sexta-feira, 5 de setembro de 2014

70 - CONHECENDO MELHOR A DEUS - Parte 8

4 -  Jesus é o Pai

Uma das coisas que comprova que Jesus é Deus é o fato de Ele ser o Pai. Eis alguns trechos que confirmam isto:

a)   Jesus é o Filho do Altíssimo, mas também o Pai da Eternidade.

·         P: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, O Pai da Eternidade O Príncipe da Paz." (Isaias 9:6);
·         C: “E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1.21).
·         C: “Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;” (Lc 1.32)

b)   Jesus seria o único Deus depois do juízo e Pai.

·         “E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” (Ap 21.6,7)

c)   Uma vez que Jesus prometeu não deixar Seus discípulos órfãos, logo Ele é Pai.

·          “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós outros”. (João 14:18).

d)   Quem é o nosso Pai que nos há de enviar o Consolador? Não é Jesus?

·         “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” (João 16.7)
·         Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26).

e)   Quem é o Pai que nos conduz a Jesus? Não é Ele mesmo?

·         “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44),
·         “E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.” (João 12:32).

f)    Quem é o Pai que ressuscita os mortos? Não é Jesus?

·         (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Romanos 4:17).
·         “Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.” (I Corintios 6:14).
·         “Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:40).

g)   Quem é o Pai que responde nossas orações quando oramos em prol daquilo que agrada a Jesus? Não é Jesus mesmo?

·         “E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.” (João 16:23).
·         “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.” (João 14:14).

h)   Quem é o Deus e Pai que santifica? Não é Jesus?

·          “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:” (Judas 1).
·         “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,” (Efésios 5:26)

i)     Não foi o Pai que tirou nossos pecados? Então o Pai com certeza é Jesus o qual, embora tenha nascido seis meses depois de João, ainda assim veio primeiro que Ele

·         “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Porque bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.” (1Jo 3.1,5).
·         “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele do qual eu disse: após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.” (Jo 1.29-31)

j)     O mensageiro não iria preparar o caminho do SENHOR? Quem é o SENHOR que viria ao templo? Não é Jesus?

·         P: “Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; e o mensageiro da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Ml 3.1)
·         C: “E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam admiravam a sua inteligência e respostas.” (Lc 2.46,47).

k)   Quem é o Renovo de Davi, que será chamado de SENHOR? Não é Jesus? Não é Ele o braço do Senhor? Logo, o Salvador não é outro Deus, mas uma continuação do Eterno em carne humana

·         “Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: O SENHOR JUSTIÇA NOSSA.” (Jr 23.5-6).
·         “Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O SENHOR é a nossa justiça.” (Jr 33.15,16).
·         “E vendo que ninguém havia, maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; por isso o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.” (Is 59.16);
·         “Eis que o Senhor DEUS virá com poder e seu braço dominará por ele; eis que o seu galardão está com ele, e o seu salário diante da sua face.” (Is 40.10).
·         “Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.” (Is 53.1,2).

l)     Diante de qual Deus todo joelho há de se dobrar e toda língua confessá-Lo? Paulo deixa claro: é Jesus.

·         P: “Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.” (Is 45.23);
·         C: “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.” (Rm 14.10,11)
·         C: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Fp 2.10).

2 -  Jesus é o Espírito Santo

Se você acha que não, veja as semelhanças entre Jesus Cristo e o Espírito Santo:

JESUS CRISTO
ESPÍRITO SANTO
“Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.” (1Pe 1.10,11)
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” (2Pe 1.21)
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.40)
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6.44)
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8.11)
“Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.” (Jo 2.19-21).
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8.9-11).
“Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” (Jo 14.18) –> o Eterno, em Jesus, era o Consolador que havia de vir após Ele ir (Jo 16.7).
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” (Jo 14.16).
“Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28.20)
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;” (Jo 14.16)
“Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;” (Cl 1.27)
“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (At 2.4).
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” (At 2.38).
“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,” (Ef 3.17).
“Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;” (Ef 3.16).
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,” (Ef 5.25,26).
“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1Pe 1.2).
“Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” (1Jo 2.1).
“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hb 7.25)
“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8.26).
“Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem.” (Lc 21.14,15).
“Quando, pois, vos conduzirem e vos entregarem, não estejais solícitos de antemão pelo que haveis de dizer, nem premediteis; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai, porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo.” (Mc 13.11).
“Tendo viajado na direção de Mísia, tentavam seguir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu;” (At 16.7).
“Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.” (At 16.6)

Enfim, o Espírito Santo é chamado de o Espírito de Jesus Cristo (Filipenses 1:19) e de o Espírito do Filho (Gálatas 4:6). Como só existe um Espírito (2 Corintianos 3:17), logo o Eterno, em Jesus, o é.
Note que Jesus ordenou que os enfermos fossem curados em nome Dele (Mc 16.17,18) e que foi literalmente isto que Pedro fez (At 3.6; 4.10).
Além disto, Tiago diz “Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?” (Tg 2.7). Não menciona três nomes sendo invocados, mas apenas o de Jesus.
Além disto, note como, embora todos os 144.000 estejam marcados com o nome de Jesus e o nome do Pai (Ap 14.1), no entanto, é visto apenas um trono para Deus e o Cordeiro (Ap 22.3) e, nas testas dos remidos, apenas um nome (Ap 22.4).

3 -  Jesus Era Deus Desde O Princípio De Sua Vida Humana

·         “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mt 1.23) – Ainda no ventre de Maria Jesus era Deus conosco.
·         “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” (Hb 1.6) – Os anjos adoraram Jesus desde quando nasceu, como pode ser visto em (Lc 2.14).
·         “Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação,” (Lc 2.28-30) – O Eterno, em carne, já era a salvação da humanidade ainda bebê.
·         “E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém.” (Lc 2.38) – Mesmo recém-nascido Ele já era o redentor de Israel.
·         “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2.11) – Ele foi adorado e receber ofertas com cerca de dois anos de idade.

Inclusive, a descida do Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba no batismo de Jesus (Lc 3.22) não era um batismo do Espírito Santo, visto que em Jesus já habitava corporalmente toda plenitude da divindade (Colossenses 2:9).
Como Jesus se aproximava em extremo de tudo que o Eterno é (caráter, milagres, etc.), o fato de o Eterno considerar a Si mesmo “Filho do Homem” é por ser esta a grande dificuldade: a de aceitar que Ele abriu mão de todas as vantagens para passar por tudo que passamos, mas sem pecar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário