quinta-feira, 13 de agosto de 2015

99 - Nada há no homem que consiga alcançar ao Eterno

Nada há no homem que consiga alcançar ao Eterno

 

·         “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18.18-20).

 

A bênção do Eterno vem de cima para baixo e flui de dentro para fora. É uma tragédia quando se tenta inverter isto. Um exemplo disto é o trecho acima.

Entendendo que nada há que comece no homem e termine no Eterno (ver Jo 3.6; 6.63), como fica então o trecho acima?

Para entender isto, analisemos o trecho abaixo:

 

·         “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gn 1.26,27).

·         “Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados.” (Gn 5.1,2).

 

Note a distinção entre criação e formação. Homem e mulher foram criados no mesmo dia. No entanto, primeiro foi formado Adão, depois Eva (1Tm 2.13).

De igual modo:

 

·         Quando alguém decide ligar ou desligar algo da terra é porque isto, antes de tudo, já foi decidido (criado) no céu. Primeiro o Eterno, por exemplo, decidiu ligar algo aqui na terra. Depois o Eterno operou este querer no coração do homem (Fp 2.13), o qual então efetuou esta ligação. Finalmente, esta ligação se formou no céu;

·         Quando o Eterno deseja fazer algo, Ele cria uma concordância entre dois indivíduos. Ao determinar isto, o Eterno opera seu querer no coração de dois indivíduos (Fp 2.13), os quais então concordam acerca disto e oram ao Eterno em prol da concretização de tal coisa. Finalmente o Eterno dá forma àquilo pelo qual os dois oraram.

·         Quando Jesus quer se manifestar em algum lugar, Ele opera Seu querer no coração destes dois ou três (Fp 2.13), e depois efetua isto levando ambos ao lugar onde Ele os deseja.

 

A mesma acontece com a oração. Muitos acham que a oração serve para convencer o Eterno a fazer aquilo que desejamos.

Que fique claro: não existe oração de nós mesmos que suba ao Eterno, visto que não sabemos pedir o que convém:

 

·         “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8.26).

 

A menos que o Espírito do Eterno nos mova a orar a Ele, nossa oração não terá efeito. Você pode questionar: mas então, como explicar os versículos abaixo:

 

1 - “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.” (Mt 21.21,22)

 

Tudo que pedimos em oração, crendo, nós recebemos. Vem a questão: crer em quem? Como? Que tipo de fé nos permite alcançar o que pedimos?

A primeira coisa a saber é "a quem nós estamos buscando?”. Parece uma pergunta boba, mas a questão é: quem é este Jesus que você está buscando? Um curandeiro? O gênio da lâmpada? O super-empregado que te salva de tudo e de todos?

 

·         “E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus. Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei. Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni ( que quer dizer, Mestre ). Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” (Jo 20.14-17).

 

Para você ver como há diferença de fé, note que Jesus disse a Maria Madalena “meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Isto porque, enquanto Jesus conhece o Eterno do modo correto, nós O conhecemos apenas em parte (ver 1Co 13.9). Por isto é que nós não prestamos nem para ter fé:

 

·         “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2.20).

 

Temos que ter a fé DE Jesus, ao invés de acreditarmos no Deus que nós queremos que Jesus seja.

 

·         “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.” (2Co 5.16).

 

E para conhecer a Jesus e Seu corpo pelo Seu Espírito, só há um jeito: ouvindo:

 

·         “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10.17)

 

Tanto que as ovelhas seguem o Bom Pastor porque conhecem a Sua voz (e não a Sua aparência) (Jo 10.3-5).

Em outras palavras, a verdadeira fé só existirá no nosso coração se, antes de tudo, ouvirmos a voz do Eterno. De modo que, se formos parafrasear Mt 21.21,22 ficaria assim: “Em verdade vos digo que, se confiardes no que Jesus disse e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito; e, tudo o que pedirdes na oração, confiando naquilo que Jesus te disse, o recebereis”.

Em outras palavras, nossa oração só será eficaz se orarmos após o Eterno nos falar qual é a Sua vontade.

 

2 - “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.” (Mc 11.22-25).

 

Parafraseando este versículo, com base em tudo que foi dito no item 1, fica assim: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende confiança no que Deus te disse; porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas confiar no que Jesus disse que faria, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, confie no que Jesus disse que recebereis, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas.” (Mc 11.22-25).

Para você ver o modo de isto funcionar, veja alguns exemplos:

 

·         E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo. Então entrou em mim o Espírito, quando ele falava comigo, e me pôs em pé, e ouvi o que me falava.” (Ez 2.1,2).

 

Note que primeiro Ezequiel ouve a voz do Eterno ordenando que ele fique de pé. Só depois o Espírito do Eterno o coloca de pé.

 

·         “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.” (Ez 37.4-10).

 

Observe que primeiro o Eterno ordena a Ezequiel para profetizar. Só depois Ezequiel profetiza e, finalmente, o Eterno cumpre o que foi profetizado. Ou seja, o Eterno obedeceu a voz de Ezequiel porque, antes de tudo, ele obedeceu a voz do Eterno. No final, o Eterno acabou obedecendo a Si mesmo.

Inclusive, por aqui podemos aprender que, quem quer ter intimidade com o Eterno, ao invés de querer que o Eterno o receba quando o busca do seu jeito, na sua hora, para receber o que deseja, o correto é recebê-Lo quando Ele vier, independente da circunstância ou daquilo que Ele deseja de si ou para si.

 

3 - “Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” (Mt 18.10-14).

 

Olhando superficialmente, a impressão que temos é que o publicano desceu justificado simplesmente porque foi humilde e pediu perdão ao Eterno. No entanto, como é que o publicano foi tomado de tal convicção acerca do pecado? Revelação do Espírito do Eterno nele:

 

·         “E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (Jo 16.8).

 

Para visualizar isto melhor, veja o que se deu com Pedro:

 

·         “Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mt 16.15-17).

 

Perceba que não foi pelo seu intelecto que Pedro concluiu que Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, mas sim por uma revelação direta do Pai.

Enfim, considerando que o homem natural não consegue compreender as coisas do Eterno (1Co 2.14), logo apenas recebendo a mente de Cristo é que podemos chegar à conclusão certa acerca do Eterno e Seu reino (1Co 2.16).

 

4 - “E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” (At 12.4,5)

 

A impressão que dá é que foi a oração dos irmãos que levou o Eterno a enviar Seu anjo para livrar Pedro. No entanto, quem é que realmente intercede por aqueles que são separados para uso exclusivo do Eterno?

 

·         “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Romanos 8.26);

·         “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” (Romanos 8.27);

·         “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Romanos 8.34).

 

Ou seja, os irmãos só tiveram disposição para interceder porque Jesus operou este querer no coração deles e os capacitou para efetuarem esta ação (Fp 2.13).

 

5 - “Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação. Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: Ó SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra? Torna-te do furor da tua ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo. Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, os teus servos, aos quais por ti mesmo tens jurado, e lhes disseste: Multiplicarei a vossa descendência como as estrelas dos céus, e darei à vossa descendência toda esta terra, de que tenho falado, para que a possuam por herança eternamente. Então o SENHOR arrependeu-se do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo.” (Êx 32.9-14).

 

Muitos pensam que Moisés era bonzinho e o Eterno, um Deus nervoso prestes a cometer um ato bárbaro. No entanto, o que o Eterno estava fazendo era tratar o coração de Moisés para que ele, ao descer e ver a apostasia que tomara conta de Israel, não fosse tomado de surpresa e fizesse uma loucura.

Note que, mesmo após experimentar dentro de si o Eterno usando sua boca para dizer o quanto Lhe era nocivo ter que destruir Israel, ele teve coragem de quebrar as duas tábuas da lei escritas pessoalmente pelo próprio Eterno (Êx 32.19), mesmo sabendo da importância das mesmas (ele ficou 40 dias e 40 noites no monte Sinai especialmente para isto), quão dirá se o Eterno não tivesse tratado seu coração.

Por tudo isto podemos ver que não há nada que suba do homem em direção ao Eterno:

 

·         Nós só O buscamos porque Ele nos escolheu (analise Jo 15.16 junto com Jo 6.67-70). Por nós mesmos, ninguém há que busque ao Eterno (Rm 3.11);

·         Só podemos conhecer o Pai se Jesus O revelar (Mt 11.27). Mas só podemos ir a Jesus se o Pai nos conduzir a Ele (Jo 6.44,45);

·         Só podemos orar corretamente se o Espírito do Eterno interceder por nós (Rm 8.26);

·         Só podemos receber e praticar os ensinamentos do Eterno se o Eterno abrir nosso coração (At 16.14) e nos der Sua mente (1Co 2.16). Afinal, a capacidade de ouvir vem por uma Palavra de ordem vinda da boca do Eterno a nosso favor (Rm 10.17). Aliás, é esta palavra o nosso alimento (Dt 8.3; Mt 4.4);

·         Nós só amamos ao Eterno porque ele nos amou primeiro (1Jo 4.19).

·         Só teremos fé verdadeira se a recebermos de Jesus (Gl 2.20; Ef 2.8,9) aprendendo diretamente Dele (Is 55.1-3; Mt 11.28-30; Ef 4.20,21), ouvindo Sua voz (Jo 5.24,25).

·         Como Jesus não recebe louvor de homens (Jo 5.34,41), só é capaz de louvar ao Eterno quem recebe este louvor Dele (2Co 10.18).

·         A salvação não depende de quem quer, nem de quem corre para evangelizar, mas do Eterno que se compadece (Rm 9.15,16). Somos salvos pelo Favor do Eterno para com o próximo, mediante a confiança em Cristo, e tudo isto não vem de nós mesmos, é um presente do Eterno para nós (Ef 2.8,9). Ou seja, o Eterno permite situações nas quais poderemos ser usados para manifestar Sua misericórdia e, deste modo, o fruto do Espírito Santo possa surgir e amadurecer na nossa vida (Gl 5.22).

 

Tudo isto, sem contar que:

 

·         “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” (Jó 42.2).

 

Ou seja, não há nada nem ninguém que pode impedir o Eterno de agir (Jó 11.10; Is 43.13). Nem mesmo nós com nossas orações. E glória ao Eterno por isto. Afinal, já pensou quão trágico seria se o Eterno se deixasse levar pelos desejos humanos?

Para ilustrar tudo isto, veja a visão de Jacó:

 

·         “E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela; e eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;” (Gn 28.12,13)

 

Havia uma escada ligando céu e terra. E, em momento algum vê-se o ser humano subindo ou descendo por esta escada, mas apenas os anjos do Eterno. Como o Eterno estava em cima desta escada, logo o que se vê é o Eterno enviando seus anjos em direção a Jacó e depois sendo recebidos de volta pelo Eterno no céu. Observe que, em momento algum, vê-se o homem subindo por esta escada, mas apenas anjos.

Ou seja, nada há que suba do homem até o Eterno (seja oração, louvor, etc.) que, antes de tudo, não tenha partido do próprio Eterno e não seja conduzido de volta a Ele por meio de Jesus (a escada). Pode até ser que neste processo o Eterno use Seus anjos para ministrar algo da Sua parte na vida do ser humano ou para conduzir o fruto do Seu Espírito na vida deste de volta a Ele (ver Mt 21.33,34). Todavia, seja como for, o homem de si mesmo nunca alcança o céu.

Para você ter uma ideia da importância disto, se todos acreditassem que toda ação, antes de tudo, começa no Eterno, não haveria espaço para ressentimento (a menos, é claro, que o indivíduo queira ficar amargurado contra o Eterno).

Vem a questão: onde está escrito isto?

 

·         “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.” (Ap 22.13).

 

Já que Jesus é o início (primeiro) de tudo, logo toda e qualquer ação começa Nele. Além disto:

 

·         “Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos.” (Jeremias 10.23).

 

Ou seja, toda atitude que alguém toma, antes de tudo, foi conduzida pelo Eterno.

Você pode questionar: mas, se é assim, então todo acontecimento desagradável que acontece na nossa vida é vontade do Eterno?

Com certeza. No entanto, entenda que Ele faz o que é melhor para nós, para que possamos conhecer Ele e Seu amor. Embora o Eterno conduza indivíduos e circunstâncias que irão induzir cada um a responder do jeito que Ele deseja, fique claro que ele não obriga ninguém a este tipo de reação. O indivíduo é quem decide como agir.

O que o Eterno faz é conduzir cada um a tomar a direção que Ele deseja. Contudo, cada ação (seja boa ou má do ponto de vista do mundo) visa sempre a melhor ocasião para que o indivíduo possa enxergar Ele e Sua vontade e, deste modo, tenha oportunidade de aceitar dentro de si a mudança que o Eterno deseja produzir.

É como se o mundo fosse uma imensa orquestra, onde o Eterno conduz cada um a entrar no momento e a dar a nota certa. Contudo, cada um é quem decide a posição que vai ocupar nesta orquestra. Uma vez que o indivíduo decidiu, então o Eterno o conduz ao devido lugar.

Logo, quem está magoado contra o seu próximo está, na verdade, magoado contra o próprio Eterno. Afinal, se por amor do Eterno somos entregues à morte todo o dia (Rm 8.36) e o Eterno enviou alguém para matar nosso ego corrompido, logo se ficamos ressentidos com este indivíduo então nosso problema é com Aquele que nos deu a missão de dar a vida pelos irmãos (Jo 15.12).

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário