sexta-feira, 5 de setembro de 2014

70 - CONHECENDO MELHOR A DEUS - Parte 6



1 -  Características de Deus

1º - Deus é Espírito

·         Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24);
·         “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.” (Mt 16.17) – Como Deus não tem carne e sangue, é espírito
·         “Além do que, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e nós os reverenciamos; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, para vivermos?” (Hb 12.9) – o Eterno é o Pai de tudo que não tem carne e sangue.

2º - Deus é Invisível (ninguém tem autorização para vê-Lo)

·         “E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.” (Êxodo 33:20);
·         Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (Jo 1.18);
·         Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.” (1Jo 4.12);
·         “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (I Timóteo 1:17);
·         “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.” (I Timóteo 6:16);
·         “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15);
·         “Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.” (Hebreus 11:27).

3º - Deus é Onipresente (presente em todos os lugares)

Nenhuma outra criatura do Eterno é onipresente. Veja:

·         “E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.” (Mc 5.10) – se era possível aquela legião ficar fora da província, logo eles não podiam estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Sem contar que toda aquela legião reconhecia que Jesus tinha autoridade sobre eles;
·         “E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;” (Jd 6) – se anjos podem ser confinados a um lugar, não há como ser onipresente;
·         “E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” (Apocalipse 20:1-3) – até Ha-Satan pode ser aprisionado num lugar específico.

Eis algumas provas de que o Eterno é onipresente:

·         Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.” (I Reis 8:27);
·         “Porém, quem seria capaz de lhe edificar uma casa, visto que os céus e até os céus dos céus o não podem conter? E quem sou eu, que lhe edificasse casa, salvo para queimar incenso perante ele?” (II Crônicas 2:6);
·         “Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?” (II Crônicas 6.18);
·         “ASSIM diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?” (Isaias 66:1) – isto prova que nem mesmo um templo tão grande quanto a própria terra pode servir para habitação do Eterno.
·         O céu é o meu trono, e a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso?” (Atos 7.49);
·         “Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.” (Atos 17:27-28).
·         “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.” (Sl 139.7-13).

Surge uma dúvida: sendo Deus onipresente, por que a ênfase de Sua habitação no céu (por exemplo – Mt 6.9; Tg 1.16,17)? Logo, com certeza céu não é um simples lugar.
Pense: quando a Escritura Sagrada diz que o Eterno veio para a terra (por exemplo, em Is 64.1; At 10.44) ou apareceu a um dado homem (tal como se deu com Abraão), isto não quer dizer que Ele esteja apenas ali (negando Sua onipresença). Antes, isto significa que céu é o lugar aonde Ele está a manifestar Sua presença e poder.

4º - Deus é Onisciente (Conhece Tudo)

·         “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.” (Sl 139.1-6).
·         “Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo  21.17);
·         “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” (1Co 2.10);
·         “Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Cl 2.2,3);
·         “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” (Pv 15.3).

Deus vai além de todo entendimento (Ef 3.19):

·         "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos são meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos que a terra, assim são meus caminhos mais alto que vossos caminhos, e meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos" (Isaias 55:8-9).
·         "Ó profundidade das riquezas tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Quem, pois conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro?” (Romanos 11:33-34).
·         “Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (1Co 2.16).

5º - Deus é Presciente (sabe de tudo antes de acontecer)

Basta pensar nas inúmeras profecias que se cumpriram, estão se cumprindo e que, com certeza, logo se cumprirão.

·         “A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos” (Atos 2:23).
·         “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1.2).
·         (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Rm 4.17).
·         “Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo.” – Veja a presciência de Jesus (Mc 13.23).

6º - Deus é Onipotente (Todo Poderoso)

·         "Bem sei que tudo podes, e que nenhum dos teus pensamentos pode ser frustrado" (Jó 42:2);
·         “Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.” (Jo 19.11);
·         João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” (Jo 3.27);
·         Serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e te farão comer erva como os bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.” (Dn  4.25);
·         “E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.” (Dn 4.32);
·         “Toda alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.” (Rm 13.1).
·         “A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;” (1Tm 6.15);
·         Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” (Ap 4.11) – Jesus é digno do poder;
·         “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” (Ap 5.12);
·         “E, depois destas coisas ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus;” (Ap 19.1);
·         “Assim diz o SENHOR, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o SENHOR que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo;” (Is 44.24);
·         “Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos.” (Is 48.13) – não precisa de ninguém para fazer nada;
·         “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.” (Lc 11.20).
·         O Eterno declara Sua onisciência e onipotência em Jó 38 a 41.

Para que todos possam ver a grandeza de Seu poder, é feita a ilustração abaixo:

·         E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.” (Êxodo 15:8).

O único limite que existe em Deus é em Si mesmo, em Seu caráter:

·         “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Nm 23.19);
·         “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Ml 3.6).
·         “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2Tm 2.13).
·         “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;” (Tt 1.2);
·         “Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;” (Hb 6.18).

7º - Deus é Eterno

·         “E plantou um bosque em Berseba, e invocou lá o nome do SENHOR, Deus eterno.” (Gênesis 21.33);
·         “O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.” (Deuteronômio 33.27);
·         “Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;” (Romanos 16.26);
·         “O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o.” (Dt 33.27);
·         “Bendito seja o SENHOR Deus de Israel, de eternidade a eternidade. E todo o povo disse: Amém! E louvou ao SENHOR.” (I Crônicas 16.36);
·         “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.” (Salmos 90.2);
·          “Falou Daniel, dizendo: Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força;” (Daniel 2.20);
·         “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9.6);
·         “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.” (1Tm 1.17).
·         “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.” (Is 44.6)

8º - Deus Tem Individualidade, Caráter, e Racionalidade

Capacidade de raciocínio:

·         “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7.21);
·         “Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?” (Romanos 9:19).
·         Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.” (Isaias 1:18).
·         “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos 11:33-34).

O Eterno tem sentimentos (coração):

·         Misericordioso e piedoso é o SENHOR; longânimo e grande em benignidade.” (Salmo 103:8);
·         “Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim.” (Salmo 18:19);
·         “Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece daqueles que o temem.” (Salmo 103:13);
·         “Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:” (Provérbios 6:16);
·         “Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” (Êxodo 20:5);
·         Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.” (Gênese 6:6).
·         “Quando, pois, gerardes filhos, e filhos de filhos, e vos envelhecerdes na terra, e vos corromperdes, e fizerdes alguma escultura, semelhança de alguma coisa, e fizerdes o que é mau aos olhos do SENHOR teu Deus, para o provocar à ira;” (Deuteronômio 4:25).
·         “E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR que vos santifico;” (Lv 22.32);
·         “Porém o SENHOR dos Exércitos será exaltado em juízo; e Deus, o Santo, será santificado em justiça.” (Is 5.16);
·         “Quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e eu for santificado neles aos olhos de muitas nações,” (Ezequiel 39.27).
·         “E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.” (Gn 8.21).

Quando alguém rejeita o amor e a misericórdia do Eterno, qualquer coisa que este possa nos dar ser-nos-á desfavorável.

Uma vez descriminada as características do Eterno, nada melhor do que versículos que comprovem tudo isto em Jesus:

2 -  Versículos que provam as características básicas de Deus em Jesus

1º - Que Deus é espírito? Não é Jesus?

·         Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4.24);
·         “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” (Rm 8.9). – Como pode ver, quem tem o Espírito Santo tem o Espírito de Cristo no coração (Efésios 3:16 e 17).

2º - Jesus é invisível (embora possa se manifestar a alguém em particular, caso deseje)

É claro que, enquanto o Eterno esteve aqui como homem, Ele não era invisível. Hoje, no entanto, embora Jesus tenha ressuscitado e esteja conosco, não O vemos:
·         “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;” (1Pe 1.3,8).
·         Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28.20).

3º - Jesus era onipresente.

·         “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” (Jo 3.13) – como Ele podia estar no céu se estava ali na terra?
·         “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mt 18.20) – Jesus não disse “estarei” (futuro), mas que onde havia (mesmo naquele momento em que Ele falava isto) dois ou três em nome Dele, ali Ele também estava.
·         “Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.” (Jo 1.47,48) – Como Ele poderia afirmar algo tão sério sobre Natanael e visto ele debaixo da figueira sendo que agora é que ele estava sendo apresentado a Jesus?

4º - Jesus era onisciente.

·         “E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?” (Mc 2.6-8).
·         “Mas eles não entendiam esta palavra, e receavam interrogá-lo. E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.” (Mc 10.32-35) – Note como o que Jesus falou ia de encontro àquilo que eles tinham discutido.
·         “Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?” (Jo 16.19).

Note que, embora Jesus, em Sua humanidade, não usava Seus poderes divinos, ainda assim, Ele sabia o que as pessoas estavam pensando. Logo o Pai ou Espírito Santo que revelava tudo a Ele era Ele próprio. Ele sabia todas as coisas:

·         “Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21.17).

5º - Jesus era presciente.

·         “Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo.” (Marcos 13.23);
·         ORA, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.” (João 13.1);
·         “Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.” (João 13.11);
·         “Desde agora vo-lo digo, antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou.” (João 13.19).

6º - Jesus é eterno

·         “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.” (Hb 1.8-12);
·         “E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1.18);
·         “Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2Pe 1.11).

Veja como seis das oito características são vistas explicitamente. E quanto as outras duas? Quanto à onipotência de Jesus e à sua individualidade, caráter e racionalidade, basta pensar em todos os milagres que Ele fez e nos versículos seguintes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário