sexta-feira, 5 de setembro de 2014

70 - CONHECENDO MELHOR A DEUS - Parte 7



3 -  Outros versículos que comprovam a divindade de Jesus

Detalhe: onde aparece (P), trata daquilo que o Eterno prometeu no Antigo Testamento e (C) é o cumprimento em Jesus.

1º - Quem habita no coração dos fiéis? Pai, Filho ou Espírito Santo?

·         “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14.17) -> Quem é que habitava com eles? Não era Jesus? Logo, se o Espírito de verdade é o Espírito Santo, então Jesus é o Espírito Santo.
·         “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” (Jo 14.21-23) -> Aqui, todavia, diz que tanto Jesus quanto o Pai habitam nos que creem.

2º - Quem vivifica?

Deus vivifica:

·         (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” (Rm 4.17);
·         “Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,” (1Tm 6.13)

O Espírito vivifica (Rm 8.11; 1Co 3.6):

·         “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8.11);
·         “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”.

Jesus e o Pai também:

·         “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.” (1Co 15.45);
·         “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.” (João 6.33”).
·         “Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer.” (Jo 5.21).

3º - Quem foi gerado no ventre de uma virgem, identificado como sendo o próprio Deus?

·         P: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.” (Is 7.14);
·         C: “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” (Mt 1.22,23).

4º - Que Deus que veio para nos curar e salvar? Não foi Jesus?

·         P: “Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo.” (Is 35.4-6).
·         C: “Respondendo, então, Jesus, disse-lhes: Ide, e anunciai a João o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, P os mortos ressuscitam e aos pobres anuncia-se o evangelho.” (Lc 7.22).

5º - Quem é o SENHOR fez todas as coisas? Não é o Verbo de Deus? E quem é o Verbo? Não é o próprio Deus? Jesus não é parte de Deus, mas Deus em carne.

·         P: "Assim diz o SENHOR, que te redime, o mesmo que formou desde o ventre materno: eu sou o SENHOR que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e sozinho espraiei a terra" (Isaías 44:24).
·         C: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (Jo 1.1,3)

6º - Quem é o SENHOR Deus, a quem o caminho deveria ser preparado? Sendo João Batista o cumpridor desta profecia, logo é Jesus.

·         P: “Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.” (Is 40.3);
·         C: “Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” (Jo 1.23).
·         C: “Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.” (Mt 3.3).

7º - Quem haveria de ser o rei eterno dos israelitas? Não foi por causa de Jesus que Herodes buscou o conhecimento desta profecia?

·         P: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” (Mq 5.2).
·         C: “E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.” (Mt 2.5,6).

8º - Jesus aceitou a confissão e adoração de Tomé:

·         “E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!” (Jo 20.28)

9º - A Igreja foi comprada com o sangue do próprio Deus:

·         “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.” (At 20.28).

10º - Paulo e Pedro afirmaram que Jesus é Deus:

·         “Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;” (Tt 2.13).
·         “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:” (2Pe 1.1).

11º - Quem é o Deus que habita em nossos corações? Não é Jesus?

·         “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3.16).
·         “Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,” (Ef 3.17).

12º - Em Jesus habita toda (e não apenas parte) da divindade

·         “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;” (Cl 2.9).

13º - Qual foi o Deus que se manifestou em carne? Não foi Jesus?

·         “E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.” (1Tm 3.16 - ACF).

14º - Quem é o Filho unigênito do Pai que o revelou? Não é o Verbo? E o Verbo não é Deus? Logo Jesus, o Verbo, é Deus

·         “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo 1.1);
·         “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14);
·         “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (Jo 1.18).

15º - Que corpo Deus preparou para Si como sacrifício e oferta? Não é o de Jesus?

·         P: “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.” (Gn 22.8);
·         C: “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;” (Hb 10.5).

16º - Que Deus edificou todas as coisas? Não é Cristo?

·         “Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus. Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim. (Hb 3.4,6);
·         “Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.” (Jo 1.10,11).

17º - Que Deus levantou Jesus da morte? Não foi o próprio Jesus?

·         Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo.” (João 2:19-21)
·         Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela;” (At 2.24).

18º - Como o nome do Eterno poderia ser conhecido pelo Seu povo?

·         P: “Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui.” (Is 52.6).

Jesus é o único que revelou o Pai, manifestou (anunciou) Seu nome e o tornou conhecido. Considerando que é Ele mesmo quem fala, logo Jesus é o Pai.

·         C: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (Jo 1.18);
·         C:Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.” (Jo 17.6);
·         C: “Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação.” (Hb 2.12);
·         C: “E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” (Jo 17.26).

19º - Que Deus estava a falar por meio de Zacarias e foi avaliado em 30 moedas? Não é Jesus?

·         P: “Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.” (Zc 11.12)
·         C: “Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes, e disse: Que me quereis dar, e eu vo-lo entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata,” (Mt 26.14,15);

20º - Que Deus seria transpassado em carne? Não é Jesus?

·         P: “E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém; mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogênito.” (Zc 12.9,10) – Repare que o Eterno diz “olharão para Mim” e, em seguida, “pranteá-lo-ão” (como se estivesse falando de outro). Ora, mas se foi Ele o transpassado, logo só tem sentido chorar amargamente por Sua morte (o que se cumpriu em Jesus e se cumprirá novamente – Lc 23.27,28).
·         C: “Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.” (Jo 19.34)

21º - Quem é o Reis dos reis e Senhor dos senhores que voltará ao monte das Oliveiras a fim de livrar Seus escolhidos, ferindo os inimigos do Seu povo? Não é Jesus?

·         P: “Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.” (Zc 14.3-5).
·         C: “E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Então voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.” (At 1.9-12);
·         C: “Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;(1Tm 6.14-15)
·         C: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.” (Ap 19.11-16).

22º - A identidade de que Senhor Paulo buscava conhecer? Não é a do Deus de Israel do Antigo Testamento?

·         “E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.” (At 9.4,5).

23º - Quem era o SENHOR da sarça a quem Moisés preferiu aos tesouros do Egito? Não é Jesus?

·         “E vendo o SENHOR que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.” (Êx 3.4,5).
·         “Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.” (Hb 11.26).

24º - Quem subiu ao alto, levou cativo o cativeiro do sistema religioso a fim de dar dons aos homens?

·         P: “Os carros de Deus são vinte milhares, milhares de milhares. O Senhor está entre eles, como em Sinai, no lugar santo. Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens, e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles.” (Sl 68.17,18).
·         C: “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens. Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?” (Ef 4.7-9).

25º - Quem é o Senhor e Deus dos profetas que revelou o que é para acontecer rapidamente?

·         “E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.” (Ap 22.6)
·         Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” (Ap 22.16).

26º - Por que os judeus quiseram matar Jesus quando Ele disse “eu sou”? Não é por dizer que Ele é o Deus que apareceu a Moisés na sarça ardente?

·         “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” (Êx 3.13,14).
·         “Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.” (Jo 8.56-59).

27º - Uma vez que só Deus pode perdoar pecados, então Jesus é Deus. Afinal, considerando que a enfermidade é consequência do pecado (ver Is 33.24; 53.4-6; 1Pe 2.24), logo ao curar o enfermo ficou provado que o pecado daquele paralítico (aquilo que o separava do Eterno – ver Lv 21.17-23) foi removido.

·         P:Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” (Is 43.25).
·         C: “E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus. E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados. E os escribas e os fariseus começaram a arrazoar, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão só Deus?” (Lc 5.19-21).
·         C: “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra poder de perdoar pecados (disse ao paralítico), a ti te digo: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.” (Lc 5.24)

28º - Haverá um só trono, um só rosto sentado nele e um nome na testa dos fiéis. Quem?

·         “E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.” (Ap 4.2);
·         “E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.” (Ap 22.3,4).

