domingo, 10 de setembro de 2017

154 - 1Pedro 3.18-21 – Jesus foi ao inferno para pregar aos mortos? O batismo salva?

 

1Pedro 3.18-21 – Jesus foi ao inferno para pregar aos mortos? O batismo salva?

 

·       “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas ( isto é, oito ) almas se salvaram pela água; que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, o batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo;” (1Pedro 3.18-21).”.

 

Para nos levar ao Eterno, Cristo padeceu uma única vez pelos pecados dos injustos.

Todavia, embora morto na carne, Ele foi vivificado pelo Espírito do Eterno: o mesmo espírito que opera internamente em cada um de nós.

E é neste Espírito que Ele foi e pregou nos espíritos daqueles crentes que viveram na época de Noé. Hoje eles estão na prisão. Afinal, enquanto a longanimidade do Eterno aguardava o povo se arrepender, eles estavam orando ao Eterno em prol do fim do mundo:

 

·        “Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.” (Gênesis 6.13).

 

O Eterno permitiu que a arca demorasse tanto para ser feita justamente para dar tempo de o povo crer Nele e se arrepender. Infelizmente apenas oito indivíduos conseguiram a salvação, e isto pensando fisicamente.

Afinal, embora através das águas do dilúvio todo o povo ímpio tenha sido morto, isto não livrou o mundo da maldade. Noé e sua família foram salvos da impiedade externa. Mas o pecado ainda continuava na carne de Noé e sua família. Tanto que, passado um pouco, Noé se embebedou, ficou desnudo e amaldiçoou Canaã seu neto que nada tinha a ver com sua bebedice ou com o erro do seu pai (Cam) em expor a nudez de seu avô (Noé).

As águas do dilúvio serviram para mostrar que, não importa o quão justo pode ser alguém aos olhos do Eterno. Mesmo que Ele destrua toda a raça humana e comece tudo de todo por meio de um homem justo e santo, o pecado voltará a tomar conta da sociedade.

Para você entender disto, veja o que significa batismo:

 

·       “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” (Gálatas 3.27)

·       “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Romanos 6.3,4)

·       “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (1Corítios 12.13).

 

Note como batismo está ligado a sepultamento.

Por exemplo: na época de Noé, ele e sua família foram salvos através do sepultamento de todos os ímpios nas águas do dilúvio.

De igual modo, o povo de Israel foi salvo através das águas do Mar Vermelho quando estas sepultaram os egípcios.

Também o povo de Israel foi mantido debaixo das águas da nuvem provida pelo Eterno, de modo a sepultar toda direção errada que eles pudessem ter.

Mas nada disto resolveu. No final, todo o Israel foi para cativeiro na Babilônia e até hoje vive atormentado na terra deles.

Isto mostra que toda esta salvação foi parcial, visto que apenas o sangue de Cristo pode realmente purificar nosso interior (1João 1.7) e, assim, nos assegurar acesso à verdadeira vida repleta de piedade (2Pe 1.3) e de bênçãos espirituais nos lugares celestiais (Ef 1.3), coisas que nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu e nem passou pela mente de ninguém (1Co 2.9).

Não é em vão que Moisés, tocado pelo Eterno, intercede em favor de Israel apesar dos erros deles:

 

·        “Disse mais o SENHOR a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz. Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.” (Êx 32.9,10)

 

Mesmo que o Eterno começasse uma nova nação por meio de Moisés, ainda assim eles voltariam a se corromper.

E o pior é que, mesmo sabendo de todas estas imperfeições que há na Antiga Aliança (da qual o batismo nas águas faz parte, visto que foi instituída pelo último profeta da Antiga Aliança, a saber, João Batista), ainda assim muitos tentam cumprir o batismo de modo literal.

Hoje, estas águas do dilúvio são representadas figurativamente pelo batismo na água, o qual, por sua vez, é uma figura do verdadeiro batismo que salva: ser batizado no corpo de Cristo pelo Espírito Santo:

 

·        “Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (1Co 12.12-13),

 

Eis o princípio da salvação:

 

·        “A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Rm 10.9,10).

 

A fé que salva começa no coração. Quando cremos que Jesus ressuscitou e deixamos que Ele viva e cumpra Sua justiça em nós (Rm 8.3,4), nós passamos a andar em novidade de vida: não uma vida carnal, preso aos traumas do passado ou que teme o futuro físico, mas uma vida que só se preocupa com o que Jesus quer operar neste mundo. O interesse de um é ajudar o outro a cumprir cabalmente sua missão aqui neste mundo a fim de que, quando o tempo de alguém findar, este possa estar pronto para ser trazido de volta para a prestação de contas (Rm 14.10; 2Co 5.10).

Ou seja, no que somos sepultados (batizados) em Cristo e nos Seus ensinamentos, damos oportunidade para que Jesus nos use para responder aos questionamentos daqueles que insistem em querer difamar Cristo e Sua Palavra.

Foi este batismo que Jesus ordenou para salvação de todos:

 

·       “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” (Marcos 16.15).

·       “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28.18-20).

 

Observe o esquema sanduíche neste último trecho: “batizando” está entre “fazei discípulos” e “ensinando-os”, o que aponta para o método a ser usado pelo Espírito Santo para fazer nossa natureza terrena morrer dentro do corpo de Cristo: nos fazendo lembrar de Sua Palavra (João 16.14,15) e enxertando-a em nós (Tiago 1.21).

É isto que o verdadeiro batismo (o batismo em Cristo) significa: não a remoção da imundície da carne, mas o desejo ardente que implora ao Eterno pelo privilégio de possuir uma boa consciência diante Dele (ver Sl 139.23,24) através de Cristo vivendo em nós:

 

·        “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” (Rm 6.3,4)

 

Entenda: todos fomos batizados no corpo crucificado de Cristo, e não no corpo vivo, como se o corpo de Cristo fosse um ajuntamento de pecadores (como se dá em uma instituição religiosa) que só creem em Jesus com a mente.

Enfim, hoje nós somos salvos sendo sepultado na água da Palavra (Jo 15.3) quando somos batizados em Cristo (Rm 6.3). Aquele que obedecer ao Eterno em vida aceitando a aliança que Ele propôs, o sangue de Cristo é aplicado.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário