exemplo de preguiçosos são os primeiros convidados para as bodas do filho do rei.

 

·         “E enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas.” (Mt 22.3,4).

 

Eu custei a entender o motivo de eles não quererem ir à festa. Só consigo pensar em duas coisas:

 

·         porque o indivíduo se apegou tanto às más obras que já não suporta o que é bom (Jo 3.19-21; At 16.20,21);

·         por causa dos temores noturnos (Ct 3.8), por ter que acompanhar o noivo eu seu cortejo em direção à noiva.

 

E qualquer possibilidade de problema, dificuldade ou ameaça é desculpa para o preguiçoso se esquivar de fazer o bem:

 

·         “Diz o preguiçoso: Um leão está lá fora; serei morto no meio das ruas.” (Provérbios 22.13).

·         “O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, mas nada receberá.” (Provérbios 20.4)

 

No entanto, é preciso entender que estamos aqui justamente para resolver problemas, para servirmos como instrumentos do Eterno para trabalhar o caráter dos indivíduos, de modo a fazer deles indivíduos melhores. E o pior é que o preguiçoso se considera sábio:

 

·         “Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que respondem bem.” (Provérbios 26.16).

 

Resultado: o preguiçoso é o tipo de indivíduo mais difícil de ter como empregado:

 

·         “Como vinagre para os dentes, como fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.” (Provérbios 10.26).

 

Enfim, a questão é trabalhar com eficácia naquilo que é importante e bom. Como assim? Ao trabalhar, devemos nos perguntar: o que eu estou fazendo é importante. Se for, trabalhe direito. Afinal, outros dependem deste serviço; senão, saia! Afinal, você vai desperdiçar os dons que o Eterno te deu trabalhando em algo que não tem importância?

Mas como saber se a profissão é importante? Ela é vital (médico, agricultor, etc.), necessária (engenharia) ou apenas um conforto (por exemplo, vender filmes, ser padeiro, etc.) para as outras pessoas? Sem contar as profissões que só servem para destruir indivíduos (cassinos, venda de bebida, cigarro, etc).

Uma vez que você concluiu que sua profissão é importante, vem a questão: ela é boa? Por exemplo, as profissões envolvendo o sistema político, jurídico e policial são importantes? Com certeza. São boas? Não, pois elas despertam a corrupção e o ódio no coração daqueles que se especializam nelas. Tudo que é elevado entre os homens é abominação diante do Eterno (Lc 16.15).

Mas isto não é tudo! Além de trabalhar no que é importante e bom, é preciso ver que fruto isto tem dado na nossa vida. De que adianta trabalhar em algo que nos afasta dos familiares, não promove a construção de relacionamentos em Cristo, não nos leva a crescer (seja na mente, no sentimento ou espiritualmente)?

Enfim, quando a Escritura Sagrada diz que a mulher virtuosa não come o pão da preguiça, ela está dizendo que ela trabalha naquilo que é bom e aceitável diante do Eterno, que não irá envenenar sua alma nem a dos outros.

 

3º - Para socorrer ao pobre e necessitado:

 

·         “Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.” (Pv 31.20).

·

Ela entende que o Eterno não tem prazer em ver os pobres, aflitos e necessitados serem consumidos:

 

·          “Há uma geração cujos dentes são espadas, e cujas queixadas são facas, para consumirem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.” (Pv 30.14).

·         “Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.” (Sl 82.4,5).

 

Ele sabe que o Eterno multiplica a semente justamente para que o indivíduo tenha mais condições de abençoar (afinal, mais bem-aventurada coisa é dar do que receber – At 20.35):

 

·         “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;” (2Co 9.6-8).

·         “Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.” (Provérbios 19.17).

 

Em outras palavras, se o indivíduo quer sempre ser capaz de ser bênção na vida de alguém, ele deve se compadecer do pobre, do aflito e do necessitado. Como a mulher virtuosa quer sempre crescer no amor fraternal (1Ts 4.9,10) e na oportunidade de ser usada pelo Eterno para glorificar o nome Dele, ela nunca esquece de ajudar quem realmente precisa. Pois só assim sua sementeira será multiplicada (2Co 9.10).

Vem a questão: e quanto à mulher? Não há reconhecimento para ela? A impressão é que a mulher deve ficar escondidinha nos bastidores, sem jamais aparecer. No entanto, e Escritura Sagrada é clara:

 

·         “Dai-lhe do fruto das suas mãos, ...” (Pv 31.31).

 

Veja o que acontece com a mulher virtuosa:

 

·         “Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.” (Pv 31.28,29).

 

Veja que ela não fica sem receber recompensa.

Você pode questionar: mas isto é pouca coisa! Infelizmente os aplausos do mundo vêm ofuscando os elogios do marido, da esposa e dos filhos.

No entanto, pense: que valor tem o reconhecimento do mundo para alma e o espírito? Na hora que alguém é aplaudido por um grande sermão ou pela demonstração de uma extraordinária habilidade mental ou física, o ego pode até ficar inchado, contente. Talvez isto até lhe renda benefícios materiais.

Contudo, por maior que sejam estes benefícios, será que é mais gratificante do que o reconhecimento amoroso daqueles que o Eterno lhe deu? Pense: o mundo não tem amor nenhum por nós. Ele só reconhece aquilo que é dele, que lhe traz benefícios (Jo 15.19). Ou seja, seus elogios são interesseiros.

Todavia, imagine marido e filhos olhando bem no fundo do olho da mulher virtuosa e a exaltando. Tente se imaginar nesta situação. Como você se sentiria, ainda mais sabendo que é tudo verdade, real, que não é uma tentativa de paparicar para receber favores, mas uma expressão de gratidão? Considerando que Jesus é a verdade (Jo 14.6), logo isto nada mais é do que o Eterno usando seu marido e filhos para louvá-la.

 

·         “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, mas, sim, aquele a quem o Senhor louva.” (2Co 10.18).

 

Quer louvor melhor que esse? Ainda mais considerando que tudo que é elevando entre os homens é abominação diante do Eterno.

E pode acreditar que é o Eterno mesmo quem está a louvá-la:

 

·         “Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada.” (Pv 31.30).

·

Isto pode parecer esquisito. Considerando que somos salvos pela graça, como dizer que a graça é enganosa? Apenas a graça de Cristo é uma bênção. Qualquer outra expressão de favor vindo da parte do homem é ilusório e até maligno:

 

·         “O justo olha pela vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis.” (Pv 12.10 – ARC 1995).

 

Note que, quando o indivíduo não tem Jesus no coração, ele é cruel até quando tenta usar de misericórdia.

É bem verdade que o mundo exalta a graciosidade (delicadeza) e a formosura. A primeira coisa que a maioria dos homens observa nas mulheres é sua beleza e depois, sua delicadeza. Contudo:

 

·         A graciosidade é algo enganoso, pois na maioria das vezes é uma tentativa descarada de despertar o amor no homem (algo que não deve acontecer – Ct 2.7; 3.5; 8.4) e prendê-lo nos seus encantos (Ez 13.18), na cobiça do seu coração (Pv 1.19);

·         A formosura é vã, pois o homem exterior se corrompe de dia em dia (2Co 4.16).

 

Se a mulher não quiser receber louvor apenas de indivíduos interesseiros, e isto apenas por alguns instantes, quando esta tem algo para lhes oferecer, a receita é: tema ao Eterno. Esta será louvada sempre por onde quer que vá.

E veja o modo como ela é louvada:

 

·         Ditosa -> Qual a razão para alguém ser chamado de Bem-aventurado?

1.    Por ser alguém salvo pelo Eterno ->

Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.” (Deuteronômio 33.29);

2.    Por achar a sabedoria e estar sempre em contato com ela ->

Bem-aventurados os teus homens, bem-aventurados estes teus servos, que estão sempre diante de ti, que ouvem a tua sabedoria!” (I Reis 10.8);

(II Crônicas 9.7);

Ouvindo-me algum ouvido, me tinha por bem-aventurado; vendo-me algum olho, dava testemunho de mim;” (Jó 29.11);

Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.” (Provérbios 3.13,18);

3.    Por ser repreendido e ensinado direto pelo Eterno ao invés de por homens ->

“Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus repreende; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso.” (Jó 5.17);

Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei;” (Salmos 94.12);

4.     Por conseguir permanecer no caminho certo ->

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1.1)

5.    Por ser capaz de confiar no Eterno ->

“Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.” (Salmos 2.12)

“Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Salmos 34.8);

Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança, e que não respeita os soberbos nem os que se desviam para a mentira.” (Salmos 40.4);

“SENHOR dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança.” (Salmos 84.12);

“O que atenta prudentemente para o assunto achará o bem, e o que confia no SENHOR será bem-aventurado.” (Provérbios 16.20);

6.    Por ter a transgressão perdoada e o pecado coberto ->

Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.” (Salmos 32.1,2).

“Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.” (Romanos 4.6-8);  

7.    Ser capaz de atender ao pobre ->

Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.” (Salmos 41.1);

“E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” (Lucas 14.14);  

8.    Ser escolhido pelo Eterno ->

Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.” (Salmos 65.4);

9.    Ser uma bênção para as nações ->

“O seu nome permanecerá eternamente; o seu nome se irá propagando de pais a filhos enquanto o sol durar, e os homens serão abençoados nele; todas as nações lhe chamarão bem-aventurado.” (Salmos 72.17);

“E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Malaquias 3.12);

10.  Poder habitar na casa do Eterno ->

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. ( Selá. )(Salmos 84.4);

11.  Que possui no coração apenas caminhos retos ->

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados.” (Salmos 84.5);

Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.” (Salmos 119.1);

“O justo anda na sua sinceridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.” (Provérbios 20.7);

12.  Quem tem prazer e intimidade com a salvação do Eterno ->

Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó Senhor, na luz da tua presença.” (Salmos 89.15);

13.  Quem guarda e pratica o juízo e a justiça do Eterno ->

Bem-aventurados os que guardam o juízo, o que pratica justiça em todos os tempos.” (Salmos 106.3);

14.  Quem é capaz de temer ao Eterno e guardar Seus mandamentos ->

“LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.” (Salmos 112.1);

Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.” (Salmos 119.2);  

Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.” (Salmos 128.1)

Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.” (Provérbios 28.14);

“Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” (Provérbios 29.18);

“Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” (João 13.17);

“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” (Tiago 1.25);

“Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” (Apocalipse 22.7);

Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” (Apocalipse 22.14);

15.  Quem gera filhos ->

Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.” (Salmos 127.5);

16.  Quem tem o Eterno como Deus ->

Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.” (Salmos 144.15);

17.  Quem é auxiliado pelo Eterno ->

Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.” (Salmos 146.5);

18.  Quem guarda o caminho do Eterno e Sua sabedoria ->

“Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis. Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.” (Provérbios 8.32-34);

19.  Ser capaz de se compadecer dos humildes ->

“O que despreza ao seu próximo peca, mas o que se compadece dos humildes é bem-aventurado.” (Provérbios 14.21);

20.  Quem espera no Eterno ->

“Por isso, o SENHOR esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós, porque o SENHOR é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que nele esperam.” (Isaías 30.18);

21.  Quem semeia na vida de qualquer tipo de indivíduo ->

Bem-aventurados vós os que semeais junto a todas as águas; e deixais livres os pés do boi e do jumento.” (Isaías 32.20);

22.  Quem espera no Eterno e descansa Nele o tempo todo ->

Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.” (Isaías 56.2);

23.  Quem não tropeça em virtude daquilo que Jesus é ->

“E Bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim.” (Mateus 11.6);

“E Bem-aventurado é aquele que em mim se não escandalizar.” (Lucas 7.23);

24.  Quem consegue enxergar e ouvir Jesus ->

“Mas, Bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mateus 13.16);

“E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes.” (Lucas 10.23);

25.  Quem é capaz de crer no que Jesus diz sem precisar ver ->

“Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20.29);

26.  Quem recebe revelação direto do Eterno ->

"E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 16.17);

27.  Quem estiver orando e vigiando, de modo a estar pronto para o Eterno ->

Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.” (Mateus 24.46);

Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos. Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.” (Lucas 12.37,38,43);

“Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.” (Apocalipse 16.15);

28.  Quem ouve e pratica a Palavra do Eterno ->

“Mas ele disse: Antes Bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.” (Lucas 11.28);

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.” (Apocalipse 1.3);

29.  Quem não transgride aquilo em que acredita ->

“Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.” (Romanos 14.22);

30.  Quem suporta a tentação -> Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” (Tiago 1.12);

31.  Quem sofre por amor do Eterno e Sua justiça ->

“Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” (Tiago 5.10,11);

“Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis;” (I Pedro 3.14);

“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.” (I Pedro 4.14);

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;” (Mateus 5.10);

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” (Mateus 5.11);

Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.” (Lucas 6.22);

32.  Quem morre no Eterno ->

“E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” (Apocalipse 14.13);

33.  Quem é chamado à ceia das bodas do Cordeiro ->

“E disse-me: Escreve: bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.” (Apocalipse 19.9);

34.  Quem tem parte na primeira ressurreição ->

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” (Apocalipse 20.6);

35.  Aquele cujo espírito é pobre o suficiente para enxergar que não pode desprezar o próximo. Tem que usar de misericórdia para com ele ->

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;” (Mateus 5.3);

“E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.” (Lucas 6.20);

36.  Quem compartilha do sofrimento de Jesus (Fp 3.10; Cl 1.24) ->

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;” (Mateus 5.4);

Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.” (Lucas 6.21);

37.  Quem não resolve as coisas por força ou violência, mas pelo Espírito do Eterno ->

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” (Mateus 5.5);

38.  Quem sofre por ver alguma injustiça sendo cometida contra seu próximo ->

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” (Mateus 5.6);

39.  Quem tem prazer em exercitar a misericórdia do Eterno ->

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;” (Mateus 5.7);

40.  Quem tem o coração livre de pensamentos, sentimentos e planos contrários ao Eterno ->

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;” (Mateus 5.8);

41.  Quem quer promover a reconciliação entre os indivíduos e o Eterno ->

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;” (Mateus 5.9);

Por fim, o próprio Eterno é Bem-aventurado:

 “Conforme o evangelho da glória de Deus Bem-aventurado, que me foi confiado.” (I Timóteo 1.11);

“A qual a seu tempo mostrará o Bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;” (I Timóteo 6.15);

·         Você sobrepuja a todas as mulheres virtuosas que existiram -> Mesmo que a mulher virtuosa não seja perfeita, o que o homem está declarando é que, na vida dele, não existe nenhuma mulher mais adequada para ele do que ela. Mesmo com as falhas que ela possa ter, ainda assim a virtude de nenhuma outra mulher é tão eficaz na vida dele

 

Mas o louvor à mulher não para aí!

 

·         “Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra.” (Pv 31.23 - ARA2).

·         “Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras.” (Pv 31.31 - ACF).

 

Note como as obras da mulher virtuosa devem ser louvadas nas portas, justamente onde seu marido é conhecido. Ou seja, quando ele se assentar entre os anciãos para participar do julgamento das causas que eram trazidas pelo povo de Israel, todos verão a mulher virtuosa dentro dele. Afinal, como auxiliadora idônea do marido, ela participou da construção do conhecimento e do amor do Eterno no interior dele. Ao permitir que seu marido a amasse, ela acabou dando oportunidade para que a fonte de vida jorrasse mais e mais abundantemente através dele (Jo 4.14; 7.37-39). Em outras palavras, ele teve mais oportunidade experimentar a vida do Eterno movendo dentro de si. Isto lhe capacitou para julgar de modo mais amoroso, justo e sábio.

 

·         “Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.” (Pv 31.16).

·

De acordo com o livro de cânticos, a mulher virtuosa sabe também como coabitar com entendimento (tal como deve acontecer com o homem – 1Pe 3.7).

 

·         “Levantemo-nos de manhã para ir às vinhas, vejamos se florescem as vides, se já aparecem as tenras uvas, se já brotam as romãzeiras; ali te darei os meus amores. As mandrágoras exalam o seu perfume, e às nossas portas há todo o gênero de excelentes frutos, novos e velhos; ó amado meu, eu os guardei para ti.” (Ct 7.12,13).

 

Note como a mulher virtuosa sabe associar trabalho com relação sexual. Ela deseja ir às vinhas para ver se as vides floresciam, se as romeiras brotavam e, ao mesmo tempo, para se relacionar com seu marido. Note como ela observava atentamente os frutos excelentes que estavam à sua porta a fim de poder reservá-los para seu marido.

Ou seja, ela não queria adquirir qualquer coisa para seu marido. Enquanto passeava com seu marido para desfrutar da sua companhia e amor, ela aproveitava para ver se havia uma propriedade adequada, produtiva, que pudesse servir de solo para as sementes de vida (videira) que seu marido lhe dera.

Note que as rendas que a mulher adquiriu com a venda do linho filho e das cintas dos mercadores (Pv 31.24) não foi usada para seus propósitos egoístas (por exemplo, comprar cosméticos para se sentir melhor consigo mesma ou agradar pessoas). Ela usou para adquirir a propriedade e contratar trabalhadores que pudessem cuidar da sua vinha:

 

·         “Teve Salomão uma vinha em Baal-Hamom; entregou-a a uns guardas; e cada um lhe trazia pelo seu fruto mil peças de prata. A minha vinha, que me pertence, está diante de mim; as mil peças de prata são para ti, ó Salomão, e duzentas para os que guardam o seu fruto.” (Ct 8.11,12).

 

Enfim, ao contrário do mundo que tenta separar família do trabalho secular e da “obra do Eterno”, a mulher virtuosa sabe conciliar as três coisas: está sempre junta do seu marido guiada pelo Eterno provendo o necessário para o corpo, mente, sentimento e espírito dos que a cerca.

E, tal como o Eterno fez ao criar o mundo (Gn 1.10,12,18,21,25,31), ela avalia seu trabalho:

 

·         “Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.” (Pv 31.18).

 

Ela consegue perceber que seu ganho está sendo proveitoso. Infelizmente, a maioria dos indivíduos não consegue tal discernimento e, por isto, acaba conquistando um punhado de coisas que, além de não satisfazer, acaba lhes afastando de quem verdadeiramente os ama.

A mulher virtuosa não desperdiça tempo, recursos e energia com aquilo que não tem proveito. Mesmo quando vem a noite, ou seja, quando o Eterno, aparentemente, parece distante, ela não se desespera, tentando a todo custo se ver livre do problema. Sua lâmpada não apaga, ou seja, ela permanece amando o próximo e sendo purificada pelo sangue de Jesus (1Jo 1.7; 2.9-11), sem temer o que lhe possa fazer o homem (Hb 13.5,6).

 

·         “É como o navio mercante: de longe traz o seu pão.” (Pv 31.14).

 

O navio, na época, era o meio de transporte mais avançado que existia. Era o que ia mais longe. O navio mercante, em particular, percorria longas distâncias em busca de obter as melhores mercadorias (lembrando – Mt 13.45,46) que pudessem atender a clientela.

A mulher virtuosa, de igual modo, ela não poupa esforços para conseguir o seu alimento. Ela busca fundo no Eterno conhecer quem realmente é o seu marido e qual é a missão que Ele lhe deu. Ela não quer se relacionar com o ego corrompido do seu marido (buscando paparicá-lo a fim de mendigar um pouco de atenção), mas com o seu ego original, criado para ser uma bênção por onde quer que for (veja o exemplo de Abraão – Gn 12.2).

Ela entende que ela não foi feita para dar certo com a mutação genética que a alma do seu marido sofreu por causa do pecado, mas sim com o verdadeiro eu dele.

Enfim, ela se alimenta da vontade do Eterno para seu marido (Jo 4.34), fazendo de tudo para comprar esta verdade, sem jamais dela se desfazer (Pv 23.23). Ela quer se alimentar de tudo que sai da boca do Eterno (Dt 8.3; Mt 4.4; Lc 4.4), certo de que Jesus é o Pão da Vida (Jo 6.48).

Não é à toa que ela:

 

·         “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.” (Pv 31.26).

·

Logo, ela é uma mulher que economiza o tempo, aproveitando bem cada oportunidade:

 

·         “Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” (Ef 5.14-17).

·         “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Cl 4.5,6).

 

Não perde tempo com conversas e desejos inúteis. Por onde quer que vá, usa de sabedoria a fim de poder tirar o melhor possível de cada situação que surge na sua vida, tanto crescendo como ajudando outros a crescerem.

Mas isto não é tudo! A lei da beneficência está na sua língua. Considerando que a língua é um órgão que nenhum homem pode domar, um mal que não se pode refrear (Tg 3.8), a única forma de fazer da beneficência a lei que controla sua língua é enchendo o coração apenas de coisas boas.

Afinal, como a boca fala do que há em abundância no coração (Mt 12.34,35; Lc 6.45), logo se a mulher estiver repleta da sabedoria do Eterno e conseguir ver na lei apenas uma expressão da liberdade (Tg 1.21) e da bondade do Eterno, quando ela abri a boca só sairá palavras de bênção para todos à sua volta.

 

Enfim, espero que você, mulher, possua todas as características citadas neste provérbio. E caso não, trate de buscar no Eterno que isto se cumpra imediatamente na tua vida. O Reino do Eterno está precisando urgentemente de mulheres como esta. Como está dificílimo achar uma mulher virtuosa hoje! É uma espécime em extinção.

Chegará um tempo (que por sinal está muito próximo) em que será impossível casar com uma mulher sem se contaminar com o mundo:

 

·         “E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do SENHOR, em como há de agradar ao Senhor; mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher. Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.” (1Co 7.32-34).

·         “E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra. Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como primícias para Deus e para o Cordeiro.” (Ap 14.3,4).

 

E considerando a enorme influência que as mulheres exercem sobre os homens (analise Gn 3.6; Rm 1.26,27; 1Pe 3.1,2), que você mulher que estiver lendo este artigo possa ser uma das que irá servir como instrumento do Eterno para libertar o homem do mundanismo.

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