Pensemos: quais as características Daquele que estava assentado no trono?
                                                                                                     i.            É Santo, Deus, Todo-Poderoso, que é, era e há de vir:
·         “E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” (Ap 4.8).

Eu te pergunto: quem preenche todos estes requisitos? Não é Jesus?

·         “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. (Ap 1.8).
·         “Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.” (Ap 1.11).
·         “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap 1.17,18)
                                                                                                                               ii.            É o Criador e mantenedor Universo:
·         Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” (Ap 4.11).

Existe outro Criador além de Jesus?

·         Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (Jo 1.3).
·         “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Cl 1.15-17)
·         “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.” (Hb 1.8-10).
                                                                                                                                                    iii.            É digno de Adoração:
·         “E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.” (Ap 4.8).

Não é Jesus o único digno?

·         “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” (Ap 5.12).
                                                                                                                                                                           iv.            É Juiz:
·         “E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Ap 20.11,12).

Não é Jesus quem há de julgar vivos e mortos?

·         “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo;” (Jo 5.22);
·         “E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.” (Jo 5.27).
·         “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” (Rm 2.16);
·         “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.” (Rm 14.10,11).
·         “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,” (2Tm 4.1).

Resumindo: como há um só trono, um só nome e uma só face assentado Nele, logo Deus e o Cordeiro, com certeza são um único ser, a saber, Jesus.

29º - Quem é o Senhor que jamais muda? Não é Jesus?

·         “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.” (Ml 3.6);
·         Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” (Hb 13.8).

30º - Quem é o único Deus que deveria ser adorado? Uma vez que Jesus recebeu adoração, logo Ele é este Deus

·         P: “Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do SENHOR é Zeloso; é um Deus zeloso.” (Êx 34.14).
·         C: “E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo.” (Mt 8.2);
·         C: “Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.” (Mt 9.18);
·         C: “Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!” (Mt 15.28);
·         C: “E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.” (Mc 5.6);
·         C: “Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.” (Jo 9.38);
·         C: “E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém.” (Lc 24.51,52);
·         C: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,” (Fp 2.10);
·         C: “E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem.” (Hb 1.6).

31º - Quem é o Deus que projetou e construiu a Nova Jerusalém?

·         “Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” (Hb 11.10);
·         “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” (Jo 14.3).

32º - Jesus é o Deus que recebe o espírito do homem quando morre

·         P: E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” (Ec 12.7)
·         C: E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.” (At 7.59)

33º - Quem é o Rei da Glória? Não é Jesus?

·         P: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória. (Selá)(Sl 24.7-10).
·         C: “A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.” (I Coríntios 2.8);
·         C: “Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.” (Tiago 2.1).

Isaías profetizara que a glória do SENHOR revelar-se-ia a toda a carne (Isaías 40:5). Considerando que o Eterno jamais dá Sua glória a ninguém (Isaías 42:8; 48:11), logo apenas Ele, em pessoa, poderia cumprir os versículos acima sem transgredir Seu próprio mandamento.
Em outras palavras, uma vez que Jesus é o Senhor da glória (I Corintios 2:8), tinha a glória do Pai (Jo 1.14; 17.5) e virá na glória do Pai (Mateus 16:27; Marcos 8:38), não resta outra alternativa: Ele ter que ser o Pai.

34º - Quando é que Jesus foi rico, sendo que Ele nasceu na manjedoura (Lc 2.7,12,16), durante Seu ministério nem tinha onde reclinar a cabeça (Mt 8.20; Lc 9.58) e, além da morte vergonhosa, teve que ser sepultado num túmulo emprestado (Lc 23.51-53)?


·         “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.” (2Co 8.9).

Logo, Ele era rico antes de vir ao mundo. Ou seja, Ele é o Eterno em carne.

35º - O Cordeiro e a glória de Deus iluminam a Nova Jerusalém, embora o Senhor Deus seja a luz. Portanto, "Deus e o Cordeiro" são um único ser.

·         “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” (Apocalipse 21:23).
·         “E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.” (Apocalipse 22:5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário